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Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência: CROC / Yoshi [+Chip FX Snes]

Rodrigo Zé do Cx Jr

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CROC era um belíssimo joguete que eu degustei lindamente no PS1, me ajudava a sanar um pouco a falta de um platform 3D na minha caixa de plástico preferida.

Desnecessário falar do game em si, tendo em vista que teve um ótimo alcance e creio que todo mundo conheça.

O que talvez não seja tão conhecida (ou eu que to muito por fora mesmo) é a história que tem por trás, algo que fui saber somente semana passada e confesso que fiquei surpreso.

As semelhanças de Croc com Yoshi sempre foram escancaradas, até um cego conseguiria perceber. Mas não se tratava de mera coincidência: CROC nasceu a partir de uma tech demo da Argonaut para a Nintendo de um game totalmente 3D tendo Yoshi como protagonista. A Big N recusou a porra toda, então "Yoshi3D" virou CROC e a Nintendo malandra bebeu muito do projeto pro Mario 64. Inclusive a bundada do Mario é idêntica ao Croc, pode ser uma baita evidência, dentre outras.

Fiquei sabendo dessa história aqui nesse vídeo sobre o CHIP FX do Snes:

> Início da história:

> falando de CROC:

Então, vcs sabiam dessa história?
 


Ridge

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Existe muita mística nessa historia, mas não existem provas concretas de que isso realmente aconteceu, vale lembrar que o Mario 64 foi apresentado ao publico meses antes do lançamento, e o movimento da "bundada" o proprio Yoshi ja fazia isso no Yoshi Island antes ate do proprio Mario 64.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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Existe muita mística nessa historia, mas não existem provas concretas de que isso realmente aconteceu, vale lembrar que o Mario 64 foi apresentado ao publico meses antes do lançamento, e o movimento da "bundada" o proprio Yoshi ja fazia isso no Yoshi Island antes ate do proprio Mario 64.
Tbm acho que toda a história pode estar apenas no campo da conspiração... Mas sobre a bundada, supondo que a história seja verídica, pode ter 2 possibilidades:

  1. "Yoshi 3D" ter sido apresentado antes mesmo de Yoshi Island, com a Nintendo copiando esse elemento pro YI
  2. "Yoshi 3D" ter sido apresentado depois de YI, se aproveitando de tal mecânica;
A segunda alternativa, inclusive, endossa ainda mais a história de um protótipo por parte da Argonaut.
 


Sega&AMD

Supra-sumo
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um das burradas da sega ao meu ver foi não ter comprado a exclusividade temporária do Croc, e usado ele nolugar de Nights para enfrentar SM64 e Crash, a quinta geração foi a geração dos jogos de plataforma.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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um das burradas da sega ao meu ver foi não ter comprado a exclusividade temporária do Croc, e usado ele nolugar de Nights para enfrentar SM64 e Crash, a quinta geração foi a geração dos jogos de plataforma.
Analisando hoje, décadas depois, pode até ser que sim.
Mas voltando no tempo não sei até que ponto seria a decisão correta... Não vejo Croc com potencial pra bater de frente com Mario da Nintendo e Crash da Sônia, enquanto Nights era uma tentativa de diferenciação, considerando, ainda, que a Cega tinha Sonic pra tentar fazer isso.
Nesse sentido, a cagada MESMO foi não ter aproveitado bem Sonic na geração.
 

Marlon.Sega

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um das burradas da sega ao meu ver foi não ter comprado a exclusividade temporária do Croc, e usado ele nolugar de Nights para enfrentar SM64 e Crash, a quinta geração foi a geração dos jogos de plataforma.
Nigths é muito superior ao Croc.
Nights era um plataforma com idéias diferentes.

E para mascote a Sega já tinha o Sonic. Com apelo muito maior que Crash, Croc ou qualquer outro que não fosse o Mario.

Burrada da Sega foi Saturn com 200 processadores, preço pornográfico no lançamento e eutanásia do aparelho.
 

