O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(Quebra galho feelings) TV Box pra emular jogos retrôs. Funfa de boas?

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Dae gurizada (pelo menos no coração). Alguém já fez o teste pra ver se dá pra jogar alguma coisa sem muita lentidão?

Minha mãe tinha umas duas dessas sobrando em casa:
SMART-TV-BOX-128GB-10435.png
...então peguei uma porque tinha ouvido falar que dá pra jogar pelo menos uns Snes, Mega Drive, Nes, Master System...
Só que não quero gastar um troco no controle inutilmente. Quando digo controle é o do próprio aparelho, pra mexer na interface, porque tenho um de xbox 360 com fio, e vi em algum lugar que dá pra usar pra jogar.

Como estou sem pc, e não queria ter que jogar no celular porque prefiro na tv, se rolasse de jogar com isso ai seria uma boa.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
Pois vá fundo! Essas box são a "salvação da lavoura" para sistemas até 32 bits (sim porque, tem modelos dela que conseguem aguentar até o PSX. Lembrando que no caso do N64 e Saturn.... Esqueça!)

Sobre controles, a compatibilidade deles é extremamente alta podendo ter diversos modelos funcionais. Só lembre de pegar o modelo da Box, juntamente com a versão de ANDROID que está sendo usada por ela, pois com isso você pode conseguir mais e mais emuladores que funcionem bem no seu sistema.

De resto? Aproveite porque vale a pena (na minha box antiga eu jogava algumas coisas antigas como o meu Raging Thunder 2 que gosto muito) até pra jogar jogos do sistema nela.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Pois vá fundo! Essas box são a "salvação da lavoura" para sistemas até 32 bits (sim porque, tem modelos dela que conseguem aguentar até o PSX. Lembrando que no caso do N64 e Saturn.... Esqueça!)

Sobre controles, a compatibilidade deles é extremamente alta podendo ter diversos modelos funcionais. Só lembre de pegar o modelo da Box, juntamente com a versão de ANDROID que está sendo usada por ela, pois com isso você pode conseguir mais e mais emuladores que funcionem bem no seu sistema.

De resto? Aproveite porque vale a pena (na minha box antiga eu jogava algumas coisas antigas como o meu Raging Thunder 2 que gosto muito) até pra jogar jogos do sistema nela.

Cacetada bicho, achei que o tópico daria um flopão retumbante e me deparo com essa mensagem de incentivo. :kpaixao
Valeu pelas dicas e por salvar meu tópico.

Vou comprar o controle do aparelho numa eletrônica aqui perto do trampo, dai é só eu buscar meu controle de xbox 360 na casa da minha mãe pra poder começar a jogatina.

Eu tenho um ps4 aqui, mas sinto falta de jogar uns 16 bits, uns arcades antigos, e como eu tinha escrito, tem o celular e talz, mas eu acho mais legal na tv.
 

bahzitchiu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
987
Reações
296
Pontos
544
Tenho uma aqui q roda dreamcast e atomicwave e funciona bem, tenho meu mister ligado aqui no meu setup rgb e a tv box na tv da sala. Recomendo, eh barato e vale muito, emulacao bem proxima do raspberry.

[ ]'s
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Tenho uma aqui q roda dreamcast e atomicwave e funciona bem, tenho meu mister ligado aqui no meu setup rgb e a tv box na tv da sala. Recomendo, eh barato e vale muito, emulacao bem proxima do raspberry.

