O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Privacidade Online - Dicas e Sugestões

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Depois de assistir ao documentário da Netflix O Dilema das redes eu dei aquela pirada foda e começei a reparar em como tudo que vemos nas redes sociais é direcionado. Observei que o instagram fica realmente me mostrando fotos e stories das pessoas que eu mais interajo nas postagem. Os recomendados do Youtube também é foda, como no seriado você entra em um loop de conteudo e aquilo vai trabalhando sua mente de uma forma bizarra. Eu imagino o estrago que isso faz na mente de um adolecente, agora eu entendo o crescimento desses movimentos do tipo terra plana e anti-vacina.


Então criei esse tópico pro pessoal postar suas dicas e sugestões pra tentar dimunir um pouco essa vigilância e coleta dos nossos dados.

Atualmente uso a extensão uBlock Origin no firefox. Vocês fazem algum tweak pra aumentar a privacidade? Alguma dica de extensão?

No celular (uso android) desativo todas as notificações. Whatsapp, Telegram, Instagram e Reddit estão completamente silenciados. Só deixo ativo a notificação dos e-mails importantes. Meu youtube uso aquele app Vanced porque não aguentava mais ver propaganda de investimentos.

Redes sociais eu removi facebook e twitter do celular, estou tentando largar o instagram também.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.110
Reações
7.206
Pontos
774
Pra ter 100% de privacidade, só usando um navegador tipo o TorBrowser em modo de segurança máxima e bootando com o Tails. E mesmo assim não é garantido, a não ser que só navegue em sites da Deepweb.

Eu já desencanei disso. Só instalo um bloqueador de propaganda mesmo e ligo o f**a-se. Como não sou mais um adolescente facilmente influenciável, dou uma cagada legal pra sugestões de youtube e afins.
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
uBlock Origin com todas as listas extras ativadas já é bem bom. Se quiser ser mais paranóico pode usar o uMatrix, acho que foi descontinuado em questão de desenvolvimento mas segue funcionando.

No celular se tiver root o AdAway é uma boa, se não tiver recomendo o NextDNS.

No navegador, outras pra dar uma olhada: AdNauseam, Privacy Badger, Privacy Possum, LocalCDN.

Vi que tu falou de YouTube, dá uma olhada no SponsorBlock pro navegador do desktop. Na mesma veia só que pra notícias: Burlesco e Bypass Paywalls.

Não postei links porque acho bom ir pesquisando, ver o que cada coisa faz e ajustar de acordo com o quanto tu quer sacrificar em termos de praticidade, etc.

Acho que isso que tu comentou de largar as redes sociais é o que mais faz diferença, se não em termos do que coletam de ti, em termos de tua atitude. Um próximo passo nessa linha seria começar a se tornar mais independente de contas e serviços de grandes corporations tipo Google, Microsoft, Apple etc.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
uBlock Origin com todas as listas extras ativadas já é bem bom. Se quiser ser mais paranóico pode usar o uMatrix, acho que foi descontinuado em questão de desenvolvimento mas segue funcionando.

No celular se tiver root o AdAway é uma boa, se não tiver recomendo o NextDNS.

No navegador, outras pra dar uma olhada: AdNauseam, Privacy Badger, Privacy Possum, LocalCDN.

Vi que tu falou de YouTube, dá uma olhada no SponsorBlock pro navegador do desktop. Na mesma veia só que pra notícias: Burlesco e Bypass Paywalls.

Não postei links porque acho bom ir pesquisando, ver o que cada coisa faz e ajustar de acordo com o quanto tu quer sacrificar em termos de praticidade, etc.

Acho que isso que tu comentou de largar as redes sociais é o que mais faz diferença, se não em termos do que coletam de ti, em termos de tua atitude. Um próximo passo nessa linha seria começar a se tornar mais independente de contas e serviços de grandes corporations tipo Google, Microsoft, Apple etc.

