O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Programação em Geral.

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Resume ai então o processo , você só está explicando e não to entendendo nada

Quero o passo-a-passo

Pelo que entendi foi : Pega o jogo > Compila a linguagem dele > Descobre a linguagem > altera e pronto
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Tem casos especias que já vi ROM hacker precisando reprogramar quase todo game porque o jogo não tinha os caracteres (~`ç^)



Essa eu não sei te responder

Mas tu já fez esse processo de criar ferramenta usando linguagem de programação pra compilar algo ou algo parecido ?
Quais linguagens você entende ?
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Voltando ao raciocínio, calma que eu tô generalizando UM MONTE, isso não serve só pra romhacking... é pra qualquer código que tu for escrever no pc...
Relaxa que não é fácil isso aqui é umas 2 aulas de faculdade, pra mais se tu duvidar...

Então o programador escreveu o código-fonte e compilou para uma máquina, como pro snes.
Vc não vai compilar nada, o arquivo rom já é compilado, por isso ele é um saco de mexer...
Se a gente tiver acesso ao código-fonte seria mamão com açúcar e não seria necessário a engenharia reversa.

Se for pra colocar em poucas palavras:
Pega a rom => Abre no editor hexadecimal => altera o que quiser (essa é a parte fodida) => salva e executa no emulador... ou manda pro cartucho e taca no VG.


O problema está em identificar o que alterar. Cada coisa é de uma forma, cada jogo é diferente pois possui um código-fonte diferente. Alguns terão similaridades entre si, como por exemplo todos os arquivos de jogos de snes podem começar com um cabeçalho definido... Etc...



Eu traduzia na raça mesmo , mas só algumas coisas
O ruim que ainda to começando na linguagem algoritmo e javascript
Banco de dados ajuda em algo em tradução ou não ?
Depende do que tu vai traduzir... Mas não acho que tenha relação genérica não.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
@DanMorishima primeiro, o que tu quer hackear especificamente? Aí tu pode aprender com a mão na massa, vai fazendo... Melhor não há.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
@DanMorishima primeiro, o que tu quer hackear especificamente? Aí tu pode aprender com a mão na massa, vai fazendo... Melhor não há.

Então kra , tem um canal no youtube que faz vídeos de jogos GOD MODE do SNES



Dai eu queria aprender isso e gostaria de ir além , ou seja , usar códigos do tcrf ( https://tcrf.net/Breath_of_Fire ) pra inserir no meu jogo

Fora isso , tem mais coisa , mas é relacionado a jogo offline
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Mas tu já fez esse processo de criar ferramenta usando linguagem de programação pra compilar algo ou algo parecido ?
Quais linguagens você entende ?
Eu sou apenas um entusiasta da cena. Um bom ponto de partida para você pode ser o site do Portal brasileiro de RomHacking(famoso PO.B.R.E) e emulação http://romhackers.org tem alguns tutoriais que podem servir como ponto de partida.
 
Ultima Edição:


Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Então kra , tem um canal no youtube que faz vídeos de jogos GOD MODE do SNES



Dai eu queria aprender isso e gostaria de ir além , ou seja , usar códigos do tcrf ( https://tcrf.net/Breath_of_Fire ) pra inserir no meu jogo

Fora isso , tem mais coisa , mas é relacionado a jogo offline

Legal tu ir pro fórum especializado mesmo, quem sabe lá tu não encontra ferramentas que te auxiliam nisso, como um editor hexadecimal para jogos SNES.

Pra esses casos tipo god mode que tu falou eu só usaria um editor de memória mesmo como cheat engine... Mas tem jogo que não vai ser fácil não.

