O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Raspberry Pi 4 anunciado e já disponível! - Quad A72 1.5Ghz, 1/2/4GB RAM, Dual HDMI, 4k@60, USB 3.0, Gigabit LAN, 2.4/5 Ghz Wifi, BT 5.0 e etc.

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu usava um SD com o Batocera.
Talvez os travamentos dos jogos do PS1, deveriam devido eu não colocar o Raspberry com a carcaça aberta e o ventilador ligado em baixo, para baixar a temperatura.
Só passei a usar o ventilador (ventilador mesmo literalmente) depois que apaguei o Batocera do cartão.
O Kodi uso com o Raspbian mesmo, roda tranquilamente os filmes.
Engraçado que eu conseguia "rodar"mais PSP que o PS1, propriamente dito.
Talvez sejam as isos corrompidas baixadas nesses sites de isos conhecidas.
Será que finalmente teremos o Nintendo DS ou até um 3DSzinho?
:kluv
Caramba... Não faço ideia do que aconteceu. O emulador do Ps1 é muito mais leve que o do PSP. Será que foi bug do Batocera? Utilizei mais o Recalbox e Lakka, eles sempre rodaram bem os jogos de Ps1. Alguns dá até pra jogar de boa com a resolução aumentada.

Quanto ao RPi4, acho que ainda vai demorar mais um pouco pra sabermos as coisas. São poucos os sistemas já compatíveis com ele. Alguns desenvolvedores estão lançando versões Alpha de seus sistemas, só pra ir testando. Até termos sistemas estáveis pra rolar umas comparações e uns benchmarks , ainda vamos ter que esperar. Por mim, tudo bem. Tô sem grana no momento mesmo. Hehehe
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Nunca tive problemas de temperatura com o Pi 3, uso essa case, sempre com a ventoinha desligada por causa do barulho. O que eu acho que ajuda mesmo são os dissipadores, mesmo esses simples.
cd15cd64712c5bdbd602890d73921948.jpg
5fd66a4d0917549578380ab86737c219.jpg


Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Nunca tive problemas de temperatura com o Pi 3, uso essa case, sempre com a ventoinha desligada por causa do barulho. O que eu acho que ajuda mesmo são os dissipadores, mesmo esses simples.
cd15cd64712c5bdbd602890d73921948.jpg
5fd66a4d0917549578380ab86737c219.jpg


Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Também uso os dissipadores. Mas vi uns benchmarks afirmando que a temperatura só cai cerca de 1°C com os dissipadores. :(
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Essa imagem já responde quase qualquer duvida hahaha
raspberry-pi-4--vs-3-performance.png
Eu já tinha visto este vídeo - pensava que o salto seria "maior" na CPU e GPU, mas foi bem "marginal"

Entretanto, serve para o meu propósito :)

Minha ideia também é fazer para Down/Up 24Hrs e ver as coisas por ele.
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Minha colaboração sobre Benchmark: https://www.element14.com/community/docs/DOC-92642/l/benchmarking-the-raspberry-pi-4-model-b

O que já posso adiantar pros colegas: parece que temperatura vai começar a ser um problema, nascendo a necessidade de usar bons dissipadores com boa pasta térmica, além de refrigeração ativa.

Não acho isso legal, é uma complicação extra pro equipamento, ao passo que existe muito celular pica que se vira só com refrigeração passiva. Sem contar que todo cooler de Raspberry Pi que acho são aqueles chineses da mais duvidosa qualidade. Alimentação pelos pins da GPIO é meio complicado, alguns dizem que faz mal pro hardware, enquanto eu já acho que o cooler fica forte demais, sendo mais barulhento que muito console por aí.

Se for pra ter cooler, deveria haver, no mínimo, pins dedicados a isso, como existe no Odroid, proporcionando corrente e tensão adequadas. Assim como também deveria haver produção de coolers de qualidade, junto com o gerenciamento automático de rotação, conforme o estresse da placa.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Minha colaboração sobre Benchmark: https://www.element14.com/community/docs/DOC-92642/l/benchmarking-the-raspberry-pi-4-model-b

O que já posso adiantar pros colegas: parece que temperatura vai começar a ser um problema, nascendo a necessidade de usar bons dissipadores com boa pasta térmica, além de refrigeração ativa.

Não acho isso legal, é uma complicação extra pro equipamento, ao passo que existe muito celular pica que se vira só com refrigeração passiva. Sem contar que todo cooler de Raspberry Pi que acho são aqueles chineses da mais duvidosa qualidade. Alimentação pelos pins da GPIO é meio complicado, alguns dizem que faz mal pro hardware, enquanto eu já acho que o cooler fica forte demais, sendo mais barulhento que muito console por aí.

