O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quilômetro do Metrofor custa 187 milhões de vezes mais caro do que o percorrido para ir a Plutão

RodrigoRamalho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.682
Reações
2.709
Pontos
339
Essa semana, o mundo assistiu a uma das maiores conquistas da Astronomia Moderna. Pela primeira vez, uma espaçonave conseguiu sobrevoar Plutão. Antigamente considerado como um planeta, Plutão é na realidade um planeta-anão, que faz parte do Cinturão de Kuiper.

A New Horizons é o veículo não-tripulado que está realizando a missão, que tem como objetivo mapear a morfologia, atmosfera e geologia do planeta-anão, bem como de suas luas: Caronte. Nix, Hyndra, Cérbero e Estige. Através desse mapeamento, será possível traçar a história geológica do planeta, caracterizar partículas atmosféricas ou mesmo encontrar satélites naturais ainda não documentados. A nave chegou muito perto (cerca de 12.000 km de distância) do astro e já mostrou resultados incríveis. Os cientistas identificaram a presença de montanhas de gelo.

A distância da Terra para Plutão é de 5.763.920.000 Km. Mesmo navegando a uma velocidade que pode ultrapassar 75.000 km/h, a expedição demorou nove anos e meio e ainda vai demorar outros cinco para ser concluída, a um custo de 700 milhões de dólares (cerca de 2 bilhões de reais).

Diante desses números, o biólogo cearense Heideger Nascimento resolveu fazer uma comparação no mínimo inusitada. Ele relacionou custo e resultado de uma expedição dessa magnitude com o nosso querido Metrofor, projeto metroviário de Fortaleza iniciado no início da década de 90 que prevê a construção de cinco linhas que cortam toda a capital do estado, mas que atualmente conta só com uma totalmente construída, a Linha Sul, que liga a Pacatuba ao Centro. Foi justamente essa linha que serviu de comparação com a New Horizons. Vejamos o infográfico.

info-300x300.jpg

Cada quilômetro percorrido da New Horizons custou menos de R$ 0,40. Isso é cerca de três vezes menos que a meia passagem do Metrofor, cuja linha sul foi construída a um custo de R$ 75 milhões de reais por quilômetro. Essa diferença significa que cada quilômetro do metrô fortalezense custou 187.000.000 de vezes mais alto do que o investido para o New Horizons. Vale lembrar que essa mesma obra foi investigada em 2006 pelo Tribunal de Contas da União, que identificou formação de cartel e um superfaturamento de 136%.

Por isso, caro leitor, toda vez que você quiser andar de metrô em Fortaleza, vista uma roupa espacial. Será a vestimenta mais adequada para utilizar um serviço com um orçamento tão astronômico.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/bl...ilhoes-de-vezes-mais-caro-do-que-ir-a-plutao/

------------------------------------------
Quando nasci o Metrofor já era promessa, me formei e até agora só existe 1 única linha, inaugurada apenas para dizer que inaugurou antes da Copa do Mundo. Entra governo, sai governo, e o "metrô" (na verdade um VLT) continua na mesma...
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Povo americano chega em plutão.

Povo brasileiro chega no trabalho putão.

Ainda tem gente que defende esses partidos brasileiros.
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Já éramos pra ser um país de primeiro mundo faz tempo...
Fico me perguntando de verdade e ou de repente alguém saiba pelo menos estimar:
Juntando toda a arrecadação de impostos de 1985 até 2015, quanto de dinheiro sumiu com corrupção no país inteiro?
Acho que daria pra deixar toda América latina de primeiro mundo e quem sabe até CUBA...
 


Inforplay

Habitué da casa
Mensagens
406
Reações
169
Pontos
78
1997. Lembro bem o ano que começou a obra do metrô de Fortaleza. Na época com 13 anos, cursando a sétima série do fundamental, lembro dos planos que fazíamos na escola de matar aula pra dar uma volta no metrô quando inaugurado.. Hoje com 31 anos, esse plano ainda não pode ser concluído. Quem sabe meu filho não realiza o plano maléfico do papai.

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.004
Pontos
1.404
Se eu não tivesse entrado nesse tópico jamais saberia o que é "Metrofor".
Isso é Brasil: burocracia, falta de planejamento, corrupção, superfaturamento.
 
Topo Fundo