O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Que usa o Raspberry Pi 3 pra emulação me tire uma duvida

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Como anda a emulação do Neogeo nele, é 100% ou ainda tem alguns bugs ? Estou querendo comprar um pra colocar dentro de um case do NeoCD
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Parece que está tudo funcionando nessa versão pra gente, esse vídeo também ensina a configurar o sistema:
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Está perfeita pelo que testei. Uso o retropie, mas existe a opção do recalbox ou batocera.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Aproveitando o tópico qual deles vocês tem mais usado: retropie, recalbox ou batocera?
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Então... eu tenho batocera e alguns jogos tem slowdown sim, metal slug é um exemplo, mas dá par jogar
 


Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu uso retropie pela possibilidade de customização, dá bem mais trabalho deixar do jeito que você quer, mas as possibilidades são infinitas.
Eu vi alguns videos que o Retropie era melhor que o recalbox no quesito de rodar liso o N64 e que os emuladores rodam em tela maior.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Então... eu tenho batocera e alguns jogos tem slowdown sim, metal slug é um exemplo, mas dá par jogar

Pois é, pena agora pouco eu estava vendo uns videos no Youtube e acabei notando isso, no KOF tambem senti alguns slowdoens
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Eu vi alguns videos que o Retropie era melhor que o recalbox no quesito de rodar liso o N64 e que os emuladores rodam em tela maior.

Nintendo 64 é ruim em todos, rs.

Pois é, pena agora pouco eu estava vendo uns videos no Youtube e acabei notando isso, no KOF tambem senti alguns slowdoens

Nesse caso é preciso observar quais jogos já possuíam slowdown no arcade original. Metal Slug 2 é um deles por exemplo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Nintendo 64 é ruim em todos, rs.



Nesse caso é preciso observar quais jogos já possuíam slowdown no arcade original. Metal Slug 2 é um deles por exemplo.

Ahh isso é verdade, tinha até esquecido dessa parte, mesmo assim notei em alguns videos que em certos combos como no KOF aonde a tela fica cheia de detalhes no RPI tem uma pequena queda de frames e isso atrapalha

Meu sonho é ter um Neogeo mas como nao posso pelo menos agora eu iria comprar um Rpi e meter dentro de uma carcaça do NeoCD, pelo menos iria dar pra matar um pouco a vontade heheh
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Ahh isso é verdade, tinha até esquecido dessa parte, mesmo assim notei em alguns videos que em certos combos como no KOF aonde a tela fica cheia de detalhes no RPI tem uma pequena queda de frames e isso atrapalha

Meu sonho é ter um Neogeo mas como nao posso pelo menos agora eu iria comprar um Rpi e meter dentro de uma carcaça do NeoCD, pelo menos iria dar pra matar um pouco a vontade heheh
Pode ir sem medo que dá para jogar Neo Geo sem problemas.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Até hoje não curto esses raspberry. Ainda acho a emulação neles aquém da emulação nos PCzão da massa. Pode parecer papo de louco, mas a velocidade não se parece com a velocidade original dos jogos. Principalmente no MAME que é o meu verdadeiro interesse na emulação.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Até hoje não curto esses raspberry. Ainda acho a emulação neles aquém da emulação nos PCzão da massa. Pode parecer papo de louco, mas a velocidade não se parece com a velocidade original dos jogos. Principalmente no MAME que é o meu verdadeiro interesse na emulação.

Mas isso nao tem nem como comparar tambem ja que mesmo um Pentium,C2D antigos de Notebook ja são BEM mais fortes que o RPI, o que faz ele ser imbativel é o preço que custa e o que consegue entregar
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Mas isso nao tem nem como comparar tambem ja que mesmo um Pentium,C2D antigos de Notebook ja são BEM mais fortes que o RPI, o que faz ele ser imbativel é o preço que custa e o que consegue entregar

Pois é...eu tenho um arcade em casa que montei com um Itautec das antigas. Modesto pra c***lho. Mas pelo menos no MAME, quase arcade perfect. Mas fico pensando que um dia ele vai "morrer". E fiquei tentado a quando isso ocorre-se partir para o RPI. Mas ainda não chegou no que que quero. Talvez mais pra frente.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Pois é...eu tenho um arcade em casa que montei com um Itautec das antigas. Modesto pra c***lho. Mas pelo menos no MAME, quase arcade perfect. Mas fico pensando que um dia ele vai "morrer". E fiquei tentado a quando isso ocorre-se partir para o RPI. Mas ainda não chegou no que que quero. Talvez mais pra frente.

