O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pq a CPU está aquecendo tanto?

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Eae pessoal, tranquilo?

Estou com um problema q já tá me enchendo o saco tem um tempo: meu processador (core i5 9600K) aquece MUITO!

Normalmente, em idle, navegando, etc ele fica em torno de 40º-50ºC e em alguns jogos beira ou passa os 90º-100º!
Moro em SP, meu escritório não aquece mt e quando esquenta eu ligo o ar-condicionado.

Antigamente acontecia o mesmo, porém, na época eu tinha um Corsair Carbide Spec-01 que ficava em um móvel muito abafado.
Já troquei td isso, peguei um NZXT H500, que fica agora em cima da mesa e com a lateral aberta.

No gabinete antigo só tinha um fan frontal, agora tenho dois frontais puxando o ar (nem sei c é eficaz, visto q a frente do gabinete é fechada) + um traseiro e um superior retirando o ar quente.

Minha pasta térmica do processador era uma Ice Fusion da CoolerMaster e troquei por uma Arctic Silver 5.

Única coisa que mantive foi o cooler da CPU que é um Gammaxx 400

Minha placa-mãe é uma Z390 Aorus Elite com a BIOS recém atualizada pra versão F8

Q posso fazer?

 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.362
Pontos
753
Se o gabinete é fechado na frente os fans frontais não conseguem pegar ar limpo e fresco, só vão empurrar o ar que já entrou.

Verifique se o cooler está bem firme no processador. Se o gabinete fica aberto e mesmo assim esquenta pode ser cooler mal fixado no processador.

Do jeito que você disse que está os dois frontais estão puxando ar para a frente do gabinete, o traseiro e o superior estão tirando ar. O do processador fica sem ar limpo pra ele porque todos os outros estão puxando ar.

Eu colocaria o cooler traseiro jogando ar limpo pra dentro do gabinete e manteria o superior jogando ar quente pra fora.

Desativaria os frontais para fazer um teste.

Se for manter os frontais, eu colocaria o de baixo puxando ar da traseira do gabinete para a frente (já que o cooler traseiro agora está mandando ar limpo) e o de cima mandando ar da frente pra traseira (ar quente sobe e o cooler de cima vai puxar pra fora).

Aqui em casa eu fiz um "mod" no meu gabinete que funcionou muito bem.

Eu fiz um duto de ar ligando a grade traseira (no espaço onde era pra ir um cooler) direto no cooler do processador, assim o processador só pega ar limpo vindo de fora sem pegar ar quente de dentro do gabinete.

Do meio pra baixo da tampa lateral coloquei um cooler jogando ar frio pra dentro e no topo do gabinete um cooler jogando ar pra fora.

Ps: O duto foi feito com uma curva de cano branco de 4 polegadas que depois eu pintei de preto:
92298

:klol

Em idle o processador (i3 4130) ficava em 39°C. Agora ele chega no máximo a 32°C com cooler stock.

Só por curiosidade baixei um software pra fazer stress (HeavyLoad) e em full load o processador não passa de 60ºC.
 
Ultima Edição:

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Se o gabinete é fechado na frente os fans frontais não conseguem pegar ar limpo e fresco, só vão empurrar o ar que já entrou.

Verifique se o cooler está bem firme no processador. Se o gabinete fica aberto e mesmo assim esquenta pode ser cooler mal fixado no processador.

Do jeito que você disse que está os dois frontais estão puxando ar para a frente do gabinete, o traseiro e o superior estão tirando ar. O do processador fica sem ar limpo pra ele porque todos os outros estão puxando ar.

Eu colocaria o cooler traseiro jogando ar limpo pra dentro do gabinete e manteria o superior jogando ar quente pra fora.

Desativaria os frontais para fazer um teste.

Se for manter os frontais, eu colocaria o de baixo puxando ar da traseira do gabinete para a frente (já que o cooler traseiro agora está mandando ar limpo) e o de cima mandando ar da frente pra traseira (ar quente sobe e o cooler de cima vai puxar pra fora).

Aqui em casa eu fiz um "mod" no meu gabinete que funcionou muito bem.

Eu fiz um duto de ar ligando a grade traseira (no espaço onde era pra ir um cooler) direto no cooler do processador, assim o processador só pega ar limpo vindo de fora sem pegar ar quente de dentro do gabinete.

Do meio pra baixo da tampa lateral coloquei um cooler jogando ar frio pra dentro e no topo do gabinete um cooler jogando ar pra fora.

Ps: O duto foi feito com uma curva de cano branco de 4 polegadas que depois eu pintei de preto:
Visualizar anexo 92298

:klol

Em idle o processador (i3 4130) ficava em 39°C. Agora ele chega no máximo a 32°C com cooler stock.

Só por curiosidade baixei um software pra fazer stress (HeavyLoad) e em full load o processador não passa de 60ºC.
Gostei da ideia desse duto ai, mas o pvc não aquece mais?

Embora vc esteja direcionando a saída de ar, vc não superaquece o gabinete num todo pelo aquecimento do pvc? Chegou a fazer essa medição?