Eu dei uma olhada no site Privacy Tools e cheguei a instalar os addons que eles recomendam. O foda que meu notebook humilde começou a arregar por causa das várias extensões kkkkk

Essa parada que tu falou da praticidade é foda também, tem muito site que bloqueia acesso se ver que estamos usando o adblock ou alguns deixam de funcionar corretamente. Por algum tempo eu entrei na vibe de desativar o adblock pra "ajudar" os criadores de conteúdo, mas essas propagandas de 15 seg ou 2 ad seguidos no youtube me fizeram voltar atrás.

Addons no firefox que estou usando:

HTTPS Everywhere enables encryption of your connections to many major websites, making your browsing more secure. It is a collaboration between The Tor Project and the Electronic Frontier Foundation.

Decentraleyes emulates Content Delivery Networks locally by intercepting requests, finding the required resource, and injecting it into the environment. This all happens instantaneously, automatically, and no prior configuration is required.

ClearURLs will automatically remove tracking elements from URLs to help protect your privacy when browsing through the Internet.

uBlock Origin is an efficient wide-spectrum blocker that is easy on memory, and yet can load and enforce thousands more filters than other popular blockers out there. It has no monetization strategy and is completely open source. Advanced mode allows for dynamic filtering. Dynamic filtering allows for extended blocking similar to NoScript and uMatrix (E.g. medium or hard) blocking.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Depois de assistir ao documentário da Netflix O Dilema das redes
Não conhecia. Vou assistir com minha esposa. Eu raramente acesso qualquer rede social, mas ela acessa bastante (nada exagerado, mas comparativamente).
No mais, apenas tenho o Adblocker no Chrome e meio que cago pro que é recomendado. Às vezes assisto, mas normalmente vou atrás de algo específico e pronto.
 


sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Não conhecia. Vou assistir com minha esposa. Eu raramente acesso qualquer rede social, mas ela acessa bastante (nada exagerado, mas comparativamente).
No mais, apenas tenho o Adblocker no Chrome e meio que cago pro que é recomendado. Às vezes assisto, mas normalmente vou atrás de algo específico e pronto.

Eu assisti com a minha namorada (que tem um vicio no instagram no meu ponto de vista) e foi muito bom pra ela cair na realidade um pouco. Deu um baque nela.

Não sei como funciona ao certo esse rastreio mas tenho medo de cair alguma propaganda pro pessoal da minha casa de garotas 2D em poses sensuais :klolwtf
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Infelizmente, querer privacidade em pleno 2020 é utopia, eu já desencanei nisso também, quer ver o que faço fodase paciência porque não tem como esconder.

Dizem que tem uns app que mostra se sua câmera e microfone estão sendo usados, ele tipo mostra na barra de notificações, mas rede social eu uso praticamente todas (não tenho foto minha em nenhuma) e é o máximo que consigo fazer, tirando isso, é aceitar que não existe mais.

Existe, se você viver de ermita numa gruta longe da civilização e sem nenhum aparelho eletrônico, e mesmo assim vai ter alguma câmera te vigiando em algum lugar.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Se quiser privacidade vc tem q excluir as contas nas redes sociais.

Use o pyhole para bloquear determinados servers.

Por fim, vpn
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.815
Reações
10.961
Pontos
753
se vc não é famoso, não tira foto pelado e não tá pesquisando drogas/pedofilia, fica em paz.
 

HonkaHonka

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.487
Reações
17.006
Pontos
503
A webcam do meu notebook já está coberta por um pedaço de fita isolante.

O resto, tá tranquilo. Até queria bloquear os ads, mas tenho preguiça de fazer os esquemas. Não posso pesquisar nada que logo aparece anúncio de algo relacionado e isso me incomoda um pouco.

Abraços!
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Ublock por si só não é privacidade, rastreadores continuam. Você não ver propaganda em nada tem a ver com privacidade de seus dados.
A menos que use lista de rastreadores, ainda sim não vai evitar que peguem seus rastros.

