O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
7w02yDG.png
Sol Trigger foi lançado em 2012 pela já finada Imageepoch. É continuação de um outro rpg com enredo que se passa anterior aos eventos do Sol Trigger: Saigo No Yakusoku No Monogatari (a tradução seria algo como The Final Promise Story). O primeiro não tem tradução, Sol Trigger uma parcial até o momento.

O início do jogo com tradução da abertura abaixo.


Tem um vídeo de um teste do tradutor do Sol Trigger com o jogo anterior.


Site do grupo de tradução: https://soltriggerenglish.wordpress.com/

Vamos ao Sol Trigger. Sempre tive curiosidade sobre o jogo que parecia interessante, resolvi pegar para jogar ele. Estou com umas 4h no terceiro capítulo aqui e resolvi postar umas impressões.

Comecei praticamente as cegas o jogo, sem ter lido a priori praticamente nada sobre ele. Começa sem se preocupar em apresentar muita coisa. Tem uma biblioteca que acessa via menu com vários termos e história, perfil dos personagens, porém no patch não tem tradução disto. Basicamente, tem um grupo enfrentando a igreja (que é uma entidade controlando de forma tirânica o mundo do jogo) e fazendo uso do sol para sua produção de energia e tecnologia. Sol que é uma energia que certas pessoas tem, até onde fui, não tem relação com o Sol (Sun). Essas pessoas com essa habilidade são perseguidas pelos poderes que tem.

Eis um dos líderes da igreja no início do jogo.
1Vd3A3O.png

Eis também provavelmente um dos motivos que não foi localizado no ocidente.
el0Ozbd.png
HAE1h3x.png


Primeiramente se trata de um dungeon crawler, onde se explora as dungeons em terceira pessoa. Senti uma certa vibe meio Megaten no jogo, mesmo sendo bem diferente em diversos pontos. Do jogo anterior tinha no time de desenvolvimento ao menos uma pessoa envolvida com SMT3 e Persona 3 (Yosuke Uda, produtor do primeiro jogo). Trilha sonora ambiente das dungeons que passei até agora também é outro ponto que evocou uma certa semelhança com Megaten.
LMTsPqK.png
Z1X64RC.png


Algumas portas precisam ser abertas usando a energia Sol (usada nas skills também). Essa energia pode ser recarregada voltando para a base. Save points servem para teleportar para a base também e da base podem voltar direto ao save point. Cyril parece com uma personagem na arte da capa do jogo anterior, não tenho certeza se é ela porém.
irP2EXq.png


Skills estão vinculadas a armas e armaduras e acessórios que se equipa nos personagens. As skills devem primeiramente serem aprendidas (awakening) e evoluem conforme se utiliza.
eN7M3SR.png
DfjZZBR.png


Usando o poder do Sol os efeitos podem ser ampliados quando vai usar a habilidade. HP 0 nocauteia, pelo que vi se estiver com sol zerado e hp zerado precisa recuperar o personagem na base somente. Ainda não tive ko de personagens assim porém.
7Swf3vU.png


E para ter acesso a mais itens e equipamentos na loja na base tem de vender certos itens achados nas dungeons (cristais). Não achei até o momento equipamentos diretamente nas dungeons.
lNTCrRF.png
rWOguml.png


Personagens são muito bem detalhados para os padrões do PSP.
M8caTKR.png
CTOF39V.png
df2Tz7L.png
b6EIcXK.png


As dungeons até o momento tem design bem simples na maior parte, a base do grupo porém tem um design com visual mais trabalhado.
b5tfLO3.png
MrFYoXB.png


A tradução é parcial, e somente os diálogos principais até o momento estão traduzidos. Mesmo assim, podem ser intercalado por partes não traduzidas (Google Translator no celular ajuda nessas horas hehe).
gbdVnwf.png
GanPIcT.png
YbxhzdX.png


Trilha sonora tem algumas faixas interessantes, especialmente a da batalha contra bosses gostei.


