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Mutolopitico

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Então galera, como titulo diz, preciso de um feedback de vocês sobre 3º vídeos que soltei das minhas peças chaves de portfólio profissional como Artista 3D especializado como Environment Artist

Os vídeos são esses aqui :







Pra quem quiser abir a página do meu Artstation referente aos respectivos trabalhos, os link tão aqui

Link do Projeto Sci-fi Final Fantasy

Link do projeto do Apartamento, terá que visitar meu portfólio, de lá ira visualizar as secções do apartamento que deixei lá

Fiquem de boas pra fazer perguntas, sobre o projeto, como foi feito, e outras coisas, ao contrário de outros artistas 3D, eu não tenho medo de passar meu conhecimento adiante

Esses vídeos ai eram um antigo objetivo meu, de todo cenário que eu fizesse, eu soltaria um vídeo junto, que "acompanhasse" o "feel" do cenário e se possível vídeo com Breakdown também, o video tem que ser longo mesmo, justamente pro viewer se deixar ser imerso pelo cenário, pela experiência, em 2018 quando eu terminei esses cenários, eu não fazia ideia como gravar um vídeo dentro da UE4, então com a minha volta ao trabalhar com 3D, só em agosto desse ano que eu aprendi como se faz isso de verdade, só foi possível porque eu mantive os arquivos dos projetos aqui salvos no pc claro...

Então... tenho uma longa história com esses projetos, se vocês repararem la no meu Artstation, eu não posto nada há 2 anos...Eu atualizei o meu portfólio inteiramente la no Artstation há 3 meses, eu percebi que meus projetos estavam... porcamente apresentados... e quem viu o meu post lá no Centro de artes da Outer Space , vai saber o porque que andei parado esse tempo...

Eu parei não foi só apenas o fato que não tenho a bendita da mesa digitalizadora, foi um dos fatores principais? Sim. Porém houve outras questões digamos... pessoais... também. Que no momento não to muito pra saco de ficar entrando em detalhes. Eu vi o rage/rant aqui na pasta do ZeNinguem, e compartilho de muitas semelhanças do que ele passou.

Algo que botei em 1º lugar para todos os meus cenários, todos os meus cenários são construídos e pensados como níveis em um jogo, mesmo que eu não esteja em um ambiente de desenvolvimento, eu mentalmente me ponho em um, meus cenários são pensados em uma possível interação com o jogador em mente. Não apenas como um cenário construído com base ângulos fixos e apenas em close-ups altamente manipulados e photoshopados...

Estou voltando aos poucos no 3D, no momento estou iniciando uma graduação numa federal em Artes Visuais, mas nem por isso vou deixar de trabalhar com 3D
 

JFR City

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Obrigado pela menção, OP.

Realmente seu trabalho parece excelente e excepcional.
Cheguei até a achar que foi feito por um Indiano de tão detalhado e profundo que é, mesmo o cenário sendo claramente Brasileiro (possivelmente nordestino).

Em relação as semelhanças ao meu tópico de Exteriorização de Raiva, essa é a realidade de quem PRECISA de dinheiro caindo todo mês na conta e qualidade de vida (saúde, segurança pessoal, casa/carro próprio).
Nesse país AMALDIÇOADO com uma forte cultura anti-ciencia e radicalismo religioso chamado Brasil (ou Bostil, ou Brejil, ou Brazuela, ou Impostolandia), só medicina (+ Biologia e Odontologia), mecânica e a área burocrática (Economia, Direito, Jornalismo, Contabilidade, Logistica, RH e muito talvez uma publicidade) vão te impedir de se tornar escória do mundo.
Claro, talvez muitas dessas profissões não pague a maravilha que era antes, mas pra quem mora fora de SP, Campinas, BH, Floripa e BSB são as únicas opções para não ficar desempregado por tanto tempo.
E mesmo que fique, da pra investir para fazer algo por conta, mesmo ganhando menos de um salário minimo.

Outros problemas incluem, mas não estão limitado a:
***Pirataria, que praticamente impede a área de existir no Brasil. Praticamente somos o país que mais consome conteúdo pirata NO MUNDO. Só você ver como toda semana um jogo de Android ganha versão mod com praticamente tudo desbloqueado e vai uma caralhada de gente baixar.
***"Defensores do Almoço Grátis", que é uma gentinha que aceita trabalhar de graça (ou quase) só por amor a camisa e privilegios (que praticamente não existem), os anos vão se passando e a pessoa ainda abre mão de "salário minimo". Dificilmente tem gente que ganha mais de R$300/mês.
***Advogados da Fantasia "Solo Dev". que falam que a pessoa PRECISA PORQUE PRECISA desenvolver um jogo por conta própria, mas são pouquissimas pessoas no mundo que podem fazer isso, porque exige muito tempo, exige que a pessoa abra mão dos compromissos do mundo real, que ela gaste muito mais dinheiro do que ela gastaria apenas aprendendo para conseguir um emprego.
***Editais de Projetos como os da ANCINE e outros mais, praticamente servem como "Censura Voluntária" e além de impedir o empreendimento nesse ramo, pesquise mais a respeito desses Editais, além de ser uma grana que é tirada a esmo do BR médio (e ele nem sabe que isso existe), são milhões dados na mão de pessoas que não sabem o que fazer com a própria vida.

Eu mesmo hoje me arrependo de não ter feito uma faculdade de Administração no periodo que comecei a trabalhar, e agora estou eu, dois anos desempregado, pai, mãe e tia pegando no pé.
O arrependimento de ter investido no ramo de jogos, como falei antes, é vitálicio.
A área é muito boa, mas não aqui no Brasil, onde só mudando pra SP/Campinas/BH para se trabalhar com isso e ainda assim sem de saber se um projeto vai ter chances de vingar financeiramente.
Mas como não tenho como me mudar agora e ainda estou em baixo do teto dos meus pais e da minha avó, não tenho pra onde fugir, é trabalhar e estudar nas burocracias e ponto final.

Talvez um dia eu tente de novo, mas só se eu tiver conseguido fugir para os EUA/Canadá/Austrália.

A minha recomendação para sua pessoa, é que se você morar em SP/Campinas/BH é que vá atrás de estágio logo no primeiro ano e procure fazer em empresas que possam te efetivar.
Se você morar no interior ou no nordeste, pegue e faça uma graduação em uma área tradicional que sua cidade consiga absorver, e vá atras de estágio logo no primeiro ano, após isso faça uma pós e estude 3D por fora.
 