Pelos cometarios que andei lendo esses tempos no forum do RPI usando esse SOC nao tem muito pra onde correr, hoje em dia a melhor opção nesse estilo de plaquinha é um Odroid XU4 que é BEM potente e roda Mame muito melhor que o RPI, o unico contra mesmo é o preço, se nao me engano tem uma opção do Orange Pi com uma especificação poderosa tambem
 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
355
Reações
111
Pontos
719
se kiser so pra mame e nego geo arcade...o raspberry pi3 ta mais q suficiente;

roda ate ps1 liso!;
n64 nao roda legal....odroid eh foderoso mas o preço considero proibitivo...pelo q ele faz;
por custoXbeneficio (considerando emular arcades claro) o RP3 dah pro gasto;
to com um faz um ano....usei o recalbox e o retropie (alias tenho 2x sd..um pra cada sistema)e recomendo o recalbox...mto mais facil pra configurar e navegar ,configurar controles tb.;

e teve no inicio do ano um updade do recalbox q melhorou mto a compatibilidade de algumas roms ( pq ate recentemente..tinha um set especifico pra rodar legal....esse impedimento xato tinha nos 2x sistemas)
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.880
Reações
50.996
Pontos
1.003
Eu nunca tive problema com nenhum jogo de arcade no Raspberry
Mas também quase não joguei nativo pra saber
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Pois é...eu tenho um arcade em casa que montei com um Itautec das antigas. Modesto pra c***lho. Mas pelo menos no MAME, quase arcade perfect. Mas fico pensando que um dia ele vai "morrer". E fiquei tentado a quando isso ocorre-se partir para o RPI. Mas ainda não chegou no que que quero. Talvez mais pra frente.

Há várias opções do tipo, tanto ARM com SoC mais potente, quanto com x86 (mais caras, obviamente).

Inclusive umas coisas ridiculamente pequenas, tipo essa:

http://www.friendlyarm.com/index.php?route=product/product&path=69&product_id=180

Eu tenho um tablet x86 com Atom Bay Trail que tem HDMI e quero usar como base pra fazer um bartop futuramente.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Interessante...e você tem rodado o que nele? Mame geral, os 3ds como Tekken?

Eu sou mais do 2D, e o MAME é um mundo, então muita coisa não testei.
3D mesmo não lembro de ter testado. Tekken particularmente eu não acho que testei porque não sou fã da série.

Mas os consoles e arcades clássicos 2D que eu testei funcionaram muitíssimo bem. Extrapolando a noção de potência, creio que quase todos devem funcionar. Minha dúvida é o Mortal Kombat, porque lembro que o driver do Mame era lento pra cacete e sabendo disso não me dei ao trabalho na época...Não sei se e a situação melhorou hoje.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Interessante...e você tem rodado o que nele? Mame geral, os 3ds como Tekken?

Eu sou mais do 2D, e o MAME é um mundo, então muita coisa não testei.
3D mesmo não lembro de ter testado. Tekken particularmente eu não acho que testei porque não sou fã da série.

Mas os consoles e arcades clássicos 2D que eu testei funcionaram muitíssimo bem. Extrapolando a noção de potência, creio que quase todos devem funcionar. Minha dúvida é o Mortal Kombat, porque lembro que o driver do Mame era lento pra cacete e sabendo disso não me dei ao trabalho na época...Não sei se e a situação melhorou hoje.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Eu sou mais do 2D, e o MAME é um mundo, então muita coisa não testei.
3D mesmo não lembro de ter testado. Tekken particularmente eu não acho que testei porque não sou fã da série.

Mas os consoles e arcades clássicos 2D que eu testei funcionaram muitíssimo bem. Extrapolando a noção de potência, creio que quase todos devem funcionar. Minha dúvida é o Mortal Kombat, porque lembro que o driver do Mame era lento pra cacete e sabendo disso não me dei ao trabalho na época...Não sei se e a situação melhorou hoje.

