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Tópico oficial [PS5] Returnal, shooter com elementos rogue-like no espaço

Spunck

Bam-bam-bam
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Eu vou esperar essa porcaria sair um patch que corriga os travamentos, eu sei que muita gente tá jogando e não trava mas aqui tá impossível, 4x já, já reinstalei o jogo, recriei o banco de dados e até restaurei o ps5, dá o erro CE-108255-1, fui pesquisar no google e muita gente tá tendo esses erros, no miles morales teve gente que disse que o jogo não travou 1x, aqui travou várias, mas ele pelo menos tinha save.
 

Invejoso do ampli RJ

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Eu vou esperar essa porcaria sair um patch que corriga os travamentos, eu sei que muita gente tá jogando e não trava mas aqui tá impossível, 4x já, já reinstalei o jogo, recriei o banco de dados e até restaurei o ps5, dá o erro CE-108255-1, fui pesquisar no google e muita gente tá tendo esses erros, no miles morales teve gente que disse que o jogo não travou 1x, aqui travou várias, mas ele pelo menos tinha save.

aqui não travou nenhuma vez.
Estou no terceiro boss.
 

-Elfo-

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Aqui eu fui jogar a Daily Challenge no almoço e o som do jogo deu problema. Ficou explodindo, tive que fechar o jogo e perdi os 5 éter de recompensa.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
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Eu vou esperar essa porcaria sair um patch que corriga os travamentos, eu sei que muita gente tá jogando e não trava mas aqui tá impossível, 4x já, já reinstalei o jogo, recriei o banco de dados e até restaurei o ps5, dá o erro CE-108255-1, fui pesquisar no google e muita gente tá tendo esses erros, no miles morales teve gente que disse que o jogo não travou 1x, aqui travou várias, mas ele pelo menos tinha save.
Que zica, mano. Travamento você diz crash mesmo?
 


slashf

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Muito bom o seu relato



Sobre as comparações sempre reincidentes com Souls, eu já vinha dizendo há alguns meses que Returnal tinha potencial pra ser pelo menos Cult Classic. Não sei se chega em 5% do patamar e da influência da outra IP Underground da Sony que mexeu de forma permanente com toda a indústria em diante, Demon’s Souls, mas já temos situações que me lembram muito o fenômeno que eu presenciei com esses olhos que a Terra há de comer, lá em 2009, quando o RPG foi lançado. Acho que não, porque Rogues já existem há décadas, mas me parece haver algum take particular, ou pelo menos uma alegria de descoberta algo semelhante em relação a esse game.


Olha que interessante esse thread do Reddit aqui, que li desgarradamente, através desse tuíte da Casa Marques






Não sei onde isso vai parar, mas mais alguém aí que viveu o que rolou com Demon’s Souls em 2009, aquela coisa memorável e gostosa do inédito e dos papos sobre o trampo na internê, está percebendo alguma semelhança de engajamento, mesmo que muito discreta, entre os dois casos?


Visualizar anexo 185795Visualizar anexo 185796

Só se fala em outra coisa
 

Majima-San

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Pro pessoal não ser pego de surpresa o Deathloop também vai ser roguelike, então já vou esperar os mesmos youtubers chorões pegando no lançamento por ser exclusivo e tomando fumo.


Não tava ligado nisso bem a pau, tive que googlar pra confirmar
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Pro pessoal não ser pego de surpresa o Deathloop também vai ser roguelike, então já vou esperar os mesmos youtubers chorões pegando no lançamento por ser exclusivo e tomando fumo.



Eu já sabia por causa do nome, mas realmente parece que o pessoal ainda não percebeu esse detalhe. Talvez seja culpa do marketing mesmo, já que em Returnal esse elemento estava bem óbvio desde o início.
 