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Mutolopitico

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Obrigado pela menção, OP.

Realmente seu trabalho parece excelente e excepcional.
Cheguei até a achar que foi feito por um Indiano de tão detalhado e profundo que é, mesmo o cenário sendo claramente Brasileiro (possivelmente nordestino).

Em relação as semelhanças ao meu tópico de Exteriorização de Raiva, essa é a realidade de quem PRECISA de dinheiro caindo todo mês na conta e qualidade de vida (saúde, segurança pessoal, casa/carro próprio).
Nesse país AMALDIÇOADO com uma forte cultura anti-ciencia e radicalismo religioso chamado Brasil (ou Bostil, ou Brejil, ou Brazuela, ou Impostolandia), só medicina (+ Biologia e Odontologia), mecânica e a área burocrática (Economia, Direito, Jornalismo, Contabilidade, Logistica, RH e muito talvez uma publicidade) vão te impedir de se tornar escória do mundo.
Claro, talvez muitas dessas profissões não pague a maravilha que era antes, mas pra quem mora fora de SP, Campinas, BH, Floripa e BSB são as únicas opções para não ficar desempregado por tanto tempo.
E mesmo que fique, da pra investir para fazer algo por conta, mesmo ganhando menos de um salário minimo.

Outros problemas incluem, mas não estão limitado a:
***Pirataria, que praticamente impede a área de existir no Brasil. Praticamente somos o país que mais consome conteúdo pirata NO MUNDO. Só você ver como toda semana um jogo de Android ganha versão mod com praticamente tudo desbloqueado e vai uma caralhada de gente baixar.
***"Defensores do Almoço Grátis", que é uma gentinha que aceita trabalhar de graça (ou quase) só por amor a camisa e privilegios (que praticamente não existem), os anos vão se passando e a pessoa ainda abre mão de "salário minimo". Dificilmente tem gente que ganha mais de R$300/mês.
***Advogados da Fantasia "Solo Dev". que falam que a pessoa PRECISA PORQUE PRECISA desenvolver um jogo por conta própria, mas são pouquissimas pessoas no mundo que podem fazer isso, porque exige muito tempo, exige que a pessoa abra mão dos compromissos do mundo real, que ela gaste muito mais dinheiro do que ela gastaria apenas aprendendo para conseguir um emprego.
***Editais de Projetos como os da ANCINE e outros mais, praticamente servem como "Censura Voluntária" e além de impedir o empreendimento nesse ramo, pesquise mais a respeito desses Editais, além de ser uma grana que é tirada a esmo do BR médio (e ele nem sabe que isso existe), são milhões dados na mão de pessoas que não sabem o que fazer com a própria vida.

Eu mesmo hoje me arrependo de não ter feito uma faculdade de Administração no periodo que comecei a trabalhar, e agora estou eu, dois anos desempregado, pai, mãe e tia pegando no pé.
O arrependimento de ter investido no ramo de jogos, como falei antes, é vitálicio.
A área é muito boa, mas não aqui no Brasil, onde só mudando pra SP/Campinas/BH para se trabalhar com isso e ainda assim sem de saber se um projeto vai ter chances de vingar financeiramente.
Mas como não tenho como me mudar agora e ainda estou em baixo do teto dos meus pais e da minha avó, não tenho pra onde fugir, é trabalhar e estudar nas burocracias e ponto final.

Talvez um dia eu tente de novo, mas só se eu tiver conseguido fugir para os EUA/Canadá/Austrália.

A minha recomendação para sua pessoa, é que se você morar em SP/Campinas/BH é que vá atrás de estágio logo no primeiro ano e procure fazer em empresas que possam te efetivar.
Se você morar no interior ou no nordeste, pegue e faça uma graduação em uma área tradicional que sua cidade consiga absorver, e vá atras de estágio logo no primeiro ano, após isso faça uma pós e estude 3D por fora.


Eu infelizmente moro na região nordeste, mas tenho planos de poder morar em regiões mais "desenvolvidas".

Como eu havia falado, estou no inicio de uma graduação de Artes Visuais numa federal, e além de eu ter o sonho de trabalhar com 3D, tenho um outro objetivo de vida que vem crescendo como "plano B" , que é me tornar um animador 2D de animes/desenhos em geral, eu ja dei uma boa pesquisada e o cenário de animação 2D aqui no brasil é bem mais desenvolvido que o cenário de Game Dev.

Estou nesse período de fim de ano pra iniciar mais um projeto de cenário 3D, com a chegada da minha Wacom. Vou criar um tópico por aqui e demonstrar todo o meu processo de criação de um cenário 3D, igual o tópico do level design na Unreal Engine.
 

JFR City

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Eu infelizmente moro na região nordeste, mas tenho planos de poder morar em regiões mais "desenvolvidas".

Como eu havia falado, estou no inicio de uma graduação de Artes Visuais numa federal, e além de eu ter o sonho de trabalhar com 3D, tenho um outro objetivo de vida que vem crescendo como "plano B" , que é me tornar um animador 2D de animes/desenhos em geral, eu ja dei uma boa pesquisada e o cenário de animação 2D aqui no brasil é bem mais desenvolvido que o cenário de Game Dev.

Em primeiro lugar: Sua cidade tem vagas de estágio e emprego?

Se não, Você tem condições de pegar um fretado/pegar um mês das suas férias para residir em SP/Campinas/BH ou se mudar e transferir sua graduação para lá(ou alguma cidade não muito longe que tenha estágio e emprego, o que é pouquissimo provavel)?

Se a resposta também for não... FUJA IMEDIATAMENTE PARA ALGUMA GRADUAÇÃO QUE SUA CIDADE E ARREDORES POSSA ABSORVER, POIS A CHANCE DE VOCÊ TER O CANUDO NAS ÁRTES É PRÒXIMA DE ZERO!
A minha recomendação para todos que moram longe dos grandes centros economicos é estudar+estagiar+trabalhar no meio administrativo/meio das ciências biologicas e depois de se formar aprender o que tem interesse por fora (quando a faculdade/empresa exigir menos de sua pessoa).

Uma coisa que SEMPRE recomendo é pesquisar as vagas de emprego da sua região antes de "escolher" qualquer área para se graduar.
 

Mutolopitico

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Em primeiro lugar: Sua cidade tem vagas de estágio e emprego?

Se não, Você tem condições de pegar um fretado/pegar um mês das suas férias para residir em SP/Campinas/BH ou se mudar e transferir sua graduação para lá(ou alguma cidade não muito longe que tenha estágio e emprego, o que é pouquissimo provavel)?