Esse itautec que eu usei...não lembro agora a config que faz tempo...mas é bem modesto. Mas roda tudo do MAME. Salvo aquelas Roms que nunca funcionaram direito historicamente. Mas ele roda bem todos Mortal kombat e até os Killer Instinct. Velocidade normal, sem cortes. Já os 3D ele não dá conta bem não. Meu foco sempre foi os 2D. Mas quando ele “morresse” o update dele eu já pensaria em fazer com um hardware que suporta-se os 3D também. Por enquanto está lá a máquina...anos a fio e funfando. Ainda acho que o x86 é o mais completo, fiel e fácil de usar para emulação.

Eu comprei uma mesa de bilhar, e o cara quando veio me trazer ficou pagando pau pro meu arcade. Eu liguei pra ele e ele ficou apaixonado com o desempenho. Ele vende umas lá. Mas os comandos e acabamento são meia perna. E ele
Monta tudo com raspberry. A performance deixa a desejar. O meu eu levei quase 3 anos fazendo com calma, com comandos bons...arte legalzinha...com esmero. Como não sou profissional, tem muita coisa que eu melhoraria se eu fizesse outro. E o cara queria que eu fizesse mais para ele vender. Mas na boa? Não tenho tempo não. Uma pra mim já tá bom.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Esse itautec que eu usei...não lembro agora a config que faz tempo...mas é bem modesto. Mas roda tudo do MAME. Salvo aquelas Roms que nunca funcionaram direito historicamente. Mas ele roda bem todos Mortal kombat e até os Killer Instinct. Velocidade normal, sem cortes. Já os 3D ele não dá conta bem não. Meu foco sempre foi os 2D. Mas quando ele “morresse” o update dele eu já pensaria em fazer com um hardware que suporta-se os 3D também. Por enquanto está lá a máquina...anos a fio e funfando. Ainda acho que o x86 é o mais completo, fiel e fácil de usar para emulação.

A GPU do Bay Trail é bem deficitária...era a iGPU acho que do Sandy Bridge, só que severamente capada, com aproximadamente 30% da potência normal. Nesses ATOM X3/X5/X7 atuais a coisa tá bem melhor, a GPU é completa e Gen8.
Acredito que um Atom desses quase que certamente resolveria o seu problema.

Em todo caso, dependendo do orçamento, compensa você pegar uma APU Ryzen dessas novas. A GPU integrada é um monstrinho - dentro do que se propõe - e vai sobrar muito pro que você quer fazer.

Eu comprei uma mesa de bilhar, e o cara quando veio me trazer ficou pagando pau pro meu arcade. Eu liguei pra ele e ele ficou apaixonado com o desempenho. Ele vende umas lá. Mas os comandos e acabamento são meia perna. E ele Monta tudo com raspberry. A performance deixa a desejar. O meu eu levei quase 3 anos fazendo com calma, com comandos bons...arte legalzinha...com esmero. Como não sou profissional, tem muita coisa que eu melhoraria se eu fizesse outro. E o cara queria que eu fizesse mais para ele vender. Mas na boa? Não tenho tempo não. Uma pra mim já tá bom.

Como via de regra o usuário só quer rodar os jogos com um mínimo de decência - e até mesmo não nota esses problemas de performance - a coisa passa. Raspberry é barato, o consumo elétrico é irrisório, e resolve o problema de quase todo mundo.

Eu também prefiro o x86. Por mais que esses emuladores pro Pi sejam impressionantes em vários aspectos, acho que ainda não se comparam.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Eu sou mais do 2D, e o MAME é um mundo, então muita coisa não testei.
3D mesmo não lembro de ter testado. Tekken particularmente eu não acho que testei porque não sou fã da série.

