O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Preços do cobre, lítio e alumínio sobem e eletrônicos podem ficar ainda mais caros

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
A indústria de semicondutores depende muito de recursos naturais como os metais raros (cobre, litium, estanho entre outros) que são usados na fabricação dos mais diversos componentes. Um estudo feito pela Nikkei Asia revelou que estamos em um ponto inflação importante, principalmente por conta dos aumentos do ano passado.

Os responsáveis pela super valorização desses recursos naturais já são bem conhecidos. O estudo aponta que a pandemia do COVID-19, baixo fornecimento, alta demanda e tensões políticas entre os EUA e a China são as principais causas.





O dióxido de lítio, por exemplo, teve um aumento de 150% ano a ano por conta do aumento na popularidade dos carros elétricos. Um dos condutores mais comuns, o cobre, teve um aumento em 37%, já o alumínio, componente bastante usado em gabinetes por ser leve, está 55% mais caro. O estanho foi um dos que mais sofreram aumento, chegando a 82%.

Nenhum metal raro se safou da crise. O neodímio, encontrado em componentes de áudio dos eletrônicos, e praseodímio, usado em aviões como um agente liga para magnésio, tiveram um aumento na casa dos 74%. O estudo aponta, ainda, que vários outros metais encareceram também.

metais-raros-mais-caros.jpg



As fabricantes já sentiram o aumento desses recursos naturais e, sem sombra de dúvidas, o consumidor final já está pagando por esse aumento, quando ele consegue pagar. A demanda nunca para de crescer. Cada vez mais volume de dados são transferidos, portanto uma demanda crescente existe por parte dos data centers; carros elétricos ficando mais populares (pelo menos lá fora); entre várias demandas apertam a baixa oferta, elevando muito os preços de todos os níveis dessa cadeia.

Nessa situação toda, a China é um grande "player". Ela consegue deter desde a mineração e refinamento destes materiais raros, até a fabricação dos componentes. O país foi responsável por cerca de 55% de toda a mineração global de metais raros e 85% desses metais passam pela China por conta da fabricação que é muito concentrada lá.

A pesquisadora do ISTI (Industry, Science and Technology International Strategy Center), Angela Chang, disse ao Nikkei Asia que a China tem a vantagem da produção e refinamento de metais raros em escala global, além de deter controle de outros metais necessários para equipamentos militares e aero espacial. "A vantagem chinesa se tornou uma barganha chave nas negociações entre Pequim e Washington", disse a pesquisadora.

Fonte
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.339
Pontos
1.074
se tivessem já usando o grafeno, nada disso estaria acontecendo!
 

komplicado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.663
Reações
1.685
Pontos
604
É galera negócio é voltar a ler kkkk.

Se papel ficar caro a gente compra um kindle e baixa .epub
 
Topo Fundo