[ ]'s
Dae, valeu fi. Um Dreamcast também cai muito bem. Saudades de jogar um Berserk massa. Tinha um jogo que você controlava um tanque futurista. Lembrava bastante Star Fox. Era outro jogão também. Dreamcast tem muita coisa excelente. Acho que todos os jogos de luta que saíram de Capcom e Snk pro Dream eu joguei. Eu pegava até aqueles de luta 3d, lembra do Star Gladiator 2, muito massa
download.jpgdownload (1).jpg

Quanto mais der pra rodar melhor, mas já fico satisfeito de poder jogar Super Nintendo, Mega Drive, Nes, Master System e GBA.:kpaixao
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.990
Pontos
1.003
Essa aí da foto acho que não
A minha TX3 Mini emula até o PS1 menos o N64 (esse talvez funcione com Emuelec)
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
334
Reações
590
Pontos
619
Também estou interessado em uma TV box, mas que emule até o Dreamcast. Quero usar o EmuELEC e as que tem melhor desempenho utilizam o
S922x, mas achei um caras.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Comprei uma dessas para deixar na casa onde eu morava. MAME, PS1 e N64 não testei pois o cartão que tenho está cheio. Usando o Retroarch consegui rodar até Neo Geo tranquilo. Quebra um bom galho, boa parte dos cores ainda aguenta rodar com um filtro simples de scanlines. Só faço o alerta que alguns jogos mais pesados de SNES engasgaram. De qualquer modo, para o propósito de servir para jogatinas casuais, Youtube e streaming ela me serve perfeitamente.

Ah, fica esperto que o pessoal que vende esses aparelhos mente na cara dura sobre a versão do Android, memória interna, RAM. Nada que resista a um Google, porém.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
A minha (nova) caixinha (tive que trocar porque eu consegui explodir a antiga...) é uma MXq Pro 5g 4K:



Acho que nessa semana vou tentar forçar a mente e instalar alguma coisa nela pra ver o que vira mas, pela configuração dela (e o que ela me entrega APENAS usando o IPTV e o YT) é bem diferente do que ela parece que tem!

Pra mim, isso é uma coisa confusa mas, sei que ela tem capacidade de reproduzir alguma coisa na área de emuladores...

Será que essa coisinha aguentaria rodar o Dreamcast?!? Não quero ligar o videogame na TV porque tenho que achar os cabos AV e não tenho nem ideia de onde está.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Temho uma dessas parada aqui em casa. Pensei em transformar em um emulador de Arcade.

Alguma coisa que eu possa instalar para ligar e entrar direto no emulador? E qual emulador usar? Retroarch mesmo?
 

bahzitchiu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
987
Reações
296
Pontos
544
Temho uma dessas parada aqui em casa. Pensei em transformar em um emulador de Arcade.

Alguma coisa que eu possa instalar para ligar e entrar direto no emulador? E qual emulador usar? Retroarch mesmo?
Se usar o emuelec, ele deixa selecionar o emulador para cada sistema, é bem simples na verdade, só jogar as ROMs nas pastas correspondentes e boa. Tem opção de colocar imagens, capas, etc.

[ ]`s

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

PuIseman

Supra-sumo
Mensagens
508
Reações
1.298
Pontos
163
Quando digo controle é o do próprio aparelho, pra mexer na interface, porque tenho um de xbox 360 com fio, e vi em algum lugar que dá pra usar pra jogar.

Dá pra usar o controle o X360 sim. Já tive uma box e usava de boa.

Mas fique avisado que só roda até 32 bits (tirando o Saturn).
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.616
Reações
19.493
Pontos
503
Tenho duas aqui em casa da MX 10 mini diz ter 4 gigas de Ram, ROM de 32 gigas e usa o Android 9.0, será que roda alguma coisa?
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
essas box mxq são extremanente fracas para emulação. o ideal seria pegar uma tv com no minimo o processador amlogic s905 x3 para se ter compatibilidade total com o emuelec.
tentei usar uma box dessas aqui em casa e não rodou nada que preste


Segue um video bacana sobre tv box e emuelec
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.319
Pontos
1.619
essas box mxq são extremanente fracas para emulação. o ideal seria pegar uma tv com no minimo o processador amlogic s905 x3 para se ter compatibilidade total com o emuelec.
tentei usar uma box dessas aqui em casa e não rodou nada que preste
Bom pelo menos são melhores (acho eu) do que a antiga (melhor chamar de arcaica) MX9 que a gente utilizava! Até fazer um procedimento pra que ela reconhecesse o Android 6 foi necessário.