Se a resposta também for não... FUJA IMEDIATAMENTE PARA ALGUMA GRADUAÇÃO QUE SUA CIDADE E ARREDORES POSSA ABSORVER, POIS A CHANCE DE VOCÊ TER O CANUDO NAS ÁRTES É PRÒXIMA DE ZERO!
A minha recomendação para todos que moram longe dos grandes centros economicos é estudar+estagiar+trabalhar no meio administrativo/meio das ciências biologicas e depois de se formar aprender o que tem interesse por fora (quando a faculdade/empresa exigir menos de sua pessoa).

Uma coisa que SEMPRE recomendo é pesquisar as vagas de emprego da sua região antes de "escolher" qualquer área para se graduar.

Aqui tem sim vagas de emprego champs, e home office como artista 3D/2D é uma realidade bem comum hoje. Eu fiquei praticamente 2 anos parado no 3D, eu era pra ter pegado muitos trampos online ganhando em dollar, (coisa que ja está nos meus planos atualmente).

Minha Wacom chegou e abriu um novo leque de possiblidades na minha vida, a diferença de trabalhar com escultura e pintura digital com ela é S U R R E A L , ja baixei uns torrent e soma já 30 gb de tutorial (gringos claro) sobre desenho iniciante ao avançado, vou aproveitar as férias da facul que ta chegando pra mergulhar nos estudos de artes e dominar 100% minha Wacom.
 


JFR City

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Aqui tem sim vagas de emprego champs, e home office como artista 3D/2D é uma realidade bem comum hoje. Eu fiquei praticamente 2 anos parado no 3D, eu era pra ter pegado muitos trampos online ganhando em dollar, (coisa que ja está nos meus planos atualmente).

Minha Wacom chegou e abriu um novo leque de possiblidades na minha vida, a diferença de trabalhar com escultura e pintura digital com ela é S U R R E A L , ja baixei uns torrent e soma já 30 gb de tutorial (gringos claro) sobre desenho iniciante ao avançado, vou aproveitar as férias da facul que ta chegando pra mergulhar nos estudos de artes e dominar 100% minha Wacom.

Eu não recomendo você a contar com trabalho remoto. a não ser que você tenha ANOS de experiencia.
Para iniciante você só vai conseguir emprego e estágio de forma presencial.
Mas você não precisando mudar de cidade para fazer estágio já é uma ótima coisa.

E não recomendo você a usar conteudo pirata de forma alguma.
Além de antiético isso tira o emprego de muita gente do ramo.
Portanto, se quer mesmo trabalhar com isso, pode pegar e comprar uma licença do Windows, todos os softwares originais e materiais de forma legitima.
 

Mutolopitico

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Caraio mano, vou ver com mais calma depois, mas o pouco que vi tá sensacional viu.

O objetivo dos vídeos é se sentirem imersos com o feel do cenário e talz, que tipo de sentimentos que vão se identificar, por isso são vídeos longos. O único diferencial é o vídeo do projeto Sci-fi do filme Final Fantasy que tem um segmento voltado para breakdown do cenário.

Uma curiosidade é que os takes de câmera foram feitos à mão, de eu "voando na cena simulando takes cinematográficos" nada ai é keyframe ou algo do tipo, deu um trabalhão do c***lh0, ensaiar os takes diversas vezes, movimento suave e cinematográfico nas mão pelo mause e talz. Os takes não são aleatórios e tem uma narrativa visual por trás.

Outra coisa é que os vídeos eram pra ter quase 15 min de duração, tive que cortar muitos takes pra "enxugar" os vídeos, e também reutilizei takes de uma mesma cena, tipo do video do Apartamento que reusei takes do esquema de Dia e Noite. O projeto Sci-fi é o que mais sofreu, pois eu queria mostrar um breakdown no mesmo vídeo, e por isso eu reduzi o tempo dos takes significamente para focar mais no segmento do breakdown
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
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Os vídeos do quarto, eu tive que mostrar pra minha esposa. Sério, sem palavras. É triste demais ver um talento desses sem trabalho. Sinceramente.

Espero que você consiga algo logo. Sinceramente, extremamente imersivo e mais detalhado que muita modelagem profissional que eu já vi.
 

Mutolopitico

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Os vídeos do quarto, eu tive que mostrar pra minha esposa. Sério, sem palavras. É triste demais ver um talento desses sem trabalho. Sinceramente.

Espero que você consiga algo logo. Sinceramente, extremamente imersivo e mais detalhado que muita modelagem profissional que eu já vi.

Infelizmente essa é a realidade de muitos artistas 3D brasileiros, ja me deparei com muito portfólio insano BR, porém o cara fica nas "escuras" com pouca visualização e acaba passando batido os trabalhos no meio do mar de projetos do Artstation.

Muita gente pensa que pra entrar numa Ubisoft, Santa Monica ou numa Naughty Dog cara precisa estar num nível além da compreensão humana, se vocês fizerem o seguinte coisa, Vá no último lançamento AAA desses studios, nos créditos desses jogos vão ter as secções dos artistas 3D Modeladores de Cenário (Environment Artist) e Modeladores de Personagem (Character Artist) copie o nome de cada um desses e vá buscando no google, e no Artstaion vocês vão se deparar com pessoas com portfólios fraquíssimos, de gente que nem tem trabalho nenhum, saiu da graduação e ja foi entrando direto num Studio desses, aliás... isso é super comum lá fora galera.

Se eu me recordo bem, dos artistas que pesquisei, só uns 40% tinham portfólio com trabalhos próprios, e desses 40% só uns 5~10% eram portfólios excepcionais ou "de outro mundo".

Se eu tivesse um inglês fluente, fosse de família de condições pra bancar uma realocação pra uma Naughty Dog eu não duvidaria que eu poderia ser chamado sim. Uma coisa que todos esses artistas BR que tão la fora soltam em tudo que é vídeo e podcast e a ideia fantasiosa que "qualquer pessoa tem condições de passar por uma realocação para outro país".

Galera, sinto aqui dizer e quebrar o sonho de vocês, mas esse lance que Studio "x" vai pagar pra você uma assistência de realocação tudo de GRAÇA, e que você vai pro Canada com tudo "pago" NÃO EXISTE, galerinha, pra bancar todo processo de documentação, visto, burocracia e outras coisas, não sai por menos de uns 10 mil Dólares, oque seria mais de 50 mil reais, eu digo pra você que ta lendo agora, cê tem esse dinheiro meu chapa?

