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Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
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Bom, fiquei um bom tempo sem desenhar. Voltando agora e aprendendo pintura no digital. Tenho tido dificuldade no digital , Desde a linearte e também pra formar paleta de cores. Acabamento da ilustração no final em si. Sei lá as cores ficam muito artificiais. Mas essa foi uma das primeiras que fiz direto no PC. Já tinha feito algumas em vetor. Mas em pintura em si essa é a segunda ilustração que faço.

148567
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
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Depois de muito tempo me prometendo que ia voltar a usar material fisico...
Comprei um kit de pinceis e tinta acrylica, e aqui vou eu :D

IMG-20201108-WA0028.jpg


só a primeira camada...
daqui uns 3 dias eu finalizo.
 


bróðir

Master Distiller
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consegui fazer uns desenhos de halloween e um tematica cyberpunk (personagem baseado em mim + esposa)


hell boy
6xifPuP.jpg


K-3PO
2XW4sH4.jpg


Cyber Couple
Y1aRndQ.jpg


esse último pesou. O arquivo de PSD tava over 600mb. Resolução 10k x 10k :klol

ps. a compressão q fiz direto pelo imgur acabou com a qualidade das imagens haha. Deixa quieto :p
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
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Pra que tudo isso jovem padwan?!
qualidade do brush q eu gosto é meio grande e só funciona bem a partir dos 30 pixels. Baseado nisso eu faço no tamanho q folha q adeque nessa escala. Ja tentei em 1000x1000 mas só cabe busto e olhe lá. No geral até 5k faço tudo mas essa não cabia direito tudo. No fim acho de boas ter algo assim. A longo prazo não fica tão defasado (ainda mais se for brincar posteriormente com ela de alguma maneira)

O PC aguenta tranquilo, não trava nada. É como se tivesse desenhando no 480 praticamente então não fiquei grilando com isso. Um dia pretendo printar um trampo. Essa última é bacana pra fazer quadro em resolução fineart (a antiga 5D Mark II tinha artista tirando duas fotos com ela pra "costurar" pq a câmera não dava conta em impressões fine art num click só pra terem idéia)
 

bróðir

Master Distiller
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fiz um rework geral de uns personagens q nao tava achando legal e realoquei pra ficar mais um poster vertical q algo widescreen

hellboy com outra anatomia, com chifres inteiros (a versao antiga é do six fanarts no começo da pandemia)
snake com anatomia um pouco melhorada e braços mais proporcionais ( o mecânico tava meio curto para o corpo q tinha)
swain foi um dos últimos e fiz com preguiça. Dei um pouco mais de polimento e refiz a mão vermelha pra ficar mais estilizada e limpa

de resto acho q não mexi quase nada além de leves retoques pra agrupar dessa forma

QUrZ7BW.jpg
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
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Então pessoal, hoje boletei finalmente após anos namorando esse karinha aqui :


Aprendi a mecher com 3D, sendo um completo autodidata, consumindo tudo que é de cursos gringos e brasileiros (sem gastar um centavo).

Porém ao mecher com 3D, algo ficou muito claro pra min, o Zbrush, sendo um programa de esculturas 3D essencial para trabalhos 3D, exige por necessidade uma precisão ao manipular a "argila virtual" que só uma mesa digitalizadora tem, eu aprendi a mecher com Zbrush como um todo, fiz várias esculturas e pequenos trabalhos, porém sempre com a limitação de usar apenas um mause. Não só o zbrush fica melhor com Mesa Digitalizadora, mas como outros programas essenciais para o processo de fazer um cenário 3D em tempo real, Photoshop, Substance Painter ficam bem melhores com Mesa Digitalizadora.

Trabalhar com Zbrush com apenas Mause é tipo só aproveitar 10% que o programa tem a oferecer(sim só 10% mesmo), ao fazer qualquer trabalho de escultura com mause, é um trabalho dobrado e tedioso, você tem que ficar constantemente ajustando os niveis de força do brush manualmente, toda hora, isso torna todo o processo uma dor de cabeça... e ao mesmo torna seu trabalho completamente limitado

Como vocês podem ver nas imagens abaixo, tudo que eu fiz foi apenas com mause e teclado, porém por mais que eu consiga dominar o programa, qualquer coisa feita no zbrush com mause e teclado é um trabalho feito sob limitação.

dctmxza-6d34cd2f-73f6-4aab-853e-fd0fc66964d4.jpg


dctmwix-e2fa5f6d-d9fa-4b6c-a7d9-21f8166f9f11.jpg


dctmu6v-b85e9cd1-40b5-42bd-8f12-95923a3e6f1d.jpg

Mais trabalhos como esse no meu deviant art https://www.deviantart.com/matadort/gallery/all

Por conta disso eu basicamente dropei o zbrush, é uma dor de cabeça enorme trabalhar apenas com mause, e isso me desmotivou bastante, pois me tornei um artista 3D extremamente deficiente e incapaz de fazer qualquer coisa que seja orgânica...