ArthurMorgan2x

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Pro pessoal não ser pego de surpresa o Deathloop também vai ser roguelike, então já vou esperar os mesmos youtubers chorões pegando no lançamento por ser exclusivo e tomando fumo.


nossa, nao tinha ideia disso, inclusive me perguntava como ia ser pq nao tinha entendido ate hoje
 

Artorias

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Kkkkkkkkkkkkk
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Miaudito

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Pensem na minha raiva. Tava no final do bioma 5, life grande e cheio, com itens de cura, arma foda, já tinha pegado 2 chaves do portão do chefe e na hora de pegar a última chave, o jogo buga e n abre mais as portas. E olha que estava com traje original, nunca usei os outros.
 

ryutorrent

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Nada de novo dessa midia "especializada"

Mas eu me pergunto: Qual jogo esse Bruno Garattoni joga para classificar Returnal como um dos mais dificeis de todos os tempos?

Meu Deus!!!
 

Spunck

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Pensem na minha raiva. Tava no final do bioma 5, life grande e cheio, com itens de cura, arma foda, já tinha pegado 2 chaves do portão do chefe e na hora de pegar a última chave, o jogo buga e n abre mais as portas. E olha que estava com traje original, nunca usei os outros.
Imagina a minha raiva que o jogo já travou 4x.
 

Dr.House M.D

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Joguei novamente hoje, usei os atalhos pra chegar onde travou ontem mais rapido e... novamente no bioma 6 o som trava e logo em seguida o jogo congela e nao deixa nem desligar o PS5 ou fechar o jogo.
Vi que vai vir outro update amanha, espero que sirva para estabilizar isso.
 

Lord Atma

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Caramba... Quanta gente tendo bug. Pq será isso?

Terminei hoje o jogo. Zero bugs. Mas só joguei ofk o traje original.

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Shimitri

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Pena que ainda tem muita gente com bug. Chuto que deva ser algum item que esteja quebrado.
 

Lord Atma

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Aeeee, zerei o jogo. Agora é continuar jogando. Jogo simplesmente maravilhoso!
Vou que tem outro final?

Só vi agora.

Tem que pegar seis chaves espalhados pelo biomas que só aparecem depois de terminar a primeira vez..

Beat Act 2 once and access the base ending.
Find the six Sunface Fragments spread across each Biome in the game. Their locations are somewhat randomized relative to when you’ll find them, but they do appear in specific rooms in each Biome you can eventually encounter. You also don’t need to collect them all in one run.
Complete all “House Sequences” across Act 1 and Act 2. These must be completed in order, and you won’t be able to finish them if you don’t have all of the Sunface Fragments.
The final House Sequence should take you to a room where you find a Car Key. Take that item.
Complete Returnal’s second Act again, defeat Ophion, and use the Car Key on the sedan you find at the bottom of the crater. This will trigger the secret ending.

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Vaynard

Lenda da internet
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Vou que tem outro final?

Só vi agora.

Tem que pegar seis chaves espalhados pelo biomas que só aparecem depois de terminar a primeira vez..

Beat Act 2 once and access the base ending.
Find the six Sunface Fragments spread across each Biome in the game. Their locations are somewhat randomized relative to when you’ll find them, but they do appear in specific rooms in each Biome you can eventually encounter. You also don’t need to collect them all in one run.
Complete all “House Sequences” across Act 1 and Act 2. These must be completed in order, and you won’t be able to finish them if you don’t have all of the Sunface Fragments.
The final House Sequence should take you to a room where you find a Car Key. Take that item.
Complete Returnal’s second Act again, defeat Ophion, and use the Car Key on the sedan you find at the bottom of the crater. This will trigger the secret ending.

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Obrigado por avisar. Eu terminei e não joguei mais hoje. Amanhã vejo direitinho, porque o jogo de verdade começa agora, como é em um Roguelike
 

Lord Atma

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Obrigado por avisar. Eu terminei e não joguei mais hoje. Amanhã vejo direitinho, porque o jogo de verdade começa agora, como é em um Roguelike
Tbm descobri agora. Amanhã tô de volta.


Tinha terminado hoje a tarde.