Gostei da ideia, seu gabinete e placa mãe são compactos iguais ao meu (além de ser LGA 1150), então fico com receio de aquecer a gpu e memórias que estão bem ao lado duto.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.362
Pontos
753
Gostei da ideia desse duto ai, mas o pvc não aquece mais?

Embora vc esteja direcionando a saída de ar, vc não superaquece o gabinete num todo pelo aquecimento do pvc? Chegou a fazer essa medição?

Gostei da ideia, seu gabinete e placa mãe são compactos iguais ao meu (além de ser LGA 1150), então fico com receio de aquecer a gpu e memórias que estão bem ao lado duto.
Vamos lá.

O PVC serve para levar ar frio direto para a CPU. O cooler da CPU está sugando ar frio de fora para dentro e o duto evita do cooler puxar ar quente do próprio gabinete.
É por esse motivo que a CPU esfriou 7 graus, ela só tá recebendo ar frio diretamente. O cano PVC tem boa resistência ao calor e nele só vai passar ar frio, logo ele não vai ter aumento de temperatura.

Outra coisa: Na foto dá pra ver bem, o duto não cobre o dissipador de calor. Ele só vai até o suporte plástico da hélice do cooler (suporte preto redondo, dá pra ver os parafusos do suporte da hélice inclusive). Depois que o ar frio passa pela hélice o fluxo segue normal como antes.

Como disse antes, na parte inferior da tampa lateral eu instalei um cooler mandando ar frio para dentro (era esse cooler que ficava onde está o duto agora. A maioria dos gabinetes tem esses furos na lateral da tampa removível) e esse cooler vai refrigerar a placa.

No topo do gabinete além da fonte mandando ar pra fora eu instalei um cooler adicional tirando ar quente do gabinete (vários modelos de gabinete possuem essa saída de ar em cima, no meu caso eu fiz os furinhos para o cooler....)

Depois de tudo isso feito essas são as temperaturas (tirei o print antes de escrever o post):
92306

Essa idéia nem é inovadora mas só me lembrei dela recentemente (faz 3 dias que fiz o duto).

Já tinha visto esse duto (moldado profissionalmente claro) em alguns gabinetes antigos compactos da Dell. Exatamente o mesmo esquema: Duto de ar ligando a grade traseira direto no cooler do processador, pra pegar ar fresco direto de fora pro processador, evitando o ar quente do gabinete.

Se for fazer tenha cuidado para não pressionar o corpo cooler+dissipador sobre a placa mãe.

Eu fui fazendo bem devagar, medindo certinho, cortando o excesso, dando uma lixada pra tirar rebarbas de corte até chegar no ponto dele encaixar sem apertar as peças e depois parafusei no gabinete.

Leva um tempo pra fazer e montar mas pra mim valeu muito a pena. A diferença é bem perceptível na temperatura.
 
Ultima Edição:

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Mano, essa arquitetura da Intel pega fogo mesmo. Tenho um 7700k no segundo PC da casa e o bicho é tenso.
Só pra confirmar: vc removeu o adesivo do baseplate do cooler?
Qual a voltagem na BIOS? Se não estiver no auto pode ser daí...

Olhei teu cooler no Google. Existe a possibilidade de ser insuficiente, aí só trocando. Existe também a possibilidade de ter uma bolha de ar presa entre o IHS ele, ou a pressão de montagem dos 4 parafusos estar desnivelada...

Enfim, tem muita opção. Vai me respondendo e dizendo o que você testou que eu vou te dando mais munição.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Vamos lá.

O PVC serve para levar ar frio direto para a CPU. O cooler da CPU está sugando ar frio de fora para dentro e o duto evita do cooler puxar ar quente do próprio gabinete.
É por esse motivo que a CPU esfriou 7 graus, ela só tá recebendo ar frio diretamente. O cano PVC tem boa resistência ao calor e nele só vai passar ar frio, logo ele não vai ter aumento de temperatura.

Outra coisa: Na foto dá pra ver bem, o duto não cobre o dissipador de calor. Ele só vai até o suporte plástico da hélice do cooler (suporte preto redondo, dá pra ver os parafusos do suporte da hélice inclusive). Depois que o ar frio passa pela hélice o fluxo segue normal como antes.

Como disse antes, na parte inferior da tampa lateral eu instalei um cooler mandando ar frio para dentro (era esse cooler que ficava onde está o duto agora. A maioria dos gabinetes tem esses furos na lateral da tampa removível) e esse cooler vai refrigerar a placa.

No topo do gabinete além da fonte mandando ar pra fora eu instalei um cooler adicional tirando ar quente do gabinete (vários modelos de gabinete possuem essa saída de ar em cima, no meu caso eu fiz os furinhos para o cooler....)

Depois de tudo isso feito essas são as temperaturas (tirei o print antes de escrever o post):
Visualizar anexo 92306

Essa idéia nem é inovadora mas só me lembrei dela recentemente (faz 3 dias que fiz o duto).

Já tinha visto esse duto (moldado profissionalmente claro) em alguns gabinetes antigos compactos da Dell. Exatamente o mesmo esquema: Duto de ar ligando a grade traseira direto no cooler do processador, pra pegar ar fresco direto de fora pro processador, evitando o ar quente do gabinete.