E por hora era isto, estou gostando até o momento. Jogo meio diferente, até não achei que era dungeon crawler, mas está caindo bem aqui no gosto (gosto do gênero, apenas achava que era jrpg mais tradicional).
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.946
Reações
24.659
Pontos
503
Qual o porcentagem do progresso da tradução, a história completa está traduzida?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
Qual o porcentagem do progresso da tradução, a história completa está traduzida?
O JamRules que coordenava o projeto parece que se afastou e um integrante do grupo de tradução decidiu liberar o patch. O script está parece que com toda história traduzida, mas não inserida nesse patch. Até onde fui está quase completa a parte da main story, coisas adicionais estão algumas com tradução, a maioria não. As skills e itens até agora estão 100% traduzidas.
 

ValenS

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
10.148
Reações
8.287
Pontos
1.274
Baita pérola hein?? Triste não ter sido lançado no ocidente.



Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.117
Reações
35.169
Pontos
1.054
Até tinha me esquecido que jogos do PSP tinham tanto dithering assim. :klol

Mas é foda, o PSP teve muito jogo bom que era japan-only, um ou outro jogo era localizado anos depois em uma outra plataforma(Akiba's Trip, Dangaronpa, etc).
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
No capítulo 5 aqui. E a história começou a tomar uns rumos interessantes também.
Acabei começando a achar equipamentos nas dungeons também (escassos, mas um ou outro baú tem). O dinheiro conforme começou a aparecer itens na loja começou a ficar mais curto. Tenho variado bastante os personagens, todos até o momento são úteis. Normalmente deixo o Farel (não tem como tirar ele por ser o protagonista, o Valter que gostei e não tiro (skill para enfrentar humanos é boa (ataque + forte contra qualquer ser bípede), no outro slot Gustav é forte e tem skill para baixar defesa dos inimigos enquanto a Sophie tem ataques contra todos inimigos, e o quarto slot fica para suporte onde a Cyrill que tem skills para aumentar defesa e ataque de todos, e regen de hp para todos também, porém não tem cura, já Emma tem skills de cura individual e para todos (consegui faz pouco essa última).
Pelo que li (por alto) tem rotas também, pode com o Farel escolher entre a Emma, Sophie e outra personagem, vai alterar alguma coisa no final, mas final em si é só 1.

Até tinha me esquecido que jogos do PSP tinham tanto dithering assim. :klol
Alguns jogos com dithering no PSP ficam bem visíveis, mas aqui no caso do Sol Trigger fica bem visível olhando no computador, mas na telinha do PSP encaixa perfeitamente os efeitos.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.055
Pontos
734
Quando a parte traduzida termina, só resta tristeza...
Jogão!!!
Não quero dar spoilers, mas o patch termina aproximadamente na metade do game.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
Boa música da dungeon do quinto capítulo.


Quando a parte traduzida termina, só resta tristeza...
Jogão!!!
Não quero dar spoilers, mas o patch termina aproximadamente na metade do game.
Eu tinha lido por alto uma vez pessoal debatendo, parece que depende da rota. Vou tentar continuar no Google Translator aí caso fique sem tradução mesmo hehe.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
Capítulo 7. Aí, crash hehe. Tem 3 rotas no caso, parece que uma passa sem crashar. A que fiz não. Passei a iso japonesa para o PSP, fiz essa parte que crashou usando Google Translator com o celular, salvei na iso japonesa e carreguei com a tradução, jogo continua. :rox
Quanto as rotas:
São com a Emma, Sophie ou a Fran. A Fran parece que não tem o crash nessa parte. Mas escolhi a Emma.

Surgiu referências do jogo anterior, e pelo que tem ali eu tinha achado que podia ser a Cyril na capa do jogo anterior, mas não é.

zPBRLBG.png
LR8zeMf.png

Ainda estou impressionado com o character design, um estúdio pequeno fazendo um dos melhores trabalhos que vi no PSP. Personagens tem movimentos nos olhos boca bem feitos, passam bem expressões.
NJcVOyW.png
Ct5tlWJ.png
CrbEBp6.png


Tem um manga relacionado ao jogo também, publicado pela própria Imageepoch com arte de Yoshioka Sakaki.
2WuwvOQ.png


Voltando ao jogo tem a cada capítulo um verso dos "evangelhos" da Igreja, e até o momento parece ter tido o nome de um pecado capital (7 capítulos até aqui).
6VYXVgq.png

Forgive me, whoever brings judgment,
I will offer a small prayer here
so that you will not be burned by the eternal flames

