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PS5 Pro terá 33Teraflops , Raytracing aprimorado, Upscalling Solution feita pela própria Sony e IA integrada confirma Insider Gamming + Holiday 2024

fr3d

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Nem tinha me atentado a isso. O PRO tem 1.2GB a mais de memória(com os mesmos 16GB) pode não parecer muito na teoria mas faz uma boa diferença no fim, também mostra que conseguiram deixar o hardware ainda mais otimizado.
 

Charles Bukowski

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Nem tinha me atentado a isso. O PRO tem 1.2GB a mais de memória(com os mesmos 16GB) pode não parecer muito na teoria mas faz uma boa diferença no fim, também mostra que conseguiram deixar o hardware ainda mais otimizado.


Penso que possivelmente o PS5 Pro está usando outra versão do firmware (e mais enxuta), pois isso é puramente um arranjo e otimização de software que deve beneficiar também em outro momento o PS5 base (a não ser que a Sony não queira). Isso aconteceu gradativamente durante a vida do PS3, no início a XMB consumia quase 25% da memória principal, que caiu para menos de 10% na reta final de vida do console (e naturalmente a Sony liberou mais espaço para os devs usarem).
 

Wolkaiser

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Nem tinha me atentado a isso. O PRO tem 1.2GB a mais de memória(com os mesmos 16GB) pode não parecer muito na teoria mas faz uma boa diferença no fim, também mostra que conseguiram deixar o hardware ainda mais otimizado.


Sem esse pouco, a GPU dele passaria fome e sofreria em oferecer maiores resoluções.
 

fr3d

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Sem esse pouco, a GPU dele passaria fome e sofreria em oferecer maiores resoluções.
Nas mesmas config. rodaria safe em resolução mais altas, mas como disseram no DF o extra de memória daria pra entregar por ex um RT com geometrias mais complexas e coisas do tipo
Penso que possivelmente o PS5 Pro está usando outra versão do firmware (e mais enxuta), pois isso é puramente um arranjo e otimização de software que deve beneficiar também em outro momento o PS5 base (a não ser que a Sony não queira). Isso aconteceu gradativamente durante a vida do PS3, no início a XMB consumia quase 25% da memória principal, que caiu para menos de 10% na reta final de vida do console (e naturalmente a Sony liberou mais espaço para os devs usarem).
Capaz do PS5 até já esteja utilizando mais, só não o suficiente pra chegar 1GB+ liberado. Além de melhorias no sistema. imagino que esteja vindo com algum componente extra(O 4PRO veio com uma DRAM que liberou mais 512mb pra jogos).
 

Azeon

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Alguém confirma mas li que a CPU do pro será só 10% acima, não é pouco não?

GPU pelo que falaram é uns 30% acima do base, podiam tentar fazer um up de 20% CPU/GPU ao invés de jogar tudo na GPU, não?

Se estiver falando m**** foi mal, tô cagando.
 


LucianoBraga

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Alguém confirma mas li que a CPU do pro será só 10% acima, não é pouco não?

GPU pelo que falaram é uns 30% acima do base, podiam tentar fazer um up de 20% CPU/GPU ao invés de jogar tudo na GPU, não?

Se estiver falando m**** foi mal, tô cagando.

Se aumentar violentamente o clock ou mudar a arquitetura da CPU, vai gerar problemas de lógica pro console padrão, que é e vai continuar sendo a maior parte da base da plataforma.
 

Azeon

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Se aumentar violentamente o clock ou mudar a arquitetura da CPU, vai gerar problemas de lógica pro console padrão, que é e vai continuar sendo a maior parte da base da plataforma.
Mudar de arquitetura nem cogito mesmo, mas se não me engano o 4 Pro teve um OC maior na CPU.

Se a Sony estiver buscando os 60fps não seria mais vantajoso um upgrade mais balanceado para tentar mitigar os jogos CPU bound? Não creio que todo jogo hoje do PS5 que roda mal seja culpa só da GPU deve ter uns jogos CPU bound também.
 

LucianoBraga

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Mudar de arquitetura nem cogito mesmo, mas se não me engano o 4 Pro teve um OC maior na CPU.

