Hoje trarei mais dois jogos terminados, e o primeiro deles é
Urban Reign para
PlayStation 2, terminado no dia 22 de maio.
Urban Reign conta a história de Brad Hawk, um lutador de aluguel contratado para encontrar um membro de uma gangue que foi sequestrado na cidade de Green Harbor, nos EUA. Para isso, ele conta com a ajuda de Shun Ying Lee, uma espadachim habilidosa que ele conhece logo de cara na cidade. No decorrer do caminho, Brad acaba descobrindo que William Bordin, o prefeito da cidade, é corrupto. Esse, ao ter conhecimento do incômodo que Brad vêm causando, opta por contratar assassinos profissionais para detê-lo.
Urban Reign é um Beat'em-Up, onde, ao invés de avançarmos por uma fase derrotando inimigos, já entramos nela com uma quantidade estabelecida de de rivais de acordo com o andamento do enredo, podendo variar de 1 a até 5 inimigos simultâneos. Essas fases são rápidas, podendo durar cerca de 1 a 2 minutos dependendo da habilidade do jogador, porém, não pensem que isso é simples da forma que a descrição faz entender. Para começar, são 100 fases, e apesar de durarem pouco, o jogo é bem apelativo e requer muita estratégia. Quando jogamos, temos a impressão de que os inimigos são sempre muito superiores ao nosso personagem, e isso é verdade, principalmente quando nos deparamos em combates contra 2 ou mais inimigos. Como falei anteriormente, o jogo é bem apelativo, e os inimigos muitas vezes quando pegam o nosso personagem de jeito, começam a petecá-lo, não dando chance de reação ou contra ataque.
As vezes quando isso acontece logo de inicio, o melhor a se fazer é reiniciar a fase, pois, já me deparei em casos que me removeram cerca de 70% da energia e de fato não haveria chances de vencer a fase naquela altura. Alguns inimigos tem resistência, fazendo com que os golpes removam energia, mas não sejam capaz de derrubá-los, o que dificulta em certas fases quando eles vem acompanhados de outros inimigos, ou então, contra inimigos armados que acabam tendo a capacidade de realizar ataques a uma distancia um pouco maior. Mesmo assim, existem algumas fases que são bem fáceis de se passar.
Vale ressaltar que o objetivo de certas fases não é simplesmente derrotar os inimigos. Algumas se baseiam em causar danos específicos em certas regiões do corpo dos oponentes, ou então, derrotá-los utilizando apenas arremessos ou certas armas.
O domínio da jogabilidade é essencial nesse título, e apesar de simples, quando muito bem entendida pode trazer excelentes resultados nas fases. Temos um botão de arremesso, um de ataque, um de esquiva e um de correr que pode ser combinado as outros comandos. Também é possível utilizar armas, provocar, e quando estamos em uma fase com um parceiro, comandá-lo, pedir auxílio, solicitar sua arma e até jogar com ele. O jogo também conta com ataques especiais, sendo executados apertando ataque e arremesso simultaneamente. Vale ressaltar que a variação de todos os ataques são controlados utilizando uma direção específica do controle direcional ou analógico, logo, é possível se fazer uma vasta combinação de ataques e combinações apenas com esses comandos.
Ao passar as fases, ganhamos pontos para distribuí-los em atributos do personagem, como força de ataque, especial, energia do personagem e etc. O som do jogo é ok, e sinceramente não sou capaz de selecionar alguma faixa de música marcante no jogo. O enrendo não é o mais cativante de todos, então, chegou uma hora que acabei por nem prestar mais atenção nos textos introdutórios ao inicio de cada fase.
O veredito final pra mim, é que
Urban Reign é um excelente jogo com uma proposta bem diferente, e apesar de certas fases causarem muita frustração para se conseguir passar, como são rápidas, acabam sendo motivadoras para que se tente mais uma vez. Levei cerca de 11 horas para concluir e desbloqueei cerca de 70% do conteúdo secreto do jogo. Vale também mencionar que o jogo conta com muitos personagens e modos de jogo para se desbloquear, incluindo personagens da série Tekken.
O próximo jogo da lista é o fantástico
Sunset Overdrive para
XBox One, terminado no dia 30 de maio.