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João Hortifruti

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Joguei novamente hoje, usei os atalhos pra chegar onde travou ontem mais rapido e... novamente no bioma 6 o som trava e logo em seguida o jogo congela e nao deixa nem desligar o PS5 ou fechar o jogo.
Vi que vai vir outro update amanha, espero que sirva para estabilizar isso.

Parece que tinha um bug relacionado a roupa da DLC, será que pode ser isso o seu caso?

Ouvi algo a respeito, não lembro onde agora...
 

Gulf

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Nada de novo dessa midia "especializada"

Mas eu me pergunto: Qual jogo esse Bruno Garattoni joga para classificar Returnal como um dos mais dificeis de todos os tempos?

Meu Deus!!!
Pô bicho. Que mídia especializada? É uma revista de curiosidades gerais. Quem lê não está procurando sobre jogos, e sim assuntos Super Interessantes.

E se você ler a matéria verá que o cara inclusive fala mais sobre o estilo Roguelike.

Mas, internet é isso né bicho. Criticar por criticar sem nem tentar entender o contexto.
 

Markshneider

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Então, relato parcial de quem detesta rogue likes:

Joguei um bocado, e como costumo jogar na calma, olhando tudo com cuidado, explorando e vendo os detalhes e tal, acho que levei quase umas 2h para passar a primeira tela. Só morri uma vez, e nem foi no chefe. Ainda estava meio que me acostumando com o jogo e esbarrei num bichão vermelho lá, e fui surpreendido com os pulos dele sendo que já cheguei zoado de life. Depois de passar para a segunda tela, morri para um bicho besta porque entrei num lugar lá que tinha o chão que causa dano e não percebi, isso me lascou inteiro.

Os comentários da Selene quando retorna, e quando mudou a primeira vez, achei bem legais, ao invés de só repetir tudo igual, o jogo "continua", não passa a sensação de que está só repetindo a tela por ser rogue, e sim que é parte da história, existe uma noção real de continuidade, mesmo voltando do início. A dublagem é FANTÁSTICA! A entonação da voz da Selene realmente passa uma sensação de desconforto, medo e até desespero com a situação que se encontra. Estou louco para encontrar todos os trechos dos áudios.

O esquema do jogo não me causa a impressão de ser um jogo rogue, e sim um jogo arcade bem à moda antiga mesmo. É tipo jogar Double Dragon III (que tem historinha, equipamentos, etc), misturado com Nier (movimentação deliciosa) e os jogos clássicos da Housemarque. Excelente!

O som é maravilhoso, o fato de ser em terceira pessoa misturado com bullet hell havia me deixado com pé atrás antes de jogar, pensei: "Com certeza vai ter horas que vai tomar dano sem nem saber de onde veio, e sendo rogue esse jogo vai ser tenebroso de difícil". Quebrei a cara, o áudio dá dicas perfeitas de posicionamento, e mesmo não vendo os inimigos, e às vezes não reparando o indicador na tela da posição deles, eu sabia aonde tinha bicho. Perfeito.

O controle, o lance dos tipos de tiros alternados e as funções de rumble achei bem legais, só achei estranho que não é sempre que você está na chuva e fica sentindo ela. A dica de quando o tiro alt está disponível achei MUITO bem feita. Escanear objetos também é bem gostoso :kjoinha Até mesmo chegar perto daqueles trecos amaldiçoados lá, o conjunto do áudio 3D com as respostas do Dualsense é animalesco para dar uma imersão maior no jogo!

