O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
então na verdade é um upgrade nos cores e não uma simples troca de arquitetura

A gente não tem dados de performance ainda. O que se diz é que o Atom vai alcançar o IPC do Skylake.
Partindo do pressuposto de que os cores grandes sejam iguais ao que a Intel entrega hoje, desde que esquente menos, pode ser uma configuração ok.

Mas temos que esperar.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Intel Core-1800 é a amostra de engenharia 16C / 24T “Alder Lake-S” com aumento de até 4,6 GHz


Surgiram especificações da CPU Intel Alder Lake
Igor Wallossek publicou uma folha de dados (da HWiNFO) para o próximo processador Intel Core da 12ª Geração.

Uma folha de dados com a nova CPU da Intel, codinome Alder Lake-S, foi revelada pelo Igor'sLAB . O site obteve acesso à folha de especificações de uma CPU com o codinome Core-1800, que não parece o nome final de um produto. Afinal, o processador que está sendo listado é uma revisão B0 que é a segunda amostra de engenharia de revisão (ES2). Isso significa que a CPU ainda verá mudanças nas frequências em comparação com a amostra de qualificação (QS).

A CPU tem um clock base relativamente baixo de 1800 MHz. A folha de dados confirma que a amostra do Core-1800 aumentará até 4,6 GHz com dois núcleos, até 4,4 GHz com 4 e 4,2 GHz com 6. Um aumento totalmente turbo é 4,0 GHz. A ficha de dados não menciona as velocidades de clock dos núcleos Atom, mas é dito no artigo que aumentará até 3,4 GHz, mas apenas com metade dos núcleos (esta amostra tem 8 no total). Igor afirma que essas especificações foram relatadas com uma voltagem de 1,3147V.

Em termos de potência, a CPU está travada para 125W TDP (Power Limit 1 - PL1), mas o valor PL2 é aumentado para 228W.


Intel Alder Lake-S ES2 (Core-1800), Fonte: Igors'LAB

Intel Alder Lake

A próxima série 12ª Geração Core será uma grande mudança na arquitetura Intel para desktops e processadores móveis. A série apresentará uma nova versão da arquitetura Intel Hybrid, que estreou em uma série de CPUs de baixo consumo chamada Lakefield. Alder Lake leva as coisas a um novo nível ao introduzir CPUs de até 16 núcleos, que contará com núcleos de computação de alta eficiência (Atom) e de alto desempenho (Core) em um único pacote. Intel Alder Lake-S é fabricado em arquitetura SuperFin de 10nm, que é uma grande mudança em relação à tecnologia de processo de 14nm agora desatualizada, ainda usada pela Intel em sua série 11ª Geração Core.

As principais mudanças também estão chegando às placas-mãe. A série suportará memória DDR5-4800, bem como interface PCIe Gen5. Uma mudança para interfaces de E / S modernas e um pacote Socket V (LGA1700) maior exigirá novas placas-mãe, tornando todas as placas-mãe Z590 topo de linha existentes impróprias para qualquer nova CPU moderna, uma vez que o Alder Lake sair.

Intel Alder Lake-S será lançado este ano, o que a Intel confirmou várias vezes. A empresa ainda não deu uma possível data de anúncio, mas segundo rumores, pode acontecer até o final do terceiro trimestre.


Detalhes de Intel Alder Lake, fonte: VideoCardz


Gostei não viu?

Valores bem ruins nestes PL's e uma tensão alta para um processador que introduz tantas melhorias que supostamente serviriam para diminuir TDP.

Só acredito no desempenho vendo mesmo. Não acho que a Intel vai uma arquitetura realmente nova cagada. Tem algum pulo do gato, só pode.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Como o próprio texto fala, é uma versão ainda de revisão, logo, ainda pode mudar bastante até o lançamento.