Se a Sony estiver buscando os 60fps não seria mais vantajoso um upgrade mais balanceado para tentar mitigar os jogos CPU bound? Não creio que todo jogo hoje do PS5 que roda mal seja culpa só da GPU deve ter uns jogos CPU bound também.

A Sony nunca disse que tá buscando os 60 FPS. Console PRO é pra buscar DRS mais puxado pro teto ao invés do piso e mais eyecandy - no caso dessa geração, melhor RT.

A CPU dos consoles é razoável, as produtoras que estão fazendo trabalhos cada vez piores e fazendo escolhas cada vez mais imbecis de design.
Até que daria pra mitigar subindo clock - não esses 300Mhz, que isso e nada dá no mesmo - mas não dá pra resolver sem mudar de arquitetura, e como eu disse, mudar arquitetura compromete o console base. Ninguém vai mexer com isso.
 

Gabjplima

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Sobre as specs vazadas pelo PS5 pro, previsões realistas:

- CPU ligeiramente superior que deve ajudar um pouco na estabilidade no framerate ou conceder mais frames em games mais leves ou GPU bound. Games CPU bound a melhoria será pouco significativa, o que significa 30fps e até 40fps(120Hz) em jogos open world.

- GPU é que terá um bom incremento. 45% a mais de renderização o que pode render resolução maiores e/ou incremento dos assets. Passará a ser graficamente melhor que o PS5 base e Series X.

- Ray tracing, aí acredito que o console vai fazer a diferença com a ajuda de um upscaling de IA similar ao DLSS. Games com 2 tipos de RT no PS5 base pode ter 3 a 4 tipos de RT no mesmo game do PS5 pro com resolução interna maior e com melhor desempenho. É possível até acreditar num Path Tracing num game crossgen como Cyberpunk 2077 overdrive. Melhoria em games como Alan Wake 2, Metro, Dying Light, Forspoken, Avatar, Spiderman, Control, Ratchet, RE 8, Dragons Dogma 2, Witcher 3 terão seus ganhos. Além de games que não tem RT no PS5 base como Battlefield 2042 e Far Cry 6.

- Possibilidade de ter frame generation atrelado ao PSSR e compatibilidade com o AMD FSR3.

- Curioso para saber a performance dele em engines mais pesadas.
 

LucianoBraga

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Em tempo, e deixando claro que eu acho a escolha da Sony compreensível, eu acho que o nome tá errado: se chamassem de PS5+ tava bom já. O máximo que dá pra questionar é a necessidade.
E não acho que a culpa seja da Sony, sinceramente. A AMD comeu bola nessa transição pra RDNA. RDNA1 ninguém viu direito, tanto que já pularam pra 2 na linha seguinte.

RDNA2 foi até ok, mas quando veio pra 3 a AMD ficou tão embananada que parou tudo lá. Atualizaram só RDNA3. Depois de uns dois meses, começaram a sair pacotes de driver separados RDNA2 e RDNA3 porque eram dois times diferentes que não conseguiam se integrar e eles não conseguiam fazer o software funcionar. Fora isso, veio essa inflada besta no FP por causa do dual-issue que eu já expliquei aí. Pessoal leigo vai ouvir esses 33TF e esperar que ele meta 3x no PS5 em "potência", o que não é verdade.

A AMD tanto tá sem saber o que fazer direito que inventou de revisar o RDNA3 e vem o RDNA 3.5 agora.

RDNA4 sai no fim desse ano e eles ainda tão deixando bem claro que o foco é em performance x watt. Quem vai se beneficiar disso é o Deck 2, não os consoles.
 

pavomba

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A Sony nunca disse que tá buscando os 60 FPS. Console PRO é pra buscar DRS mais puxado pro teto ao invés do piso e mais eyecandy - no caso dessa geração, melhor RT.

