O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Protótipo de jogo do Mario para o Philips CD-i é descoberto por colecionador

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.621
Pontos
1.659
A descoberta foi feita pelo colecionador e youtuber conhecido como GamePakRat, que encontrou em uma loja uma rara versão de Hotel Mario, game do encanador lançado para o Philips CD-i. Hotel Mario chegou ao dispositivo da Philips em 1994, na mesma época que os famigerados jogos de The Legend of Zelda também chegaram na plataforma.

thumb-hotel-mario-1536x887.jpg.webp


O protótipo encontrado por GamePakRat tem registrado na capa a data de 23 de novembro de 1993, mais de quatro meses antes do lançamento oficial. Desde então o youtuber publicou dois vídeos detalhando o seu achado. Confira:




Em Hotel Mario, o encanador parte em uma aventura para resgatar a Princesa Peach e deve atravessar sete hóteis, onde precisa resolver puzzles para fechar todas as portas de cada local.

No vídeo, o colecionador mostra as diferenças encontradas no protótipo – chamada de v 0.09 – como a presença de Bowser lendo uma carta no início do game, que posteriormente foi substituído por Mario e a menção a um oitavo hotel que nunca chegou à versão final do jogo.

GamePakRat prometeu fazer um dump de seu achado, com fins de preservação e também planeja postar mais vídeos mostrando as diferenças da versão beta encontrada.

 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
Uma vez a muito tempo atrás quando baixei algumas ISOs de CD-I e emulei elas, tinha uma ISO de outro Beta de jogo do Mario, mas não tinha a ver com esse Hotel Mario, era um jogo quase igual ao Super Mario World, tinha praticamente os mesmos gráficos, mas não achei mais nada sobre ele e nunca mais pesquisei sobre esse jogo, mas esse protótipo ai será que tem o Gay Luigi também? :ksorriso

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.321
Pontos
1.619
Uma vez a muito tempo atrás quando baixei algumas ISOs de CD-I e emulei elas, tinha uma ISO de outro Beta de jogo do Mario, mas não tinha a ver com esse Hotel Mario, era um jogo quase igual ao Super Mario World, tinha praticamente os mesmos gráficos, mas não achei mais nada sobre ele e nunca mais pesquisei sobre esse jogo, mas esse protótipo ai será que tem o Gay Luigi também? :ksorriso


Na época do auge do CD-i, era pra sair 4 jogos do Super Mario pra ele, mas a Nintendo tirou o corpo fora. um ou dois deles nem tiveram fotos liberadas.

E o que matou esse videogame COM CERTEZA foram os controles dele, que eram uma porcaria sem fim (eu tive um controle com cabo pra ele, que era pior que os do 3DO... Imaginem usando o controle remoto pra jogar!)
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
Na época do auge do CD-i, era pra sair 4 jogos do Super Mario pra ele, mas a Nintendo tirou o corpo fora. um ou dois deles nem tiveram fotos liberadas.

E o que matou esse videogame COM CERTEZA foram os controles dele, que eram uma porcaria sem fim (eu tive um controle com cabo pra ele, que era pior que os do 3DO... Imaginem usando o controle remoto pra jogar!)
Pois é, a proposta dele era boa, mas infelizmente nunca vi esse console pessoalmente, mas dava para ver por fotos que tinha coisa errada nele, principalmente os controles, deviam ser muito ruins mesmo:klol
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.321
Pontos
1.619
Pois é, a proposta dele era boa, mas infelizmente nunca vi esse console pessoalmente, mas dava para ver por fotos que tinha coisa errada nele, principalmente os controles, deviam ser muito ruins mesmo:klol
As imagens dos videos eram perfeitas. Eu mesmo joguei pouca coisa nele como um jogo de Tênis (veio com o videogame que eu tinha), uma demo do Burn Cycle, e do Mad Dog McCree. Os videos dele eram perfeitos, mas eram fracos demais!

VCD nele eram bonitos também. Além disso, um dos que eu queria ter visto na época era o Thunder in Paradise (vi lacrado pra venda aqui em Goiânia mas nunca vi ligado).
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
As imagens dos videos eram perfeitas. Eu mesmo joguei pouca coisa nele como um jogo de Tênis (veio com o videogame que eu tinha), uma demo do Burn Cycle, e do Mad Dog McCree. Os videos dele eram perfeitos, mas eram fracos demais!

VCD nele eram bonitos também. Além disso, um dos que eu queria ter visto na época era o Thunder in Paradise (vi lacrado pra venda aqui em Goiânia mas nunca vi ligado).
Um jogo que eu acho que é muito bom é o Mutant Rampage: Bodyslam, mas infelizmente nunca consegui emular ele:



Outro que acho que deve ser bom é a versão de Flashback dele, mas esse saiu para vários consoles, certamente deve ter outra versão melhor.
 


Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
As diferenças percebidas:
- Cutscenes sem músicas.
- Risada do Bowser sem eco.
- A carta do Bowser é lida por ele mesmo e com algumas alterações do roteiro, chegando a citar 8 hoteis, sendo que um deles não foram pro jogo final. Dá pra ver também algumas animações cortadas dessa cena, com o Mario ficando preocupado.
- Na versão final, Mario diz ao jogador para ler o manual de instruções incluso com o jogo. Na versão beta, ele diz pra apertar o botão 1 para ver as instruções e o botão 2 caso queira ir direto ao jogo. As tais instruções ainda não foram implementadas, os dois botões vão pra tela de título. Aqui também vemos uma animação cortada, com o Mario levantando 2 dedos ao citar o botão 2. No jogo final, o Mario só levanta 1 dedo, mesmo sem sequer citar os botões.
- A logo é um placeholder bem simples.
- No submenu, tem uma opção de "ajuda" que ao clicar, reproduz um áudio explicando sobre o funcionamento da gameplay do jogo. Esse áudio ainda está nos arquivos da versão final, mas não é utilizado em nenhum momento. Na beta, além do áudio tocar na opção de ajuda, também reproduz na tela de título após a música acabar. Essa voz de ajuda refere a si mesmo como o próprio Mario, mas é só um cara aleatório lendo sem empolgação alguma, era pra ser apenas um placeholder.