Não acredito em grandes melhorias, sinceramente.
O processo já é o último da Intel, o clock já é compatível com o processo de litografia e o PL2 segue no mesmo patamar atual.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Eu só espero q esses processadores não sejam tão quentes, q nen com o melhor cooler a ar do mercado de conta
Eu não ligo tanto pro tdp pq sou entusiasta e sempre fiz over extremos aqui. É claro q consumindo menos é melhor, gasta menos energia.
Só quero ver na pratica se vai haver ganhos relativos agora. Pq se não, é só mais um lançamento tapa buraco como foi a 11 gen!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Eu só espero q esses processadores não sejam tão quentes, q nen com o melhor cooler a ar do mercado de conta

O que o PL2 indica é isso. Mas eu vejo o Alder Lake como um "meio-passo" pela implementação do sistema híbrido de cores.
Melhoria considerável de temperatura e consumo na litografia que eles estão usando eu acho muito, muito difícil.
 


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Tô curioso pra saber o desempenho final dessa série nova!! Só tenho medo das memórias mais simples ddr5 custarem alto demais. Pelo q vi, ddr5 vai começar em 16gb pra cima. Não vai haver pente de 8gb.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Tô curioso pra saber o desempenho final dessa série nova!! Só tenho medo das memórias mais simples ddr5 custarem alto demais. Pelo q vi, ddr5 vai começar em 16gb pra cima. Não vai haver pente de 8gb.

Deve haver algum acréscimo de performance por conta da largura de banda maior, mas só espero mudança respeitável na mudança de litografia.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Deve haver algum acréscimo de performance por conta da largura de banda maior, mas só espero mudança respeitável na mudança de litografia.

O bom q vai dar pra fazer testes com essa série com ddr4 vs ddr5 pra sabermos a diferença. Mas eu tô esperando um ganho de ipc em relação a 11° geração.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
O bom q vai dar pra fazer testes com essa série com ddr4 vs ddr5 pra sabermos a diferença. Mas eu tô esperando um ganho de ipc em relação a 11° geração.

Problema é o PL2, que continua altíssimo travando o processo. Por isso eu citei a necessidade de mudança de litografia.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344

@Timpas! Memórias de 6400mhz no lançamento! Essa matéria fala q a latência não vai prejudicar o desempenho, pq agora a memória se comunicam em dois canais. Ele ainda disse q vai dar na mesma a latência com ddr4. Mas a banda vai subir absurdos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.431
Reações
34.524
Pontos
1.354

@Timpas! Memórias de 6400mhz no lançamento! Essa matéria fala q a latência não vai prejudicar o desempenho, pq agora a memória se comunicam em dois canais. Ele ainda disse q vai dar na mesma a latência com ddr4. Mas a banda vai subir absurdos.
Porra, ai sim, a minha migrada para o ddr5 pode vir mais cedo do que eu imaginava :rox
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Porra, ai sim, a minha migrada para o ddr5 pode vir mais cedo do que eu imaginava :rox

Foda vai ser o preço eu acho! Eu vi q estavam vendendo memórias DDR4 5333mhz por 1200usd!:klol
Mas tudo q é caro barateia né? Acredito q em 2 anos vai estar tudo mais acessivel. Vamos ver os preços de lançamento pra poder opinar melhor!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Problema todo é que em 2023 AMD já tá em 5nm e segue o baile.
Situação realmente se inverteu.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Por prometer e colocar em calendário ela pode prometer até grafeno.

Que importa é papel na mesa e silicone no pc.

Não vimos nada desempenho desses superfin até agora.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Vale a pena esperar pelo Alder Lake então, vai durar pelo menos 3 gerações.

Aleluia irmãos! Haha! O negócio dos coolers,esperava q a noctua lançasse um adaptador pro meu nh-d15. É um dos coolers mais top deles e não tem nada ainda.

No mais finalmente 7nm em 2023! :klolzdemorou,mas chegaram!! Agora resta pra ver quem vai vencer nessa nova era com ddr5. Tô de olho nesse alder lake,vamos ver na prática o potencial dele.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Por prometer e colocar em calendário ela pode prometer até grafeno.

Que importa é papel na mesa e silicone no pc.

Não vimos nada desempenho desses superfin até agora.

O Tiger Lake é Superfin.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234

É um indicativo até melhor pelo TDP de teto baixo.
O 1165G7 4C/8T leva os clocks em 4.1 em 15W. E em single ele chega no 10900k. É um bom indicativo.