Sega&AMD

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Analisando hoje, décadas depois, pode até ser que sim.
Mas voltando no tempo não sei até que ponto seria a decisão correta... Não vejo Croc com potencial pra bater de frente com Mario da Nintendo e Crash da Sônia, enquanto Nights era uma tentativa de diferenciação, considerando, ainda, que a Cega tinha Sonic pra tentar fazer isso.
Nesse sentido, a cagada MESMO foi não ter aproveitado bem Sonic na geração.
Na epoca de fato não havia como saber.
A decisão seria perfeita e poderia ter evitado o fim, croc tem 3 milhões de vendas só no ps1 de tão especial o jogo é a exclusividade reverteria parte desse numero em vendas de hardware saturn e não o deixaria a pé frente crash 1 (que tb vendeu muito) e sm64 (sucesso estrondoso) nights que foi o jogo do saturn que peitou crash e sm64, e não vendeu nada, se bobear nem 500 mil unidades, então como play 1 tinha crash e croc, o saturn foi visto como um console desnecessário.

A quinta geração foi a geração dos plataformers 3d e o saturn não teve jogo referencia para esse estilo, uma exclusividade custaria menos do que o saturn perdeu com o fracasso de nights, a importancia de um plataformer foi tão acentuada que até a sony teve de investir na area pois a vendas do ps1 estavam caindo, por culpa do banjo, então por isso veio o Spyro.
 

Marlon.Sega

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Na epoca de fato não havia como saber.
A decisão seria perfeita e poderia ter evitado o fim, croc tem 3 milhões de vendas só no ps1 de tão especial o jogo é a exclusividade reverteria parte desse numero em vendas de hardware saturn e não o deixaria a pé frente crash 1 (que tb vendeu muito) e sm64 (sucesso estrondoso) nights que foi o jogo do saturn que peitou crash e sm64, e não vendeu nada, se bobear nem 500 mil unidades, então como play 1 tinha crash e croc, o saturn foi visto como um console desnecessário.

A quinta geração foi a geração dos plataformers 3d e o saturn não teve jogo referencia para esse estilo, uma exclusividade custaria menos do que o saturn perdeu com o fracasso de nights, a importancia de um plataformer foi tão acentuada que até a sony teve de investir na area pois a vendas do ps1 estavam caindo, por culpa do banjo, então por isso veio o Spyro.
Croc vendeu 3 milhões num console que vendeu sei lá. 130 milhões(?).

Croc no.Saturn, que vendeu, sei lá. 8 milhões (?) de consoles teria vendido algo em torno de 200 mil cópias.

Nada vendeu bem no Saturn pq o console não vendeu porcaria nenhuma.

De nada adianta vc ter Nights, Virtua Fighter, Dragon Force se seu console não vende nada.

Arganault fez o sensato na época. Assim como Konami, Square, Enix, etc.
 

mega gorila

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Analisando hoje, décadas depois, pode até ser que sim.
Mas voltando no tempo não sei até que ponto seria a decisão correta... Não vejo Croc com potencial pra bater de frente com Mario da Nintendo e Crash da Sônia, enquanto Nights era uma tentativa de diferenciação, considerando, ainda, que a Cega tinha Sonic pra tentar fazer isso.
Nesse sentido, a cagada MESMO foi não ter aproveitado bem Sonic na geração.
Um Sonic 3D na quinta geração é um sonho nunca realizado
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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Croc vendeu 3 milhões num console que vendeu sei lá. 130 milhões(?).

Croc no.Saturn, que vendeu, sei lá. 8 milhões (?) de consoles teria vendido algo em torno de 200 mil cópias.

Nada vendeu bem no Saturn pq o console não vendeu porcaria nenhuma.

De nada adianta vc ter Nights, Virtua Fighter, Dragon Force se seu console não vende nada.

Arganault fez o sensato na época. Assim como Konami, Square, Enix, etc.
Inclusive Nights foi um system seller, algo que no meu ver Croc não teria capacidade de ser, mesmo que ainda não tivéssemos Mario 64 como a marter piece definitiva dos platform 3D.
 