A CPU dos consoles é razoável, as produtoras que estão fazendo trabalhos cada vez piores e fazendo escolhas cada vez mais imbecis de design.
Até que daria pra mitigar subindo clock - não esses 300Mhz, que isso e nada dá no mesmo - mas não dá pra resolver sem mudar de arquitetura, e como eu disse, mudar arquitetura compromete o console base. Ninguém vai mexer com isso.
Considerando que as devs sequer conseguem usar mais que tipo 6 cores e 10 threads, tem é muita folga, diferente do que foi a gen passada que o Jaguar era descendente do Athlon e mesmo assim tiraram leite de pedra. Até um jogo hiper cagado como o Dragons Dogma 2 no XSS só perde o básico esperado, isso que com o SF6 a Capcom teve a pachorra de usar as configs do PS4 enquanto o MK1 dava uma surra na parte tenica no mesmo console.
 

Charles Bukowski

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Considerando que as devs sequer conseguem usar mais que tipo 6 cores e 10 threads, tem é muita folga, diferente do que foi a gen passada que o Jaguar era descendente do Athlon e mesmo assim tiraram leite de pedra. Até um jogo hiper cagado como o Dragons Dogma 2 no XSS só perde o básico esperado, isso que com o SF6 a Capcom teve a pachorra de usar as configs do PS4 enquanto o MK1 dava uma surra na parte tenica no mesmo console.
Paralelismo lógico sempre foi um problema para os devs desde o advento popular com o Athlon 64 X2 e Pentium D lá pelos idos de 2005-2006, sempre preferiram maior clock do que mais cores por ser mais simples, torcendo para que o IPC compense a defasagem (o que já começa a ser um problema com os Zen). Honestamente, a não ser que o SDK evolua eu duvido muito que a maioria dos devs se esforcem a partir daqui para mudar o cenário, talvez na próxima geração a depender da arquitetura adotada.
 

Gabjplima

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DRS é muito superestimado na minha opinião.

Degrada mais a imagem em troca de pouquíssimos ganhos de performance. Pode ser Tier 1 e Tier 2, whatever.

Se fosse uma solução excelente, teria bastante uso no PC. O que de fato não ocorre.

Até o FSR2 com uma qualidade questionável é utilizado com mais frequência.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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With the soon-to-be-announced PS5 Pro expected to hit shelves later this year, Insider Gaming has learned of the developer requirements that need to be met to have the ‘PS5 Pro Enhanced’ label. Internally, this is currently called the ‘Trinity Enhanced’ label, but for the sake of SEO, we’ll be referring to it as ‘PS5 Pro Enhanced’ moving forward.

The ‘Enhanced’ label first made its introduction into the PlayStation ecosystem following the release of the PlayStation 4 Pro, which meant that the game utilized the Pro console’s improved hardware to offer improved frame rates and resolutions. For the PS5 Pro PlayStation wants games to offer a PS5 Pro-exclusive graphics mode that will combine:

- PSSR to upscale resolution to 4K
- A constant 60FPS
- Add or increase ray tracing effects

According to documents sent to Insider Gaming, this is possible because of faster RAM (28% faster) and a faster GPU that is 67% larger than the standard console (45% faster). Playstation says these combined make the Pro 45% faster than the standard PlayStation 5 and can provide twice the rendering speed of the standard console.

PlayStation goes on to continue that games may also be given the ‘PS5 Pro Enhanced’ label if they offer any of the following enhancements:

- Increased target resolution for titles that run a fixed resolution on the standard console
- Increased target maximum resolution for titles that run at variable resolution on the standard console
- Increased target frame rate for titles that target a fixed frame rate on the standard console
Inclusion of PS5 Pro Raytracing effects.
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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"I’ve seen the many PS5 Pro dev docs, and Sony has made some interesting choices for its next console. The PS5 Pro CPU will target 3.85GHz (10% more than PS5) in a new “high CPU frequency mode.” In standard mode it’s 3.5GHz. Devs will be able to pick the mode, and also get access to 1.2GB more system memory as Sony has freed up 13.7GB on the PS5 Pro for dev use, vs. the PS5 at 12.5GB. This isn’t new info, but I can verify it’s accurate."



 

Zé Dorguinha

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"I’ve seen the many PS5 Pro dev docs, and Sony has made some interesting choices for its next console. The PS5 Pro CPU will target 3.85GHz (10% more than PS5) in a new “high CPU frequency mode.” In standard mode it’s 3.5GHz. Devs will be able to pick the mode, and also get access to 1.2GB more system memory as Sony has freed up 13.7GB on the PS5 Pro for dev use, vs. the PS5 at 12.5GB. This isn’t new info, but I can verify it’s accurate."