Se tu conseguir achar alguma ferramenta específica seria bem mais fácil. Tenta fuçar no fórum que o brother recomendou ali
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Já procurei e nada , só enrolam
Tenho editor hexadecimal e não consigo achar
\

Fraquinho o vídeo, mas dá pra ter ideia do que tu vai ter que fazer: assim como ele trata ponteiros em strings, tu vai ter que achar o ponteiro da vida, ou pode achar o ponteiro que calcula colisão... enfim, aí as possibilidades são muuuuuitas, e depende de como o jogo foi feito. Tenta achar algum tutorial que faça o que vc quer fazer pra tu ter uma ideia... mas acho que é muito tentativa e erro nisso aí. Ou tentar alguma ferramenta de engenharia reversa no código do sfc pra gerar algum fonte. Mas não sei se tu vai conseguir isso, enfim tem que pesquisar, se fosse fácil todo mundo fazia.

 
Ultima Edição:

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.201
Pontos
1.189
Muito legal essa discussão sobre ROM hacking, engenharia reversa etc.

Eu tentava fazer algumas coisas quando ainda não programava. Aí deixei para lá e comecei a trabalhar com linguagens de alto nível.

Agora que tô caindo de cara em C, C++, Rust, OpenGL e outras tecnologias nesta linha porque tenho muita vontade de desenvolver em níveis mais baixos.
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
\

Fraquinho o vídeo, mas dá pra ter ideia do que tu vai ter que fazer: assim como ele trata ponteiros em strings, tu vai ter que achar o ponteiro da vida, ou pode achar o ponteiro que calcula colisão... enfim, aí as possibilidades são muuuuuitas, e depende de como o jogo foi feito. Tenta achar algum tutorial que faça o que vc quer fazer pra tu ter uma ideia... mas acho que é muito tentativa e erro nisso aí. Ou tentar alguma ferramenta de engenharia reversa no código do sfc pra gerar algum fonte. Mas não sei se tu vai conseguir isso, enfim tem que pesquisar, se fosse fácil todo mundo fazia.

O ruim é que muito material do PO.B.R
E é datado, tem manuais de ROMhacker de 2003,2007 e 2013, quem quer entrar nessa área tem que correr atrás e se adaptar. No fórum tem muito ROMhacker brasileiro de alto nível, @DanMorishima vai ter que correr atrás observando cada projeto do fórum antigo e do novo entrar no Discord da FUT, procurar users como spyblack, Rafael Quinalha, huskie, lobim, ØX-Carnage etc.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
O ruim é que muito material do PO.B.R
E é datado, tem manuais de ROMhacker de 2003,2007 e 2013, quem quer entrar nessa área tem que correr atrás e se adaptar. No fórum tem muito ROMhacker brasileiro de alto nível, @DanMorishima vai ter que correr atrás observando cada projeto do fórum antigo e do novo entrar no Discord da FUT, procurar users como spyblack, Rafael Quinalha, huskie, lobim, ØX-Carnage etc.
Eu particularmente procuraria em inglês...

Sempre há mais conteúdo de ponta em inglês.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Eu também concordo, conteúdo tem que ser em inglês.

Em PTBR eu gosto de ver o pessoal no YouTube, tem uma galera bem legal da programação.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Xin Eohp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
2.500
Pontos
703

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.201
Pontos
1.189
Pelo menos 95% do que eu estudo de programação, arte e design é em inglês.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Eu gosto de fazer rom hakacing no meu tempo livre e já criei algumas ferramentas para traduzir vários jogos de DS/3DS.
Para iniciantes aconselharia a ler este guia "GBATemp rom hacking documentation project(2016)": http://trastindustries.com/randomfiles/romhacking2016_copy_1.pdf
Nesta documentação tem conceitos importantes para iniciantes.

