O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pra quem ainda não entendeu pq GaaS é o futuro: Apex Legends chega a $2 bilhões em faturamento

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.551
Reações
16.740
Pontos
1.424
Pra mim não faz diferença nenhuma, até tentei jogar, mas meu interesse não durou duas partidas.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.359
Reações
25.522
Pontos
803
Se o GaaS for bom, sem problema. O problema é aparecer um bom.
 

osfelas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.549
Reações
10.736
Pontos
1.424
Esse jogo é bom? Alguém aqui joga?

Enviado de meu SM-A525M usando o Tapatalk
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
gaas é o futuro???

quantos games gaas foram lançados na ultima DECADA?

quantos fizeram SUCESSO?

sem esse MINIMO de informação fica meio leviano afirmar algo...

além disso quanto tempo esse jogo levou para chegar nessa sifra de valores... dias??? meses??? anos???

e quantas plataformas o game esta? só PC??? PC e console??? mobile???

carece de informação aqui para fazer afirmações sensacionalistas

Estas mesmas perguntas podem ser feitas também para as Startups.

Lá no inicio dos anos 2000 as publicadoras tiveram um alto investimento de capital externo pq se acreditou que video game seria o futuro. Então o nosso hobby está sendo gerido por pessoas que visam o lucro e não por que querem fazer um jogo bom e entregar ótima experiência para o usuário.

Por isso agora por volta de 2020 estamos vendo muitas empresas sendo vendidas, pq muitos investidores viram que aquela questão de retorno certo não existe.

A ultima chance seria investir em GAAS, para ver se conseguem algum retorno do investimento.
 


tersalius

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.238
Reações
13.596
Pontos
1.024
Estas mesmas perguntas podem ser feitas também para as Startups.

Lá no inicio dos anos 2000 as publicadoras tiveram um alto investimento de capital externo pq se acreditou que video game seria o futuro. Então o nosso hobby está sendo gerido por pessoas que visam o lucro e não por que querem fazer um jogo bom e entregar ótima experiência para o usuário.

Por isso agora por volta de 2020 estamos vendo muitas empresas sendo vendidas, pq muitos investidores viram que aquela questão de retorno certo não existe.

A ultima chance seria investir em GAAS, para ver se conseguem algum retorno do investimento.
entendo...

mas vale lembrar que querer lucro não é algo ruim.. afinal sem lucro sem jogos.

problema fica em como se investe no CAMINHO para esse lucro.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.258
Reações
2.642
Pontos
703
Mas esse jogo é muito bom, mas realmente 2 BI et impressionante

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

sony7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.812
Reações
15.284
Pontos
753
Merecido. É o melhor fps da geração.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
19.418
Pontos
1.469
Cacetada, isso equivaleria a ~33,25 milhões de cópias a $60

Isso é território dos jogos mais vendidos da Nintendo na atualidade (Mario Kart 8D e Animal Crossing) :obrigue


Das thirds, só Minecraft e GTA V têm esse nível

Mas é bom olhar tb por perspectiva.

O jogo existe a 3 anos. Se dividirmos os 33,25 milhões, ficamos com 11 milhões por ano. Mesmo ainda sendo um numero espetacular, não é tão anormal. São números de franquia de esportes e CoDs. A vantagem é que o custo de um Apex é bem menor.

Dizer que GaaS são o futuro, na verdade é um exercício de premonição. Do ponto de vista do desenvolvedor, GaaS é uma loteria. O gênero se difundiu basicamente a 10 anos e não se pode dizer existe nem formula nem nicho de sucesso.

Quem Deu certo? Apex, PUBG, Fortnite, Destiny, Fallguys, Warzone, R6, Warframe, GTA, LoL, The Division, Rocket League são sem duvida os maiores nomes.

E quem é meh ou falhou? Avengers, Anthem e Halo Infinite mostram que um grande investimento não gera sucesso, mesmo com o jogo sendo gratuito, como no caso de Halo. Ghost Recon - Breakpoint, que é da Ubi que deu certo com outros GaaS, falhou. For Honor nem cheira nem fede. Cliff Blezinkski tentou lançar dois jogos que falharam tão fortemente que nem lembro os nomes deles.

Recentemente joguei o Alien Fireteam elite e adorei. Mas passei duas semanas jogando com exatamente as mesmas 20 pessoas, 6 meses depois do lançamento do jogo. O jogo é bom, mas falhou.

Do ponto de vista do jogador individual, não pode se considerar uma febre pq não tem como alguém se engajar em muitos GaaS quanto em outros gêneros. Quantos jogos que se dedique 3 a 4 horas por dia(no mínimo) alguém pode jogar por semana? Isso considerando alguém que seja fan do gênero. Não dá pra saturar um mercado com um gênero onde um jogador normal possa se dedicar apenas a 4 ou 5 jogos por ano.

Se saturar, a taxa de falha vai ser enorme(por enquanto só é grande). Acho que o futuro vai ser onde cada grande empresa, no máximo terá um GaaS(muito embora a UBI tenha vários), pq esse é o investimento seguro.