Ainda bem que ela resolveu parar (mas ainda espero botar ela pra funcionar de novo, pra que a TV do quarto possa ter pelo menos o YT...)



Volta e meia ela travava com a TVMiau que usamos em casa, coisa ruim para quem precisa dela pra acessar a TV aberta pois onde estamos, não dá pra ver NADA (e a leoa tava brigando por causa disso) (pra PIORAR um pouco, estou com 3 leoas em casa: minha esposa, a irmã dela e a sogra...)
 

bahzitchiu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
987
Reações
296
Pontos
544
essas box mxq são extremanente fracas para emulação. o ideal seria pegar uma tv com no minimo o processador amlogic s905 x3 para se ter compatibilidade total com o emuelec.
tentei usar uma box dessas aqui em casa e não rodou nada que preste


Segue um video bacana sobre tv box e emuelec

Para cima do ps1 vale mais a pena pegar coisa melhor mesmo.

[ ]'s
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Para cima do ps1 vale mais a pena pegar coisa melhor mesmo.

[ ]'s

Eu peguei mesmo porque minha mãe tinha umas duas encostadas lá pegando poeira, dai lembrei que tinha visto em algum lugar que funfava uns emus.
Dai que se rolar de jogar uns 8 e 16 bits já tá de bom tamanho.
Ai tenho um controle de 360 que também estava encostado amarelando, juntei o útil ao agradável pra ampliar o que dá pra jogar na tv. Massa os relatos do pessoal.
 

josemar.

Ser evoluído
Mensagens
36
Reações
60
Pontos
28
As tv box são excelentes para emulação de retro games. Mas tem que saber escolher. Essas MXQ são muito ruins, são fakes, muitas vezes são vendidas como se tivessem 4 ou até 8GB de memória RAM, mas geralmente tem apenas 1GB de memória RAM e 8G ou 16GB de armazenamento interno. E também falseiam as outras informações técnicas, portanto não confie no que vem escrito na embalagem ou no anúncio. Por isso são tão baratas.

Para emulação, se quiser usar o front-end EmuELEC que é muito bom, procure comprar uma tv box com o SoC (System On a Chip) da marca Amlogic. As da RockChip ou Allwinner não funcionam com EmuELEC.

A melhor tv box para emulação é a que vem com o SoC Amlogic S922X, como por exemplo a Beelink GT King Wi-Fi6, porém é das mais caras. O custo benefício está com aquelas que usam o SoC S905X3, funcionam muito bem e custam em torno de R$ 250,00, com 4GB de RAM e 32 ou 64GB de armazenamento. Um exemplo é a T95 Max Plus ou H96 Max X3.

E algumas tv box, as que não são genéricas, tem o bootloader bloqueado e não servem para EmuELEC (caso das Mi Box, algumas da Mecool ...). Então se for comprar de primeira linha veja isso, se não é bloqueada. As que citei acima não são.

Leve em consideração que as tv box que funcionarão bem com EmuELEC custarão a partir de R$ 200,00, não menos que isso.

O vídeo que Makunouchi Ippo postou acima de Cirne Stuff informa tudo muito bem; também existem outros vídeos do mesmo youtuber que completam as informações. E os links postados por FeDeBe que levam ao github e Discord do desenvolvedor do EmuELEC também são muito úteis. Se assistir o vídeo inteiro e der uma olhada no github e no Discord vai saber tudo sobre EmuELEC.

Estava me esquecendo de informar o seguinte: o SoC S905X3 esquenta muito, chegando a passar de 75-80º C; nessas temperaturas ocorre o estrangulamento do processador e acontecem travamentos e outras anomalias. A solução é colocar a box sobre uma caixa com um fan de 8 ou 12 cm, que liga em USB da própria box ou da TV ou PC. A temperatura baixa para 55º C. Faz muita diferença no desempenho.