Se quiser passar em branco Tails com tor embutido, não use nada do google no smart com custom rom e não logue em conta nas redes.



Mas obviamente tu não farás nada disso, então apenas use duckgoo e troque gmail por qualquer outro.(o que aposto que não fará também)
 
D

Deleted member 120622

Eu não uso rede social (nem tanto por esse motivo, é pq acho perda de tempo mesmo, deletei tudo começo do ano e não me arrependo) e tento sempre usar aplicativos e programas open source, já ajuda bastante, além de boas práticas de uso, claro.

Único foda é se desvencilhar do Google, praticamente impossível. Não consigo viver sem o maps, por exemplo. Além do que o monopólio do Google é tão forte que no Android vários aplicativos nem funcionam sem gapps e um monte de site dão bugs ocasionais com navegadores que não chromium. Empresa lixo do lixo. A solução que encontrei é usar uma ROM Android segura com gapps pico mínimo do mínimo, aí só instalo o que realmente tem necessidade (maps por exemplo)
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Eu tive uma discussão seria com a coordenação do colégio do meu filho por conta de webcam .

Em tempos de pandemia , com aulas online , eu simplesmente desativei no sistema a webcam.
Certo dia meu filho contou que a professora disse que " quem não ligar a webcam ficará com ponto negativo".

Eu já fervo em ódio com essas coisas , dizendo o seguinte :

"Eu não autorizo a exposição de imagem e moradia do meu filho , portanto não há nada que o obrigue a ligar a webcam ".

A coordenação disse que é uma questão de bom senso tanto do professor , quanto dos pais.

O assunto é bem mais extenso , porém o resumo é esse , e pra constar a webcam continua desativada.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Eu tive uma discussão seria com a coordenação do colégio do meu filho por conta de webcam .

Em tempos de pandemia , com aulas online , eu simplesmente desativei no sistema a webcam.
Certo dia meu filho contou que a professora disse que " quem não ligar a webcam ficará com ponto negativo".

Eu já fervo em ódio com essas coisas , dizendo o seguinte :

"Eu não autorizo a exposição de imagem e moradia do meu filho , portanto não há nada que o obrigue a ligar a webcam ".

A coordenação disse que é uma questão de bom senso tanto do professor , quanto dos pais.

O assunto é bem mais extenso , porém o resumo é esse , e pra constar a webcam continua desativada.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk

Acho um leve exagero isso, mas obviamente a decisão é sua. O que posso te falar é que dar aula para uma parede é um saco, além de você perder qualquer indicador de como o aluno está reagindo ao conteúdo.

Leitura de classe é uma das habilidades mais úteis como professor, muitas vezes os alunos deixam simplesmente passar certas coisas, mas dá para perceber conforme observamos eles.
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Acho um leve exagero isso, mas obviamente a decisão é sua. O que posso te falar é que dar aula para uma parede é um saco, além de você perder qualquer indicador de como o aluno está reagindo ao conteúdo.

Leitura de classe é uma das habilidades mais úteis como professor, muitas vezes os alunos deixam simplesmente passar certas coisas, mas dá para perceber conforme observamos eles.
Cara te entendo , concordo que dar aula para bolinhas é uma m**** , acredite eu sei.

Como eu disse o assunto é bem mais extenso.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
existe bloqueador de ads para apps do android?

tipo eu uso o 9gag no celular mas sempre aparece propaganda entre cada topico la.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.364
Reações
51.546
Pontos
1.712
Eu tive uma discussão seria com a coordenação do colégio do meu filho por conta de webcam .

Em tempos de pandemia , com aulas online , eu simplesmente desativei no sistema a webcam.
Certo dia meu filho contou que a professora disse que " quem não ligar a webcam ficará com ponto negativo".

Eu já fervo em ódio com essas coisas , dizendo o seguinte :

"Eu não autorizo a exposição de imagem e moradia do meu filho , portanto não há nada que o obrigue a ligar a webcam ".