O sonho de 33 teraflops foi pro ralo então hein, 45% a mais de gpu só kkkk
 

novaseeker

Ser evoluído
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"I’ve seen the many PS5 Pro dev docs, and Sony has made some interesting choices for its next console. The PS5 Pro CPU will target 3.85GHz (10% more than PS5) in a new “high CPU frequency mode.” In standard mode it’s 3.5GHz. Devs will be able to pick the mode, and also get access to 1.2GB more system memory as Sony has freed up 13.7GB on the PS5 Pro for dev use, vs. the PS5 at 12.5GB. This isn’t new info, but I can verify it’s accurate."





Isso ai e nada é quase a mesma coisa.
 

Cubo de gelo

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Se vai resolver os artefatos de um upscaling ruim e performance instável, vale a pena. Tem artefatos irritantes e performance problemática também é irritante.
 

fr3d

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Interessante esse modo ultra-boost. E ao que parece o Pro é real mesmo, tudo que falaram deve ser verdade ou próximo disso...
Acho que vão anunciar o PRO junto com alguma nova produção ainda não anunciada
 

Wolkaiser

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Interessante esse modo ultra-boost. E ao que parece o Pro é real mesmo, tudo que falaram deve ser verdade ou próximo disso...
Acho que vão anunciar o PRO junto com alguma nova produção ainda não anunciada


Semanas depois do ocorrido, quando a notícia já se espalhou, a Sony vai lá e confirma, ao invés de deixar esfriar.

Gênios.
 

wtsds

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Interessante esse modo ultra-boost. E ao que parece o Pro é real mesmo, tudo que falaram deve ser verdade ou próximo disso...
Acho que vão anunciar o PRO junto com alguma nova produção ainda não anunciada


Depois dizem q esse cara não acerta. Ele erra, mas acerta bem mais os rumores!
 

SagaOPC

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Ficou imaginando a lindeza de otimização que vão vir os jogos com o ps5 pro, se os caras não conseguem bem extrair o poder de 9teraflops... Imagina os assassinos Cleber da ubibosta como não vai rodar agora no ps5 base e series s... Nem vou botar o Pc na história porque né, já cagam normalmente....
 

LucianoBraga

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Ficou imaginando a lindeza de otimização que vão vir os jogos com o ps5 pro, se os caras não conseguem bem extrair o poder de 9teraflops... Imagina os assassinos Cleber da ubibosta como não vai rodar agora no ps5 base e series s... Nem vou botar o Pc na história porque né, já cagam normalmente....

Se o gargalo for de GPU, rodar direto no PRO elimina parte do problema simplesmente porque o jogo vai ter de onde tirar mais. Já se o problema for CPU, nada muda.
 

Horg888

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With the soon-to-be-announced PS5 Pro expected to hit shelves later this year, Insider Gaming has learned of the developer requirements that need to be met to have the ‘PS5 Pro Enhanced’ label. Internally, this is currently called the ‘Trinity Enhanced’ label, but for the sake of SEO, we’ll be referring to it as ‘PS5 Pro Enhanced’ moving forward.

The ‘Enhanced’ label first made its introduction into the PlayStation ecosystem following the release of the PlayStation 4 Pro, which meant that the game utilized the Pro console’s improved hardware to offer improved frame rates and resolutions. For the PS5 Pro PlayStation wants games to offer a PS5 Pro-exclusive graphics mode that will combine:

- PSSR to upscale resolution to 4K
- A constant 60FPS
- Add or increase ray tracing effects

According to documents sent to Insider Gaming, this is possible because of faster RAM (28% faster) and a faster GPU that is 67% larger than the standard console (45% faster). Playstation says these combined make the Pro 45% faster than the standard PlayStation 5 and can provide twice the rendering speed of the standard console.

PlayStation goes on to continue that games may also be given the ‘PS5 Pro Enhanced’ label if they offer any of the following enhancements:

- Increased target resolution for titles that run a fixed resolution on the standard console
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ÇEY :kbozo
 
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