From the God Machine Scriptures, verse 359
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
Fechei o jogo.
dnKCvTM.png


Ou não hehe. É praticamente como se fosse Sol Trigger 1 e 2 no jogo. A segunda parte se passa 19 anos após o final da primeira parte, com outros protagonistas. Tem até clear save mid-game que libera rejogar a primeira parte ou jogar o segundo arco da história.
KIhX81X.png
v8qVZr9.png

Quanto a segunda parte:
Começa com clima mais leve que o final tenso da primeira.
cnNBYK7.png
vCosB7k.png

XaXytJM.png

Esses aí são os protagonistas de início da segunda parte.

A tradução vai e volta. Indo com o Google Translator nessas partes onde não tem, mas foi uma cena sem, logo voltou a ter tradução novamente. Exemplo usando o Google Translator: certas partes fica até bem de boa, outras demora um pouco para focar, até lá fica ruim. E em alguns momentos traduz um gibberish que dá uma ideia do que foi falado. Está dando para levar.
5z1VI7s.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
Fechei o jogo, dessa vez todo mesmo hehe. Gostei bastante do jogo, diria que é uma hidden-gem da biblioteca de jrpgs do PSP. Algumas impressões sobre o jogo:
A parte de design dos personagens já falei antes, é uma das melhores que vi no PSP, desde animação dos movimentos, até roupas móveis tem, que balançam e tal no andar. Tecnicamente nesse aspecto o jogo é bem avançado. A história é bem corrida, não tem side-quests, não tem muito blablabla, jogo é bem direto, sem quantidade grande de diálogos. Há 3 rotas a seguir (relacionamento do Farel com uma personagem), conforme uma decisão (no quinto capítulo se não me engano). Como drpg é bem simples, com equipamentos e habilidades associadas aos personagens, 0 customização. Mas pode evoluir as skills até o level 6, quando masteriza elas e além do aumento de poder delas (skills podem por exemplo de aumentar a defesa de um personagem passar a aumentar a defesa + ataque de todos) podemos usar uma versão "ultimate" da skill também, usando bem mais Sol. Sol é basicamente o MP do jogo. Equipamentos melhores são os comprados, jogo dá uns equipamentos as vezes nas dungeons, mas quase sem serventia. Armaduras não alteram o visual, mas cada arma tem visual único. Os capítulos são bem curtos, assim como as dungeons não são longas. A dificuldade geral do jogo não é alta também. Venci o boss final de primeira por exemplo tranquilamente. Cada dungeon tem um certo set de inimigos, não são tantos, mas tem tipos e fraquezas diferentes que podem ser exploradas com certos ataques dos personagens. Lars por exemplo tem ataque forte contra chimeras, Klotho contra clones, e por aí vai.
No caso da tradução (versão 0.9 que é a mais avançada liberada), praticamente 100% da história principal está traduzida na primeira parte do jogo, na segunda uns 70%, mesclando diálogos traduzidos com textos em japonês. Normalmente a tradução é entendível, faltando obviamente edição, por exemplo há uma certa personagem que no jogo é chamada de Litra, Ritora, Ritra (e o Google translator no meu celular insistia em Rittler haha). Litra seria a melhor versão no meu ver, que é como o jogo chama ela a maior parte do tempo. Diálogos fora dos principais praticamente estão todos sem tradução, alguns com os personagens principais estão traduzidos, mas poucos.
Resumindo, achei um excelente jogo com um cast de personagens bons, sendo alguns que realmente gostei bastante (Lars, Cyril, Valter, Emma e Fran por exemplo), mesclando tecnologia avançada no PSP com um drpg bastante simples focado na história. Não é longo, deu umas 40h de jogo, mas perdi um tempo masterizando algumas habilidades, poderia ter fechado em menos tempo.