Em 13 de julho de 2027, FizzCo libera sua nova bebida energética, OverCharge Delirium XT, exclusivamente em Sunset City, realizando um festival de música eletrônica para promover seu lançamento . Em uma tentativa de vender OCD mais rapidamente, FizzCo saltou protocolos de regulamento de saúde, por sua vez fazendo com que qualquer um que o beba se transforme em um violento corpo de furúnculo mutante conhecido como um Overcharge Drinker. A fim de encobrir a decepção, FizzCo afirma que esta ocorrendo um surto viral e quarentena toda a cidade, impedindo que qualquer pessoa entrar ou sair. O jogador, um funcionário da FizzCo que trabalha na divisão de saneamento, é salvo de um ataque OD por Walter, um colega sobrevivente.
Sunset Overdrive é um frenético jogo de tiro em terceira pessoa em mundo aberto, super bonito, colorido e com jogabilidade refinada e divertida. O jogo possui lindos gráficos, muito coloridos e variados. Ao iniciar o jogo, a primeira coisa que fazemos é criar nosso personagem. Sexo, porte físico, etnia, rosto, cabelo e etc. Aqui em
Sunset Overdrive vemos todo tipo de ambiente existente em uma grande cidade, desde um centro comercial, até distritos industriais e portuários. O mundo do jogo tem um tamanho razoável, mas a jogabilidade divertida e variada faz com que a exploração no jogo seja muito gratificante. O jogo possui a característica de permitir não apenas a exploração horizontal, mas também a exploração vertical, trazendo a possibilidade de explorar grandes edificações espalhadas por Sunset City.
No decorrer do enredo nós interagimos com diversas facções, que são outros sobreviventes do caos que esta acontecendo em Sunset City, sendo elas os Oxfords, um grupo de mauricinhos universitários presos em uma casa de jogos, os Fargatians, um bando de loucos que vivem um RPG medieval e vivem como se estivessem no século XII, a Tropa Bushido, um grupo de escoteiros adultos que ficaram presos em um museu de arte japonesa e ficaram aficionados com essa cultura e Las Catrinas, um grupo de mulheres latinas que cultuam a cultura mexicana da festa dos mortos e ficam em um hospital no centro da cidade cuidando do bem estar de crianças doentes.
Como todo jogo de mundo aberto, temos diversas missões secundárias espalhadas pelo mapa do jogo, tanto a partir das facções como de alguns outros sobreviventes solitários espalhadas pela cidade. As missões, tanto principais como secundárias, fornecem dinheiro, Over Charge, vestuários, novas armas e outros itens. Com o dinheiro podemos comprar novas roupas para o personagem com a Calista, que pode ser personalizado em qualquer momento no jogo, e o Over Charge é utilizado para comprar armas, munições e mapas de colecionáveis da cidade com o 2 Chapéus.
A quantidade de colecionáveis é bem grande e que trazem a possibilidade de serem utilizadas como moeda de troca para compra de Amps com Floyds nas bases, que são itens que podem ser equipados e permitem trazer novas habilidades ao personagem, como aumento do poder de dano com armas, causar dano de fogo ou elétrico aos inimigos ao desferir ataques físicos, multiplicação dobrada em manobras realizadas, fazer com que os inimigos liberem mais Over Charge ou dinheiro ao morrer, dentre diversos outros. Cada arma também tem um slot para equipar um Amp específico a partir do nível 2.
O jogo nos proporciona uma quantidade enorme de armas, que são muito criativas e bizarras. Nas missões de defesa da base, é possível plantar armadilhas através da mesma para evitar que os ODs a invadam e danifiquem os tonéis de Over Charge, que Floyd utiliza para criar novos Amps.
A jogabilidade é bem rica e variada, e apesar do ritmo alucinante do jogo, não confunde e é bem fácil de se aprender. Podemos utilizar fios dos postes, calhas e berais para fazer os grinds, corremos pelas paredes e quicamos em carros e ventilações dos prédios, além de conseguir esquiar pela água temporariamente e usar mergulhos para impulsionar super pulos. Fazendo tudo isso e matando grandes hordas inimigas ao mesmo tempo. O jogo tem uma barra de estilo no hud superior direito, e ao aumentar seu nível. São quatro níveis de estilo e ao alcançar um, os Amps equipados são ativados, mas é importante manter o ritmo de estilo, mesclando as acrobacias, variação delas, e a morte dos inimigos.
