Então, relato parcial de quem detesta rogue likes:
Joguei um bocado, e como costumo jogar na calma, olhando tudo com cuidado, explorando e vendo os detalhes e tal, acho que levei quase umas 2h para passar a primeira tela. Só morri uma vez, e nem foi no chefe. Ainda estava meio que me acostumando com o jogo e esbarrei num bichão vermelho lá, e fui surpreendido com os pulos dele sendo que já cheguei zoado de life. Depois de passar para a segunda tela, morri para um bicho besta porque entrei num lugar lá que tinha o chão que causa dano e não percebi, isso me lascou inteiro.
Os comentários da Selene quando retorna, e quando mudou a primeira vez, achei bem legais, ao invés de só repetir tudo igual, o jogo "continua", não passa a sensação de que está só repetindo a tela por ser rogue, e sim que é parte da história, existe uma noção real de continuidade, mesmo voltando do início. A dublagem é FANTÁSTICA! A entonação da voz da Selene realmente passa uma sensação de desconforto, medo e até desespero com a situação que se encontra. Estou louco para encontrar todos os trechos dos áudios.
O esquema do jogo não me causa a impressão de ser um jogo rogue, e sim um jogo arcade bem à moda antiga mesmo. É tipo jogar Double Dragon III (que tem historinha, equipamentos, etc), misturado com Nier (movimentação deliciosa) e os jogos clássicos da Housemarque. Excelente!
O som é maravilhoso, o fato de ser em terceira pessoa misturado com bullet hell havia me deixado com pé atrás antes de jogar, pensei: "Com certeza vai ter horas que vai tomar dano sem nem saber de onde veio, e sendo rogue esse jogo vai ser tenebroso de difícil". Quebrei a cara, o áudio dá dicas perfeitas de posicionamento, e mesmo não vendo os inimigos, e às vezes não reparando o indicador na tela da posição deles, eu sabia aonde tinha bicho. Perfeito.
O controle, o lance dos tipos de tiros alternados e as funções de rumble achei bem legais, só achei estranho que não é sempre que você está na chuva e fica sentindo ela. A dica de quando o tiro alt está disponível achei MUITO bem feita. Escanear objetos também é bem gostoso
Até mesmo chegar perto daqueles trecos amaldiçoados lá, o conjunto do áudio 3D com as respostas do
Dualsense é animalesco para dar uma imersão maior no jogo!
O gráfico está legal, não vi nada demais, mas também não deixa muito a desejar. Só gostaria que tivesse uma variedade maior dentro de cada tela, ao invés de ser tipo um monte de salas com o mesmo "tema" aplicado. Mas como a tela foi curta, a ambientação é animal, e é um rogue, não vejo problema contando que cada tela seja bem interessante (a verificar). Uma ou outra coisa podia ter um trabalho maior/retoques, tipo o rosto da Selene durante o gameplay podia ser mais elaborado, ter uma iluminação aplicada mais realista com o ambiente que ela estiver e expressões faciais (somado a uns comentários aleatórios, tipo reporte de missão) para dar mais vida, parece uma boneca se ficar olhando
Ou então a qualidade da iluminação no ambiente, tem uns lugares que você olha de longe está de um jeito, aí quando se aproxima, dá um "pop" perceptível para um modo mais detalhado/diferente. Também reparei uns glitches de flora clipando o cenário, umas folhas ou mesmo árvores atravessando cenário tipo que em alpha, aí chega perto, o glitch some. Só uns detalhezinhos que quebram a imersão (e que jogo imersivo, PQP) e fazem transparecer que apesar de muito competente, a Housemarque ainda tem chão a percorrer para chegar no primor visual de outros estúdios da Sony. Mas que são competentes e o jogo está bem bonito é indiscutível.
Também dei uma jogadinha naquele desafio diário, bem tranquilo, achei que teria um boss, e quando vi, acabou. é bom para manter o jogo fresco e dar uma jogadinha rápida quando quiser dar uma variada das longas sessões do jogo base. Curti.
No geral, achei o jogo bem fácil até (primeira e segunda telas veja bem), mas não terminei ainda, então não posso falar do jogo todo, mas se o que vi até onde joguei for indicativo, parece ter uma dificuldade bem equilibrada. Um ponto muito positivo é que sempre tem algo diferente para descobrir, algo para deixar cauteloso, algo para chamar a atenção, uma decisão delicada (pego ou não esse treco do tinhoso?), muito envolvente esse jogo.
Acho que no total devo ter jogado pouco mais de 4h, e até agora não tive a mesma sensação de jogar um Binding of Isaac ou coisa do gênero. Também não tive bugs ou problemas de travar que o povo aí falou, tudo suave.
Edit: Ah é! Partículas. P0rn de partículas para deleitar os olhos em todo canto.
Gostei muito, e parece ser um jogo bem viciante!