Eu fiz uma longa pesquisa sobre os BR que tão lá fora trabalhando nesses Studios famosos, apesar de não tirar o mérito artístico dos caras, que suaram, se dedicaram e se tornaram artistas excepcionais, que aliás, eu respeito muito da história de superação dessas figuras brasileiras, porém todos eles vinham de famílias de alta condição financeira, com grana pra facilmente bancar os altos custos de um processo de realocação.

Quando eu me dei conta disso, senti tipo um soco no estômago, uma sensação de ilusão total, todas essa figuras famosas BR que tão na alta indústria de games, vinham de famílias tradicionais e de alto status social, corrijam-me se eu estiver errado, mas eu não vi entre essas figuras um sequer um BR que veio tipo lá da baixa renda, nasceu na favela e talz e superou mil obstáculos pra estar na "Grande Indústria" lá fora. Se vocês soubessem de um cara com esse tipo de background, me avisem, me enviem MP, porque eu gostaria muito de saber da história dessa pessoa.

Então, a realidade é muito diferente oque os canais sobre Arte 3D BR não falam, que entrevistam artistas BR que tão na grande indústria, tudo ficou mais claro pra min, essa realidade oculta e distante que os artistas BR famosinhos que tão lá fora não expõem. E é justamente essa realidade "fantasiosa" que essas figuras famosas dizem, que inspiram de maneira errônea dezenas de centenas de artistas 3D aspirantes que tão começando agora correndo atrás dessa "ilusão" que é poder trabalhar numa Santa Monica da vida só com portfólio foda e nada mais...

Ah sim, já estava esquecendo, todos os artistas BR que trabalham em Studios famosos de games lá fora, tinham alguma graduação relacionada à artes também. Tudo formado em faculdade, diplomado na Melies, Belas Artes, PUC e o escambau. Não tinha UM sequer sem algum diploma e só com "portfólio massa e entrou na Santa Monica", isso NON ECZISTE!
 

JFR City

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Infelizmente essa é a realidade de muitos artistas 3D brasileiros, ja me deparei com muito portfólio insano BR, porém o cara fica nas "escuras" com pouca visualização e acaba passando batido os trabalhos no meio do mar de projetos do Artstation.

Muita gente pensa que pra entrar numa Ubisoft, Santa Monica ou numa Naughty Dog cara precisa estar num nível além da compreensão humana, se vocês fizerem o seguinte coisa, Vá no último lançamento AAA desses studios, nos créditos desses jogos vão ter as secções dos artistas 3D Modeladores de Cenário (Environment Artist) e Modeladores de Personagem (Character Artist) copie o nome de cada um desses e vá buscando no google, e no Artstaion vocês vão se deparar com pessoas com portfólios fraquíssimos, de gente que nem tem trabalho nenhum, saiu da graduação e ja foi entrando direto num Studio desses, aliás... isso é super comum lá fora galera.

Se eu me recordo bem, dos artistas que pesquisei, só uns 40% tinham portfólio com trabalhos próprios, e desses 40% só uns 5~10% eram portfólios excepcionais ou "de outro mundo".

Se eu tivesse um inglês fluente, fosse de família de condições pra bancar uma realocação pra uma Naughty Dog eu não duvidaria que eu poderia ser chamado sim. Uma coisa que todos esses artistas BR que tão la fora soltam em tudo que é vídeo e podcast e a ideia fantasiosa que "qualquer pessoa tem condições de passar por uma realocação para outro país".

Galera, sinto aqui dizer e quebrar o sonho de vocês, mas esse lance que Studio "x" vai pagar pra você uma assistência de realocação tudo de GRAÇA, e que você vai pro Canada com tudo "pago" NÃO EXISTE, galerinha, pra bancar todo processo de documentação, visto, burocracia e outras coisas, não sai por menos de uns 10 mil Dólares, oque seria mais de 50 mil reais, eu digo pra você que ta lendo agora, cê tem esse dinheiro meu chapa?

Eu fiz uma longa pesquisa sobre os BR que tão lá fora trabalhando nesses Studios famosos, apesar de não tirar o mérito artístico dos caras, que suaram, se dedicaram e se tornaram artistas excepcionais, que aliás, eu respeito muito da história de superação dessas figuras brasileiras, porém todos eles vinham de famílias de alta condição financeira, com grana pra facilmente bancar os altos custos de um processo de realocação.

Quando eu me dei conta disso, senti tipo um soco no estômago, uma sensação de ilusão total, todas essa figuras famosas BR que tão na alta indústria de games, vinham de famílias tradicionais e de alto status social, corrijam-me se eu estiver errado, mas eu não vi entre essas figuras um sequer um BR que veio tipo lá da baixa renda, nasceu na favela e talz e superou mil obstáculos pra estar na "Grande Indústria" lá fora. Se vocês soubessem de um cara com esse tipo de background, me avisem, me enviem MP, porque eu gostaria muito de saber da história dessa pessoa.

Então, a realidade é muito diferente oque os canais sobre Arte 3D BR não falam, que entrevistam artistas BR que tão na grande indústria, tudo ficou mais claro pra min, essa realidade oculta e distante que os artistas BR famosinhos que tão lá fora não expõem. E é justamente essa realidade "fantasiosa" que essas figuras famosas dizem, que inspiram de maneira errônea dezenas de centenas de artistas 3D aspirantes que tão começando agora correndo atrás dessa "ilusão" que é poder trabalhar numa Santa Monica da vida só com portfólio foda e nada mais...

Ah sim, já estava esquecendo, todos os artistas BR que trabalham em Studios famosos de games lá fora, tinham alguma graduação relacionada à artes também. Tudo formado em faculdade, diplomado na Melies, Belas Artes, PUC e o escambau. Não tinha UM sequer sem algum diploma e só com "portfólio massa e entrou na Santa Monica", isso NON ECZISTE!

Exatamente.
Muitissimo bem colocado...

Vamos também lembrar de outro fator: A única forma de se conseguir trabalhar com Games é ir embora pros EUA/Canadá/Austrália.
E quando eu falo trabalhar, é trabalhar mesmo, trabalhar formalmente, de receber dinheiro todo mês na conta, ter um status quo (pois no Brasil Videogame é fábrica de Vagabundo), ser respeitado, ser uma coisa digna - a ponto de ter chances de ter um bom convivio social - se casar, quiça ter filhos, sabe?
Afinal de contas, sem respeito de ninguém, você só vai levar a pior.