Eu falei que eu queria editar jogos , não é traduzir
e esqueci de dizer que não aceito inglês , já que enrolam mto
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Falam em Programação : alguém sabe alguns sites pra pessoa fazer seu jogo ?
Tipo : quero colocar pra baixar

Atualmente faço no Scratch ou visualg
 

Xin Eohp

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
2.500
Pontos
703
Eu falei que eu queria editar jogos , não é traduzir
e esqueci de dizer que não aceito inglês , já que enrolam mto
Uns do melhores tutorias que você encontrar sobre isso em português é esse artigo escrito pelo Bruno Macabeus no medium que foi divido em 8 partes que mostram como ele fez para criar um editor de fases para o jogo klonoa.
medium.com/@bruno.macabeus/pt-br-engenharia-reversa-num-jogo-de-gameboy-advance-introdu%C3%A7%C3%A3o-21ebffe2f794

Aquele documento não fala só de tradução de jogos, ele fala de romhacking em geral. Traduzir um jogo também é editá-lo, tanto que existem traduções em que o jogo teve que ser praticamente ser reprogramado em certas partes.
127000
Se ficar se limitando a somente conteúdo em português não vai chegar muito longe, já que maioria do conteúdo é desatualizado e editar um jogo envolve muitas coisas principalmente se ele foi feito pra um vídeo game antigo. Uma coisa que posso citar: e se o jogo que estiver editando tiver usando algum tipo de compressão de dados proprietária(coisa comum em jogos antigos por limitação de espaço)? Dificilmente você conseguirá editar sem conhecimento em assembly e conhecimento do hardware que o jogo foi lançado e este tipo de conteúdo você só encontrará em inglês.
 
Ultima Edição:

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Uns do melhores tutorias que você encontrar sobre isso em português é esse artigo escrito pelo Bruno Macabeus no medium que foi divido em 8 partes que mostram como ele fez para criar um editor de fases para o jogo klonoa.
medium.com/@bruno.macabeus/pt-br-engenharia-reversa-num-jogo-de-gameboy-advance-introdu%C3%A7%C3%A3o-21ebffe2f794

Aquele documento não fala só de tradução de jogos, ele fala de romhacking em geral. Traduzir um jogo também é editá-lo, tanto que existem traduções em que o jogo teve que ser praticamente ser reprogramado em certas partes.
Visualizar anexo 127000
Se ficar se limitando a somente conteúdo em português não vai chegar muito longe, já que maioria do conteúdo é desatualizado e editar um jogo envolve muitas coisas principalmente se ele foi feito pra um vídeo game antigo. Uma coisa que posso citar: e se o jogo que estiver editando tiver usando algum tipo de compressão de dados proprietária(coisa comum em jogos antigos por limitação de espaço)? Dificilmente você conseguirá editar sem conhecimento em assembly e conhecimento do hardware que o jogo foi lançado e este tipo de conteúdo você só encontrará em inglês.

Depois eu vejo com mais paciência , o ruim que isso demora horas e nada
E é o que eu disse : Eles enrolam muito , o pior que eu não sei , se soubesse iria direto ao ponto

Alguém sabe que erro é esse no Microsoft SLQ Server 2005 ?

127135

127134

Se puderem ajudar nesse aqui também
Pelo menos traduzir o erro

127136
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Consegui resolver galera

Alguém como instalar alguma placa gráfica na máquina virtual com Sistema windows xp ?
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Que editores ou IDE vocês utilizam? Pessoal de Web deve gostar de visual code e atom.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.768
Pontos
1.254
Que editores ou IDE vocês utilizam? Pessoal de Web deve gostar de visual code e atom.
Utilizo o Webstorm da IntelliJ (HTML / CSS / JavaScript) e acho super prático as ferramentas de depuração / upload ou criação no GitHub
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Pessoal, acho que aqui dá pra falar de forma mais direta sobre isso: teclados para digitar.

Vocês tem alguma preferência? O meu atual de membrana começou dar sinais da idade e pensei em pegar um mecânico, pelo que entendi o bom seria um cherry brown. Mas o mercado de teclado abnt2 é pequeno e são poucas opções.

Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos
Uso de forma comercial, pra fazer avaliações de dados e automatizar tarefas. put* ferramenta versátil o Python.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Bom, teclados mecânicos no geral são muito bons, o lance do Cherry vai de gosto porque uns são mais barulhentos outros mais silenciosos.