Existe o produto pronto para compra no Ali Express ou Mercado Livre. Ou então você pode fazer a sua com fan de PC (no meu caso reaproveitei dos que eu tinha sobrando em casa).

Mas atenção, por enquanto ainda não existe suporte do EmuELEC para as tv box com SoC Amlogic de 4ª geração (S905X4, S905W4, S905Y4, etc). E ainda é uma incógnita se um dia vai haver, pelo menos para as tv box genéricas. Então, se quiser usar EmuELEC, não escolha essas. Para os demais usos, com Android, inclusive emuladores, são excelentes. Mas sempre precisa dar atenção a controle de temperatura.

Editei: havia escrito esse texto tão longo e só depois me lembrei que o objetivo de Dark Texugo com o tópico é saber se pode usar uma tv box MQX Pro para jogos. E eu joguei um balde de água fria, logo de inicio, falando sobre essa tv box.

Agora dei uma pesquisada sobre as reais possibilidades e cheguei à seguinte conclusão: é possível sim usá-la para retro games, não terá um grande desempenho em todos os jogos, como um SoC S905X3, mas alguns sistemas rodarão de forma satisfatória.

Vi que ocorrem duas situações:

1) Essas box estão vindo com o SoC RockChip RK 3228, neste caso não poderá usar EmuELEC. Existem algumas alternativas, como ArcBrowser, Emuladores autônomos no Android, ou ainda alguns sistemas construídos com base em ArcBrowser que se encontra com pesquisa no You Tube e Google.

2) Há uma versão mais antiga da box que tem o SoC Amlogic S905L, que é equivalente ao S905X. Neste caso dá pra usar EmuELEC, só que terá que testar pra saber se o desempenho é satisfatório. A memória RAM de 1GB não ajuda muito.
 
Ultima Edição:

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Upando pra dizer que liguei a tv box, baixei um emulador de Snes e o Mame. Rodou tudo tranquilo no Snes e os de arcade também, até Marvel Vs Street rodou de boas. Só não testei nenhum jogo arcade 3d, mas os de briga de rua e luta funcionaram perfeitamente.

Ah e meu controle de xbox 360 tá um lixo total, dai liguei o de ps4 com o cabo usb e nem precisei configurar nada, já reconheceu de cara, só precisa mapear botões no Mame. Massa demais.

Outra hora faço uns testes com Nintendo 64.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Deu ruim. Não tinha reparado, mas quando eu ligo o controle do ps4 a TV box fica sem som. Fiquei quebrando a cabeça pensando no que era, aumentava o volume, mexia em tudo quanto é opção e nada, só quando desconectei o controle que percebi. É realmente isso que está rolando. Não cheguei a ligar um fone de ouvido no controle, mas provavelmente ele está puxando o áudio pra si e impedindo de sair no auto falante da tv.

Vou dar uma fuçada pra ver se vejo algo pela internet, mas acho que terei que comprar um controle furreca usb pra poder jogar.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.990
Pontos
1.003
Deu ruim. Não tinha reparado, mas quando eu ligo o controle do ps4 a TV box fica sem som. Fiquei quebrando a cabeça pensando no que era, aumentava o volume, mexia em tudo quanto é opção e nada, só quando desconectei o controle que percebi. É realmente isso que está rolando. Não cheguei a ligar um fone de ouvido no controle, mas provavelmente ele está puxando o áudio pra si e impedindo de sair no auto falante da tv.