Isso vale tanto pra arte, quanto para programação, quanto para business.


Perceba também que a maioria das pessoas que conseguiram lucrar mesmo - ou fazer de conta que mexe - com jogos (seja programando, modelando ou algo mais) no Brasil são pessoas que já estavam com a vida feita.
Pessoas de classes privilegiadas que podem se dar ao luxo de não depender de dinheiro caindo todo mês na conta.
Ou porque pai e mãe bancam praticamente tudo, ou porque o conjuge consegue segurar a onda vez ou outra - ou quase constantemente, ou a pessoa tem uma boa fonte de renda passiva, ou é um funcionário público SUPER ESTABILIZADO, ou tem uma renda boa como Médico, Advogado, ou alguma profissão tradicional e a noite mexe com isso.

Também levei esse murro na cara, e acredite, foi mais um motivo para emigrar pro meio administrativo (pois moro no interior, então oportunidade zero no meio tecnologico).
Alias, maioria das pessoas que são de classe baixa no Brasil e não moram nas capitais, vão majoritariamente migrar para esse meio ou tentar se aventurar com financiamentos na medicina.
Quando minha ficha finalmente caiu, onde eu estava dois meses desempregado (agosto de 2018), saindo da igreja onde fui participar de uma missa, vi um cara vendendo pipoca, batata chips e queijo em cubos na frente da igreja e pensei: "put* m**** meu! Se for pra eu ficar ganhando mal pra c***lh0, melhor eu TERMINAR DE TOMAR VERGONHA NA CARA e ser PIPOQUEIRO, que é uma coisa BEM MAIS DIGNA!"
No entanto, não consegui chegar a essa altura do campeonato. Ainda mais porque ainda estou desempregado e voltando a me desentender com minha familia por conta de assuntos relacionados a isso.
Mas vi que minha única opção era abandonar a área de jogos (pelo menos por enquanto) ou acabar morando na sargeta.

Um grande problema que temos é que a comunidade Game Dev BR é igual a comunidade da "Intervenção Militar", especialmente porque acham que seus objetivos irão cair do céu.
No entando a comunidade intervencionista ainda tem uns pontinhos favoraveis, são pessoas mais racionais e mais maduras enquanto a comunidade game dev BR acha que tudo tem que ser por amor e que é trabalhar de graça ou por migalhas é um DEVER.
No fim, ambos vivem em um MUNDINHO DE FANTASIA, lutando por causas mais que impossíveis.

Enfim, com isso (Junto com a pirataria - que gera desemprego - e a economia junto com a cultura, e não podendo esquecer da prostuição da área, é fácil concluir que viver de jogos no Brasil é praticamente impossível.
O melhor a fazer, é simplesmente mudar pra TI e Arte (nas capitais) ou pra uma área tradicional (fora das capitais) e desistir da área, ou juntar o máximo de economias que puder e se mudar pros EUA/Canadá/Austrália.
 
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Vamos também lembrar de outro fator: A única forma de se conseguir trabalhar com Games é ir embora pros EUA/Canadá/Austrália.
E quando eu falo trabalhar, é trabalhar mesmo, trabalhar formalmente, de receber dinheiro todo mês na conta, ter um status quo (pois no Brasil Videogame é fábrica de Vagabundo), ser respeitado, ser uma coisa digna - a ponto de ter chances de ter um bom convivio social - se casar, quiça ter filhos, sabe?
Afinal de contas, sem respeito de ninguém, você só vai levar a pior.

Isso vale tanto pra arte, quanto para programação, quanto para business.


Perceba também que a maioria das pessoas que conseguiram lucrar mesmo - ou fazer de conta que mexe - com jogos (seja programando, modelando ou algo mais) no Brasil são pessoas que já estavam com a vida feita.
Pessoas de classes privilegiadas que podem se dar ao luxo de não depender de dinheiro caindo todo mês na conta.
Ou porque pai e mãe bancam praticamente tudo, ou porque o conjuge consegue segurar a onda vez ou outra - ou quase constantemente, ou a pessoa tem uma boa fonte de renda passiva, ou é um funcionário público SUPER ESTABILIZADO, ou tem uma renda boa como Médico, Advogado, ou alguma profissão tradicional e a noite mexe com isso.

Também levei esse murro na cara, e acredite, foi mais um motivo para emigrar pro meio administrativo (pois moro no interior, então oportunidade zero no meio tecnologico).
Alias, maioria das pessoas que são de classe baixa no Brasil e não moram nas capitais, vão majoritariamente migrar para esse meio ou tentar se aventurar com financiamentos na medicina.
Quando minha ficha finalmente caiu, onde eu estava dois meses desempregado (agosto de 2018), saindo da igreja onde fui participar de uma missa, vi um cara vendendo pipoca, batata chips e queijo em cubos na frente da igreja e pensei: "put* m** meu! Se for pra eu ficar ganhando mal pra c*lho, melhor eu TERMINAR DE TOMAR VERGONHA NA CARA e ser PIPOQUEIRO, que é uma coisa BEM MAIS DIGNA!"
No entanto, não consegui chegar a essa altura do campeonato. Ainda mais porque ainda estou desempregado e voltando a me desentender com minha familia por conta de assuntos relacionados a isso.
Mas vi que minha única opção era abandonar a área de jogos (pelo menos por enquanto) ou acabar morando na sargeta.

Um grande problema que temos é que a comunidade Game Dev BR é igual a comunidade da "Intervenção Militar", especialmente porque acham que seus objetivos irão cair do céu.
No entando a comunidade intervencionista ainda tem uns pontinhos favoraveis, são pessoas mais racionais e mais maduras enquanto a comunidade game dev BR acha que tudo tem que ser por amor e que é trabalhar de graça ou por migalhas é um DEVER.
No fim, ambos vivem em um MUNDINHO DE FANTASIA, lutando por causas mais que impossíveis.

Enfim, com isso (Junto com a pirataria - que gera desemprego - e a economia junto com a cultura, e não podendo esquecer da prostuição da área, é fácil concluir que viver de jogos no Brasil é praticamente impossível.
O melhor a fazer, é simplesmente mudar pra TI e Arte (nas capitais) ou pra uma área tradicional (fora das capitais) e desistir da área, ou juntar o máximo de economias que puder e se mudar pros EUA/Canadá/Austrália.