Outra deficiência minha é que não sei desenhar, isso mesmo, não sei desenhar kkkk Aprendi 3D, me especializei como Environment Artist e meu nível de desenho é igual uma criança de 9 anos que faz um boneco palito kkkk ( não é tão ruim assim mas é meio isso )

Porém minha inabilidade de fazer desenhos não me impediu de realizar trabalhos como esse:
alexandre-carivaldo-control-room-04.jpg

alexandre-carivaldo-ferrari-render-2.jpg

alexandre-carivaldo-cozinha-day-13.jpg

(tudo acima não é pré-render, é tudo em real-time otimizado para gráficos atuais)
Mais imagens no meu portfólio profissional https://www.artstation.com/matadort
Em breve vou soltar uns vídeos do meu "gameplay" em real-time na UE4 no meu projeto do Tributo a Final Fantasy(o filme) e o Apartamento que eu fiz.

Então, mesmo que eu não saiba desenhar, não me impediu de realizar trabalhos de alto nível técnico, a galera engessa a ideia que pra fazer arte obrigatoriamente o sujeito tem que saber desenhar... e isso acaba sendo um barreira mental muito grande.

Com a mesa digitalizadora, finalmente de fato vou começar a desenhar e poder trabalhar no zbrush a todo vapor. Vou postar aqui desenhos meus e poder aos poucos ir evoluindo na arte 2D. Eu tenho um 2º sonho meu que é me tornar um animador 2D de desenhos/animes, ao longo do tempo com essa wacom, vou decidir de fato qual caminho vou seguir, seja Artista 3D, seja um Animador 2D...
 

geist

Lenda da internet
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Então pessoal, hoje boletei finalmente após anos namorando esse karinha aqui :


Aprendi a mecher com 3D, sendo um completo autodidata, consumindo tudo que é de cursos gringos e brasileiros (sem gastar um centavo).

Porém ao mecher com 3D, algo ficou muito claro pra min, o Zbrush, sendo um programa de esculturas 3D essencial para trabalhos 3D, exige por necessidade uma precisão ao manipular a "argila virtual" que só uma mesa digitalizadora tem, eu aprendi a mecher com Zbrush como um todo, fiz várias esculturas e pequenos trabalhos, porém sempre com a limitação de usar apenas um mause. Não só o zbrush fica melhor com Mesa Digitalizadora, mas como outros programas essenciais para o processo de fazer um cenário 3D em tempo real, Photoshop, Substance Painter ficam bem melhores com Mesa Digitalizadora.

Trabalhar com Zbrush com apenas Mause é tipo só aproveitar 10% que o programa tem a oferecer(sim só 10% mesmo), ao fazer qualquer trabalho de escultura com mause, é um trabalho dobrado e tedioso, você tem que ficar constantemente ajustando os niveis de força do brush manualmente, toda hora, isso torna todo o processo uma dor de cabeça... e ao mesmo torna seu trabalho completamente limitado

Como vocês podem ver nas imagens abaixo, tudo que eu fiz foi apenas com mause e teclado, porém por mais que eu consiga dominar o programa, qualquer coisa feita no zbrush com mause e teclado é um trabalho feito sob limitação.

dctmxza-6d34cd2f-73f6-4aab-853e-fd0fc66964d4.jpg


dctmwix-e2fa5f6d-d9fa-4b6c-a7d9-21f8166f9f11.jpg


dctmu6v-b85e9cd1-40b5-42bd-8f12-95923a3e6f1d.jpg

Mais trabalhos como esse no meu deviant art https://www.deviantart.com/matadort/gallery/all

Por conta disso eu basicamente dropei o zbrush, é uma dor de cabeça enorme trabalhar apenas com mause, e isso me desmotivou bastante, pois me tornei um artista 3D extremamente deficiente e incapaz de fazer qualquer coisa que seja orgânica...

Outra deficiência minha é que não sei desenhar, isso mesmo, não sei desenhar kkkk Aprendi 3D, me especializei como Environment Artist e meu nível de desenho é igual uma criança de 9 anos que faz um boneco palito kkkk ( não é tão ruim assim mas é meio isso )

Porém minha inabilidade de fazer desenhos não me impediu de realizar trabalhos como esse:
alexandre-carivaldo-control-room-04.jpg

alexandre-carivaldo-ferrari-render-2.jpg

alexandre-carivaldo-cozinha-day-13.jpg

(tudo acima não é pré-render, é tudo em real-time otimizado para gráficos atuais)
Mais imagens no meu portfólio profissional https://www.artstation.com/matadort
Em breve vou soltar uns vídeos do meu "gameplay" em real-time na UE4 no meu projeto do Tributo a Final Fantasy(o filme) e o Apartamento que eu fiz.

Então, mesmo que eu não saiba desenhar, não me impediu de realizar trabalhos de alto nível técnico, a galera engessa a ideia que pra fazer arte obrigatoriamente o sujeito tem que saber desenhar... e isso acaba sendo um barreira mental muito grande.