A trilha sonora do jogo reforça o clima de ação do jogo, mas pra mim o maior primor no seu aspecto sonoro é a engraçada dublagem do jogo, que foi adaptada com primor para nosso idioma, e mesmo os trocadilhos e piadas, que só quem é brasileiro vai entender. Eu jogava e dava risada ao mesmo tempo enquanto escutava os comentários e diálogos dos personagens. Não economizaram no humor negro e nos palavrões.
O jogo tem um grau de dificuldade que pode variar de acordo com a habilidade que o jogador tem de mesclar as manobras possíveis para escapar dos ataques das hordas, assim como sua habilidade de selecionar a arma correta para cada inimigos e utilizá-la de forma estratégica em função da geografia do local da batalha, assim como a quantidade da horda que esta atacando. Parece complicado? Pois bem... não é. O grau de dificuldade do jogo é excelente, e sobre os inimigos, temos basicamente três grupos deles, sendo os principais, os ODs, tendo algumas variedades deles que vão aparecendo no decorrer da campanha, os casca grossa, que são humanos sobreviventes criminosos, e os robôs de segurança da FizzCo. As vezes lutamos contra um tipo deles, e as vezes contra todos ao mesmo tempo. Vale ressaltar que eles não se aliam, e as vezes quando chegamos a algum local, eles ja estão guerreando entre eles.
Basicamente o que eu queria falar sobre a campanha principal do jogo era isso, mas como eu ja tinha o passe de temporada, embiquei a campanha com as DLCs do jogo, que expandem um pouco o mapa de Sunset City, sendo a primeira delas a o
Mistério da Plataforma Mooil! Nesse conteúdo extra, Billycream, líder da Tropa Bushido, recebe um sinal de socorro vindo da plataforma de petróleo da empresa Mooil, onde sua irmã é uma gerente. Nessa plataforma, temos novos inimigos, sendo eles os ODs modificados pelos hidrocarbonetos do petróleo, além de trabalhadores armados e descontentes filiados ao sindicato fazendo uma greve. O engraçado, é que somos vistos pelos trabalhadores, eles gritam "olha o fura greve" e vem pra cima com tudo
O conteúdo traz uma nova base na plataforma de petróleo, novos colecionáveis, que não servem pra nada, novas missões secundárias e novas armas e armadilhas para serem utilizadas na defesa da base. Devo ter levado cerca de 4 horas para concluir esse conteúdo e achei ele excelente. Colocaram um chefe muito bem elaborado e a batalha contra ele foi tão épica quanto a batalha contra o inimigo final da campanha.
No dia seguinte terminei o segundo conteúdo extra chamado o
Amanhecer da Ascensão das Máquinas Caídas. Nesse conteúdo partimos para a fábrica de robôs da FizzCo com o objetivo de resgatar dois professores universitários do Sam que foram para a empresa antes da noite que todo o colpaso em Sunset City aconteceu r nunca mais foram vistos. Essa adição também nos traz novas armas e itens, além de missões extras, novos robôes de segurança da FizzCo como inimigos, e o restante dos colecionáveis que foram liberados no primeiro DLC, que vale ressaltar, não liberam conquista.
Esse conteúdo me pareceu um pouco mais curto e também gostei mais do DLC da plataforma de petróleo, ainda assim, achei um DLC muito bem elaborado e que expande a experiência de
Sunset Overdrive com muita competência. Gostei muito de toda a experiência que o jogo me proporcionou e vale ressaltar que os pacotes de armas extras ficam disponíveis mesmo antes de jogar as DLCs e podem ser comprados com Over Charge com o 2 Chapéus nas bases ou em algum de seus pontos de vendas espalhados por Sunset City.
As screenshots acimas foram geradas por mim durante a minha campanha, e vale salientar que eu nunca havia tirado tantas screenshots em um jogo antes. Optei por criar uma personagem gostosona ao invés de um musculoso.
Postei mais screenshots nesse tópico, e também gravei dois vídeos pelo próprio console, sendo um deles do começo do jogo, e outro do final do jogo. Os postarei aqui abaixo.