Mas os consoles e arcades clássicos 2D que eu testei funcionaram muitíssimo bem. Extrapolando a noção de potência, creio que quase todos devem funcionar. Minha dúvida é o Mortal Kombat, porque lembro que o driver do Mame era lento pra cacete e sabendo disso não me dei ao trabalho na época...Não sei se e a situação melhorou hoje.
Consigo rodar Mortal Kombat (até ultimate) sem problemas no mame do retropie. O único porém é o som baixo demais.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
A GPU do Bay Trail é bem deficitária...era a iGPU acho que do Sandy Bridge, só que severamente capada, com aproximadamente 30% da potência normal. Nesses ATOM X3/X5/X7 atuais a coisa tá bem melhor, a GPU é completa e Gen8.
Acredito que um Atom desses quase que certamente resolveria o seu problema.

Em todo caso, dependendo do orçamento, compensa você pegar uma APU Ryzen dessas novas. A GPU integrada é um monstrinho - dentro do que se propõe - e vai sobrar muito pro que você quer fazer.



Como via de regra o usuário só quer rodar os jogos com um mínimo de decência - e até mesmo não nota esses problemas de performance - a coisa passa. Raspberry é barato, o consumo elétrico é irrisório, e resolve o problema de quase todo mundo.

Eu também prefiro o x86. Por mais que esses emuladores pro Pi sejam impressionantes em vários aspectos, acho que ainda não se comparam.

E o Nintendo Switch? Acha que se destravassem ele e desenvolvessem bons emuladores, ele teria condições de ser uma máquina portátil e “miolo” de gabinete com bom desempenho? Pensando hipoteticamente...se fossem desenvolvidos bons emuladores pra ele, levando em conta a specs dele?

O problema é que o MAME em si não é muito focado em ser leve. Como ele agrega muitas configs, ele acaba demandando mais máquina. Ele não tem tanta intenção de ser leve, mas sim de ser fiel. Lembro quando ele nasceu e rodava os jogos da system 16 da Sega em um Pentium 100. Sem som. A 10 fps. Eu ficava maravilhado...apertava o botão 3 e colocava ficha..era o mesmo software da máquina arcade...o sonho realizado. Toscamente, mas realizado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
E o Nintendo Switch? Acha que se destravassem ele e desenvolvessem bons emuladores, ele teria condições de ser uma máquina portátil e “miolo” de gabinete com bom desempenho? Pensando hipoteticamente...se fossem desenvolvidos bons emuladores pra ele, levando em conta a specs dele?

O Switch tem uma boa GPU, "o problema" é que como CPU usa um A57 quad 1Ghz e emulação é majoritariamente CPU.
No fim das contas, ele deve rodar direito o que tá disponível pro Pi3 e que não roda direito. PSP, Dreamcast...esticando um pouco por causa do set de instruções, alguma coisa de GC, mas não mais que isso.

O problema é que o MAME em si não é muito focado em ser leve. Como ele agrega muitas configs, ele acaba demandando mais máquina. Ele não tem tanta intenção de ser leve, mas sim de ser fiel. Lembro quando ele nasceu e rodava os jogos da system 16 da Sega em um Pentium 100. Sem som. A 10 fps. Eu ficava maravilhado...apertava o botão 3 e colocava ficha..era o mesmo software da máquina arcade...o sonho realizado. Toscamente, mas realizado.

O pessoal do Mame sempre disse que o foco deles era documentar o hardware e os jogos, então o natural é que eles foquem mais na precisão da emulação que na velocidade. Natural que seja mais lento.
É tipo o caso do bsnes/Higan.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.880
Reações
50.996
Pontos
1.003
Consigo rodar Mortal Kombat (até ultimate) sem problemas no mame do retropie. O único porém é o som baixo demais.
Vc tem que dar um jeito de abrir o acesso aos dipswitches do jogo
Quando chegar lá vc vai ver que o volume está quase no zero
Não sei porque caralhas o emulador faz isso
Mas só precisa mexer uma vez
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
Estou usando um Raspberry Pi3 B, e não consegui rodar muitos jogos de Neo Geo não, fiz um monte de coisas que o povo manda fazer, e nada.
Mas no final das contas, muito bom esse sistema. CPS1 e 2 rodam muito bem, SNES NES, mega, master, fba, tudo beleza.
Agora, sou bem mais o Recalbox, que o Retropie, este ultimo, um porre para configurar.
 
Topo Fundo