Com a mesa digitalizadora, finalmente de fato vou começar a desenhar e poder trabalhar no zbrush a todo vapor. Vou postar aqui desenhos meus e poder aos poucos ir evoluindo na arte 2D. Eu tenho um 2º sonho meu que é me tornar um animador 2D de desenhos/animes, ao longo do tempo com essa wacom, vou decidir de fato qual caminho vou seguir, seja Artista 3D, seja um Animador 2D...

Meus parabéns pelos trabalhos e pela incrível força de vontade! Você trabalha na área?
Não é preciso saber desenhar, mas uma coisa é preciso ter: referências, muitas, inúmeras... monte (se já não o fez) um banco de dados com elas, vá a lugares onde o inspire a produzir suas artes e observe.
Esse Zbrush é gratuito?
 

Mutolopitico

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Meus parabéns pelos trabalhos e pela incrível força de vontade! Você trabalha na área?
Não é preciso saber desenhar, mas uma coisa é preciso ter: referências, muitas, inúmeras... monte (se já não o fez) um banco de dados com elas, vá a lugares onde o inspire a produzir suas artes e observe.
Esse Zbrush é gratuito?

Zbrush é o programa padrão da indústria de computação gráfica/efeitos visuais e jogos quando se trata de escultura digital 3D. Infelizmente ele é pago e é bem salgado... valor bem mais caro que minha Wacom que boletei... Tem o blender que é free e também que faz esculturas, porém não chega nem perto do Zbrush...

Kkk Obviamente é claro que tenho referências, tudo que eu faço eu monto um banco de dados bem detalhado, o processo de criação de arte 3D não é tão diferente assim de um Artista 2D.

Gostaria de trabalhar na área sim... ja fiz uns freelas... entreguei dezenas de centenas de currículos em empresas de games brasileiras e fora do brasil... porém nunca fui chamado à nada... sempre dizem que "não estamos contratando" "você está na fila de espera" "falta diploma" e entre outras desculpas/motivos...

Minha falta de um diploma relacionado à artes me impediu de entrar em algumas empresas BR... que é bem contraditório do que a galera fala " só basta ter portfólio massa que consegue emprego etc... etc..." até o mito brasileiro Rafael Grassetti soltou uma dessas no flow podcast, porém não bem assim que funciona as coisas, com meu portfólio eu ja era pra tar trabalhando na Diorama Dgital ou Kokku Games, porém por eu não morar em Recife e não ter diploma, não fui aceito...

Fica o recado pra galerinha que vai na onda de que "só basta ter portfólio" que é aceito em qualquer lugar, de fato sim tem empresas BR que aceitam apenas pelo portfólio, porém essas são minoria infelizmente...
 

Alberon

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Zbrush é o programa padrão da indústria de computação gráfica/efeitos visuais e jogos quando se trata de escultura digital 3D. Infelizmente ele é pago e é bem salgado... valor bem mais caro que minha Wacom que boletei... Tem o blender que é free e também que faz esculturas, porém não chega nem perto do Zbrush...

Kkk Obviamente é claro que tenho referências, tudo que eu faço eu monto um banco de dados bem detalhado, o processo de criação de arte 3D não é tão diferente assim de um Artista 2D.

Gostaria de trabalhar na área sim... ja fiz uns freelas... entreguei dezenas de centenas de currículos em empresas de games brasileiras e fora do brasil... porém nunca fui chamado à nada... sempre dizem que "não estamos contratando" "você está na fila de espera" "falta diploma" e entre outras desculpas/motivos...

Minha falta de um diploma relacionado à artes me impediu de entrar em algumas empresas BR... que é bem contraditório do que a galera fala " só basta ter portfólio massa que consegue emprego etc... etc..." até o mito brasileiro Rafael Grassetti soltou uma dessas no flow podcast, porém não bem assim que funciona as coisas, com meu portfólio eu ja era pra tar trabalhando na Diorama Dgital ou Kokku Games, porém por eu não morar em Recife e não ter diploma, não fui aceito...

Fica o recado pra galerinha que vai na onda de que "só basta ter portfólio" que é aceito em qualquer lugar, de fato sim tem empresas BR que aceitam apenas pelo portfólio, porém essas são minoria infelizmente...




Já vi em um vídeo, mas não lembro quem falou, que o que pesa mesmo, o que abrem as portas é possuir um diploma acadêmico.
Mesmo que os cursos de especialização sejam bem melhores e mais aprofundados.

 

Mutolopitico

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Já vi em um vídeo, mas não lembro quem falou, que o que pesa mesmo, o que abrem as portas é possuir um diploma acadêmico.
Mesmo que os cursos de especialização sejam bem melhores e mais aprofundados.

