Piada o pessoal colocando Killzone: Mercenary > DOOM.
Esse fórum sempre me surpreende!
Olha, eu sou um dos critica ferrenhamente o “sonysmo” do fórum, simplesmente porque eu acho uma babaquice qualquer tipo de fanatismo (mesmo eu, tendo os 3 últimos consoles da Sony, muitas vezes defendo a Microsoft e a Nintendo por entender que cada uma tem suas virtudes). Mas, eu também voto em Killzone Mercenary simplesmente porque a pergunta do colega não foi “qual fps mais bonito”, e sim “qual o melhor fps” de um portátil, e isso envolve varias questões que irão além de gráficos, e muitas delas também subjetivas.
Eu, tendo aqui todas as versões de ambos os jogos (ou seja, Doom do
Switch, Killzone do Vita, seus irmãos do PS3 e por fim Doom no PS4 Pro com update para 4k), vejo essa comparação de maneira muito mais ampla.
A começar por Doom, ao jogá-lo em sua versão otimizada no PS4 Pro e depois jogá-lo no
Switch fica inevitável as comparações, uma vez que a versão portátil é um mero port. Então assim, apesar de saber que o
Switch é muito mais fraco, você percebe pelos cortes que foram feitos, que não é algo impressionante. Ou seja, me deu aquela sensação de “legal jogar um fps da nova geração em um portátil, mas depois da versão de mesa, não é nada impressionante”. É um jogo onde suas bases foram pensadas para os consoles mais poderosos, e ali você percebe que a ID fez uma put* otimização com tudo que tem direito a 60 fps. No
Switch, apesar do trabalho louvável da Panic Button, há muitos sacrifícios técnicos, com resolução dinâmica (com picos para baixo de até 360p) e rodando a 30 fps (o que impacta severamente em um jogo como esse, quando comparado as versões de mesa).
Já Killzone Mercenary é um jogo pensado para o Vita, um console que você sabe que por mais que a Sony propagandeasse, era tecnicamente muito inferior ao PS3. É um jogo que quando você joga a primeira vez (sobretudo no lançamento) você vê ali 90% de um Killzone do PS3, ou seja, é um jogo desenvolvido para aquele hardware cuja sensação você tem que “tiraram o suco” (e eu valorizo bastante isso porque geralmente só os exclusivos conseguem). Ele faz uso das funções touch e acelerômetro (só faltou fazer uso das câmeras, completando todas as funções do Vita, como fazia Tearaway), ou seja, não foi uma mera adaptação. Para nós brasileiros, é um jogo onde o cuidado com a localização foi o mesmo dos exclusivos mais badalados, com legendas e dublagem bem feita. E por fim, é pra mim o melhor jogo da série (apesar de sempre achá-la mais ou menos).
Resumindo, na minha humilde opinião Killzone Mercenary é como jogo melhor pelo conjunto da obra, não se trata aqui de mera comparação gráfica (onde penso que ninguém é louco de dizer o contrário uma vez que existe uma grande diferença técnica entre os consoles e de jogos de gerações diferentes, então é meio que óbvio a resposta), mas como um produto mais bem acabado pelos motivos que elenquei.
Eu realmente gostaria de ver um fps raiz para o
Switch, feito exclusivamente para ele, certamente minha resposta seria diferente.
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