Segue algumas imagens do jogo, algumas com certo nível de spoiler, então deixando na tag de spoiler, abram cientes que contém spoilers.
Os nomes das armas podem ser interessantes. Alguns equipamentos ganhos porém são totalmente inúteis, ficando mais pelo fanservice (?).
C4MkMHG.png
pTCPCz8.png
IbWP1VX.png


As animações dos ataques são muito boas.
ki2XhUn.png
T4FSL3x.png
epwLpfG.png
RCEdYOk.png
UOm9K6c.png


Vento não se estoca, mas "Sol" sim. :klolwtf
R9KvIsb.png


Xanadu no enredo
qaWHP1M.png


Temos personagens bem construídos e memoráveis. Jogo também faz um excelente trabalho de câmera.
xbyvOoR.png
ReXmxhu.png
Ik9J12n.png
iGeMnhk.png

TojU4zF.png

* E sim, gostei da Cyril. :kpaixao
Ela tem 28 anos aqui, apesar de não parecer kkk

Cada passagem de capítulo tem como se fosse um versículo dos textos da Igreja da Máquina. Segue um exemplo. Tradução do Google Translator.
q9PM57a.png

The day has come.
Before the great mourning
Show the constant light.
The journey to gain eternal peace
Now is the time to end.
From God Church Machine Apocrypha, section 666


Sobre vilões/boss final:
Google translator insistia em chamar de Rittler, well, não estava tão errado dado o contexto kkk. Utopia sem pensar nos custos e métodos para chegar lá, basicamente uma ditadora "com boa intenção".
XaYtDKp.png


E boss final é Deus, uma máquina (afinal, igreja da Máquina).
RnE2Fe7.png
jwhYIOu.png
gEMyQZz.png

Ah, e a trilha sonora é excelente, desde músicas relaxantes a rock. Muito boa mesmo. Segue umas de exemplo.



cgOL1bn.png

zqzqRMn.png
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.277
Reações
10.859
Pontos
753
lAJQSTB.png



Dei uma olhada agora no The Final Promise que antecede o Sol Trigger. Parece ter alguns elementos mais clássicos de drpgs e mais customização.

A cada level ganha pontos (CP) para adicionar em skills. Tem conceito de front/back row também.
nTosq8g.png
kh1kHm2.png
uhd7FvW.png


Eis Sascha, que achava que era a Cyril de início hehe
9PPBXYm.png


A espada de Xanadu quem porta a espada ganha poderes (Sol)? Parece ser a única arma eficaz para enfrentar certos seres meio "robóticos".
wZ0pE63.png
IBv9q5e.png


Dungeons também 3D, bons efeitos de iluminação. Cenários com bom design pelo início. Modelagem dos personagens é boa, mas bem abaixo do nível visto no Sol Trigger.
V2MHlPp.png
VehWtqx.png
vk2xF3k.png
T6MOoKV.png
90KeGhG.png


Umas screen com uma batalha, tem random e com inimigos visíveis (encontros obrigatórios), mesclando. Inimigos assim como no Sol Trigger são 3D e tem animações de ataques. Personagens aqui pelo que vi não porém, ficando com pequenos efeitos ao acertar os inimigos apenas.
OqJ8G7q.png
6JnNAHR.png


Umas screens da abertura.
GdbGL3q.png
wOAArNJ.png
0B1fNF8.png
pgGq5c4.png



Tem algo relacionado a salvar pessoas/abrigar refugiados pelo que entendi e tempo para tal (não sei se em tempo real).
iVWCKaG.png

3ATFV7j.png


Em Sol Trigger tinhamos a organização Sol Trigger lutando contra a igreja. Aqui temos aparentemente Messiah (Messias) lutando contra a uma sociedade mágica controlando robôs. O poder de Xanadu tem um papel central para o grupo de Messiah.
Messiah, os protagonistas daqui pelo que entendi se tornará a Igreja da Máquina no futuro
PWQ1iG9.png
hrBsfjd.png



E por hora é isto. Jogo começa com uma longa sequência de cutscenes que fica difícil de traduzir com o celular, já que diferente dos diálogos acima, passam direto sem ter de apertar um botão. Um pedaço inicial pode ser visto no teste do JamRules, coloquei no início do tópico, mas deixo abaixo também.


Parece bem interessante, mas de início teve bastante diálogos e que não deu para usar o celular direito, então por hora não continuarei, porém jogo parece bem interessante. Tomara que surja algum grupo para traduzir algum dia.
 
Ultima Edição:

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
PSP :kpaixao meu portátil favorito ever... Nenhum screenshot faz jus a jogar no bixinho... Saudade do meu :ksnif
 
Topo Fundo