Se for fazer tenha cuidado para não pressionar o corpo cooler+dissipador sobre a placa mãe.

Eu fui fazendo bem devagar, medindo certinho, cortando o excesso, dando uma lixada pra tirar rebarbas de corte até chegar no ponto dele encaixar sem apertar as peças e depois parafusei no gabinete.

Leva um tempo pra fazer e montar mas pra mim valeu muito a pena. A diferença é bem perceptível na temperatura.

Eu sempre vi esses dutos nos PC da Dell e HP Compaq, principalmente nos de mesa (slim), certa vez eu coloquei um que fixava na tampa lateral do gabinete (aquele que tem furos de ventilação) que parava em cima do cooler do processador. Mas ao trocar de gabinete, esse duto não ficou mais aproveitável, ele ficava no lugar da gpu e não permitia fechar a tampa. Gostei da ideia e vou fazer tmb, só que meu gabinete comporta 1 fan atrás, que já está lá, mas vou colocar esse em baixo, onde já furei todo para ventilar por ali, até coloquei "pés" de 5cm para entrar para frio já fonte fica em cima então não problema.

Perguntei pelo material pq o duto que eu tinha, foi retirado de um HP Compaq e, além do design específico como vc mencionou, o plástico dele e diferente do cano pvc, parece mais rígido e sei que o cano PVC esquenta super rápido se exposto no sol, mas como só vai ter no máximo ar quente em volta, creio que não seja o suficiente para deixar ele quente como pensei.
 


BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.362
Pontos
753
Eu sempre vi esses dutos nos PC da Dell e HP Compaq, principalmente nos de mesa (slim), certa vez eu coloquei um que fixava na tampa lateral do gabinete (aquele que tem furos de ventilação) que parava em cima do cooler do processador. Mas ao trocar de gabinete, esse duto não ficou mais aproveitável, ele ficava no lugar da gpu e não permitia fechar a tampa. Gostei da ideia e vou fazer tmb, só que meu gabinete comporta 1 fan atrás, que já está lá, mas vou colocar esse em baixo, onde já furei todo para ventilar por ali, até coloquei "pés" de 5cm para entrar para frio já fonte fica em cima então não problema.

Perguntei pelo material pq o duto que eu tinha, foi retirado de um HP Compaq e, além do design específico como vc mencionou, o plástico dele e diferente do cano pvc, parece mais rígido e sei que o cano PVC esquenta super rápido se exposto no sol, mas como só vai ter no máximo ar quente em volta, creio que não seja o suficiente para deixar ele quente como pensei.
A questão aí é que no gabinete não fica só ar quente. Sempre tem troca de temperatura por causa dos fans adicionais que fazem o ar circular.

Pra se ter idéia, um cano PVC só derrete se for exposto ao fogo e mesmo assim demora um tempinho para derreter.

Pro meu caso serviu bem. Com os fans que eu tenho aqui sempre vai ter ar frio circulando e ar quente saindo.

Abri o gabinete e toquei no cano e ele está normal.

Temperatura ambiente de 28°C aqui e a temperatura da CPU em 36°C e da placa 35º em idle.

De manhã estava um pouco mais baixa a temperatura ambiente, e a temperatura da CPU caiu para 32°C em idle.

Edit: Rodei o Heavy Load no processador de novo por 5 minutos agora com 28°C de ambiente e ele bateu em 62ºC em Full Load 100% de processador o tempo todo, a placa mãe ficou estacionada em 35ºC e o tubo PVC continuou a mesma coisa.

Pra mim tá ótimo. Raramente o meu PC vai rodar em Full Load por tanto tempo e mesmo assim ficar em volta de 60ºC tá muito bom.
 
Ultima Edição:

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Eae pessoal

Estou saindo pro trabalho agora, quando voltar respondo mais detalhadamente. Obrigado pelas dicas.

O q acho estranho é que o processador fica operando em 4.3ghz-4.4ghz, sendo q nem OC eu fiz.
Sei que o clock dele básico é 3.7ghz com turbo de até 4.6ghz, mas acho mt estranho ele ficar operando em 4.3ghz com quase nada aberto.

A noite coloco umas fotos da BIOS, do gabinete e das temperaturas.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
Eae pessoal

Estou saindo pro trabalho agora, quando voltar respondo mais detalhadamente. Obrigado pelas dicas.

O q acho estranho é que o processador fica operando em 4.3ghz-4.4ghz, sendo q nem OC eu fiz.
Sei que o clock dele básico é 3.7ghz com turbo de até 4.6ghz, mas acho mt estranho ele ficar operando em 4.3ghz com quase nada aberto.


A noite coloco umas fotos da BIOS, do gabinete e das temperaturas.

Tem algo muito estranho ai. Primeiro q é só 4/4 em stock. Não era pra ser quente desse jeito não. Esse cooler segura muito processador de 6/12 se a pessoa não faz over.

Ou o cooler está mal encaixado, ou a voltagem na bios em auto está muito alta, não faz muito sentido ser ar quente vs ar frio. Se ainda fosse um i7 7700k com over, ai sim poderia ser várias coisas, até seu gabinete e circulação de ar.