Por conta exatamente disso que chutei o balde e decidi fazer Enem, com 24 anos... Estudei sozinho feito cão encarnado pelo Diablo e conseguir na passar na Federal em Artes Visuais, agora me sinto suave, pois irei ter um diploma de uma federal daqui uns anos, e até lá, irei decidir se eu me torno de fato um Animador 2D (keyframe-in between animator) ou Artista 3D Modelador de Cenários de jogos em tempo real...
 

trevz

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Por conta exatamente disso que chutei o balde e decidi fazer Enem, com 24 anos... Estudei sozinho feito cão encarnado pelo Diablo e conseguir na passar na Federal em Artes Visuais, agora me sinto suave, pois irei ter um diploma de uma federal daqui uns anos, e até lá, irei decidir se eu me torno de fato um Animador 2D (keyframe-in between animator) ou Artista 3D Modelador de Cenários de jogos em tempo real...

Só toma cuidado e não fique tão "suave" que diploma nessa área é a mesma coisa que nada praticamente, o fator chave pra arrumar trampo vai ser o Portfólio mesmo, não o diploma, ainda mais nas áreas que vc citou aí, animador 2D ou artista 3D.
 

geist

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Peguei um Tablet HS64 Huion. Até o final do ano que vem quero estar começando a desenhar alguma coisa. Alguma dica de programa para desenho?
É melhor se desenvolver antes no papel?
 

Alberon

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Peguei um Tablet HS64 Huion. Até o final do ano que vem quero estar começando a desenhar alguma coisa. Alguma dica de programa para desenho?
É melhor se desenvolver antes no papel?





No tradicional estou fazendo o seguinte: Faço o esboço sem medo de errar, pode errar mesmo, riscando, se corrigindo (sem apagar), desenho livre mesmo, isso no papel.
Depois, tiro uma foto e transfiro para mexer no digital.

Sobre o programa, atualmente uso o Gimp 2.10 por ser gratuito, mas antes usava um Photoshop piratex.

O bizu é desenhar todo dia, nem que seja algo simples, nem que seja uma horinha, você vai ver como vai evoluir bem.

155887


Tiver interessado, tem uma galera aqui do desenho no Discord, todo mundo se ajuda por lá.
 

Mutolopitico

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Então, eu havia dito antes há alguns posts aqui, que ia soltar uns vídeos relacionado as peças chaves do meu portfólio.

Soltei os vídeos ja há alguns dias e fiz um tópico dedicado na pasta Gamedev e pedir também o feedback de vocês sobre meus trabalhos.







O objetivo dos vídeos é se sentirem imersos com o feel do cenário e talz, que tipo de sentimentos que vão se identificar, por isso são vídeos longos. O único diferencial é o vídeo do projeto Sci-fi do filme Final Fantasy que tem um segmento voltado para breakdown do cenário.

Uma curiosidade é que os takes de câmera foram feitos à mão, de eu "voando na cena simulando takes cinematográficos" nada ai é keyframe ou algo do tipo, deu um trabalhão do c***lho, ensaiar os takes diversas vezes, movimento suave e cinematográfico nas mão pelo mause e talz. Os takes não são aleatórios e tem uma narrativa visual por trás.

Gostaria muito do feedback, principalmente de outros artistas 3D do fórum aqui, sei que são poucos, mas preciso da opinião de vocês, se pá a gente troca umas ideias e conhecimentos também
 

ELTORO

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Então, eu havia dito antes há alguns posts aqui, que ia soltar uns vídeos relacionado as peças chaves do meu portfólio.

Soltei os vídeos ja há alguns dias e fiz um tópico dedicado na pasta Gamedev e pedir também o feedback de vocês sobre meus trabalhos.







O objetivo dos vídeos é se sentirem imersos com o feel do cenário e talz, que tipo de sentimentos que vão se identificar, por isso são vídeos longos. O único diferencial é o vídeo do projeto Sci-fi do filme Final Fantasy que tem um segmento voltado para breakdown do cenário.

Uma curiosidade é que os takes de câmera foram feitos à mão, de eu "voando na cena simulando takes cinematográficos" nada ai é keyframe ou algo do tipo, deu um trabalhão do c***lho, ensaiar os takes diversas vezes, movimento suave e cinematográfico nas mão pelo mause e talz. Os takes não são aleatórios e tem uma narrativa visual por trás.

Gostaria muito do feedback, principalmente de outros artistas 3D do fórum aqui, sei que são poucos, mas preciso da opinião de vocês, se pá a gente troca umas ideias e conhecimentos também

Os modelos estão excelentes, muito bem definidos e com qualidade profissa.

Dito isso, senti que a parte cinematográfica ficou com mais cara de tech demo do que de um filme ou curta.
Se essa foi a intenção, perfeito o seu trabalho .
Senão eu tenho algumas sugestões a fazer.

Pegando o segundo vídeo como exemplo, está de noite e tocando uma música que indica tranquilidade, e ao mesmo tempo uma certa aura de mistério.
Você poderia amplificar esse efeito, ou causar um efeito diferente, colocando objetos singulares, um jogo de luz e sombra mais enfático , para que isso fuja do comum.

