UAHHAH cada tranqueira que pessoal cita aí que vou te falar...
Criou-se no mundo gamer quase que um estigma de que se é indie é bom. O tanto de lixo que tem nesse meio acho que ainda barra o tanto de lixo que tem no meio mainstream de games "normais". Principalmente no gênero "Metroidvania". Tipo, hoje em dia basta o jogo ser 2D/2,5D que cambada já tá classificando como Metroidvania.
Mas concordo que Hollow Knight é o melhor desse mundo, mesmo estando longe de ser um jogo perfeito como muito nego hypa por aí. Hyparam tanto que os responsáveis se deram ao luxo de atrasar
ad infinitum a sequência. Taí o monstro que os paga paus tards criaram.
Ori é legalzinho, só joguei o primeiro, mas quando o jogo vira de um Metroidvania para um Kaizo demente perde-se todo o tesão. Não sei se o segundo é assim - provavelmente é - por isso não animei de jogá-lo.
Dead Cells tem uma jogabilidade EXCELENTE mas foi coberto pelo verniz de b*sta chamado Roguebosta.
Boodstained foi outro semi engodo. Inicialmente Iga mostrou um projeto com um visual e acabamento de ponta, para anos depois entregar um jogo com gráficos e acabamento de Wii/Celulares de 2012 mesmo tento superado e muito os stretchs de financiamento. E por ironia ainda é o Metroidvania que mais se assemelha com um Metroidvania de verdade. Chorem Hollow Knight tards.
Blasphemous tem uma atmosfera, músicas, artes, setting FENOMENAIS. Mas caga na jogabilidae truncada e travada dos Castlevanias pré - Simphony of Night.
Death's Gambit e Salt & Sanctuary são excelentes. Só achei foda a dificuldade EXTREMAMENTE ALTA. Ainda tenho que jogar a versão definitiva de Death's Gambit que saiu bem depois e também Salt & Sacrifice. Essas duas franquias conseguiram transpor com louvor o ambiente Souls para o mundo 2D (inclusive na dificuldade insana)
Mark of The Ninja apesar da ideia legal achei a execução péssima. A progressão do personagem em habilidades é muito lenta, a conta gotas. E tem uma jogabilidade bem lerda para um jogo de ninja. O jeito cartoon de se movimentar é muito paia.
Por falar em jogo de ninjas, Aragami 1 achei muito bom, apesar do ninja ser lerdo na movimentação e jogabilidade. O lance de se mover nas sombras é muito legal. Aragami 2 já melhorou muito em relação ao primeiro, com cenários mais abertos e jogabilidade mais solta e leve, se assemelhando mais a Tenchu. Que aliás merece ser revivido pela From Software. E não, Sekiro não supre a lacuna deixada por Tenchu antes que venham com nhem nhem nhem.
Aquele Mega Man de pobre Mighty Nº 9 foi uma piada de extremo mal gosto. E olha que foi outro jogo que conseguiu um bom financiamento pelo Kickstarter e foi entregue aquela b*sta pelo Inafune.