Eu tenho um Meka G1 da Thermaltake há 8 anos. Ele é cherry black, bem durinho, onde o foco dele era pra jogos, mas eu gosto de digitar com ele.

Para jogos, recomendam o black e o red. Para digitar, recomendam o blue e o brown, sendo o blue bem barulhento.

O melhor custo benefício era o Gamdia Hermes P1A, que custava na faixa dos 200~300 reais. Se achar é uma boa, apesar de ser switch blue.

Dá uma olhada no vídeo do seu chará:



Achei sensacional o vídeo, por enquanto vi só a parte 1 e já fiquei com vontade de colecionar teclados.

Alguns anos atrás ganhei um conjunto de teclados antigos, daqueles brancos, de um amigo da família. Na época não dei muita bola e não sei onde foram parar os teclados, agora imagino que alguns deles eram mecânicos (pelo que lembro tinha ibm no meio).

Bom seria pegar o padrão us (ansi), já usei um tempo e gostei pra trabalhar. Mas é ruim que tem que ficar se adaptando ao abnt2 quando mudo de local/computador.
 
Ultima Edição:

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Pedi para moderação transferir o tópico para essa pasta já que no Vale-tudo ficaria muito disperso.

Rapaziada vocês usam muito dockers?
Nós mantemos alguns serviços e programas em containers no nosso laboratório e é um paradigma bem interessante de se aprender porque você substitui vários detalhes de padronização de ambientes por programação, então se algo não funciona no container é porque a especificação está errada. Você aprende a abstrair as máquinas reais e pensar na comunicação entre serviços.

Só que é algo que necessita de muita disciplina porque as pessoas vão instintivamente querer pular dentro do container e gambiarrar ele todo ao invés de passar pelo ciclo de modificar a especificação e testar.

Já chegamos a ter uma versão diferente de container em cada máquina porque cada uma teve um problema diferente com ele e o TI tem essa mentalidade de ir na máquina, resolver o problema e passar pro próximo ticket ao invés de enxergar o container como um "produto". Então a cultura de desenvolvimento de software precisa ser movida também pro TI, com tickets que geram releases, testes e afins. É até por isso que nasceu o ramo de DevOps, mas o nosso laboratório não oferece uma infraestrutura de serviço, então não temos ninguém dessa área.

Até hoje temos algumas máquinas rodando versões antigas dos containers (claro que 100% funcionais) por causa da mentalidade do "time que tá ganhando não se mexe". Como gerente do desenvolvimento eu atualizei os containers de todos os devs justamente por ter features que facilitam a vida deles.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
revivendo o tópico das cinzas, pq do que apareceu na busca aqui, é o que mais se assemelha ao que eu to querendo saber...
to afim de me aventurar em programação, usar o tempo livre pra aprender. já fiz anos atrás aqueles cursos do codecademy em python, javascript e tal. curti. comprei uns livros sobre, mas sempre parava no msm problema: eu conseguia seguir o tutorial e completar os cursos, mas qnd queria fazer algo "novo" pra mim, eu n sabia nem por onde começar.
ai to pensando em tentar de nv assinando um desses cursos. vi aqui já udemy, codecademy, rocketseat... queria saber da galera qual a melhor opção? queria algo interativo, nada de trocentas horas de video. gostava do codecademy justamente pq tinha um IDE no site que checava td e dizia se tava certo ou n, n era aquelas coisas de um video o cara falando pra vc fazer e vc tendo que repetir no PC sem ter a menor ideia se tá certinho ou n.
Alguém tem alguma dica de site bom pra isso? com relação a linguagem, eu tenho preferencia por javascript e python que já tenho alguma intimidade, mas nada impede que outras sejam igualmente legais se eu achar a interface legal.
Olhando os sites aqui eu tenho achado extremamente confuso, n tem um começo claro, que curso fazer primeiro e tal. antes era mto mais simples, tinha uma ordem clara nesses sites e tal. e a maioria só tem função paga hoje em dia rs
 
Topo Fundo