Sega&AMD

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Inclusive Nights foi um system seller, algo que no meu ver Croc não teria capacidade de ser, mesmo que ainda não tivéssemos Mario 64 como a marter piece definitiva dos platform 3D.
eu discordo que nights foi um system seller mas não quero aprofundar esse ponto, digo o saturn teve bons jogos da Sega, mas as ideias da Sega eram muito limitantes ela tava 100% focada em arcades então faltou esse tipo de jogo para suprir, o croc é um bom jogo 3d para Saturn não existindo a versão ps1 haveria a luta tripla entre os 3 mascotes, enfim esse foi mais um erro da Sega mais uma oportunidade perdida.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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eu discordo que nights foi um system seller mas não quero aprofundar esse ponto, digo o saturn teve bons jogos da Sega, mas as ideias da Sega eram muito limitantes ela tava 100% focada em arcades então faltou esse tipo de jogo para suprir, o croc é um bom jogo 3d para Saturn não existindo a versão ps1 haveria a luta tripla entre os 3 mascotes, enfim esse foi mais um erro da Sega mais uma oportunidade perdida.
Nights pode não ter sido system seller, mas nasceu para ser, tanto que - me corrijam se eu estiver enganado - o primeiro bundle do Saturn foi com o game.

E se faltou um mascote pra concorrer no gênero 3D, o que concordo e realmente caracteriza um erro estratégico grosseiro da Cega na geração, foi o Sonic. Aqui sim foi o maior erro e não tentar competir através de CROC, um mascote até então desconhecido e produzido por uma third que meses atrás era carrapato da Nintendo.

Sonic 3D Blast é uma piada o Sonic JAM foi uma mísera tech demo do que seria um verdadeiro Sonic 3D. Talvez se fosse um "jogo completo", quem sabe com a modelagem poligonal do Sonic R e PRINCIPALMENTE lançado antes do Mario 64, tenho certeza que os rumos da empresa seriam muito melhores do que foram. Aliás, acho o tema tão bacana que vale até tópico.
 

edineilopes

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Nigths é muito superior ao Croc.
Nights era um plataforma com idéias diferentes.

E para mascote a Sega já tinha o Sonic. Com apelo muito maior que Crash, Croc ou qualquer outro que não fosse o Mario.

Burrada da Sega foi Saturn com 200 processadores, preço pornográfico no lançamento e eutanásia do aparelho.
Estava tudo errado. Nights também foi um erro. Yuji Naka e equipe deviam ter se dedicado a uma aventura 3D de Sonic, que é o que o público mais queria. Quando foram trabalhar no Sonic Adventures a plataforma estava condenada.
 

edineilopes

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Visualizar anexo 90639
Então, vcs sabiam dessa história?
Já sabia, há alguns anos tinha lido uma entrevista. Os caras eram muito talentosos, mandavam muito bem no 3D. Notava-se uma mágoa. Difícil determinar se está superestimando a influência que suas ideias tiveram nos projetos da Nintendo, mas acredito que alguma contribuição deva ter acontecido sim.
E haja "bundada" :coolface
Do Castle of Illusion tiraram. #bundadanuncamais :klolz
Um Sonic 3D na quinta geração é um sonho nunca realizado
Só ficaram migalhas, no Sonic Jam, quando usaram parte do código do Adventures que estavam migrando para o Dreamcast.
 

mega gorila

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Só ficaram migalhas, no Sonic Jam, quando usaram parte do código do Adventures que estavam migrando para o Dreamcast.
Sim cara, a única coisa que dá pra fazer é ver isso e imaginar um jogo completo nesse naipe,se um jogo desse tivesse sido lançado junto com o Saturno aí sim a história teria sido outra:

Edit: estava tudo lá,e a sega preferiu jogar no lixo, (sega tão genial e tão tapada ao mesmo tempo):
 