Essas nomenclaturas são apenas marketing, porque no fundo não é bem assim:

Der8auer compara processo de 7nm da TSMC com 14nm da Intel usando microscópio eletrônico
Overclocker usa um AMD Ryzen 9 3950X e um Intel Core i9-10900K no comparativo

Der8auer, um dos overclockers mais famosos do mundo e possuidor de um belo gatinho laranja, publicou no canal dele um interessante comparativo entre litografias usando um microscópio eletrônico. O entusiasta de hardware pegou um Intel Core i9-10900K e um AMD Ryzen 9 3950X e "fatiou" os processadores para passá-los por um microscópio eletrônico e comparar suas litografias de 14nm(+++) e de 7nm, respectivamente.



A comparação já começa interessante porque envolve o processo de duas empresas bem diferentes, da própria Intel e da TSMC. Para tentar manter o experimento justo, ele usou a parte do cache L2 de ambos processadores e passou por um SEM - scanning electron microscope, microscópio eletrônico de escaneamento.

As conclusões do comparativo são bem interessantes. Para começar, um processo que nominalmente tem "metade" da litografia de outro, não é tão diferente como poderíamos imaginar. O portal de comunicação entre transistores do componente da Intel aparece com 24nm, enquanto o processador AMD tem uma distância de 22nm, uma diferença muito menos impactante do que 14 para 7.

comparativo-14nm-7nm-microscopio-der8auer-01.jpg


comparativo-14nm-7nm-microscopio-der8auer-02.jpg


Mas não é de se ignorar outras características que determinam a performance final de um processador. O Ryzen, com fabricação em 7nm pela TSMC, ainda apresenta uma densidade maior de transistores do que o processador Core, com fabricação em 14nm+++ pela Intel, e isso resulta numa vantagem.

A parte mais interessante do vídeo é a conclusão de der8auer. A litografia anunciada pelas empresas na criação de seus processadores é muito mais um nome comercial do que qualquer outra coisa. Ela serve para mostrar uma diferença geracional entre produtos de uma mesma empresa, para destacar novas tecnologias ou um salto em performance, mas já fica pouco útil quando comparamos componentes fabricados por companhias diferentes.

"Vocês precisam entender que esse esquema de nomes reflete apenas o processo. É só o processo que se chama 14nm ou 7nm... Poderia se chamar Intel Mirtilo Construção 5 ou se chamar AMD Morango Processo 3, lhe daria a mesma quantidade de informação do que ter 14nm ou 7nm (no nome)."

O overclocker cita um exemplo bem interessante da Samsung, que em determinado momento usava um processo de 20nm e passou a chamar sua litografia de 14nm somente porque passou a usar FinFET.

A conclusão de der8auer é muito simples. O método mais confiável de comparar processadores de empresas diferentes ainda é usando testes de benchmark e acompanhando as análises de sites confiáveis.


Pesquisadores propõem nova métrica de densidade para tecnologia de semicondutores

No mundo de hoje, a identificação do processo de fabricação da tecnologia de semicondutores tornou-se pouco mais do que um boato de marketing. Considerando que não há muito tempo, os processos de fabricação podiam (principalmente) ser comparados diretamente com base na densidade do transistor (ou seja, 300 nm, 32 nm, 14 nm e agora 7 nm), os avanços recentes nas tecnologias de fabricação e sua terminologia final perderam todo significado quando se trata de realmente descrever como é a densidade desse processo. A forma como os fabricantes mediam essa densidade de semicondutor costumava se referir diretamente ao comprimento mínimo de porta em transistores fabricados em um determinado processo - ou seja, em 300 nm, o comprimento mínimo de porta que poderia ser alcançado era de 300 nanômetros, em 32 nm, 32 nanômetros, e assim por diante. No momento, isso não está acontecendo - é por isso que a Intel disse que seu processo de fabricação de 10 nm será comparável ao atual processo de 7 nm da TSMC.