Eh cara, essa é uma realidade triste, que infelizmente só damos conta quando já estamos profundamente integrado na parada...

Infelizmente a pasta de Games aqui não tem o número de visualizações que deveria. Eu vejo tantos projetos fodas que os caras trabalham, porém só meia dúzia de pessoas sabem do trabalho do cara.

Gostaria muito que esse meu tópico aqui tivesse mais visualizações, eu não quero fazer ninguém desistir de seu sonho, eu digo por mim mesmo que não desisti de me tornar um Game Dev voltado para modelagem de cenários, porém eu almejo trabalhar aqui no Brasil mesmo, estou aos poucos ganhando um dinheiro massa com vendas de modelos 3D ai nas Marketplaces famosas. E fora isso a indústria Brasileira, que ta crescendo aos poucos sim.

Meu objetivo com o "mini rant" meu acima, foi só como uma forma de tirar o véu de ilusão que infelizmente os artistas 3D BR famosos passam, essa doce ilusão que empresa "y" vai contratar você só com "portfólio foda" e nada mais. Obviamente, eu como artista sei que o portfólio é o ponto principal na carreira de um artista, porém infelizmente existem empresas que seguem protocolos rígidos governamentais, que só aceita o individuo com uma "prova que ele é um artista" que é o tal do bendito Diploma. As coisas não são assim tão fáceis galera, eu pesquisei a fundo como é o processo de realocação, mandei e-mails para diversos artistas 3D BR que tão na grande indústria, e é isso mesmo que eu havia falado antes aqui, ter Diploma, 10k de Dólares no mimino e claro, obviamente um bom portfólio.

Essas informações eu não tirei do meu toba não galera, são fatos, reais, que infelizmente os canais BR que entrevistam os artistas 3D BR famosinhos não passam, parece até mágica a parada, essas entrevistas passam a ideia que o kra só foi "bom" e do nada já ta no Japão ganhando 10k dólares por mês.

Pra finalizar, para aqueles que tão lendo e tão iniciando na arte 3D, eu digo aqui, mirem o mercado nacional, tem muito Studio BR crescendo, seu morasse em Recife eu já estaria trabalhando na Kokku ou Diorama Digital, que aliás eu tenho planos de morar lá também.

Mirem o mercado BR povo, façam freelas, vendam modelos 3D, façam trabalhos na plataforma Fiverr, enfim tudo que citei são alternativas REAIS e que da pra ganhar dinheiro SIM, sem ficar na ilusão que você vai ser chamado pra trabalhar numa Santa Monica ou Bethesda. Se caso você tiver diploma, inglês fluente, 10~20k de Dólares e um Portfólio bom, sim, bom, não precisa ser coisa de outro mundo não, você pode SIM ser chamado pra trabalhar numa empresa dessas.
 

JFR City

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Eh cara, essa é uma realidade triste, que infelizmente só damos conta quando já estamos profundamente integrado na parada...

Infelizmente a pasta de Games aqui não tem o número de visualizações que deveria. Eu vejo tantos projetos fodas que os caras trabalham, porém só meia dúzia de pessoas sabem do trabalho do cara.

Gostaria muito que esse meu tópico aqui tivesse mais visualizações, eu não quero fazer ninguém desistir de seu sonho, eu digo por mim mesmo que não desisti de me tornar um Game Dev voltado para modelagem de cenários, porém eu almejo trabalhar aqui no Brasil mesmo, estou aos poucos ganhando um dinheiro massa com vendas de modelos 3D ai nas Marketplaces famosas. E fora isso a indústria Brasileira, que ta crescendo aos poucos sim.

Meu objetivo com o "mini rant" meu acima, foi só como uma forma de tirar o véu de ilusão que infelizmente os artistas 3D BR famosos passam, essa doce ilusão que empresa "y" vai contratar você só com "portfólio foda" e nada mais. Obviamente, eu como artista sei que o portfólio é o ponto principal na carreira de um artista, porém infelizmente existem empresas que seguem protocolos rígidos governamentais, que só aceita o individuo com uma "prova que ele é um artista" que é o tal do bendito Diploma. As coisas não são assim tão fáceis galera, eu pesquisei a fundo como é o processo de realocação, mandei e-mails para diversos artistas 3D BR que tão na grande indústria, e é isso mesmo que eu havia falado antes aqui, ter Diploma, 10k de Dólares no mimino e claro, obviamente um bom portfólio.

Essas informações eu não tirei do meu toba não galera, são fatos, reais, que infelizmente os canais BR que entrevistam os artistas 3D BR famosinhos não passam, parece até mágica a parada, essas entrevistas passam a ideia que o kra só foi "bom" e do nada já ta no Japão ganhando 10k dólares por mês.

Pra finalizar, para aqueles que tão lendo e tão iniciando na arte 3D, eu digo aqui, mirem o mercado nacional, tem muito Studio BR crescendo, seu morasse em Recife eu já estaria trabalhando na Kokku ou Diorama Digital, que aliás eu tenho planos de morar lá também.

Mirem o mercado BR povo, façam freelas, vendam modelos 3D, façam trabalhos na plataforma Fiverr, enfim tudo que citei são alternativas REAIS e que da pra ganhar dinheiro SIM, sem ficar na ilusão que você vai ser chamado pra trabalhar numa Santa Monica ou Bethesda. Se caso você tiver diploma, inglês fluente, 10~20k de Dólares e um Portfólio bom, sim, bom, não precisa ser coisa de outro mundo não, você pode SIM ser chamado pra trabalhar numa empresa dessas.

Desculpa, mas discordo totalmente dos últimos dois paragrafos.
Como mirar o mercado BR se não tem emprego direito?
Se o cara precisa de estágio pra ter um diploma e a maioria das pessoas moram longe de SP/Campinas/BH que é onde estão os empregos no ramo?

E como o mercado está crescendo se tem mais gente desistindo da área e empresas fechando do que as pessoas continunando e vagas de emprego surgindo?
Tá usando drogas?

E freela no Brasil ganha mal. Tem gente que faz isso e ganha menos da metade do salário minimo ao mês.
Vender modelos 3D e mexer em plataforma dá uma renda extra ok, mas não substitui o salário de um emprego.
E quase ninguém no Brasil pode abrir mão de um emprego com maior demanda (que muitas vezes vai EXIGIR especialização para não ser demitido), infelizmente.