Ve a voltagem na bios como está e compartilha ai!
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
O meu i7 era exatamente assim... quando comprei e usei o cooler Stock.

Depois comprei um Watercooler de 240cm e o problema acabou. 32º em Idle e no máximo 55º nos jogos.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.343
Pontos
1.074
A CPU está esquentando porque está sendo gerado calor suficiente Para que a temperatura seja alta

Espero ter ajudado

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Gabinete aberto atrapalha no fluxo de ar e veja se tem algum processo suspeito aberto.

Tapatalk.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.812
Reações
10.957
Pontos
753
ta com cara que o cooler não está bem encaixado
o gammax 400 usa essa m**** aqui né ?
92419

abra a outra tampa do gabinete, e veja como está atrás da placa mãe
os 4 precisam estar bem encaixado, as vezes pode ter entortado um ou só falta de pressão na hora de por mesmo..

recomendo tbm resetar a bios
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Antes de resetar BIOS, talvez formatar algo, etc, uma informação sobre seu hardware me parou aqui...

O i5 9600k tem um TDP ("Thermal Design Power") informado de 95W. Porém, dependendo do quanto ele sofre um overclock, e esse overclock pode ser inclusive pelo perfil XMP da placa mãe, esse TDP pode chegar a 150W.

Seu cooler, de acordo com as especificações da fabricante, aguenta TDP de até 130W (http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2013-12/7_487.shtml).

O problema não tá no seu gabinete, na BIOS ou no sistema. Você tá usando um cooler que simplesmente não aguenta o TDP real do processador direito. Você pode aumentar o poder de dissipação do calor "sanduichando" o dissipador entre duas ventoinhas (e certifique-se que ambas chegam a 100% quando o processador está em carga máxima de trabalho e criam um fluxo de ar) e ainda assim não é garantia de que vai funcionar. Se você conseguir ver que ele está já sofrendo baixa de clock por alta temperatura ("thermal throttling"), aposenta esse cooler e parte pra outro.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Vamo la pessoal, desculpa pelo tanto de imagens e o tamanho delas

Outra coisa q esqueci de mencionar no post inicial e não sei c influencia mt, mas eu trabalho com 3 monitores.
Tenho uma RTX 2070 e eles estão ligados em 2 HDMI e outra com um adaptador HDMI→DP


Se o gabinete é fechado na frente os fans frontais não conseguem pegar ar limpo e fresco, só vão empurrar o ar que já entrou.

Verifique se o cooler está bem firme no processador. Se o gabinete fica aberto e mesmo assim esquenta pode ser cooler mal fixado no processador.

Do jeito que você disse que está os dois frontais estão puxando ar para a frente do gabinete, o traseiro e o superior estão tirando ar. O do processador fica sem ar limpo pra ele porque todos os outros estão puxando ar.

Eu colocaria o cooler traseiro jogando ar limpo pra dentro do gabinete e manteria o superior jogando ar quente pra fora.

Desativaria os frontais para fazer um teste.

Se for manter os frontais, eu colocaria o de baixo puxando ar da traseira do gabinete para a frente (já que o cooler traseiro agora está mandando ar limpo) e o de cima mandando ar da frente pra traseira (ar quente sobe e o cooler de cima vai puxar pra fora).

Aqui em casa eu fiz um "mod" no meu gabinete que funcionou muito bem.

Eu fiz um duto de ar ligando a grade traseira (no espaço onde era pra ir um cooler) direto no cooler do processador, assim o processador só pega ar limpo vindo de fora sem pegar ar quente de dentro do gabinete.

Do meio pra baixo da tampa lateral coloquei um cooler jogando ar frio pra dentro e no topo do gabinete um cooler jogando ar pra fora.

Ps: O duto foi feito com uma curva de cano branco de 4 polegadas que depois eu pintei de preto:
Visualizar anexo 92298

:klol

Em idle o processador (i3 4130) ficava em 39°C. Agora ele chega no máximo a 32°C com cooler stock.

Só por curiosidade baixei um software pra fazer stress (HeavyLoad) e em full load o processador não passa de 60ºC.

Rapaz, essa idéia do duto me lembra um PC antigo q tinha algo do tipo na tampa lateral.
A idéia de inverter o fluxo realmente é boa, mas creio que não seja só essa a questão.

Por via das dúvidas, segue uma imagem dos coolers:

OR4RgqS.jpg
7pkchUj.jpg


Os dois da frente eram os stock q vieram com o NZXT, eles estavam na parte de trás e eu inverti eles para sugarem o ar.
Os dois brancos são da Coolermaster, modelo Masterfan MF120L

Agora a pergunta. Como eu controlo a velocidade deles?

Tentei da Aorus, mas só consigo ver, não mudar

g60nbNk.jpg


Mano, essa arquitetura da Intel pega fogo mesmo. Tenho um 7700k no segundo PC da casa e o bicho é tenso.
Só pra confirmar: vc removeu o adesivo do baseplate do cooler?
Qual a voltagem na BIOS? Se não estiver no auto pode ser daí...

Olhei teu cooler no Google. Existe a possibilidade de ser insuficiente, aí só trocando. Existe também a possibilidade de ter uma bolha de ar presa entre o IHS ele, ou a pressão de montagem dos 4 parafusos estar desnivelada...