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Sega&AMD

Supra-sumo
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Sonic 3D Blast é uma piada o Sonic JAM foi uma mísera tech demo do que seria um verdadeiro Sonic 3D. Talvez se fosse um "jogo completo", quem sabe com a modelagem poligonal do Sonic R e PRINCIPALMENTE lançado antes do Mario 64, tenho certeza que os rumos da empresa seriam muito melhores do que foram. Aliás, acho o tema tão bacana que vale até tópico.
eu já pensei em criar varias vezes, mas deixo para ti, coloque o titulo ''O que a Sega devia ter feito para mudar a historia do Saturn?'' ou ''Haveria alguma forma da Sega ter tido uma sorte diferente com o saturn'' ou algo do tipo
falar de saturn é comigo mes :kawaii
 

Marlon.Sega

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Estava tudo errado. Nights também foi um erro. Yuji Naka e equipe deviam ter se dedicado a uma aventura 3D de Sonic, que é o que o público mais queria. Quando foram trabalhar no Sonic Adventures a plataforma estava condenada.
Erro mercadológico sim. Erro artistico não.

Nights: Into dreams é brilhante em todos os sentidos.

Naka era um pé no saco, uma prima dona egocêntrica ate a medula. Mas sabia criar jogos como poucos.
 

edineilopes

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Naka era um pé no saco, uma prima dona egocêntrica ate a medula. Mas sabia criar jogos como poucos.
Por isso Sega devia ter exigido que fizesse primeiro um Sonic. Depois com a plataforma mais consolidada ia brincar de fazer Nights.
Erro mercadológico sim. Erro artistico não.
Nights: Into dreams é brilhante em todos os sentidos.
Eu gosto de Nights. Os caras estavam inspirados.
 

Lost Angel

Bam-bam-bam
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Outro tópico para falar sobre os erros da Sega, continuem que eu ainda vou preparar a pipoca :coolface.
 

Asha

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O Sonic 3D do Saturn (Sonic X-treme) estava sendo produzido, mas a fase de desenvolvimento do jogo foi interrompida por tantos problemas que o projeto acabou sendo cancelado. Inclusive, um dos programadores do game (Chris Coffin) ficou gravemente doente após trabalhar demais para não passar do prazo de entrega.

A grande e longa história, em inglês, está toda aqui:

Lembrando que esse não é o único caso onde um funcionário da Sega passa por excesso de trabalho. Takashi Iizuka passou por algo semelhante durante o desenvolvimento de Sonic Heroes:
Iizuka recalls the development cycle of Sonic Heroes, the first multiplatform mainline Sonic console game, as the most stressful of his career, in part thanks to deadlines. He was based in the United States while the rest of the development team was in Japan, and mismanagement took its toll on the team. "The level design for Sonic Heroes was made by two people: me and one other person," he says. "As we got to the later stages of development, this other person got pretty sick and didn't show up to work, so level design was made by one person! So for those very last stages of the game, I didn't sleep at all and I was constantly working. I lost about [22 pounds] because I was just cranking away and it was just work, work, work. I didn't sleep because I had to finish the game on my own. Almost dying!"

Se não me engano, ele produziu uma boa parte de Shadow the Hedgehog quase todo sozinho também.
 
Ultima Edição:

Ridge

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Nights eh um jogo excelente, ele só não foi o jogo certo pra concorrer com Mario 64, Crash, Spyro e outros plataformas tridimensionais, Nights eh muito diferente desses jogos.
 

Marlon.Sega

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Nights eh um jogo excelente, ele só não foi o jogo certo pra concorrer com Mario 64, Crash, Spyro e outros plataformas tridimensionais, Nights eh muito diferente desses jogos.

Mario 64 e Nights estavam muito a frente de qualquer outro jogo de plataforma da época.

Crash e Croc possuem muitas reminiscências dos 16 bit.

Mario 64 e Nights tinham um quê de vanguarda.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
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Sim, já ouvi falar disso.
Olha, é difícil de imaginar um plataformer 3D fofinho com Super FX.
Temos como base no máximo as cenas do modo walker do Star Fox 2, só que é uma temática espacial, faz sentido ser mais vazio.



Nisso, acredito que tenham feito só uma demonstração, o jogo de verdade seria no Nintendo 64.

De qualquer modo, meu jogo 3D favorito do Yoshi já é de SNES.

:coolface
 
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