Pra mim, ser febre seria cada empresa ter uma linha de Gaas, e não vejo isso acontecendo tão logo.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.406
Reações
44.241
Pontos
1.339
Contribuindo com o topico

Konami registra ano mais lucrativo de sempre​

A Konami lançou um relatório financeiro que mostra o desempenho da empresa ao longo do último ano fiscal, registrando o ano mais lucrativo de sempre.

 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.467
Reações
8.524
Pontos
503
Mas é bom olhar tb por perspectiva.

O jogo existe a 3 anos. Se dividirmos os 33,25 milhões, ficamos com 11 milhões por ano. Mesmo ainda sendo um numero espetacular, não é tão anormal. São números de franquia de esportes e CoDs. A vantagem é que o custo de um Apex é bem menor.

Dizer que GaaS são o futuro, na verdade é um exercício de premonição. Do ponto de vista do desenvolvedor, GaaS é uma loteria. O gênero se difundiu basicamente a 10 anos e não se pode dizer existe nem formula nem nicho de sucesso.

Quem Deu certo? Apex, PUBG, Fortnite, Destiny, Fallguys, Warzone, R6, Warframe, GTA, LoL, The Division, Rocket League são sem duvida os maiores nomes.

E quem é meh ou falhou? Avengers, Anthem e Halo Infinite mostram que um grande investimento não gera sucesso, mesmo com o jogo sendo gratuito, como no caso de Halo. Ghost Recon - Breakpoint, que é da Ubi que deu certo com outros GaaS, falhou. For Honor nem cheira nem fede. Cliff Blezinkski tentou lançar dois jogos que falharam tão fortemente que nem lembro os nomes deles.

Recentemente joguei o Alien Fireteam elite e adorei. Mas passei duas semanas jogando com exatamente as mesmas 20 pessoas, 6 meses depois do lançamento do jogo. O jogo é bom, mas falhou.

Do ponto de vista do jogador individual, não pode se considerar uma febre pq não tem como alguém se engajar em muitos GaaS quanto em outros gêneros. Quantos jogos que se dedique 3 a 4 horas por dia(no mínimo) alguém pode jogar por semana? Isso considerando alguém que seja fan do gênero. Não dá pra saturar um mercado com um gênero onde um jogador normal possa se dedicar apenas a 4 ou 5 jogos por ano.

Se saturar, a taxa de falha vai ser enorme(por enquanto só é grande). Acho que o futuro vai ser onde cada grande empresa, no máximo terá um GaaS(muito embora a UBI tenha vários), pq esse é o investimento seguro.

Pra mim, ser febre seria cada empresa ter uma linha de Gaas, e não vejo isso acontecendo tão logo.
Ainda tem os gastos com os servers e as expansões ao longo dos anos!
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
GaaS é só um buzzword pra algo que sempre existiu. Street Fighter 2 era um "game as a service", com receita de uns bons 6 bilhões de dólares nos anos 90.

É o modelo ideal para jogos multiplayer, mas para single não funciona. E como eu não jogo multi...
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Acho que será o futuro para alguns segmentos. E nem todos Gaas terão esse lucro.

Seria como assinar todos serviços de streaming de vídeo. Você escolhe alguns que mais gosta e que tem um conteúdo melhor, não tem como sustentar todos.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.230
Reações
28.206
Pontos
1.103
GaaS não ´é um gênero, é uma forma de fazer jogos, veio pra ficar.

Praticamente qualquer game pode ser desenvolvido como um live service.

Não invalida o que eu disse.

O ponto é que independente de ser adaptável para qualquer jogo, antes de tudo precisa ser rentável, e se cada um busca ter um GaaS para chamar de seu, logo o mercado satura, assim como aconteceu com MMO que qualquer empresa queria ter e fracassou, e com vários outros MMOs que tentavam de diversas maneiras chamar a atenção, como o Star Wars Galaxies que foi um desastre, embora se apoiasse em uma franquia com nome forte, assim como Avengers fracassou com a Square, tb possuindo um nome forte por trás.

Foi como eu disse, GaaS pode ter vindo para ficar, assim como MMOs, MOBAs e Battle Royales... a diferença é que só existe mercado para poucos títulos bem sucedidos. Para todos esses exemplos que eu dei, só existem 2 ou 3 jogos influentes como representantes de cada um deles. É o que vai acontecer com GaaS.

É por isso que é uma mina de ouro passageira (para qualquer um que não conseguir emplacar o seu).
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Apex é bom pois pega tudo o que funcionou bem em Titanfall e transforma em um Battle Royale... existe um pedigree por trás do jogo, não é algo que qualquer developer faz e boa, é um mercado ferrenho... Fortnite, Apex, COD Warzone... é tenso de tankar...