Enfim, tem muita opção. Vai me respondendo e dizendo o que você testou que eu vou te dando mais munição.

Tem algo muito estranho ai. Primeiro q é só 4/4 em stock. Não era pra ser quente desse jeito não. Esse cooler segura muito processador de 6/12 se a pessoa não faz over.

Ou o cooler está mal encaixado, ou a voltagem na bios em auto está muito alta, não faz muito sentido ser ar quente vs ar frio. Se ainda fosse um i7 7700k com over, ai sim poderia ser várias coisas, até seu gabinete e circulação de ar.

Ve a voltagem na bios como está e compartilha ai!

O adesivo foi removido sim
Segue imagens da BIOS:


EE2CEj6.jpg
6HjTM2D.jpg
v3IdViu.jpg
qJMJ6PL.jpg
7MzTkG8.jpg


Única coisa que mudei aí foi o XMP da memória.
A minha é 16gb 3200mhz mas deixei em 2666mhz pois já tive problema uma vez qd coloquei a freq. dela no talo e o PC deu pau.
Pode ter sido azar/coincidência, mas fiquei meio cabrero.


Não sei c dá pra perceber na imagem abaixo, mas é o cooler no processador

1iNZTWd.jpg


Gabinete aberto atrapalha no fluxo de ar e veja se tem algum processo suspeito aberto.

Tapatalk.

Dei uma olhada e não notei nada pelo Task Manager q estivesse puxando mt CPU.

ta com cara que o cooler não está bem encaixado
o gammax 400 usa essa m**** aqui né ?
Visualizar anexo 92419

abra a outra tampa do gabinete, e veja como está atrás da placa mãe
os 4 precisam estar bem encaixado, as vezes pode ter entortado um ou só falta de pressão na hora de por mesmo..

recomendo tbm resetar a bios

Eu simplesmente odeio esse tipo de presilha.
Pleno século XXI e ainda tem essa m****

Segue imagem da traseira

SNV4Cbd.jpg

Antes de resetar BIOS, talvez formatar algo, etc, uma informação sobre seu hardware me parou aqui...

O i5 9600k tem um TDP ("Thermal Design Power") informado de 95W. Porém, dependendo do quanto ele sofre um overclock, e esse overclock pode ser inclusive pelo perfil XMP da placa mãe, esse TDP pode chegar a 150W.

Seu cooler, de acordo com as especificações da fabricante, aguenta TDP de até 130W (http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2013-12/7_487.shtml).

O problema não tá no seu gabinete, na BIOS ou no sistema. Você tá usando um cooler que simplesmente não aguenta o TDP real do processador direito. Você pode aumentar o poder de dissipação do calor "sanduichando" o dissipador entre duas ventoinhas (e certifique-se que ambas chegam a 100% quando o processador está em carga máxima de trabalho e criam um fluxo de ar) e ainda assim não é garantia de que vai funcionar. Se você conseguir ver que ele está já sofrendo baixa de clock por alta temperatura ("thermal throttling"), aposenta esse cooler e parte pra outro.

Caramba Soul, qt tempo! Como vc tá?

Então, eu não cheguei a fazer OC, nem me sinto mt confortável em mexer com isso sendo q o PC está esquentando desse jeito.
Vc acha q esse "turbo" de 4.3ghz esteja elevando o TDP pra 150w?

Sobre o cooler, terei q ir pra um Noctua da vida? ou WC?


Algumas imgs das temps, velocidade da CPU, dos fans e voltagens, pra ajudar. No momento o PC estava com firefox aberto e fazendo um sync no dropbox, pegando ~25% de CPU

aSDlpah.jpg
qKLYypr.jpg
 
Ultima Edição:

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Vamo la pessoal, desculpa pelo tanto de imagens e o tamanho delas

Outra coisa q esqueci de mencionar no post inicial e não sei c influencia mt, mas eu trabalho com 3 monitores.
Tenho uma RTX 2070 e eles estão ligados em 2 HDMI e outra com um adaptador HDMI→DP



Rapaz, essa idéia do duto me lembra um PC antigo q tinha algo do tipo na tampa lateral.

A idéia de inverter o fluxo realmente é boa, mas creio que não seja só essa a questão.

Por via das dúvidas, segue uma imagem dos coolers:

OR4RgqS.jpg
7pkchUj.jpg


Os dois da frente eram os stock q vieram com o NZXT, eles estavam na parte de trás e eu inverti eles para sugarem o ar.
Os dois brancos são da Coolermaster, modelo Masterfan MF120L

Agora a pergunta. Como eu controlo a velocidade deles?

Tentei da Aorus, mas só consigo ver, não mudar

g60nbNk.jpg






O adesivo foi removido sim
Segue imagens da BIOS:


EE2CEj6.jpg
6HjTM2D.jpg
v3IdViu.jpg
qJMJ6PL.jpg
7MzTkG8.jpg


Única coisa que mudei aí foi o XMP da memória.
A minha é 16gb 3200mhz mas deixei em 2666mhz pois já tive problema uma vez qd coloquei a freq. dela no talo e o PC deu pau.
Pode ter sido azar/coincidência, mas fiquei meio cabrero.