Isso leva a uma série de dificuldades para as partes interessadas em realmente colher qualquer informação significativa apenas dessa métrica de semicondutor em particular. Agora, uma equipe de pesquisadores abordou esse problema sugerindo uma maneira diferente de expressar a capacidade de fabricação de semicondutores. Sua intenção é permitir "avaliar os avanços nas gerações futuras de tecnologias de semicondutores de uma forma holística, levando em consideração o progresso nas tecnologias de lógica, memória e empacotamento / integração simultaneamente." Como tal, a sua densidade métrica proposta segue uma filosofia [DL, DM, DC], onde DL é a densidade dos transistores lógicos (em # / mm²), DM é a densidade de bits da memória principal (atualmente a densidade DRAM fora do chip, em # / mm²), e DC é a densidade das conexões entre a memória principal e a lógica (em # / mm²).

uGGwxy8XWipfL7EK.jpg


Os pesquisadores incluem métricas como DM e DC porque os sistemas de computador atuais dependem absolutamente da densidade de memória fora do chip, e I/O e throughput real de lógica/memória são cada vez mais importantes em todos os cenários de computação (e especialmente à medida que aumenta o desempenho de computação). Além disso, os pesquisadores notaram um aumento comparável na densidade dos transistores lógicos e na densidade de bits DRAM, o que aumenta esta nova métrica de densidade. Lembre-se de que esses valores devem representar a capacidade efetiva máxima de qualquer processo de fabricação - isso significa que um processo de próxima geração da Intel pode incluir a densidade máxima do transistor expressa no resultado de uma equação tão simples quanto o número de transistores dividido pela matriz área;

gbJaIZMCBSr00ggx.jpg


Considerando que o cenário de convenção de nomenclatura atual para a densidade do processo de fabricação é ... preenchido com tantos buracos na trama quanto algumas franquias de super-heróis, esta parece ser uma maneira sensata de forçar um campo de jogo nivelado entre os fabricantes. Eles mantêm sua margem de manobra em termos de marketing para descrever seus processos como desejam, mas também devem fornecer essas métricas de densidade para suas tecnologias de processo. E como isso se refere às densidades máximas que seu processo pode suportar (quando se trata de densidade lógica de transistor e lógica de conexão de memória), isso garante que consumidores, instituições e empresas possam realmente olhar para o panorama de semicondutores com uma imagem clara.



"A conclusão de der8auer é muito simples. O método mais confiável de comparar processadores de empresas diferentes ainda é usando testes de benchmark e acompanhando as análises de sites confiáveis."

E o Intel tá atrás, então...

De qualquer forma, tanto os 7nm Superfin quanto os 5nm vão ser da TSMC.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Depende do benchmark, depende do processador.
Normalmente os Intel ainda se dão bem em jogos, enquanto que os AMD em outras tarefas. Mas claro, varia conforme o processador.

A Intel nunca deixou de entregar desempenho, mesmo nesses anos ruins.
A questão é que ele precisa de 200W de TDP pra isso.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.896
Pontos
1.484
Aleluia irmãos! Haha! O negócio dos coolers,esperava q a noctua lançasse um adaptador pro meu nh-d15. É um dos coolers mais top deles e não tem nada ainda.

No mais finalmente 7nm em 2023! :klolzdemorou,mas chegaram!! Agora resta pra ver quem vai vencer nessa nova era com ddr5. Tô de olho nesse alder lake,vamos ver na prática o potencial dele.

com certeza vão lançar.

na aliexpress dá pra achar o adaptador pra AM4 barato até, não deve ser diferente com esse soquete novo.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
com certeza vão lançar.

na aliexpress dá pra achar o adaptador pra AM4 barato até, não deve ser diferente com esse soquete novo.

tomará mano! Pq esse socket novo é bem esquisito. Não sei se vc ja chegou a ver como vai ser esse LGA 1700.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.813
Reações
5.929
Pontos
353
Isso também eu acho meio enganoso, pelo menos em alguns benchmarks. Tipo, normalmente aqueles gráficos de consumo são torando o processador no máximo com alguma aplicação como o Prime95.

Ninguém roda aquilo no dia a dia e para o âmbito de jogos, o consumo é baixo.