O gráfico está legal, não vi nada demais, mas também não deixa muito a desejar. Só gostaria que tivesse uma variedade maior dentro de cada tela, ao invés de ser tipo um monte de salas com o mesmo "tema" aplicado. Mas como a tela foi curta, a ambientação é animal, e é um rogue, não vejo problema contando que cada tela seja bem interessante (a verificar). Uma ou outra coisa podia ter um trabalho maior/retoques, tipo o rosto da Selene durante o gameplay podia ser mais elaborado, ter uma iluminação aplicada mais realista com o ambiente que ela estiver e expressões faciais (somado a uns comentários aleatórios, tipo reporte de missão) para dar mais vida, parece uma boneca se ficar olhando :klol
Ou então a qualidade da iluminação no ambiente, tem uns lugares que você olha de longe está de um jeito, aí quando se aproxima, dá um "pop" perceptível para um modo mais detalhado/diferente. Também reparei uns glitches de flora clipando o cenário, umas folhas ou mesmo árvores atravessando cenário tipo que em alpha, aí chega perto, o glitch some. Só uns detalhezinhos que quebram a imersão (e que jogo imersivo, PQP) e fazem transparecer que apesar de muito competente, a Housemarque ainda tem chão a percorrer para chegar no primor visual de outros estúdios da Sony. Mas que são competentes e o jogo está bem bonito é indiscutível.

Também dei uma jogadinha naquele desafio diário, bem tranquilo, achei que teria um boss, e quando vi, acabou. é bom para manter o jogo fresco e dar uma jogadinha rápida quando quiser dar uma variada das longas sessões do jogo base. Curti.
No geral, achei o jogo bem fácil até (primeira e segunda telas veja bem), mas não terminei ainda, então não posso falar do jogo todo, mas se o que vi até onde joguei for indicativo, parece ter uma dificuldade bem equilibrada. Um ponto muito positivo é que sempre tem algo diferente para descobrir, algo para deixar cauteloso, algo para chamar a atenção, uma decisão delicada (pego ou não esse treco do tinhoso?), muito envolvente esse jogo.

Acho que no total devo ter jogado pouco mais de 4h, e até agora não tive a mesma sensação de jogar um Binding of Isaac ou coisa do gênero. Também não tive bugs ou problemas de travar que o povo aí falou, tudo suave.

Edit: Ah é! Partículas. P0rn de partículas para deleitar os olhos em todo canto. :kpaixao

Gostei muito, e parece ser um jogo bem viciante!
:kjoinha
 
Ultima Edição:

Looz

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Meu dedo tá coçando demais para pegar esse game. Porém quero muito a mídia física dele. Sobre os travamentos que o pessoal citou, aí é tenso. Principalmente pelo tipo de jogo, dá até medo de jogar e ficar estressado com os crashes. Eu curti muito o YS Origins, por exemplo, desisti da platina por isso... Tinha o Boss Rush no Nightmare e quando eu estava quase terminando dava erro e fechava o game, tenso demais. Hahahaha.
 

Markshneider

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Meu dedo tá coçando demais para pegar esse game. Porém quero muito a mídia física dele. Sobre os travamentos que o pessoal citou, aí é tenso. Principalmente pelo tipo de jogo, dá até medo de jogar e ficar estressado com os crashes. Eu curti muito o YS Origins, por exemplo, desisti da platina por isso... Tinha o Boss Rush no Nightmare e quando eu estava quase terminando dava erro e fechava o game, tenso demais. Hahahaha.
Fica de olho nos classificados para algo mais em conta, normalmente esse tipo de jogo o povo zera e passa adiante a menos que ame de verdade o game ou colecione e tal. Não se preocupe com erro e crash, que se for algo generalizado (ainda não vi nada disso, assim como outros aqui), vai ter patch corrigindo, especialmente sendo exclusivo.
 

ryutorrent

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Pô bicho. Que mídia especializada? É uma revista de curiosidades gerais. Quem lê não está procurando sobre jogos, e sim assuntos Super Interessantes.

E se você ler a matéria verá que o cara inclusive fala mais sobre o estilo Roguelike.

Mas, internet é isso né bicho. Criticar por criticar sem nem tentar entender o contexto.

Vamos lá, "bicho".

No momento que o jornalista escreve sobre determinado assunto, ele é especialista ou no minimo focado no assunto. O editor da super interessante com certeza destacou esse jornalista para editoria de games na redação da super interessante.