Não sei c dá pra perceber na imagem abaixo, mas é o cooler no processador

1iNZTWd.jpg




Dei uma olhada e não notei nada pelo Task Manager q estivesse puxando mt CPU.



Eu simplesmente odeio esse tipo de presilha.

Pleno século XXI e ainda tem essa m****

Segue imagem da traseira

SNV4Cbd.jpg



Caramba Soul, qt tempo! Como vc tá?

Então, eu não cheguei a fazer OC, nem me sinto mt confortável em mexer com isso sendo q o PC está esquentando desse jeito.
Vc acha q esse "turbo" de 4.3ghz esteja elevando o TDP pra 150w?

Sobre o cooler, terei q ir pra um Noctua da vida? ou WC?


Algumas imgs das temps, velocidade da CPU, dos fans e voltagens, pra ajudar. No momento o PC estava com firefox aberto e fazendo um sync no dropbox, pegando ~25% de CPU

aSDlpah.jpg
qKLYypr.jpg
Beleza? =D

Tamos sobrevivendo.

Então, tenta deixar o HWMonitor aberto e joga alguma coisa. Ou usa algo que geralmente faça sua CPU ficar bem quente.

Isso vai dar uma ideia de quantos Watts o processador tá chegando.

Se não houver thermal throttling, ele deve tá chegando bem perto disso quando vai aos cem graus Celsius. Logo, deve se aproximar muito do tdp máximo do cooler.

Da pra pegar qualquer cooler que tenha um tdp mais alto de limite. Quanto mais próximo do tdp do processador, pior é a eficiência dele. Se usar algum com tdp abaixo do valor do processador, vai rolar tanto thermal throttling quanto travamentos, bsod, perda de performance...

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.812
Reações
10.957
Pontos
753
cara, muito estranho.
aparentemente está tudo ok
os coolers do gabinete não vão influenciar tanto assim...

o windows está em que modo de energia?
abre o gerenciador de tarefas e vê se não tem algum processo comendo desempenho

verificou se o cooler do gammax 400 está bem encaixado ?
ligou ele no CPU_FAN da placa mãe? veja tbm se os 4 pinos estão encaixados

como vc aplicou a pasta térmica? pingou no meio ou rebocou tudo?
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Beleza? =D

Tamos sobrevivendo.

Então, tenta deixar o HWMonitor aberto e joga alguma coisa. Ou usa algo que geralmente faça sua CPU ficar bem quente.

Isso vai dar uma ideia de quantos Watts o processador tá chegando.

Se não houver thermal throttling, ele deve tá chegando bem perto disso quando vai aos cem graus Celsius. Logo, deve se aproximar muito do tdp máximo do cooler.

Da pra pegar qualquer cooler que tenha um tdp mais alto de limite. Quanto mais próximo do tdp do processador, pior é a eficiência dele. Se usar algum com tdp abaixo do valor do processador, vai rolar tanto thermal throttling quanto travamentos, bsod, perda de performance...

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Acabei de jogar 1h de F1 2019

6b9PPI9.jpg

cara, muito estranho.
aparentemente está tudo ok
os coolers do gabinete não vão influenciar tanto assim...

o windows está em que modo de energia?
abre o gerenciador de tarefas e vê se não tem algum processo comendo desempenho

verificou se o cooler do gammax 400 está bem encaixado ?
ligou ele no CPU_FAN da placa mãe? veja tbm se os 4 pinos estão encaixados

como vc aplicou a pasta térmica? pingou no meio ou rebocou tudo?

Aparentemente não tem nenhum processo comendo mais de 5% da CPU. No momento to usando só o Firefox.

Windows estava no modo High Performance e mudei pro Balanced

Qko8cza.jpg


O Gammaxx estgá ligado no CPU_FAN normalmente.
Fiz a aplicação de 5 pontos da Arctic Silver 5, sabe? Não ficou pouco nem chegou perto de ficar lambuzado, creio q está na medida correta.

Hj a noite eu vou tirar ele e fixar novamente (odeio essas presilhas).
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Acabei de jogar 1h de F1 2019

6b9PPI9.jpg



Aparentemente não tem nenhum processo comendo mais de 5% da CPU. No momento to usando só o Firefox.

Windows estava no modo High Performance e mudei pro Balanced

Qko8cza.jpg


O Gammaxx estgá ligado no CPU_FAN normalmente.
Fiz a aplicação de 5 pontos da Arctic Silver 5, sabe? Não ficou pouco nem chegou perto de ficar lambuzado, creio q está na medida correta.

Hj a noite eu vou tirar ele e fixar novamente (odeio essas presilhas).
Ah, 85 graus tá no limite, mas quero ver esses cem graus. ENHANCE

Qual a tarefa que faz seu processador chegar a 100?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.362
Pontos
753
Acabei de jogar 1h de F1 2019

6b9PPI9.jpg



Aparentemente não tem nenhum processo comendo mais de 5% da CPU. No momento to usando só o Firefox.