Faltam elementos que dão destaque para os lindos modelos que você fez.
Tipo, em um momento vi uma cama um tanto desarrumada ali no segundo vídeo.
Porque não colocar alguns livros jogados, ou um rádiozinho com cores destacantes?
Pôsteres na parede?
Que tal uns retratos mostrando a família em que vive ali?
Aí fica a seu critério escolher.
Organizando esses objetos, fica até mais fácil para você montar uma estrutura narrativa sólida, direcionando a câmera para o foco das cenas.

Irei utilizar um exemplo prático de Silent Hill 4 pra explicar isso melhor:
157003
Desconsidere a porta inicialmente, olhe somente para o resto.
Temos aqui um apartamento aparentemente comum, com uma geladeira, pia, e armários um pouco desgastados, mas aceitáveis, nada de outro mundo realmente.
Entretanto, isso mistura com a iluminação do local, que é um tanto fosca, fraca e amarronzada, e passa uma sensação de imensa solidão e abandono, como se fosse um lugar sem vida.

Agora finalmente olha para a porta, e veja como isso amplifica o efeito.
Cadeados e correntes na porta inteira + lugar pouco iluminado e velho, quem diabos moraria em um apartamento cabuloso desses?
É uma espécie de apocalipse zumbi, tem monstros tentando invadir o local e o personagem precisa de se proteger, por isso a quantidade de correntes?
São demônios que estão tentando entrar?
Ou são os próprios demônios que colocaram as correntes na porta?

É exatamente esse tipo de mensagem que deve ficar mais clara a quem está assistindo (ou jogando).
Você tem de dar pistas, uma base, juntando elementos para quem está vendo ter uma impressão.

E aliás, sua ideia parece combinar muito com os jogos da Konami.
Não por causa do aspecto de terror (no caso do exemplo que utilizei do Silent Hill) ou algo do tipo, mas porque os modelos que você usou são limpos e a iluminação também.
Os jogos dela casam perfeitamente com esse aspecto (principalmente dps da transição da Fox Engine), então talvez sirvam como fonte de inspiração para tu.
 

Mutolopitico

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Caramba GFOLDSCHOOL era justamente esse tipo de feedback que eu gostaria de receber... então... vamos lá :kjoinha
Os modelos estão excelentes, muito bem definidos e com qualidade profissa.

Dito isso, senti que a parte cinematográfica ficou com mais cara de tech demo do que de um filme ou curta.
Se essa foi a intenção, perfeito o seu trabalho .
Senão eu tenho algumas sugestões a fazer.

Sobre os modelos/assets, esse projeto em especifico foi um grande aprendizado como Environment Artist, tive que fazer todo um planejamento do "level of detail" dos assets do cenário, se eu fosse trabalhar todos os assets como se fossem "hero assets" provavelmente eu nunca teria terminado esse projeto kkk. Que é justamente isso que difere um Environment Artist de um Props Artist, o Props vai super-detalhar todos os objetos que ele receber, porém isso é impraticável num cenário com centenas de objetos, o "Todo da cena" é mais importante do que um o outro objeto super-detalhado. Coisa que muito Environment Artist iniciante tem dificuldade de executar.

Hmm... interessante seu ponto de vista, eu quis balancear o cinematográfico e o "feeling de visitar uma casa".
Pegando o segundo vídeo como exemplo, está de noite e tocando uma música que indica tranquilidade, e ao mesmo tempo uma certa aura de mistério.
Você poderia amplificar esse efeito, ou causar um efeito diferente, colocando objetos singulares, um jogo de luz e sombra mais enfático , para que isso fuja do comum.

Faltam elementos que dão destaque para os lindos modelos que você fez.
Tipo, em um momento vi uma cama um tanto desarrumada ali no segundo vídeo.
Porque não colocar alguns livros jogados, ou um rádiozinho com cores destacantes?
Pôsteres na parede?
Que tal uns retratos mostrando a família em que vive ali?
Aí fica a seu critério escolher.
Organizando esses objetos, fica até mais fácil para você montar uma estrutura narrativa sólida, direcionando a câmera para o foco das cenas.

bem curioso seu ponto de vista, eu fiz o cenário do Apartamento tendo em vista referencias visuais Bioshock Infinite, Resident Evil 7. Porém eu não me limitei em "copiar" o feel visual desses jogos, eu botei uma pitada da minha visão artística.

Sobre a luz no Apartamento de noite, o setup de luz eu fiz tentando me aproximar de Resident Evil 7, porém eu não queria que ficasse "dark demais" então dei uma retocada nesse aspecto, eu quis tentar um "meio termo" entre sombrio e " uma noite aconchegante ".