A coordenação disse que é uma questão de bom senso tanto do professor , quanto dos pais.

O assunto é bem mais extenso , porém o resumo é esse , e pra constar a webcam continua desativada.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
Mas ai eu acho que faltou empatia da sua parte. Você está mais interferindo no desenvolvimento do seu filho do que o protegendo.
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Mas ai eu acho que faltou empatia da sua parte. Você está mais interferindo no desenvolvimento do seu filho do que o protegendo.
Não não, como eu disse , foi bem resumido , envolve muita coisa além , inclusive eu sou funcionário desse colégio há muitos anos kkkkkk

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.885
Reações
7.647
Pontos
453
"Eu não autorizo a exposição de imagem e moradia do meu filho , portanto não há nada que o obrigue a ligar a webcam ".

A coordenação disse que é uma questão de bom senso tanto do professor , quanto dos pais.

O assunto é bem mais extenso , porém o resumo é esse , e pra constar a webcam continua desativada.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
Criançada hoje em dia mal começa acessar a internet e já tem perfil com muitas fotos nas redes sociais, FB, Instagram, Twitter....

Difícil controlar essa exposição a não ser que vc privar o seu filho de acessar dispositivos que conectem a internet o que é algo praticamente impossível de se fazer.
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Criançada hoje em dia quando começa acessar a internet já tem perfil com muitas fotos nas redes sociais, FB, Instagram, Twitter....

Difícil controlar essa exposição a não ser que vc privar o seu filho de acessar dispositivos que conectem a internet o que é algo praticamente impossível de se fazer.
Ele não é uma criança de "hoje em dia" ainda.
Ele não está sendo privado , ele não é uma criança expositiva .

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Eu tive uma discussão seria com a coordenação do colégio do meu filho por conta de webcam .

Em tempos de pandemia , com aulas online , eu simplesmente desativei no sistema a webcam.
Certo dia meu filho contou que a professora disse que " quem não ligar a webcam ficará com ponto negativo".

Eu já fervo em ódio com essas coisas , dizendo o seguinte :

"Eu não autorizo a exposição de imagem e moradia do meu filho , portanto não há nada que o obrigue a ligar a webcam ".

A coordenação disse que é uma questão de bom senso tanto do professor , quanto dos pais.

O assunto é bem mais extenso , porém o resumo é esse , e pra constar a webcam continua desativada.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
Alguma escolas estão adotando isso porque muitas crianças simplesmente entram na sala virtual e saem da frente do PC/celular ou ficam fazendo outra coisa ao invés de prestar atenção.
Infelizmente parece ser a única forma de tentar fazer com que mais crianças participem das aulas, mas te entendo sobre não querer exposição da imagem dele ou do ambiente que mora, independente de como é, mas tem que considerar que o ensino esse ano já foi pro lixo e essa pode ser uma tentativa de ensinar ao menos algo pras crianças esse ano.
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.906
Reações
3.320
Pontos
703
Alguma escolas estão adotando isso porque muitas crianças simplesmente entram na sala virtual e saem da frente do PC/celular ou ficam fazendo outra coisa ao invés de prestar atenção.
Infelizmente parece ser a única forma de tentar fazer com que mais crianças participem das aulas, mas te entendo sobre não querer exposição da imagem dele ou do ambiente que mora, independente de como é, mas tem que considerar que o ensino esse ano já foi pro lixo e essa pode ser uma tentativa de ensinar ao menos algo pras crianças esse ano.
Exatamente.
Porém , cada caso é um caso.
Nesse específico eu tenho 100% de propriedade em falar , além de ser o pai , faço parte do corpo docente...