Windows estava no modo High Performance e mudei pro Balanced


Qko8cza.jpg


O Gammaxx estgá ligado no CPU_FAN normalmente.
Fiz a aplicação de 5 pontos da Arctic Silver 5, sabe? Não ficou pouco nem chegou perto de ficar lambuzado, creio q está na medida correta.

Hj a noite eu vou tirar ele e fixar novamente (odeio essas presilhas).
Tem coisa errada nesse Windows (ou BIOS) aí.

Se o plano de energia está no "Equilibrado" ele não deveria estar com o processador rodando a 4.19GHz.

Ele deveria oscilar e abaixar bem o clock já que não está fazendo muita carga.

O meu por exemplo no momento desse post está rodando a 1.25Ghz (i3 4130) só com o Firefox aberto.

Tente entrar nas opções de energia, escolha o plano Equilibrado, clique em Alterar configurações do plano e clique em "Restaurar configurações padrão desse plano" e aplique.

Reinicie o PC, abra o Gerenciador de Tarefas e não faça mais nada. Fique observando o uso do processador só com o sistema parado. Após algum tempo (espere uns minutos) o processador tem que baixar o clock já que todos os serviços estarão carregados.

Se não baixar pode ter algum problema ou erro de configuração de energia no BIOS ou no Windows.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Pessoal, parece que deu uma put* melhorada. :rox:rox:rox

Mudei o esquema de energia pra Balanceado, desativei alguns programas da inicialização do sistema (corsair, logitech, etc) e as temperaturas estão bem mais baixas.

Joguei alguns jogos que esquentavam bastante e, como podem ver, não passou de 82ºC, sem falar que a frequência agora do processador está variável e não aquela coisa fixa em 4.3ghz em tds os núcleos.

AFkUUCf.png
 

ThitoGamer

Novato
Mensagens
12
Reações
12
Pontos
13
Amigo, olha, parece besteira o que vou falar, mas como já aconteceu comigo duas vezes já vou deixar a dica. Rsrs

A temperatura da sua CPU está muito alta e isso não é normal, mesmo agora que você resolveu. Não deveria passar dos 90 com esse dissipador, na verdade jogando não deveria passar muito dos 60 do jeito que ele está bem refrigerado. Você também não precisa mudar nada dos coolers que jogam e puxam ar, inclusive esse é o modo mais correto nessa configuração (na maioria das configurações), a não ser que você faça um duto lateral para mandar o ar frio direto pro cooler igual o colega lá em cima fez. Os coolers de trás e principalmente os de cima servem para retirar o ar quente (lembre-se, ar quente é mais leve que ar frio, então a tendência é ele subir) e os da frente jogando o ar frio (que empurra o ar quente pra cima e lateral, consequentemente). Pela foto é impossível ela reutilizar ar quente, porque os coolers frontais empurram o fluxo bem na direção em que o cooler da CPU puxa o ar pra resfriar e o ar quente que é espelido vai direto para o da lateral. Então sua configuração está OK.

Agora o que já aconteceu comigo da CPU ficar quente assim e eu não saber o que fazer foi pino torno. Ao desmontar o PC e retirar todas as peças, notei que um dos pino no socket estava "torno" e talvez ele estivesse encostando em outro ou sem fazer contato na CPU. Isso que aconteceu comigo foi em um Core i3. Pra resolver eu peguei uma agulha e bem de levinho e com delicadeza eu ajustei ele. Coloquei a CPU depois, liguei e ficou tudo certo. O problema foi o mesmo que você, temperatura super quente.

Em outra vez que aconteceu foi em um AMD A8 (primeira geração), o pino da APU entortou. O PC ligava, mas eventualmente dava tela azul do nada. Quando olhei era pino torno, depois de muita dor de cabeça e pesquisa em fóruns.

Parece bobeira isso, mas é fácil de acontecer em uma limpeza do PC e mais fácil ainda de passar despercebido, porquê não é um problema que as pessoas sequer pensam na possibilidade. Rsrs
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.438
Reações
4.512
Pontos
1.154
Pessoal, parece que deu uma put* melhorada. :rox:rox:rox

Mudei o esquema de energia pra Balanceado, desativei alguns programas da inicialização do sistema (corsair, logitech, etc) e as temperaturas estão bem mais baixas.
Joguei alguns jogos que esquentavam bastante e, como podem ver, não passou de 82ºC, sem falar que a frequência agora do processador está variável e não aquela coisa fixa em 4.3ghz em tds os núcleos.

AFkUUCf.png
Aqui fiz isso tb, no default tava preso no 100%, coloquei equilibrado [5 min , 98 max] perco uns Mhz mas a temp fica mais sussa.... e variando os clocks como deveria ser.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
A voltagem do cpu dele está em 1.2v. não é muito não. Só se em auto ele passa dessa voltagem e sobre aquece. Seria bom mesmo travar manual em 1.2v pra ver se as temps baixam e estabiliza.

Esse cooler não é tão ruim assim para as temps chegarem acima de 80°. Mesmo assim em 80° tá de boas hj em dia! Notebook bate 100° fácil e sofre throttling e dura anos a fio.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Eu tinha um colega que tinha uma Gigabyte Aorus Z370 e o 9600K dele também esquentava muito.