Praticamente tudo que você sugeriu, bate com o que você botou nas 3 ultimas linhas do último paragrafo.
O Cara também precisa ter diploma, saber inglês bêm, ter um portfolio bom e estar disposto a residir na cidade (em vez de residir fora do BR) onde a empresa é localizada.
A única diferença notavel é que em vez de 10 ou 20 mil dolares pra sair do país, precisa-se de 5 a 15 mil reais pra poder se mudar pra SP, Campinas e BH. geralmente.

Outra coisa: Inumeras áreas (até mesmo Contabilidade, Jornalismo, RH, Economia e outros mais) dão bem mais dinheiro do que mexer com jogos no Brasil, além de ser muito menos dificil de se conseguir estágio e emprego (principalmente remoto).
CLARO, Talvez nas Capitais, os Burocratas (Jornalistas, Contadores, Economistas, Advogados e cia) não ganhem tanto, mas no interior e talvez partes do norte do país o salário é razoavel e é compativel com o custo de vida desses lugares.
É o que infelizmente se tem pra fazer, ou medicina ou o funcionalismo público, ou então o velho meio administrativo.
Isso sem contar que a Cultura do Brasil não favorece a cultura geek/gamer.

Novamente falo: O melhor a fazer, é simplesmente mudar pra TI e Arte (nas capitais) ou pra uma área tradicional (fora das capitais) e desistir da área, ou juntar o máximo de economias que puder e se mudar pros EUA/Canadá/Austrália e estudar lá mesmo.

Para a realidade brasileira o ramo de jogos tem obstaculos demais e está muito prostituido.
Ou muda de cidade/país, se forma e tem dinheiro guardado pra se manter, ou parte pra outra logo.
Se a situação fosse do jeito que você tá falando, eu não estaria estudando para ser funcionário publico...
E para complementar esse fato, vou dizer uma coisa que um amigo meu me falou: "Se o Hideo Kojima fosse brasileiro, ele seria advogado."

Além do mais, a pasta de Desenvolvimento de Jogos é largada porque as pessoas atuam ou na TI ou em ramos tradicionais.
E quem não mexe com essas coisas não entende nada disso. Infelizmente.

Fora isso, concordo com a sua postagem.
 
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Mutolopitico

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Desculpa, mas discordo totalmente dos últimos dois paragrafos.
Como mirar o mercado BR se não tem emprego direito?
Se o cara precisa de estágio pra ter um diploma e a maioria das pessoas moram longe de SP/Campinas/BH que é onde estão os empregos no ramo?

E como o mercado está crescendo se tem mais gente desistindo da área e empresas fechando do que as pessoas continunando e vagas de emprego surgindo?
Tá usando drogas?

E freela no Brasil ganha mal. Tem gente que faz isso e ganha menos da metade do salário minimo ao mês.
Vender modelos 3D e mexer em plataforma dá uma renda extra ok, mas não substitui o salário de um emprego.
E quase ninguém no Brasil pode abrir mão de um emprego com maior demanda (que muitas vezes vai EXIGIR especialização para não ser demitido), infelizmente.

Praticamente tudo que você sugeriu, bate com o que você botou nas 3 ultimas linhas do último paragrafo.
O Cara também precisa ter diploma, saber inglês bêm, ter um portfolio bom e estar disposto a residir na cidade (em vez de residir fora do BR) onde a empresa é localizada.
A única diferença notavel é que em vez de 10 ou 20 mil dolares pra sair do país, precisa-se de 5 a 15 mil reais pra poder se mudar pra SP, Campinas e BH. geralmente.

Outra coisa: Inumeras áreas (até mesmo Contabilidade, Jornalismo, RH, Economia e outros mais) dão bem mais dinheiro do que mexer com jogos no Brasil, além de ser muito menos dificil de se conseguir estágio e emprego (principalmente remoto).
CLARO, Talvez nas Capitais, os Burocratas (Jornalistas, Contadores, Economistas, Advogados e cia) não ganhem tanto, mas no interior e talvez partes do norte do país o salário é razoavel e é compativel com o custo de vida desses lugares.
É o que infelizmente se tem pra fazer, ou medicina ou o funcionalismo público, ou então o velho meio administrativo.
Isso sem contar que a Cultura do Brasil não favorece a cultura geek/gamer.

Novamente falo: O melhor a fazer, é simplesmente mudar pra TI e Arte (nas capitais) ou pra uma área tradicional (fora das capitais) e desistir da área, ou juntar o máximo de economias que puder e se mudar pros EUA/Canadá/Austrália e estudar lá mesmo.

Para a realidade brasileira o ramo de jogos tem obstaculos demais e está muito prostituido.
Ou muda de cidade/país, se forma e tem dinheiro guardado pra se manter, ou parte pra outra logo.
Se a situação fosse do jeito que você tá falando, eu não estaria estudando para ser funcionário publico...
E para complementar esse fato, vou dizer uma coisa que um amigo meu me falou: "Se o Hideo Kojima fosse brasileiro, ele seria advogado."

Além do mais, a pasta de Desenvolvimento de Jogos é largada porque as pessoas atuam ou na TI ou em ramos tradicionais.
E quem não mexe com essas coisas não entende nada disso. Infelizmente.

Fora isso, concordo com a sua postagem.


Interessante suas posições, porém alguns aspectos discordo de alguns pontos. Não gostaria de levar essa discursão adiante, sinto que eu mesmo fui longe demais nos meus desabafos/experiências como artista 3D e desvirtuei o objetivo do tópico. Por isso sugiro não continuar com esse tema de assunto, porque o objetivo do tópico aqui é outro e eu mesmo errei ao "ir longe demais" nos meus desabafos aqui.

Sobre a repercussão dos vídeos dos projetos que fiz, angariou um número bem baixo de views, que já era esperado por min na verdade, não tava esperando viralizar ou algo do tipo. Meu objetivo com os vídeos é enriquecer meu portfólio como um todo, e nada melhor mostrar os cenários 3D em movimento em real-time doque socar um monte de imagens embelezadas via photoshop no portfólio e vender aquilo como o resultado final do projeto.

