Pergunta difícil de responder.
Vou tentar trazer alguns títulos, porque um só seria injusto:
Mortal Kombat (Arcades)
Out of this World (SNES)
Test Drive Le Mans (Dreamcast)
Star Wars Rogue Squadron 2: Rogue Leader (GameCube)
Road Rash (Mega Drive)
Donkey Kong Country (SNES)
Battletoads (NES)
Ninja Gaiden (NES)
International Super Star Soccer Deluxe (SNES)
Mario Kart: Super Circuit (GBA)
The Last of Us (PS3)
The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U)
SuperHot VR (PC)
Perfect Dark (N64)
iRacing (PC)
Apesar de eu ter condições de ir além na lista, em negrito são dois jogos que têm em sua estrutura básica MUITA coisa de altíssimo nível para época em que foram lançados. Elevaram o sarrafo MESMO.
Perfect Dark me gerou uma expectativa (jamais cumprida!) de que a indústria de FPS iria se tornar algo gigante de qualidade. Se tornou referência de visual, apenas. Não gosto MESMO do rumo que tomou. Vi uns lampejos interessantes ali no
Black (PS2/Xbox) e
Time Splitters: Future Perfect (multi), que são jogos que vendem mais que visual em suas propostas. De tempos em tempos eu tento jogar algo novo. A melhor experiência foi no
Quake Champions. Vou dar uma chance para coisas mais recentes, como é o caso do
COD Warzone.
Mas adianto que não existe decepção maior na indústria de jogos que o gênero FPS. Eu larguei quase por completo o gênero que era meu favorito. Reconheço qualidades e méritos na ascensão do Counter Strike, mas é inadmissível que o Perfect Dark suma do mapa como foi, tendo um
prequel tosco para X360 e o ostracismo.
No caso do
iRacing, este segue em desenvolvimento - funcionando em regime de assinatura desde o começo -, mesmo depois de seu lançamento em 2008. Ainda que seja nicho, do ponto de vista de competitivo online e estrutura de carreira,
é ele contra o resto da indústria de jogos de corrida, simuladores (como ele) ou não. Quando você encontrar um crackudo iRacer, tenha paciência. Este ser saiu da caverna e tem outra visão de mundo. Ele vai ser chato. Perdoa!