Se for pra ter cooler, deveria haver, no mínimo, pins dedicados a isso, como existe no Odroid, proporcionando corrente e tensão adequadas. Assim como também deveria haver produção de coolers de qualidade, junto com o gerenciamento automático de rotação, conforme o estresse da placa.

Poutz - que foda, temperatura vai ser um problema ainda mais no nosso país.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
O Pi 4 suporta Vulkan e OpenGL ES 3.2 (mas ainda não tem os drivers), isso já começa a abrir as portas para a emulação de GameCube, Wii e 3DS.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
O Pi 4 suporta Vulkan e OpenGL ES 3.2 (mas ainda não tem os drivers), isso já começa a abrir as portas para a emulação de GameCube, Wii e 3DS.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
o rpi tem a política do código aberto
Certeza que em breve vai tá disponível


Enviado de meu SM-G925F usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Chegou o meu hoje

Vou preparar o bixo aqui e fazer o teste com o Raspbian (já que não tem Retropie, Lakka, Recalbox e Batocera ainda com suporte ao RPi4) e uns emuladores pra ver de qualé :obrigue

Talvez não hoje mas amanhã depois do trampo terei mais tempo
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069


A performance ainda vai melhorar muito com novos drivers e software, o Chromium e o VLC, por exemplo, ainda estão decodificando vídeos por software.

Além disso a Raspberry Foundation anunciou que vai disponibilizar uma versão 64-bits do Raspbian.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Não sei se é fake, mas aí vão alguns vídeos interessantes, se for verdade o Pi 4 é muito melhor para emulação que o Pi3, vários emuladores rodando bem melhores: Mednafen PSX, BSNES (Higan), Yabause (Saturn), Mupen64plus


 
Ultima Edição:

jnr_05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
3.463
Pontos
704
Não sei se é fake, mas aí vão alguns vídeos interessantes, se for verdade o Pi 4 é muito melhor para emulação que o Pi4, vários emuladores rodando bem melhores: Mednafen PSX, BSNES (Higan), Yabause (Saturn), Mupen64plus



Pi4 melhor que o rpi3 ou rpi3 melhor que o rpi4, ou rpi4 melhor q rpi4 mesmo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Vou postar agora - sei que vai perder-se aqui no meio - mas quem achar um local bom pra comprar o kit do 4 inteiro dá um toque pra nós aqui :)

Vou ficar de olho, se achar eu posto aqui :)
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
sera que rola um windowszin nele?
Tem Windows 10 pro Pi 3, não sei se já está funcionando no 4, mas Windows ARM roda quase nada, e só instala programas via MS Store.

Se quiser windows eu sugiro uma placa com processador x86, como a Atomic Pi. A graça do Raspberry Pi são os sistemas especializados para retrojogos, central multimídia, nas e etc.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Pow, o que custava seguir o "manual" da porta? :klol
A impressão que dá é que tem mais aparelho com implementação errada do USBC do que certa.

Cabos e carregadores então... Muitos relatos de aparelhos morrendo por conta de carregadores e cabos ruins.

O problema é que esse padrão permite até 12V de tensão e o padrão USB antigo somente 4.5V, então se não for bem implementado um carregador pode mandar 12V para um aparelho de 4.5V, frita o negócio na hora.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Um usuário do Reddit reportou que a porta de carregamento USB-C do Pi 4 tem uma falha de design (bastante comum inclusive, a mesma falha foi detectada no Switch).

Talvez venha uma revisão de hardware por aí.