Mesmo que tenha dado um trabalhão enorme fazer esses vídeos, me sinto feliz por ter postado no youtube, pois será um diferencial a mais no meu portfólio. E sugiro pra quem ta nessa área 3D fazer sempre vídeos mostrando seus cenários/personagens em real-time em vídeo.
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
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Então galera, como titulo diz, preciso de um feedback de vocês sobre 3º vídeos que soltei das minhas peças chaves de portfólio profissional como Artista 3D especializado como Environment Artist

Os vídeos são esses aqui :







Pra quem quiser abir a página do meu Artstation referente aos respectivos trabalhos, os link tão aqui

Link do Projeto Sci-fi Final Fantasy

Link do projeto do Apartamento, terá que visitar meu portfólio, de lá ira visualizar as secções do apartamento que deixei lá

Fiquem de boas pra fazer perguntas, sobre o projeto, como foi feito, e outras coisas, ao contrário de outros artistas 3D, eu não tenho medo de passar meu conhecimento adiante

Esses vídeos ai eram um antigo objetivo meu, de todo cenário que eu fizesse, eu soltaria um vídeo junto, que "acompanhasse" o "feel" do cenário e se possível vídeo com Breakdown também, o video tem que ser longo mesmo, justamente pro viewer se deixar ser imerso pelo cenário, pela experiência, em 2018 quando eu terminei esses cenários, eu não fazia ideia como gravar um vídeo dentro da UE4, então com a minha volta ao trabalhar com 3D, só em agosto desse ano que eu aprendi como se faz isso de verdade, só foi possível porque eu mantive os arquivos dos projetos aqui salvos no pc claro...

Então... tenho uma longa história com esses projetos, se vocês repararem la no meu Artstation, eu não posto nada há 2 anos...Eu atualizei o meu portfólio inteiramente la no Artstation há 3 meses, eu percebi que meus projetos estavam... porcamente apresentados... e quem viu o meu post lá no Centro de artes da Outer Space , vai saber o porque que andei parado esse tempo...

Eu parei não foi só apenas o fato que não tenho a bendita da mesa digitalizadora, foi um dos fatores principais? Sim. Porém houve outras questões digamos... pessoais... também. Que no momento não to muito pra saco de ficar entrando em detalhes. Eu vi o rage/rant aqui na pasta do ZeNinguem, e compartilho de muitas semelhanças do que ele passou.

Algo que botei em 1º lugar para todos os meus cenários, todos os meus cenários são construídos e pensados como níveis em um jogo, mesmo que eu não esteja em um ambiente de desenvolvimento, eu mentalmente me ponho em um, meus cenários são pensados em uma possível interação com o jogador em mente. Não apenas como um cenário construído com base ângulos fixos e apenas em close-ups altamente manipulados e photoshopados...

Estou voltando aos poucos no 3D, no momento estou iniciando uma graduação numa federal em Artes Visuais, mas nem por isso vou deixar de trabalhar com 3D

Aqui tive a resposta da pergunta que te fiz no outro topico kkkk
Nada contra o video do cogumelo, mas voce teve um put* progresso, cara! :rox
 

Venn

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Trabalhos excelentes!

Eu tenho interesse em aprender Arte 3D, no meu caso, mais como Hobbie mesmo.

Quais materiais recomenda pra iniciantes?
 

Mutolopitico

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Aqui tive a resposta da pergunta que te fiz no outro topico kkkk
Nada contra o video do cogumelo, mas voce teve um put* progresso, cara! :rox

É isso que significa se especializar em uma área, muitos amigos meus que iniciaram nessa onda de aprender 3D desistem fácil por quererem ser generalistas logo de cara

No momento estou na correria do fim de semestre da facul aqui, mas quero poder iniciar um projeto novo de portfólio ainda nesse ano.

E já pra por a água na boca de vocês rsrs, será um projeto de Remake do cenário "Sanctum" do jogo Vagrant Story do Ps1, já extrai as texturas e assets do game e fiz um estudo de planejamento geral, já está decidido.

E pra finalizar esse meu comunicado a vocês, vou documentar todo o processo de desenvolvimento do cenário aqui na pasta.

Trabalhos excelentes!

Eu tenho interesse em aprender Arte 3D, no meu caso, mais como Hobbie mesmo.

Quais materiais recomenda pra iniciantes?

Pra quem ta iniciando recomendo Blender mesmo, Maya, 3dsmax, e outros programas tem certas coisa que "intimida" demais a pessoa que ta começando do 0 agora.

Blender tem uma alta gama de tutoriais no youtube e souber inglês, da pra aprender muita coisa.

Uma dica que dô, é acompanhar simultaneamente as aulas com você com o programa aberto no lado e fazendo conforme o tutorial, isso me ajudou bastante, porque eu assistia a aula e praticava ao mesmo tempo.


Dei uma relida nas minhas respostas no meu papo com o JC Denton sobre a indústria de games, acho que eu tenha sido um pouco ríspido demais... mas não editarei as mensagens, pois é essa a realidade mesmo, sigo alguns canais BR que entrevistam os BR que tão na grande indústria, e é triste ver esse vídeos passarem uma visão distorcida e embelezada das coisas, que tudo é fácil e só basta ter portfólio bom que você vai estar numa Capcom com os japona ganhando 10k dólares por mês.

Mais uma vez, não gostaria de levar esse papo sobre a indústria a diante como eu já comentei aqui mesmo. Se quiserem falar sobre isso, abram um outro tópico aqui na pasta.
 

JFR City

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Dei uma relida nas minhas respostas no meu papo com o JC Denton sobre a indústria de games, acho que eu tenha sido um pouco ríspido demais... mas não editarei as mensagens, pois é essa a realidade mesmo, sigo alguns canais BR que entrevistam os BR que tão na grande indústria, e é triste ver esse vídeos passarem uma visão distorcida e embelezada das coisas, que tudo é fácil e só basta ter portfólio bom que você vai estar numa Capcom com os japona ganhando 10k dólares por mês.

Na verdade isso não se estende a grande industria.
O mercado de trabalho nacional é nulo, e embora tenha exagerado, continuo com minha opinião.
Até o Desenvolvimento Indie diminuiu consideravelmente.

E de novo irei relembrar: Faça de Jogos uma Renda Extra e das Outras o ganha-pão de vocês.
Nosso país não tem condições de ter mercado pra isso por N mil motivos que nem preciso passar HORAS explicando. Só não vê quem não quer.

Mais uma vez, não gostaria de levar esse papo sobre a indústria a diante como eu já comentei aqui mesmo. Se quiserem falar sobre isso, abram um outro tópico aqui na pasta.

Honestamente, nem é preciso.
Essa pasta virou uma necrópole e ninguém mais liga pra essa área, entre elas eu mesmo.
Dá pra encerrar esse assunto aqui mesmo e cada um ir fazer O QUE TEM PRA HOJE, afinal de contas, as contas continuam a exigir pagamento.
 
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