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
existe bloqueador de ads para apps do android?

tipo eu uso o 9gag no celular mas sempre aparece propaganda entre cada topico la.
Com root: AdAway, que bloqueia pelo arquivo hosts.
Sem root: Pode usar uma VPN pra DNS pra algum que bloqueie ads. Pode ser um serviço, tipo NextDNS, ou local, tipo Blokada. Deve matar as propagandas do 9gag também.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Com root: AdAway, que bloqueia pelo arquivo hosts.
Sem root: Pode usar uma VPN pra DNS pra algum que bloqueie ads. Pode ser um serviço, tipo NextDNS, ou local, tipo Blokada. Deve matar as propagandas do 9gag também.

eh muito complicado fazer root? nunca tentei

pois esse blokada testei aqui e nao bloqueia nada de ads nos apps :/
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
eh muito complicado fazer root? nunca tentei

pois esse blokada testei aqui e nao bloqueia nada de ads nos apps :/
Não que seja complicado, mas mesmo eu que já fui todo de rootear o celular, usar ROM, tirar gapps... hoje uso ele stock mesmo, só não vinculo conta do google. Não recomendo muito, hoje.

Posso ter falado bobagem ali, disseram que o Blokada não tira ads dos aplicativos. A princípio deveria, mas enfim. No meu eu uso o NextDNS, coloco algumas listas extras no site. Esse eu sei que funciona com ads de apps.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Eu não uso rede social (nem tanto por esse motivo, é pq acho perda de tempo mesmo, deletei tudo começo do ano e não me arrependo) e tento sempre usar aplicativos e programas open source, já ajuda bastante, além de boas práticas de uso, claro.

Único foda é se desvencilhar do Google, praticamente impossível. Não consigo viver sem o maps, por exemplo. Além do que o monopólio do Google é tão forte que no Android vários aplicativos nem funcionam sem gapps e um monte de site dão bugs ocasionais com navegadores que não chromium. Empresa lixo do lixo. A solução que encontrei é usar uma ROM Android segura com gapps pico mínimo do mínimo, aí só instalo o que realmente tem necessidade (maps por exemplo)

Exatamente, no computador até que nós temos um autonomia maior para bloquear, não usar certos serviços, mas no smartphone é foda. Da um put* trabalho para ficar anônimo e muita coisa deixa de funcionar corretamente.

Outra atitude que tenho tomado é parar de seguir influenciadores digitais. Ficar assistindo stories deles me fazia perder horas, é impressionante como aquele esquema de reprodução automática vai te fisgando e você não consegue parar de assistir. Meu facebook eu ficava horas vendo aqueles indianos fazendo casa no mato, o algoritmo é brabo demais.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Meu facebook eu ficava horas vendo aqueles indianos fazendo casa no mato, o algoritmo é brabo demais.
:kkk
Eu até tô inscrito num canal desses. O cara viveria tipo rei no meio do mato se tivesse num apocalipse.

BTW, próximo final de semana vou excluir meu Facebook.
Eu já não publico nada e mal vejo coisas publicadas (só um grupo lá, de finanças), e não fico catando coisas aleatórias. Certamente não vai me fazer falta.
Instagram também uso muito pouco, mas por enquanto vou manter.
Youtube já acho mais difícil abandonar.
 
D

Deleted member 120622

Exatamente, no computador até que nós temos um autonomia maior para bloquear, não usar certos serviços, mas no smartphone é foda. Da um put* trabalho para ficar anônimo e muita coisa deixa de funcionar corretamente.

Outra atitude que tenho tomado é parar de seguir influenciadores digitais. Ficar assistindo stories deles me fazia perder horas, é impressionante como aquele esquema de reprodução automática vai te fisgando e você não consegue parar de assistir. Meu facebook eu ficava horas vendo aqueles indianos fazendo casa no mato, o algoritmo é brabo demais.
Depois que deletei o FB e Insta ganhei muito tempo útil, é incrível. O algoritmo prende mesmo, é um vício foda. Achei que larguei o cigarro com mais facilidade do que os likes kkkk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.971
Pontos
503
Não tem como deixar de existir, depois que entra na net já era o anonimato total, o que se tem é ofuscação e criptografia.

Tipo Qube e a rede Tor.
 
Topo Fundo