Sobre os objetos de cena e o "storytelling do cenário" esse projeto foi algo que na verdade eu não deveria ter tentado... Foi o famoso "erro de principiante", fui tentar fazer algo "grande demais" como 1º peça de portfólio, e no fim se resultou em um projeto interminável que mais me desanimava doque me deixava com prazer em trabalhar...

Na cena original eu modelei e abri os UV de mais de 200 objetos individuais, fora os objetos tinham seus variantes High Poly pra fazer Bake de normal map... que é uma insanidade total pra quem estava apenas fazendo a primeira peça de portfólio, era pra ter MUITOS mais objetos singulares e peças de storytelling, porém na fase de texturização, eu me tomei conta que havia criado um "monstro" e eu tive que dolorosamente e profissionalmente remover dezenas de objetos para que eu possa terminar o projeto. Um artista despreparado ou desencorajado iria simplesmente largar o projeto(e eu pensei muito nisso também) porém eu pensei frio e comecei esse processo de "cortar partes do cenário" para que eu possa termina-lo.

Sobre esse aspecto de fazer um cenário que seja impressionante e ao mesmo tempo que não custe meses de trabalho, fiz o projeto Sci-fi, que apesar da complexidade que o cenário possui, ele e composto praticamente 90% de assets modulares, foi uma uma mão na roda em questão de não ter o "burnout de trabalho" como eu tive com o cenário do Apartamento, o processo de desenvolvimento do cenário Sci-fi foi suave e menos de 1º mês ficou pronto.

Desconsidere a porta inicialmente, olhe somente para o resto.
Temos aqui um apartamento aparentemente comum, com uma geladeira, pia, e armários um pouco desgastados, mas aceitáveis, nada de outro mundo realmente.
Entretanto, isso mistura com a iluminação do local, que é um tanto fosca, fraca e amarronzada, e passa uma sensação de imensa solidão e abandono, como se fosse um lugar sem vida.

Agora finalmente olha para a porta, e veja como isso amplifica o efeito.
Cadeados e correntes na porta inteira + lugar pouco iluminado e velho, quem diabos moraria em um apartamento cabuloso desses?
É uma espécie de apocalipse zumbi, tem monstros tentando invadir o local e o personagem precisa de se proteger, por isso a quantidade de correntes?
São demônios que estão tentando entrar?
Ou são os próprios demônios que colocaram as correntes na porta?

É exatamente esse tipo de mensagem que deve ficar mais clara a quem está assistindo (ou jogando).
Você tem de dar pistas, uma base, juntando elementos para quem está vendo ter uma impressão.

E aliás, sua ideia parece combinar muito com os jogos da Konami.
Não por causa do aspecto de terror (no caso do exemplo que utilizei do Silent Hill) ou algo do tipo, mas porque os modelos que você usou são limpos e a iluminação também.
Os jogos dela casam perfeitamente com esse aspecto (principalmente dps da transição da Fox Engine), então talvez sirvam como fonte de inspiração para tu.

Interessante você citar Sillent Hill 4, to numa maratona de zerar todos os jogos da série e terminei o 3 recentemente. Curto demais o visual "sujo e sombio" da antiga Team Sillent. Gostei de seus pontos, e como falei acima, o cenário Apartamento sofreu muito com o "cut" de assets que tive realizar.

Engraçado você citar sobre os modelos que você percebeu que são "limpos" , eu dei uma boa estilizada e ampliada no aspecto de sujeira dos objetos tanto que há uns takes específicos mostrando os pisos cheios de poeira acumulada nas bordas e paredes sujas e talz, eu deixei sujo o suficiente para que pessoas normais fossem "viver" nessa casa, eu poderia ter deixado mais sujo e se aproximar do visual da demo "PT" de Sillent Hill, porém eu preferi deixar assim mesmo.

No geral, a cena final ainda tem sim uma boa camada de storytelling, retratos faciais nunca foi meu objetivo de por na cena. Meu objetivo com o projeto Apartamento, era que o observador "pensasse um pouco a mais" para preencher os "gaps" com suas próprias memórias e feelings. Nunca foi muito meu objetivo de deixar algo "claro e concreto" sobre a cena no geral. Sei que esse pensamento meu não é o mais ideal, mas eu quis seguir nessa linha mais subjetiva de fazer o povo pensar a mais.

Enfim, curti bastante sua critica/feedback, era justamente isso que eu gostaria de ver. Você é artista 2D de desenho tradicional?

Depois eu vou entrar no projeto original no Maya e postar umas fotos do que era pra ter sido originalmente o projeto
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
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Então pessoal, minha Wacom chegou e comecei o processo de aprender desenho tradicional...

Na minha busca por cursos, um velho problema reapareceu exatamente da mesma forma que eu estava aprendendo 3D anos atrás.

Nessa onda da internet, todo mundo virou professor de "cursin online" de qualquer coisa pra ganhar rios de dinheiro, é só o cara saber mais um pouco acima da média que quer lançar sitezin de cursin online e encher os bolsos. Por conta disso há uma maré, uma abundância de cursos na internet, e que infelizmente a extrema maioria deles é de baixa qualidade.