Aí você ta pegando só o i5 11400 que não se sai mal em consumo, o i5 11600k tem quase o dobro de TDP.


kgET6vu4zrPqGwb5VXJp3f-970-80.png.webp

DhuR2epAPM88WEK4rwgJFe-970-80.png.webp


 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.896
Pontos
1.484
tomará mano! Pq esse socket novo é bem esquisito. Não sei se vc ja chegou a ver como vai ser esse LGA 1700.


Aí tá falando que serão só 3 mm de diferença na posição dos furos
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.813
Reações
5.929
Pontos
353
Handreake e Blender são softwares para conversão e renderização, eles puxam muito mesmo, principalmente porque usam instruções como o AVX para aumentar o desempenho.

Agora em jogos, o consumo é bem tranquilo. Mesmo os beberrões como os i9, vão consumir pouco também.

nesse video da pra ver a diferença de consumo



daqui alguns meses a intel ja vai estar no 10nm e vai melhorar isso, não precisa ficar defendendo. A intel forçou muito o 14nm pra não perder pra AMD em performance.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Intel Books Two 3 nm Processor Orders at TSMC Manufacturing Facilities

Intel's struggles with semiconductor manufacturing have been known for a very long time. Starting from its 10 nm design IP to the latest 7 nm delays, we have seen the company struggle to deliver its semiconductor nodes on time. On the other hand, Intel's competing companies are using 3rd party foundries to manufacture their designs and not worry about the yields of semiconductor nodes. Most of the time, that 3rd party company is Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). Today, thanks to some reporting from Nikkei Asia, we are learning that Intel is tapping TSMC's capacities to manufacture some of the company's future processors.

Citing sources familiar with the matter, Nikkei notes that: "Intel, America's biggest chipmaker, is working with TSMC on at least two 3-nm projects to design central processing units for notebooks and data center servers in an attempt to regain market share it has lost to Advanced Micro Devices and Nvidia over the past few years. Mass production of these chips is expected to begin by the end of 2022 at the earliest." This means that we could expect to see some of the TSMC manufactured Intel processors by the year 2023/2024.

Ao meu ver, como é pra notebooks e data centers, certamente são pedidos menores. Se tudo der certo, contando com testes e certificações, deve sair ali pelo meio do ano de 2023.

Pros desktops deve demorar pelo menos outros seis meses, então fim de 2023/começo de 2024.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
A amostra de qualificação Intel Core i9-12900K “Alder Lake-S” supostamente oferece turbo clock de 5,3 GHz
Intel Core i9-12900K com velocidades de clock de 3,9 / 5,3 GHz
Amostras de qualificação dos processadores Intel Alder Lake-S já estão disponíveis há algumas semanas. Parece que as primeiras informações sobre essas amostras estão lentamente começando a vazar.


O meu 1165G7 é 2.8 e, em tese, turbo até 4.7Ghz - mas já chegou a 5.3Ghz em um core. E isso que é uma CPU quad de área muito, muito diminuta e com PL2 de 28W. Com mais energia e mais área de dissipação, não tem porque não chegar, mesmo com essa quantidade de cores.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.350
Reações
63.483
Pontos
903
:kpensa


Intel 12th Gen Core i9-12900K, i7-12700K, i5-12600K “Alder Lake-S” CPU Specs Leak Out

Intel-CES21-Alder-Lake-Preview-1_D95DDCF2BED44254AE536519A67C2D64.jpg




We’re just a few months away from Intel’s 12th Gen Alder Lake-S launch. Based on a hybrid core architecture with two new core designs in the form of Golden Cove and Gracemont, the company is looking to snatch the performance and efficiency crown from AMD. Cinebench R20 benchmarks (from yesterday) indicate excellent multi-threaded performance, beating even the 16-core Ryzen 9 5950X in its own home turf:

This image has an empty alt attribute; its file name is image-25.png


Today, the entire specifications of the K series SKUs, Core i5-12600K, Core i7-12700K, and Core i9-12900K have surfaced, including the core counts, base/boost clocks as well as the PL1 and PL2 power limits. Let’s have a look:

CPUCORE COUNT (P/E)GOLDEN 1-CORE BOOSTGOLDEN ALL-CORE BOOSTGRACE 1-CORE BOOSTGRACE ALL-CORE BOOSTL3 CACHEPL1: PL2 POWER
Core i9-12900K8GC+8GM5.3GHz5.0GHz3.9GHz3.7GHz30MB125W: 228W
Core i7-12700K8GC+4GM5.0GHz4.7GHz3.8GHz3.6GHz25MB125W: 228W
Core i5-12600K6GC+4GM4.9GHz4.5GHz3.6GHz3.4GHz20MB125W: 228W
Source: zhihu (Via: La Frite David)

It appears that Intel has managed to push the boost clock of the 10nm performance cores to the same levels as the existing 14nm-class Comet and Rocket Lake-S parts. The efficiency (low-power) Gracemont cores are also running at roughly the same boost clocks as the Tiger Lake mobile SKUs. Furthermore, the L3 cache has also been significantly boosted to make up for any latency issues that may come with the relatively slower interconnect between the two clusters. The TDPs are more or less the same as the Rocket Lake-S parts, though it’ll be interesting to see whether it spikes as high with AVX512 enabled. At the time of launch, only the higher-end SKUs are likely to be rolled out with the budget variants gradually introduced the next year.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Pelo gráfico, o 12900k vai ter 24 cores - 8/16 + 8/8 - e esse clock de 5.3Ghz pra bater por 10% o 16C/32T da geração passada em multicore. Deve perder em single.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.896
Pontos
1.484
multithread está absurdo de bom, o i5 12600k está com o dobro de performance do meu 10600kf; mas pelo menos pra mim isso não faz diferença nenhuma se não tiver aumento em single thread também.

Para o meu tipo de uso aqui, o multi do 10600kf já está ótimo.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.350
Pontos
1.074
fudeu, vão ter que ligar a itaipu pra alimentar esses processadores da intel HAIUHAIUHAIHAIUH!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Acho q vou comprar esse ano o 12600k. Ele tá batendo o r7 5800x em multicore. Excelente! Mas vamos ver em single thread tb pra ver se Vvai ser bom!

Já juntei uma graninha aqui esperando o final do ano!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Acho bizarro quando para mostrar um alto consumo dos processadores Intel, os caras usam benchs com AVX512, coisa que a AMD ainda não tem.

É porque a Intel é a malvadona e a AMD a boazinha que ama todo mundo que gosta de computadores e está no mercado para fazer filantropia. Então eles precisam ser tolerantes e compensar a maldade da Intel com estas discrepâncias.:klol:facepalm
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.689
Pontos
1.344
Na verdade eu queria era ver o zen 4 da AMD. Mas esse parece q não sai tão cedo!
Eles vão lançar uns processadores no final do ano da arquitetura zen 3 mas com cache pra c***lho!
Dizem q vão fazer frente a esses alders lakes! Só q a Intel promete 3 anos com esse socket e o AM4 ta no fim!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
O gráfico ali acima impressiona, mas basta a AMD realocar os seus produtos que ela já bate a Intel. Basta ela fazer do 5950x um 5900x. Do 5900x um 5800x e do 5800x um 5600x.

E se a gente olhar para o gráfico dessa maneira, a Intel ainda tá na frente no multithread, mas a distância diminui um pouco.

Só digo que essa nova classificação é possível pra AMD porque tem termos práticos no processo produtivo um 5950x custa pra ela mais ou menos o equivalente ao 11900k (e ao 12900k no futuro).

Se isso aí for real eu espero que a AMD seja forçada a fazer essa mudança de classificação, tal como a Intel no passado se viu forçada a fazer.

E parece que há ganho single thread também, vai lá saber se por conta do clock, do IPC ou por conta das duas coisas somadas.

Fazendo as contas aqui sem seguir uma metodologia precisa, o 12600k tá tendo 3214 pontos a mais no Cinebench R20. Não é possível que esse ganho todo tá vindo de 4 núcleos a mais fracos, porque isso aí já é mais um CPU atual 4/8 da Intel. O i3 10300 bate 2330 pontos. Então de onde estão vindo esses 884 pontos a mais no multithread? Creio ser possível esperar um ganho também em single thread. Nessa minha metodologia torta, que não é a melhor de todas. Até porque esses dados são coletados de processadores em stock. E provavelmente os desse gráfico acima foram em overclock.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo