O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual seria a quantia mínima pra tu parar de trabalhar, instantaneamente?

Qual seria a quantia mínima pra tu parar de trabalhar instantaneamente?

  • Entre R$ 8,01 e 9 milhões

    Votes: 0 0,0%
  • Entre R$ 12,01 e 13 milhões

    Votes: 0 0,0%
  • Entre R$ 13,01 e 14 milhões

    Votes: 0 0,0%
  • Entre R$ 14,01 e 15 milhões

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    118

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Quanto digo "instantaneamente" é o seguinte: abandonar o serviço (pra quem é CLT) e cagar pra rescisão e todos os direitos provenientes de um desligamento.
Eu boto isso na fórmula pois pegando meu caso de exemplo, trabalho há 15 anos na empresa sendo 14,5 como supervisor e 14 como gerente, eu teria que abrir mão de uma belíssima de uma bufunfa então teria que ter mais um engorde na quantia pra me fazer parar de trabalhar.

Então, ontem tava na casa dos sogros, que gostam de ver aquela m**** daquele programa do Luciano Huck e tava dando uma porra de um programa de perguntas e respostas tipo Show do Milhão, que uma louca lá ganhou 1kk. Meu sogro, que ainda """trabalha""" (tem um escritório de representação da CEF que na pandemia meu cunhado assumiu tudo mas o velho ainda """"trabalha"""" de casa), tem 84 anos com uma aposentadoria pelo teto e fontes provenientes de renda, imóveis etc, além da minha sogra que é aposentada do Estado e ganha uma paulada (chupa @Alberon ) disse que já pararia de """trabalhar"""" com 1 milhão, mas aí é fácil né:khuebr

Eis que surgiu a dúvida: qual seria o valor mínimo suficiente pra eu parar de trabalhar, tendo ainda no mínimo 20 / 30 anos de vida produtiva pela frente?
Claro que é muito subjetivo e cada um sabe onde seu calo aperta... Alguns falariam que 500k sendo 200 pra abrir uma franquia no Ifood e o resto pra comprar uma casa já seria o suficiente, por exemplo.

Tenho um bom patamar de vida e uma ótima renda, mas sem grandes luxos.
Não me privo de praticamente nada que eu queira fazer, mas também não vivo frouxo financeiramente a iniciar pelo fato de eu sustentar meus pais, então só aqui a régua já sobe um pouco, mesmo que eu parasse de trabalhar HOJE por 70% da minha renda atual só pra ficar em casa sem fazer nada, ou seja, eu abriria mão de algumas coisas pra simplesmente não trabalhar mais, só pensar em uma vida sem telefone tocando, sem despertador e sem os compromissos da vida executiva eu chego a me gozar perna abaixo (ou umbigo acima :viraolho). E isso que eu gosto do meu trabalho hein...

Então sem ainda saber o valor, coloquei os seguintes objetivos:
  1. Quitar todas minhas dívidas, resumidas a cartão de crédito, financiamento do meu apartamento e parcelas de outro imóvel. Algo em torno de 400 mil eu limparia tudo.
  2. O valor teria que me aposentar, pelo menos como funcionário e não proprietário de algo.
  3. Talvez (eu disse TALVEZ) teria que ter uns pilas pra abrir um negócio pra mim, mas algo pequeno, quem sabe franquiável. Não algo que me deixasse milionário - afinal de contas eu já seria um - mas que me distraísse e quem sabe daria emprego pra alguns conhecidos. E algo que eu goste, quem sabe um café / hamburgueria com temática de vídeo game, alguma porra dessas.
  4. Seja investindo em imóveis ou aplicações, eu queria uma renda mínima pra eu viver suficientemente bem nos EUA em um condomínio fechado, sem imensos luxos mas pra me manter em uma casa boa, com uma nave espacial pra mim e um carro bom mas mais simples pra patroa. Os carros eu compraria à vista, o imóvel poderia ser alugado, que eu nem imagino o valor, mas deduzo uns 3k Bidens por mês já daria pra alugar uma belíssima de uma casa pra mim e meus pais, já que:
  5. Teria que ter o suficiente pra eu levar meus pais junto comigo.
  6. Ajudar toda minha família, aqui seria algo em torno de 1 milhão pra resolver a vida dos meus parentes que mereceriam essa ajuda.
  7. 500k pra fazer caridade.
  8. Plano de saúde pra toda minha família.

A parte de morar nos EUA talvez encareça a conta, então eu poderia estudar a possibilidade de morar no Brasil em uma cidade menos pior, quem sabe Camboriú, ainda assim não sei se reduz o custo de vida.

Dito isso tudo, pensando com meus botões, o valor mínimo pra eu parar de trabalhar seria em torno de R$ 10 milhões, (VALOR LIMPO, LIVRE DE IMPOSTOS) sendo uns 2 pra fritar de cara com dívidas, investimentos etc e o resto pra aplicar e me dar uma renda suficiente pra viver dessa forma.
Talvez não seria o suficiente pra tudo o que eu pretendo fazer ali da lista, mas já seria o suficiente pra no mesmo dia eu mandar um whatsapp pro presidente da minha empresa, agradecendo pelos 15 anos e que eu não faria mais parte do grupo.

Pelo ChatGPT, sem grandes aprofundamentos, temos isso:

1702305701849.png

4% / mês aham sei :viraolho mas dá pra ter uma noção mínima.
Se bem que pelo CDI teria uma renda de 36k / mês, jogando isso seco pra dólar - e aqui é só uma simulação básica, não uma aula de economia - teria 7,5k de Bidens.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.018
Pontos
1.044
Eu só queria um teto, pequeno porém não minúsculo, porém todo high tech. Tudo de ponta. Da mobília ao acabamento.
Carro um tesla me satisfaz.
Por fim 15k de rendimento mensal.
O restante eu consigo com meu esforço.
 


-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.467
Reações
8.524
Pontos
503
Eu poderia ganha 1 bi, Íria trampar por um tempo, ficar tranquilo, não falar nada para ninguém...

Ir aos poucos realocando oq ganhei e me movendo devagar!

Trabalho com muito cliente que foi de 0 a 1, 2 até 5M e o maior erro que eles cometem é não fazer isso!
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
A pergunta é mais ou menos a seguinte: quanto você precisa para viver por mês? Dobre esse valor. Agora multiplique por 200.

A lógica é que, em média, 0.5% a.m parece razoável no longo prazo. Só que você não pode viver com todo esse valor, já que a inflação comeria seu poder de compra, então aproximadamente metade deve ficar para reinvestimento. Você vive, portanto, com uns 0.25 ~ 0.30% a.m do que você tem acumulado.

Me aposentaria com 5kk na conta, ou uns ~15k limpo / mês, suficiente para viver bem mas sem extravagâncias (que eu, sinceramente, não ligo). Talvez ficasse por aqui mesmo no Brasil, me realocando no litoral norte de São Paulo, litoral sul de SC ou no Sul de MG. Ou talvez fosse para algum país desenvolvido que ainda seja relativamente em conta.

Mas sei lá. Mesmo se tivesse os 5kk não sei se pararia de trabalhar ou se simplesmente iria fazer alguma coisa mais tranquila.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
A pergunta é mais ou menos a seguinte: quanto você precisa para viver por mês? Dobre esse valor. Agora multiplique por 200.

A lógica é a seguinte: em média 0.5% a.m parece razoável no longo prazo. Só que você não pode viver com todo esse valor, já que a inflação comeria seu poder de compra, então aproximadamente metade deve ficar para reinvestimento. Você vive, portanto, com uns 0.25 ~ 0.30% a.m do que você tem acumulado.

Me aposentaria com 5kk na conta, ou uns ~15k limpo / mês, suficiente para viver bem mas sem extravagâncias (que eu, sinceramente, não ligo). Talvez ficasse por aqui mesmo no Brasil, me realocando no litoral norte de São Paulo, litoral sul de SC ou no Sul de MG. Ou talvez fosse para algum país desenvolvido que ainda seja relativamente em conta.

Mas sei lá. Mesmo se tivesse os 5kk não sei se pararia de trabalhar ou se simplesmente iria fazer alguma coisa mais tranquila.
Eu imaginei mais ou menos 8k Bidens numa realidade quase que distópica, que convertendo seco daria mais ou menos R$ 39,5k Janjas, o que vamos arredondar pra 40k.

40k * 200 = 8 milhões, os outros 2 mi pra chegar nos 10 que eu projetei usaria pra fritar com compras "à vista" + ajudar parentes e caridade, então os 10 mi da minha conta fazem bastante sentido.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
10 milhões.

Faria render uns 80 mil por mês.
Mas como isso?

Não consigo imaginar muito acima de 35, quem sabe 40 e poucos no máximo 50k.

Algo que daria pra pensar seria pegar uma parte dos 10 mi, fazer imóveis e depois vender pra engordar o montante, daí sim.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.097
Reações
47.810
Pontos
1.053
Mas como isso?

Não consigo imaginar muito acima de 35, quem sabe 40 e poucos no máximo 50k.

Algo que daria pra pensar seria pegar uma parte dos 10 mi, fazer imóveis e depois vender pra engordar o montante, daí sim.
Cara, se tu colocar 10 milhoes na poupança, rende 60- 75 mil por mes livres de impostos e “sem risco” de perder dinheiro por um investimento ruim. Com essa grana nao precisa muito investimento mirabolante nao.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Cara, se tu colocar 10 milhoes na poupança, rende 60- 75 mil por mes livres de impostos e “sem risco” de perder dinheiro por um investimento ruim. Com essa grana nao precisa muito investimento mirabolante nao.
Então alguma coisa tá errada na minha conta ali...
Se na poupança daria isso tudo, jogando um pouco pra lá e outro pra cá daria fácil pra buscar uns 80.
Como eu precisaria da metade disso, talvez 5 mi já seria o suficiente pra eu me aposentar e não os 10.
 

MJCM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.202
Reações
21.750
Pontos
954
Que delícia de fórum, aqui podemos ser o que quisermos, ricos, pobres.

Tem um tópico aqui na primeira página com o cenário em que vc perde tudo e da um reset na vida, sem trabalho, sem dinheiro e sem parentes.

Já neste, podemos pensar em uma quantia em que podemos parar de trabalhar instantaneamente e só curtir a vida adoidado.

Felizmente ou infelizmente nenhum dos dois vai acontecer.
 

Anexos

  • FB_IMG_1702337401439.jpg
    FB_IMG_1702337401439.jpg
    13,4 KB · Visualizações: 10

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Eu imaginei mais ou menos 8k Bidens numa realidade quase que distópica, que convertendo seco daria mais ou menos R$ 39,5k Janjas, o que vamos arredondar pra 40k.

40k * 200 = 8 milhões, os outros 2 mi pra chegar nos 10 que eu projetei usaria pra fritar com compras "à vista" + ajudar parentes e caridade, então os 10 mi da minha conta fazem bastante sentido.
Então alguma coisa tá errada na minha conta ali...
Se na poupança daria isso tudo, jogando um pouco pra lá e outro pra cá daria fácil pra buscar uns 80.
Como eu precisaria da metade disso, talvez 5 mi já seria o suficiente pra eu me aposentar e não os 10.


Sua conta está certa. A poupança podia estar rendendo isso com a Selic em 13.75%, mas é evidente que isso não vai ficar assim para sempre (tanto que já estamos em ciclo de queda). O que se tem que pensar é a média de rendimento em longo prazo. Vai ter ano que o cara consegue >1% a.m, vai ter ano que mesmo os 0.5% a.m serão suados.

O único ponto que eu traria é o quanto realmente a gente precisa por mês para viver feliz. Não sei quanto você ganha hoje, mas eu sei quanto eu ganho e não me vejo sendo significativamente mais feliz indo de 15k p/ 40k mês, entende? É um exemplo claro da utilidade marginal decrescente em ação.

Na prática acho que esse é o sentido de pensar nessa situações. Não me vejo conseguindo 5kk (pelo menos não antes da velhice, onde já não aproveitaria de qualquer forma), mas acumular um montante e ter uma renda complementar é algo factível.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
significativamente mais feliz indo de 15k p/ 40k mês, entende? É um exemplo claro da utilidade marginal decrescente em ação.

No meu caso também não, mas eu teria o bônus imensurável de não precisar mais trabalhar e esse é o ponto.
Como eu disse, se chegassem hoje e me oferecessem 70% do meu salário pra nunca mais fazer nada eu iria sem pensar.

Aliás, por 50% eu acho que já iria...
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.097
Reações
47.810
Pontos
1.053
Sua conta está certa. A poupança podia estar rendendo isso com a Selic em 13.75%, mas é evidente que isso não vai ficar assim para sempre (tanto que já estamos em ciclo de queda). O que se tem que pensar é a média de rendimento em longo prazo. Vai ter ano que o cara consegue >1% a.m, vai ter ano que mesmo os 0.5% a.m já vão ser suados.

O único ponto que eu traria é o quanto realmente a gente precisa por mês para viver feliz. Não sei quanto você ganhar hoje, mas eu sei quanto eu ganho e não me vejo sendo significativamente mais feliz indo de 15k p/ 40k mês, entende? É um exemplo claro da utilidade marginal decrescente em ação.
Poupança tava rendendo 0,75% ao mes. Em novembro rendeu 0,6%. E a unica epoca recente que rendeu abaixo de 0,5% que eu me lembre de cabeça foi na epoca da pandemia.

0,5% de 10 milhoes sao 50 mil por mes, obviamente 0,75% sao 75 mil por mes.
 

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
VIP
GOLD
Mensagens
3.203
Reações
11.263
Pontos
553
uma renda de 10 mil por mês já estaria de bom tamanho, da pra viver tranquilamente no bananil tendo uma vida confortável sem grandes luxos.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.003
Pontos
1.003
Eu realmente não sei
Eu sou um cara muito simples, se eu tiver em casa:


  • Computador sempre atualizado com o melhor possível sem maluquice de cluster e afins
  • Internet boa
  • Uma TV legal pra assistir uns filme e série
  • Uma vitrolinha pra ouvir músicas com um sistema de som legal (que também toque outras mídias)
  • Um ou outro console para causos específicos
  • Uma piscina pequena só pra ficar submerso mesmo
  • Churrasqueira
  • Um milzinho quadrado pra quando precisar

Eu não preciso de muito mais não
O negócio é calcular a quantia que eu ia precisar pra viver até os últimos dias sem terminar fudido
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.097
Reações
47.810
Pontos
1.053
uma renda de 10 mil por mês já estaria de bom tamanho, da pra viver tranquilamente no bananil tendo uma vida confortável sem grandes luxos.
Mas nao da mesmo. Daria se tu nao tivesse nenhuma divida. Eu te digo por experiencia propria que ganho mais que isso e so vivo aperriado entre financiamento de casa (que saiu barato, na casa dos 2 mil e poucos), plano de saude pra mim e pros pais, que sai absurdamente caro, emprestimos que ainda pago e despesas cotidianas, alem de todos os problemas inesperados que sempre aparecem todo ano.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Poupança tava rendendo 0,75% ao mes. Em novembro rendeu 0,6%. E a unica epoca recente que rendeu abaixo de 0,5% que eu me lembre de cabeça foi na epoca da pandemia.

0,5% de 10 milhoes sao 50 mil por mes, obviamente 0,75% sao 75 mil por mes.

Poupança é TR + 70% da selic, se não me engano. Na pandemia a poupança ficou abaixo de 0.20% a.m.

A selic está alta, por isso a poupança está "alta". No ciclo de queda ela vai render menos, evidentemente, por isso você tem que considerar a média dos períodos ao almejar o longo prazo.

Mas nao da mesmo. Daria se tu nao tivesse nenhuma divida. Eu te digo por experiencia propria que ganho mais que isso e so vivo aperriado entre financiamento de casa (que saiu barato, na casa dos 2 mil e poucos), plano de saude pra mim e pros pais, que sai absurdamente caro, emprestimos que ainda pago e despesas cotidianas, alem de todos os problemas inesperados que sempre aparecem todo ano.

Você ganha mais que isso líquido? Também estou acima disso (líquido), não dá para esbanjar mas convenhamos que dá para viver tranquilo comparado a maioria da população.

Quanto (em porcentagem) da tua renda os empréstimos comem? Porque normalmente é isso que arrebenta o peão que está na nossa faixa de renda: empréstimos, dívidas de cartão de crédito, financiamento de carrão etc.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.097
Reações
47.810
Pontos
1.053
Poupança é TR + 70% da selic, se não me engano. Na pandemia a poupança ficou abaixo de 0.20% a.m.

A selic está alta, por isso a poupança está "alta". No ciclo de queda ela vai render menos, evidentemente, por isso você tem que considerar a média dos períodos ao almejar o longo prazo.



Você ganha mais que isso líquido? Também estou acima disso (líquido), não dá para esbanjar mas convenhamos que dá para viver tranquilo comparado a maioria da população.

Quanto (em porcentagem) da tua renda os empréstimos comem? Porque normalmente é isso que arrebenta o peão que está na nossa faixa de renda: empréstimos, dívidas de cartão de crédito, financiamento de carrão etc.
Sim, ganho mais que isso LIQUIDO. Ate consideravelmente mais e nao da. So plano de saude gasto 5500 reais pra mim e meus pais, isso pq eh empresarial ainda e com coparticipação, o que deixa mais barato. Emprestimos tive que fazer pra dar entrada na casa, fazer reformas, pagar dividas e levam mais 5400 do que recebo liquido. E nao foram todos de uma vez, foram emprestimos que tiveram que ser renegociados, assim ficando nesse patamar. Nenhum dinheiro foi gasto com luxo. 10 mil liquido da pra viver bem pra quem nao tem despesas.


Sobre a poupança , este ano nenhum mes ficou abaixo de 0,5%. Alias, os que renderam menos ficaram proximos de 0,6% ao mes. Isso considerando a regra nova. Pra quem tem a antiga, ai mesmo que nunca vai ficar abaixo de 0,5%. No decorrer dos anos, mesmo considerando a regra nova, a media sempre foi acima de 0,5% ao mes, tirando anos de absoluta crise, seja do brasil seja causada pela pandemia.

 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Eu realmente não sei
Eu sou um cara muito simples, se eu tiver em casa:


  • Computador sempre atualizado com o melhor possível sem maluquice de cluster e afins
  • Internet boa
  • Uma TV legal pra assistir uns filme e série
  • Uma vitrolinha pra ouvir músicas com um sistema de som legal (que também toque outras mídias)
  • Um ou outro console para causos específicos
  • Uma piscina pequena só pra ficar submerso mesmo
  • Churrasqueira
  • Um milzinho quadrado pra quando precisar

Eu não preciso de muito mais não
O negócio é calcular a quantia que eu ia precisar pra viver até os últimos dias sem terminar fudido
Sim, mas depois de conquistar isso tudo tu teria teu custo de vida, supermercado, saúde, roupas, viagens, internet, impostos, etc.

Num estilo de vida simples, pelo que tu falou ali, uns 6k / mês já seria o suficiente.
Ignorando completamente correções monetárias futuras e não sei tua idade, mas imaginando que tu viva mais 30 anos (ignorando também que no decorrer do tempo nossas necessidades mudam), estamos falando de 2,2 milhões.

Já pra ter os mesmos 6k de renda te bastaria 1,2 milhões, um pouco mais da metade dos 2,2 entende?

Ou seja, te restam duas alternativas:

a) muito dinheiro de cara pra ir torrando até o final dos teus dias .
b) menos dinheiro mas o suficiente pra aplicar e te dar uma renda mensal pra ir te sustentando.

A a) me atrai mais pois é a que me daria menos trabalho, mas seria um valor muito maior do que eu imaginei dentro da ideia de fritar uma parte e aplicar outra, deixando tudo ainda mais improvável.
 
Topo Fundo