Um exemplo que eu passei ao aprender 3D, era o fato do "Professor" ensinar tudo num ritmo acelerado, tratando seus alunos como se fossem experientes na área, mal introduziu os fundamentos e o cara já ta fazendo modelos 3D super complexos e cheios de técnicas avançadas na sua cara, e você boiando vendo aquilo tudo sem saber oque fazer.

A mesma coisa percebi no ensino de desenho tradicional também, o cara mal apresentou os fundamentos básicos, e já ta fazendo speed drawing super avançado, isso é frustrante demais. Felizmente na minha busca por cursos online eu achei alguns que de fato havia uma "cadencia" nos estudos, uma longa introdução, calma, tranquila, em que o professor sai do pedestal de "fodão das artes" para falar com você de igual à igual, "olha e assim que se pega num lápis" "use a pressão de seu punho para criar diferentes tonalidades" e etc... etc...

O foda é a pessoa gastar rios de dinheiro em diversos cursos no Udemy, se frustrar até achar um curso que de fato o professor sabe oque ta falando,se tem metodologia, plano de estudos e talz. Ao contrário dos outros demais cursos que o kra mal começou a falar de perspectiva, volumes e silhuetas, e o doido ja ta fazendo speed drawing do Goku na pose do Kamehameha na sua cara.

Eu no momento, estou nos fundamentos, desenhando círculos, triângulos, cubos, cones, tubos básicos, linhas retas, linhas verticais, linhas diagonais. Tudo básico do básico, eu quero passar uma semana inteira só desenhando essas traços básicos. Só de desenhar linhas, meu controle da mão melhorou significamente, as linhas no inicio saiam todas tortas, agora ja ta praticamente tudo reto já.

Ao aprender 3D foi exatamente a mesma coisa, eu passei longos períodos apenas no básico do básico, e com 2D não será diferente. Eu não quero me tornar um artista 2D analfabeto funcional, que o cara mal aprendeu perspectiva e já ta desenhando o Naruto Kyubii 9 caudas fazendo triplo mortal carpado.

Então fica o meu relato pra quem deseja aprender desenho tradicional, não seja apressado, não atropele os fundamentos, não queime a largada meu chapa. Tudo e um processo, se você pula ou é apressadinho demais, vai se tornar um artista com deficiências graves e vai ser mais difícil consertar seus trabalhos. Achar um bom curso com um bom professor é chave também.

Porque uma pessoa leiga, gasta seu dinheiro suado num curso desses huebr safado "profêhssoorh", num conteúdo de curso apressado, atropelado, no 3º vídeo o kra fazendo desenho de alto nível e você boiando, e pra pessoa desistir completamente de aprender uma nova habilidade...
 

ELTORO

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Então pessoal, minha Wacom chegou e comecei o processo de aprender desenho tradicional...

Na minha busca por cursos, um velho problema reapareceu exatamente da mesma forma que eu estava aprendendo 3D anos atrás.

Nessa onda da internet, todo mundo virou professor de "cursin online" de qualquer coisa pra ganhar rios de dinheiro, é só o cara saber mais um pouco acima da média que quer lançar sitezin de cursin online e encher os bolsos. Por conta disso há uma maré, uma abundância de cursos na internet, e que infelizmente a extrema maioria deles é de baixa qualidade.

Um exemplo que eu passei ao aprender 3D, era o fato do "Professor" ensinar tudo num ritmo acelerado, tratando seus alunos como se fossem experientes na área, mal introduziu os fundamentos e o cara já ta fazendo modelos 3D super complexos e cheios de técnicas avançadas na sua cara, e você boiando vendo aquilo tudo sem saber oque fazer.

A mesma coisa percebi no ensino de desenho tradicional também, o cara mal apresentou os fundamentos básicos, e já ta fazendo speed drawing super avançado, isso é frustrante demais. Felizmente na minha busca por cursos online eu achei alguns que de fato havia uma "cadencia" nos estudos, uma longa introdução, calma, tranquila, em que o professor sai do pedestal de "fodão das artes" para falar com você de igual à igual, "olha e assim que se pega num lápis" "use a pressão de seu punho para criar diferentes tonalidades" e etc... etc...

O foda é a pessoa gastar rios de dinheiro em diversos cursos no Udemy, se frustrar até achar um curso que de fato o professor sabe oque ta falando,se tem metodologia, plano de estudos e talz. Ao contrário dos outros demais cursos que o kra mal começou a falar de perspectiva, volumes e silhuetas, e o doido ja ta fazendo speed drawing do Goku na pose do Kamehameha na sua cara.

Eu no momento, estou nos fundamentos, desenhando círculos, triângulos, cubos, cones, tubos básicos, linhas retas, linhas verticais, linhas diagonais. Tudo básico do básico, eu quero passar uma semana inteira só desenhando essas traços básicos. Só de desenhar linhas, meu controle da mão melhorou significamente, as linhas no inicio saiam todas tortas, agora ja ta praticamente tudo reto já.

