O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual tipo de sofrimento / dor é legítimo e qual é ingratidão com a vida ?

daboss

Habitué da casa
Mensagens
255
Reações
452
Pontos
98
Pessoas mais velhas tem o costume de dizer que a ingratidão é muito presente nos dias de hoje. Você acha que toda forma de sofrimento, dor e problema que um ser humano possa experimentar é legítima e deve ser respeitada, ou na sua opinião, a contemporaneidade vem relativizando e dramatizando muitas formas de dor e problemas que não se comparam a problemas reais, que outras pessoas estão sentindo nesse exato momento, caracterizando ingratidão ? Você acha que antes de reclamar de qualquer coisa que esteja acontecendo com você, deve agradecer por ter teto e comida na mesa ou isso é uma romantização de direitos básicos e imprescindíveis aos quais ninguém deveria "agradecer" por ter ?

Tive uma discussão ontem com uma pessoa da minha família e gostaria de opiniões. Grato desde já.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.235
Reações
23.335
Pontos
1.619
Caramba! A primeira pergunta que vão fazer é (será que essa tá se tornando a semana do depoimento louco?:viraolho)

Bom, a primeira pergunta é: pode explicar melhor a situação? discussão todos nós temos com nossas famílias e amigos e graças a isso é que vamos nos adequando um ao outro. Isso é conhecido como convívio!

E outra, veja SEMPRE o lado da outra parte antes de entrar em uma discussão justamente pra não ficar feia a coisa.
 

daboss

Habitué da casa
Mensagens
255
Reações
452
Pontos
98
Caramba! A primeira pergunta que vão fazer é (será que essa tá se tornando a semana do depoimento louco?:viraolho)

Bom, a primeira pergunta é: pode explicar melhor a situação? discussão todos nós temos com nossas famílias e amigos e graças a isso é que vamos nos adequando um ao outro. Isso é conhecido como convívio!

E outra, veja SEMPRE o lado da outra parte antes de entrar em uma discussão justamente pra não ficar feia a coisa.
Eu consigo te entender. Realmente, é necessário ter esse tipo de discernimento pra que a discussão seja saudável, mas nem sempre é, infelizmente.
Numa discussão sobre pandemia, falei pro meu pai que a maneira como estamos vivendo, de ficar em casa por mais de um ano praticamente direto, nem parecia com vida comparado ao que tínhamos no passado e isso irritou ele profundamente. Disse que eu deveria ser grato por ter casa e comida e que eu não tinha nenhum sofrimento, porque nesse exato momento outras pessoas estariam passando por situações de aperto de verdade.
Eu particularmente não gosto da ideia de se romantizar coisas que deveriam ser tidas como básicas. Quando pensamos em direitos que deveriam ser assegurados a nós como uma razão para se ter gratidão dizemos que não são imprescindíveis e normalizamos a situação de quem não os tem ( mais ou menos a mesma vibe daquele tio que compartilha uma notícia do garoto que veio de uma escola completamente fudida do interior do Brasil e passou numa universidade pra justificar que independente da escola, a responsabilidade vai ser sempre do aluno). Também não gosto da ideia de se comparar o que cada pessoa chama de problema, mas essa parte da discussão parece bem mais relativa e delicada, exatamente por isso eu gostaria de ouvir outras opiniões.
Obrigado por ter respondido!
 

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
falei pro meu pai que a maneira como estamos vivendo, de ficar em casa por mais de um ano praticamente direto, nem parecia com vida comparado ao que tínhamos no passado e isso irritou ele profundamente. Disse que eu deveria ser grato por ter casa e comida e que eu não tinha nenhum sofrimento, porque nesse exato momento outras pessoas estariam passando por situações de aperto de verdade.

Parece até meu pai. ele fala que é pra me agradecer a deus por ter meu emprego ( concursado 2 salários mínimos), ter uma casa e não passar fome.
tipo, eu não vivo no luxo, mas pra ele é como se fosse. Meu pai teve uma infancia dificil, acho que por isso que ele fala que hoje a nossa vida é "boa" só porque temos pelo menos o mínimo necessário.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Ser grato por ter um teto sob a cabeça e comida, e querer buscar algo melhor na vida não são coisas mutuamente excludentes, fikdik.

Inclusive acho que quem não é grato pelo pouco que tem nunca será capaz de conseguir buscar mais.
 


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.735
Reações
34.977
Pontos
903
Parece até meu pai. ele fala que é pra me agradecer a deus por ter meu emprego ( concursado 2 salários mínimos), ter uma casa e não passar fome.
tipo, eu não vivo no luxo, mas pra ele é como se fosse. Meu pai teve uma infancia dificil, acho que por isso que ele fala que hoje a nossa vida é "boa" só porque temos pelo menos o mínimo necessário.
E ele está certo, tem muita gente que sobrevive com menos de um salário mínimo. Ter comida na mesa, um chuveiro elétrico, uma cama quentinha, roupa limpa e um teto pra morar, é um privilégio, ter saúde para usufruir disso tudo e poder trabalhar é outro privilégio maior ainda. Óbvio, todo mundo quer um salário maior, mais conforto pra si e pra família, mas pra quem vem de baixo, ter o mínimo já é muito.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.957
Reações
52.392
Pontos
1.564
Acredito que não devamos nenhum tipo de gratidão à vida, até pq a vida não é uma entidade ou algo assim para qual nossa ingratidão ou gratidão faça qualquer diferença.

Todavia acredito que optar por se sentir grato ao que se tem é um bom caminho para felicidade.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.770
Reações
10.936
Pontos
453
Se cair 7 vezes, levante-se 8 vezes.
Viver sempre foi a luta por recurso escassos.
Tolo é quem confia cegamente em outro homem.
 
Topo Fundo