Vou dar uma fuçada pra ver se vejo algo pela internet, mas acho que terei que comprar um controle furreca usb pra poder jogar.
Mas considerando que a maioria dessas box têm o receptor bluetooth bem m**** a melhor coisa a se fazer eh isso msm
A minha as vezes da uns input lag cabulosos
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Mas considerando que a maioria dessas box têm o receptor bluetooth bem m**** a melhor coisa a se fazer eh isso msm
A minha as vezes da uns input lag cabulosos
Eu não tentei conectar por bluetooth, bem lembrado, vou testar isso hoje. Qualquer coisa o jeito é ligar o fone de ouvido no controle pra ver se sai o som por lá.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
essas box mxq são extremanente fracas para emulação. o ideal seria pegar uma tv com no minimo o processador amlogic s905 x3 para se ter compatibilidade total com o emuelec.
tentei usar uma box dessas aqui em casa e não rodou nada que preste


Segue um video bacana sobre tv box e emuelec



Eu comprei uma bem furreba só para as crianças brincarem, paguei uns R$110,00 na shopee. Quebrei um pouco a cabeça pra instalar o emuelec (peguei os tutoriais desse jow aí). Mas eu mesmo montei a imagem com os jogos que eu queria, daí foi só comprar dois controles genéricos de PS1.

Ela roda de tudo, de arcade, neo-geo, mega e snes até PSX. Tem alguns jogos de PSX que não rodam 100% como Blood Roar 2, mas não é nada que comprometa.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503


Eu comprei uma bem furreba só para as crianças brincarem, paguei uns R$110,00 na shopee. Quebrei um pouco a cabeça pra instalar o emuelec (peguei os tutoriais desse jow aí). Mas eu mesmo montei a imagem com os jogos que eu queria, daí foi só comprar dois controles genéricos de PS1.

Ela roda de tudo, de arcade, neo-geo, mega e snes até PSX. Tem alguns jogos de PSX que não rodam 100% como Blood Roar 2, mas não é nada que comprometa.

Vou acabar tendo que fazer isso. Eu peguei a tv box pra ter mais opções de multiplayer quando uns amigos vierem em casa, no ps4 só tenho a coletânea do King of Fighters e os Trine, dai que é legal ter uns Marvel vs Qualquer coisa, uns Street Fighter, uns briga de rua também.

Fora isso talvez terminar algum Rpg de Snes, terminar os Donkey Kong de novo, Super Metroid que eu amo pacas.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Mas considerando que a maioria dessas box têm o receptor bluetooth bem m**** a melhor coisa a se fazer eh isso msm
A minha as vezes da uns input lag cabulosos

A minha não tem pelo jeito. Até pra usar o tecladinho tem que usar uma paradinha no usb.
Tentei ligar por bluethooth o controle mas não rolou.

E o som não sai pela saída de fone do controle do ps4, mistérios da meia noite mesmo porque o controle do ps4 corta o som da tv box.

Acabei ligando o controle do xbox 360, mas ele tá com alguns botões bem ruins, tem que apertar com força ai não dá. Vou abrir e dar uma geral pra ver se ajuda, uma vez deu uma melhorada depois que limpei os contatos.

Eu vou pegar outro emulador de Snes, o que eu peguei é muito chato pra configurar os botões. O de arcade é de boas.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Atualizando.
O lance do som é bug chato mas resolve-se fácil, eu desliguei a tv box com o controle plugado depois liguei ela e funcionou tudo certo. Controle funfando e som também.
Bom que não vou precisar comprar controles. Dá até pra navegar nos menus da tv box. Missão cumprida, só testar roms e emuladores que rodem legal.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Atualizando.
O lance do som é bug chato mas resolve-se fácil, eu desliguei a tv box com o controle plugado depois liguei ela e funcionou tudo certo. Controle funfando e som também.
Bom que não vou precisar comprar controles. Dá até pra navegar nos menus da tv box. Missão cumprida, só testar roms e emuladores que rodem legal.
Não sei se já pensou nisso mas procure se sua tv não tem um modo de imagem "Game mode" para diminuir o atraso do tempo de resposta. Eu percebi uma boa diferença quando ligo na minha.
 
Topo Fundo