Felizmente os meus cabos USB-C aqui funfaram

E eu tô azeitando a parada aqui pra testar. Raspbian tá bem cru e não tem todos os cores do Retroarch nos repositórios do Buster
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.975
Pontos
1.409
falei com minha irmã hj, ela vem ao BR no fim de dezembro. to achando que vou comprar, mandar pra casa dela e pegar com ela qnd ela vier. Assim com 65 libras pego o Pi 4 com a fonte original versão européia. daria uns 330 reais. Nunca vou achar nesse preço aqui a versão de 4gb. Chance de pagar imposto é nula praticamente pq ela vem com o negócio na mala... e a fonte considero um diferencial, pq no 3 eu tive mta dificuldade em achar uma fonte que n desse problema na alimentação. a que uso ainda de vez em qnd se o load é mto alto, faz aparecer a praga do raiozinho do lado ainda.
Até lá o software já deverá estar redondo (quem sabe até essa revisão ai da USB C já tenha rolado)... o unico foda é conseguir segurar a periquita até lá. Tô formatando meu Pi3 aqui agora, tava com nextcloud 13, vou instalar a versão 16 que saiu agora... aproveitar e deixar um Emby rolando nele tbm. Queria já estar com o 4 na mão aqui. Mas pelo jeito esse meu update do nextcloud ai já vai rolar com prazo de validade de 6 meses hahaha
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
falei com minha irmã hj, ela vem ao BR no fim de dezembro. to achando que vou comprar, mandar pra casa dela e pegar com ela qnd ela vier. Assim com 65 libras pego o Pi 4 com a fonte original versão européia. daria uns 330 reais. Nunca vou achar nesse preço aqui a versão de 4gb. Chance de pagar imposto é nula praticamente pq ela vem com o negócio na mala... e a fonte considero um diferencial, pq no 3 eu tive mta dificuldade em achar uma fonte que n desse problema na alimentação. a que uso ainda de vez em qnd se o load é mto alto, faz aparecer a praga do raiozinho do lado ainda.
Até lá o software já deverá estar redondo (quem sabe até essa revisão ai da USB C já tenha rolado)... o unico foda é conseguir segurar a periquita até lá. Tô formatando meu Pi3 aqui agora, tava com nextcloud 13, vou instalar a versão 16 que saiu agora... aproveitar e deixar um Emby rolando nele tbm. Queria já estar com o 4 na mão aqui. Mas pelo jeito esse meu update do nextcloud ai já vai rolar com prazo de validade de 6 meses hahaha
Espera para comprar no final do ano para se precaver de qualquer problema crônico.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Mais um benchmark de emulação, Pi4 roda perfeitamente com runahead até emu de GBA.

Ou seja, o problema de latência, que sempre foi o calcanhar de aquiles do RPi, foi resolvido (pelo menos até a quarta geração de consoles).

Essa placa vai ser de longe o melhor CxB para emulação, só falta o software:

Mario Kart Advance – VBA Next – 5 frames ahead – runahead – second instance – 65-75 fps

Super Mario Advance – VBA Next – 2 frames ahead – 2 instances – 86fps

Mario Kart Advance – VBA Next – 2 frames ahead – 2 instances – between 65 – 75 fps full speed

Mario Kart Advance – VBA Next – 2 frames ahead – 1 instance – 50fps

Super Castlevania 4 – Snes9x 2010 – 5 frames ahead – 1 instance – 68fps

Super Castlevania 4 – Snes9x 2010 – 5 frames ahead – 2 instances – 140fps

Sonic – Genesis Plus GX – 5 frames ahead – 2 instances – 125fps

Streets of Rage 2 – Genesis Plus GX – 2 frames ahead – 1 instance – 117fps

Super Castlevania 4 – Snes9x 2010 – 2 frames ahead – 1 instance – 100fps

Super Castlevania 4 – Snes9x 2010 – 2 frames ahead – 2 instances – 135fps



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.995
Pontos
1.003
Segue documentação com testes

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.975
Pontos
1.409
Segue documentação com testes

qual o FPS nativo dos jogos de N64? pela tabela ai eu chuto 20fps. se for isso, o pi4 já tá rodando N64 a +/- 150% do FPS original msm nos mais pesados (conkers).
em termos de emulação, o pi4 vira o retrô perfeito até ps1/n64. Teria que ver como ele se segura no dreamcast. PS2 já acredito que é sonhar demais.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
qual o FPS nativo dos jogos de N64? pela tabela ai eu chuto 20fps. se for isso, o pi4 já tá rodando N64 a +/- 150% do FPS original msm nos mais pesados (conkers).
em termos de emulação, o pi4 vira o retrô perfeito até ps1/n64. Teria que ver como ele se segura no dreamcast. PS2 já acredito que é sonhar demais.
Ainda tem potencial de melhorar mais, a parte de software está crua.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Não ligo para sistemas 128bits. O que eu queria mesmo nesse novo Rasp 4 é poder rodar 3DO, Saturn e uma versão mais completa do MAME.
Aguardar sair novas versões do Retropie pra pegar essa belezinha.

Será que as cases Retroflag antigas serão compatíveis com ele?
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003


Deveria vir com um ventiladorzinho pra dar uma ajuda no resfriamento.
Quando uso meu PI3, deixo ele aberto do lado de um ventilador pra não esquentar e não aparecer aquele aviso no canto (termômetro) de cima.
Esse aparelho esquenta por qualquer besteira.





Uso aqueles pequenos coolers feitos para Raspberry e não tenho problemas.
 
Topo Fundo