Basta ver como PUBG tá morto já, mesma coisa com Overwatch, BF e outros jogos FPS e TPS online que tinham relevância no passado... Acho que o único FPS tradicional que se mantém é CSGO, e o fato da Valve não lançar um novo deve ser justamente o medo de perder a base instalada caso arrisque.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Triste que Titanfall virou um BR (mesmo que seja um BR bom).
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Apex é bom pois pega tudo o que funcionou bem em Titanfall e transforma em um Battle Royale... existe um pedigree por trás do jogo, não é algo que qualquer developer faz e boa, é um mercado ferrenho... Fortnite, Apex, COD Warzone... é tenso de tankar...

Basta ver como PUBG tá morto já, mesma coisa com Overwatch, BF e outros jogos FPS e TPS online que tinham relevância no passado... Acho que o único FPS tradicional que se mantém é CSGO, e o fato da Valve não lançar um novo deve ser justamente o medo de perder a base instalada caso arrisque.

Pubg ta mortinho. 438k players por dia.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.995
Pontos
1.434
Pubg ta mortinho. 438k players por dia.

Mas é meio que uma disputa pelos mesmos consumidores, se um cresce, invariavelmente, estes consumidores estão saindo de algum lugar.

Quem quiser ter lucro como Apex vai ter que tirar o Apex da jogada, o que não vai faltar é flop na tentativa de conseguir isso.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.686
Pontos
1.344
Nada contra esse métodos de negócios, acho q em alguns games funcionam legal. Mas não são todos.
E tb eu acho q a cada 10 jogos nesses estilo um só faz sucesso.

É difícil entrar nesse mercado quando vc tem já jogos consagrados nesse estilo. Vc tem q ser muito acima da média pra atrair uma base de jogadores.
Não acho q esses método vai servir para todos os games. Jogos com foco em single player não funcionaram. E eu sou mais aberto em ver propagandas de grandes empresas dentro dos jogos como forma de publicidade.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
19.418
Pontos
1.469
Eu acho que pra lançar um GaaS, a produtora alem de saber do seu jogo, tem que fazer um estudo dos jogos no mercado.

Lançar o jogo bem quando o pessoal já tiver enjoando de algum que está no mercado.

Um exemplo de quem não fez isso é da UBIsoft. Ela, já com vários sucessos de GaaS, foi inventar de lançar o Ghost Recon Breakout. Não só o mercado já tinha GaaS militar(ela mesma tinha R6 e The Division), como todos eram recentes. Não só tentou canibalizar o próprio mercado como saturar o nicho do gênero. Terminou levando bomba e ainda cancelando o BR que lançaria nesses dias.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Calma aí. Eu posso jogar a campanha do MW se eu instalar a versão gratuita do warzone? Vou testar isso.

Então pq eles cobram 300 no MW se posso joga-lo de graça?

Enviado de meu moto g(7) power usando o Tapatalk

Sei lá o que está acontecendo, está de graça mas não deram aviso nenhum.

Não dá pra dizer que é bug pq já dura vários dias.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Até Apex Legends mostrando os resultados. Cadê as vendas do Last of Us 2?
aLMmeVV_460s.jpg

@Tópico:

Tomara que algumas empresas criem divisões para focar somente nesses GaaS e lucro e que tenha uma divisão menor focada em jogos mais artísticos, tipo a Sony desenvolver um GaaS desses da vida com a Bungie mas manter Santa Monica, ND e outros estúdios fora desse esquema, assim ela pode usar o lucro de um lado para manter a veia artística viva, porque os GaaS não vão a lugar algum.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.434
Reações
5.906
Pontos
453
Galera é um pouco alarmista demais, jogos single player e "terminados" não vão deixar de existir.No pior dos casos vão deixar de ser prioridades das grandes empresas (e meio que ja não são faz tempo), mas deixar de existir não vão.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.126
Pontos
1.769
Apex é bom pois pega tudo o que funcionou bem em Titanfall e transforma em um Battle Royale... existe um pedigree por trás do jogo, não é algo que qualquer developer faz e boa, é um mercado ferrenho... Fortnite, Apex, COD Warzone... é tenso de tankar...

Basta ver como PUBG tá morto já, mesma coisa com Overwatch, BF e outros jogos FPS e TPS online que tinham relevância no passado... Acho que o único FPS tradicional que se mantém é CSGO, e o fato da Valve não lançar um novo deve ser justamente o medo de perder a base instalada caso arrisque.
Olha como PUBG tá morto. :kkk

 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
PUBG está até vivo demais considerado como tecnicamente é um jogo pobre.

Ficou pra trás de Fortnite, Warzone e Apex que são mais bem feitos, mas ainda tem o seu público, está colhendo os frutos de popularizar o estilo battle royale.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.827
Pontos
503
Apex é massa. Joguei por um tempo quando lançou, e de todos os battle royales que joguei, foi o que mais curti. Mas não imaginava que o jogo estava indo tão bem. Dificilmente vejo falarem sobre ele.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Apex é massa. Joguei por um tempo quando lançou, e de todos os battle royales que joguei, foi o que mais curti. Mas não imaginava que o jogo estava indo tão bem. Dificilmente vejo falarem sobre ele.

Em forums de games vc não verá mesmo, esse pessoal que frequenta é mais tradicionalista.
 
Topo Fundo