Ao aprender 3D foi exatamente a mesma coisa, eu passei longos períodos apenas no básico do básico, e com 2D não será diferente. Eu não quero me tornar um artista 2D analfabeto funcional, que o cara mal aprendeu perspectiva e já ta desenhando o Naruto Kyubii 9 caudas fazendo triplo mortal carpado.

Então fica o meu relato pra quem deseja aprender desenho tradicional, não seja apressado, não atropele os fundamentos, não queime a largada meu chapa. Tudo e um processo, se você pula ou é apressadinho demais, vai se tornar um artista com deficiências graves e vai ser mais difícil consertar seus trabalhos. Achar um bom curso com um bom professor é chave também.

Porque uma pessoa leiga, gasta seu dinheiro suado num curso desses huebr safado "profêhssoorh", num conteúdo de curso apressado, atropelado, no 3º vídeo o kra fazendo desenho de alto nível e você boiando, e pra pessoa desistir completamente de aprender uma nova habilidade...
Acabei não te respondendo na outra página porque meu rascunho do post sumiu, então fiquei com preguiça de fazer de novo haha.

Mas tu podia aparecer no Discord nosso aqui, fica mais fácil de debater essas coisas.
Aliás pessoal podia aparecer mais por lá, vi muita gente entrando no grupo porém postam pouco.

Dando uma resumida no que posso falar desse assunto : procure cursos de fora quando for olhar pra fundamentos, ou qualquer outra coisa.
No Youtube mesmo já tem bastante material bom e gratuito, basta saber procurar.
Se quiser se aprofundar, tem os cursos do Schoolism, CGMA, Watts Atelier, New Masters Academy.
Livros tem a rodo também, tanto sobre fundamentos quanto artbooks.
Grande parte desse material você encontra de graça na internet, embora seja de forma ilegal, mas você pode muito bem baixar e ver o que acha, se for bacana você vai lá e compra ou se inscreve (no caso de cursos) depois.

Quanto ao lance de fundamentos, você está com a mentalidade correta.
Só recomendaria, em adição a isso, continuar fazendo arte com aquilo que você gosta tbm.
Pegue suas inspirações e vá fazendo uns desenhos, mesmo que não fiquem lá grandes coisas, mas isso é essencial pra você desenvolver motivação e identidade.
A longo prazo isso vai fazer diferença demais.
 
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Mutolopitico

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Acabei não te respondendo na outra página porque meu rascunho do post sumiu, então fiquei com preguiça de fazer de novo haha.

Mas tu podia aparecer no Discord nosso aqui, fica mais fácil de debater essas coisas.
Aliás pessoal podia aparecer mais por lá, vi muita gente entrando no grupo porém postam pouco.

Dando uma resumida no que posso falar desse assunto : procure cursos de fora quando for olhar pra fundamentos, ou qualquer outra coisa.
No Youtube mesmo já tem bastante material bom e gratuito, basta saber procurar.
Se quiser se aprofundar, tem os cursos do Schoolism, CGMA, Watts Atelier, New Masters Academy.
Livros tem a rodo também, tanto sobre fundamentos quanto artbooks.
Grande parte desse material você encontra de graça na internet, embora seja de forma ilegal, mas você pode muito bem baixar e ver o que acha, se for bacana você vai lá e compra ou se inscreve (no caso de cursos) depois.

Quanto ao lance de fundamentos, você está com a mentalidade correta.
Só recomendaria, em adição a isso, continuar fazendo arte com aquilo que você gosta tbm.
Pegue suas inspirações e vá fazendo uns desenhos, mesmo que não fiquem lá grandes coisas, mas isso é essencial pra você desenvolver motivação e identidade.
A longo prazo isso vai fazer diferença demais.

Depois me passe o link do discord da galera, gostaria muito de trocar umas ideias

Sobre cursos eu ja to bem municiado de cursos bons, e alguns bons achados em águas torrenciais... :ksafado

O fato que to focado nos fundamentos iniciais, não me proíbe também tentar fazer um esboço do Narutin ou Goku God SSJ.... claro que eu não vou focar apenas nisso, e me perder no meio do caminho pulando as etapas como muita gente faz. Motivação pode ter certeza que tenho de sobra :rox
 

ELTORO

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Depois me passe o link do discord da galera, gostaria muito de trocar umas ideias

Sobre cursos eu ja to bem municiado de cursos bons, e alguns bons achados em águas torrenciais... :ksafado

O fato que to focado nos fundamentos iniciais, não me proíbe também tentar fazer um esboço do Narutin ou Goku God SSJ.... claro que eu não vou focar apenas nisso, e me perder no meio do caminho pulando as etapas como muita gente faz. Motivação pode ter certeza que tenho de sobra :rox


Amém irmão, você tá no caminho certo!
 
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