Falar sobre o estilo roguelike não é salvo conduto para fazer Returnal o jogo mais dificil da historia pois estou jogando ele não é. No máximo é tem uma mecânica chata mas nada de fazer a gameplay dificil, principalmente se você já jogou os jogos prévios da Housemarque. Coisa que o jornalista em questão deveria conhecer e ter jogado para saber como o estilo do estudio é

Qualquer jogador que se preze, que conheça minimamente jogos e os niveis de dificuldade de cada um, irá conseguir saber bastando olhando o titulo da matéria que o jornalista fez uma manchete click bait. Causou o espanto na manchete para fazer você dar um click para ele.

Funcionou contigo, show de bola.

Segue o baile.
 

renbh

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Nada de novo dessa midia "especializada"

Mas eu me pergunto: Qual jogo esse Bruno Garattoni joga para classificar Returnal como um dos mais dificeis de todos os tempos?

Meu Deus!!!

Acho que é preciso contextualizar. Roguelike é um genero com uma pegada MUITO diferente de um jogo clássico, mais do que ser difícil (porque games do gênero são difíceis), o fato da pessoa jogar da mesma forma que se joga um Uncharted da vida (que é absurdamente difícil e até injusto nas dificuldades mais altas) faz com que o game fique mais difícil do que deveria ser.

Em suma, ele fica mais difícil que um Souls porque as pessoas não entendem a forma como deve ser jogado. Pode saber que isso vale para toda esta galera que pede save em Returnal, isso para mim é surreal em roguelike que é baseado em runs, onde sentar e ir até o fim faz parte da estrutura e do desafio. A Housemarque com certeza pensou assim quando criou, mas o game tem se popularizado para uma galera que não costuma consumir games assim e isso tem gerado um impacto.
 

Gulf

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Vamos lá, "bicho".

No momento que o jornalista escreve sobre determinado assunto, ele é especialista ou no minimo focado no assunto. O editor da super interessante com certeza destacou esse jornalista para editoria de games na redação da super interessante.

Falar sobre o estilo roguelike não é salvo conduto para fazer Returnal o jogo mais dificil da historia pois estou jogando ele não é. No máximo é tem uma mecânica chata mas nada de fazer a gameplay dificil, principalmente se você já jogou os jogos prévios da Housemarque. Coisa que o jornalista em questão deveria conhecer e ter jogado para saber como o estilo do estudio é

Qualquer jogador que se preze, que conheça minimamente jogos e os niveis de dificuldade de cada um, irá conseguir saber bastando olhando o titulo da matéria que o jornalista fez uma manchete click bait. Causou o espanto na manchete para fazer você dar um click para ele.

Funcionou contigo, show de bola.

Segue o baile.
Fui atrás da matéria só por causa do chilique aqui já imaginando que seria exagerado e adivinhe? Acertei.
 

ryutorrent

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Acho que é preciso contextualizar. Roguelike é um genero com uma pegada MUITO diferente de um jogo clássico, mais do que ser difícil (porque games do gênero são difíceis), o fato da pessoa jogar da mesma forma que se joga um Uncharted da vida (que é absurdamente difícil e até injusto nas dificuldades mais altas) faz com que o game fique mais difícil do que deveria ser.

Em suma, ele fica mais difícil que um Souls porque as pessoas não entendem a forma como deve ser jogado. Pode saber que isso vale para toda esta galera que pede save em Returnal, isso para mim é surreal em roguelike que é baseado em runs, onde sentar e ir até o fim faz parte da estrutura e do desafio. A Housemarque com certeza pensou assim quando criou, mas o game tem se popularizado para uma galera que não costuma consumir games assim e isso tem gerado um impacto.

Sim, concordo completamente contigo.

Jogadores comuns podem ter esse "vicio", vicio esse de jogar todo TPS da mesma maneira.

Meu problema é quando um membro da imprensa tem isso e constroi uma materia em cima de click bait.
 

ryutorrent

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Fui atrás da matéria só por causa do chilique aqui já imaginando que seria exagerado e adivinhe? Acertei.

Você tá confundindo com a galera que tu anda que faz esse chilique.

Salientar como o jornalismo é pobre não tem chilique nenhum, é apenas atestar um fato.
 
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