Sobre o hotel excluído:
Na verdade, o hotel excluído da versão final era o hotel 6, que seria comandado pelo Iggy Koopa. Isso é confirmado pelos dados internos do jogo, pois ele pula do hotel 5 para o 7. O criador chegou a dizer que seria um hotel de queijo, mas ninguém curtiu a ideia, ficaram empurrando até não dar mais tempo.
Por causa dessa exclusão de 1 hotel, o Iggy teve que virar um mid-boss no hotel do Bowser.

Uma vez a muito tempo atrás quando baixei algumas ISOs de CD-I e emulei elas, tinha uma ISO de outro Beta de jogo do Mario, mas não tinha a ver com esse Hotel Mario, era um jogo quase igual ao Super Mario World, tinha praticamente os mesmos gráficos, mas não achei mais nada sobre ele e nunca mais pesquisei sobre esse jogo, mas esse protótipo ai será que tem o Gay Luigi também? :ksorriso


Esse era o Super Mario's Wacky Worlds. Um projeto de criar uma sequência de Super Mario World no CD-I, mas sendo criado por uns 2 caras com fases baseadas em lugares do mundo real. Eles apresentaram uma demo pra Nintendo, ela se impressionou com o que conseguiram fazer (ou talvez fingiu pra não abalar kk) mas mandou abandonarem o projeto pois já estava claro o fracasso do CD-I.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.372
Reações
1.707
Pontos
854
Esse era o Super Mario's Wacky Worlds. Um projeto de criar uma sequência de Super Mario World no CD-I, mas sendo criado por uns 2 caras com fases baseadas em lugares do mundo real. Eles apresentaram uma demo pra Nintendo, ela se impressionou com o que conseguiram fazer (ou talvez fingiu pra não abalar kk) mas mandou abandonarem o projeto pois já estava claro o fracasso do CD-I.

Então Infelizmente o único jogo que parecia realmente ser bom dessa baciada de Nintendo no CDi foi cancelado:

(Agora, a Nintendo permitiu aquelas horrorosidades serem lançadas no CD-i e quando surgiu um jogo que parecia ser bom ela vetou? Tem lógica não, ou estava sabotando a Philips? Do tipo: "Se aparecer um jogo bom eu veto para não dar cartaz" ou "somente nós é que podemos fazer um jogo bom do Mário.")

 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
Esse era o Super Mario's Wacky Worlds. Um projeto de criar uma sequência de Super Mario World no CD-I, mas sendo criado por uns 2 caras com fases baseadas em lugares do mundo real. Eles apresentaram uma demo pra Nintendo, ela se impressionou com o que conseguiram fazer (ou talvez fingiu pra não abalar kk) mas mandou abandonarem o projeto pois já estava claro o fracasso do CD-I.
Era esse mesmo que eu estava falando, mas não sabia nada desse jogo, mas que mancada da Nintendo... Esse jogo tinha tudo para ser bem legal, e muito melhor que aquelas outras porcarias que foram lançadas, ela podia ter ao menos ter deixado lançarem esse jogo:kcry
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Devo dizer que essa coisa de arqueologia de jogos é muito legal!
Imagina encontrar, às vezes sem querer, um protótipo, um jogo perdido ou raríssimo...
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Então Infelizmente o único jogo que parecia realmente ser bom dessa baciada de Nintendo no CDi foi cancelado:

(Agora, a Nintendo permitiu aquelas horrorosidades serem lançadas no CD-i e quando surgiu um jogo que parecia ser bom ela vetou? Tem lógica não, ou estava sabotando a Philips? Do tipo: "Se aparecer um jogo bom eu veto para não dar cartaz" ou "somente nós é que podemos fazer um jogo bom do Mário.")


Era esse mesmo que eu estava falando, mas não sabia nada desse jogo, mas que mancada da Nintendo... Esse jogo tinha tudo para ser bem legal, e muito melhor que aquelas outras porcarias que foram lançadas, ela podia ter ao menos ter deixado lançarem esse jogo:kcry

A princípio, a ideia de gameplay do Hotel Mario é boa. É um jogo estilo arcade dos anos 70 e início dos 80. Só a execução que acabou prejudicando demais o jogo, se tornando muito quebrado e irritante. Se você pula, pode ser acertado por um inimigo do andar de cima, o objetivo é fechar as portas mas os inimigos podem abrir elas, as lagartas tem um jeito muito lento de serem derrotadas e mais e mais.
Sinto que o Super Mario's Wacky Worlds seria a mesma coisa, uma ideia muito boa de gameplay replicando Super Mario World, mas execução péssima. Só de ver um vídeo da beta dá pra notar que a movimentação do Mario é dura igual Mario is Missing (e eu duvido que iriam polir isso no final) e com as fases sendo várias pinturas, teria um level design desinteressante. Mas quem sabe, mesmo assim, o jogo teria sido o melhor do CD-I... não dá pra saber.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.196
Pontos
1.103
Até onde me lembro a proposta do CD-I era o edutainment, e isso explica o fato dos controles serem horrorosos.

Como na época estava em moda tentar ganhar dinheiro com videogame, não demorou muito para terem a "excelente" ideia de desviarem o foco principal do edutainment pra lançarem jogos como os Zelda, entre outros que tem um PÉSSIMO comportamento na plataforma, não apenas em relação a jogabilidade.
 
Topo Fundo