O que acontecia era que os defaults da placa-mãe jogavam a tensão lá em cima, tive que configurar tudo manualmente para baixar as tensões e ir testando até ficar estável.
A voltagem do cpu dele está em 1.2v. não é muito não. Só se em auto ele passa dessa voltagem e sobre aquece. Seria bom mesmo travar manual em 1.2v pra ver se as temps baixam e estabiliza.

Esse cooler não é tão ruim assim para as temps chegarem acima de 80°. Mesmo assim em 80° tá de boas hj em dia! Notebook bate 100° fácil e sofre throttling e dura anos a fio.

Dei uma olhada agora depois de jogar praticamente a tarde inteira.

IWYcurY.jpg


Essas temps foram depois de jogar F1 e Outer Worlds.

Voltagem chegou a 1.321v, mt coisa?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
Dei uma olhada agora depois de jogar praticamente a tarde inteira.

IWYcurY.jpg


Essas temps foram depois de jogar F1 e Outer Worlds.

Voltagem chegou a 1.321v, mt coisa?


So pra vc ter uma ideia. Aqui consigo 4.8ghz em um i7 8700k com 1.28v só de voltagem. Deixar no auto ela pode subir um pouco acima do normal. Mas as temps não estão ruins de um modo geral. Da pra sobreviver.

Mas se tu achasse uma voltagem manual abaixo dessa q a placa usa. Com certeza se ia ter umas temps menores!!
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Esses sensores de tensão lidos por softwares como AIDA, HWINFO e CPU-Z são imprecisos, mais que os do BIOS que já carregam um pouco de imprecisão, mas como referência os do BIOS devem ser usados. Os que realmente importam são a tensão da CPU, memórias e chipset, mas no teu caso basta o da CPU.

Eu não vou saber dizer de cabeça quais são os valores aceitáveis para o i5-9600K, só pesquisando melhor.

Mas acho que esse Gammaxx 400 é isso ai, apesar de ser queridinho, ele não é nada excepcional, é apenas um bom cooler barato, talvez o irmão maior dele o Gammaxx GT apresente um desempenho melhor devido os heatpipes maiores e a fan diferente.

Qual outro cooler vc indicaria, sem ser Gammaxx?

So pra vc ter uma ideia. Aqui consigo 4.8ghz em um i7 8700k com 1.28v só de voltagem. Deixar no auto ela pode subir um pouco acima do normal. Mas as temps não estão ruins de um modo geral. Da pra sobreviver.

Mas se tu achasse uma voltagem manual abaixo dessa q a placa usa. Com certeza se ia ter umas temps menores!!

Corre algum risco abaixar a voltagem?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
Qual outro cooler vc indicaria, sem ser Gammaxx?



Corre algum risco abaixar a voltagem?

Corre o risco de levar tela azul. Dependendo da voltagem o processador pode desarmar depois de horas em uso ou mesmo só de entrar no Windows. É bem aleatório.

Seria bom vc saber a voltagem padrão desse i5 7600k pesquisando. Ou se pode travar em 1.26v manualmente e usar o Aida 64 no teste de sobrecarga por uns 30 minutos pra ver se ele aguenta essa voltagem. Se não se ia subindo de 10 em 10v até pra achar o valor certo.

Mas do jeito q está não está ruim. Mas se for procurar a voltagem mais baixa,vai ter q se dedicar nisso.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
Joguei um pouco de Gears 5 agora e bate os 90ºC-100ºC

To pensando seriamente se um WC não seria melhor. Ou outro aircooler mais potente.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
Joguei um pouco de Gears 5 agora e bate os 90ºC-100ºC

To pensando seriamente se um WC não seria melhor. Ou outro aircooler mais potente.

É não está normal. Melhor vc trocar só pra ficar mais sossegado com isso!
Muito estranho.Esse cooler era pra dar conta em stock fácil.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.623
Reações
21.979
Pontos
1.494
É não está normal. Melhor vc trocar só pra ficar mais sossegado com isso!
Muito estranho.Esse cooler era pra dar conta em stock fácil.
To bem por fora...
Entre Gammaxx e um Noctua da vida, tem algum aircooler decente?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
To bem por fora...
Entre Gammaxx e um Noctua da vida, tem algum aircooler decente?

Tem um q o @Timpas comprou na terabyte. Tal do assassins 3 eu acho. Deve ser top de linha junto com o noctua nhd15. Tava 460 a vista. O bicho é gigante q nem meu noctua com duas torres! Bom q se vc pegar um desses vai servir pra vc pra quase todo sempre.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.812
Reações
10.957
Pontos
753
400 conto num coooler...
eu compro 4 ventiladores e faço um sistema de refrigeração no meu quarto
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.674
Reações
20.666
Pontos
1.344
400 conto num coooler...
eu compro 4 ventiladores e faço um sistema de refrigeração no meu quarto

Bom se vc quer um top de linha é isso q ira pagar! Eu acho estranho essa gamemax ai não dar conta do processador dele q tem só 4 núcleos e 4 threads!
Agora deve ter outros intermediários acima do gamemax! Só sugeri um dos melhores para ele pode usar agora e depois em outros processadores com mais núcleos de boas!
 
Topo Fundo