O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Raspberry Pi 4 anunciado e já disponível! - Quad A72 1.5Ghz, 1/2/4GB RAM, Dual HDMI, 4k@60, USB 3.0, Gigabit LAN, 2.4/5 Ghz Wifi, BT 5.0 e etc.

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Aproveitando o topico alguem sabe se existe algum modulo para o RPI que seja possivel adicionar mais portas LAN sem precisar usar adaptador USB ?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444


rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
Raspberry 400 roda PS2?

dada a diferença de arquitetura e a GPU lackluster, eu diria que não. Tu pode jogar no PC e streamar via Moonlight, em todo caso. Um tópico sobre o assunto.

(O que te permite jogar desde jogos de PS3 a Nintendo Wii, incluindo PS2, DS e PSP)

Eu acho que estamos perto de rodar alguns jogos em PS2, mas ainda tem certos jogos que mesmo meu processador x64 e GPU sofrem pra rodar em 4k... Então de forma estável, não vai ser nessa gen de raspberry Pi.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.009
Pontos
1.053
Só tô atrás de jogar em portátil pode ser em resolução nativa msm.
Fazer sem ter q tirar 5 k do bolso.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.009
Pontos
1.053
Vi aqui.
Muito grande. Até q procurei uma mini placa com aqueles processadores de baixo consumo da Intel. A coisa mais próxima q encontrei foi lattepanda.
Muito caro e difícil de encontrar.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.631
Pontos
1.053
PS2 acho que vai demorar um pouco ainda. Tinha visto u s vídeos de GameCube rodandk mal no pi4 mas acho que não vai rodar por enquanto
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Boa tarde,
estou com um Rasp em um sisteminha Emuelec aqui e fiz uma alteração de vídeo. Agora quando eu ligo o sistema na TV ele carrega e depois cai o sinal HDMI. Pelo que vi, para consertar isso eu preciso acessar a BIOS e alterar manualmente as configurações de vídeo pra voltar ao normal.

Pessoal, eu sou noob de Rasp. Eu consigo tirar o Pen Drive do sistema Emelec dele e acessar a BIOS pelo computador??
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.972
Pontos
1.409
PS2 acho que vai demorar um pouco ainda. Tinha visto u s vídeos de GameCube rodandk mal no pi4 mas acho que não vai rodar por enquanto
acho que o Pi5 deve ser capaz de emular a geração PS2 inteira. torço pra isso, pelo menos. espero que n demore mto pra sair. um Pi5 no mesmo esquema do 4, a uns 2ghz e uma GPU melhorada + suporte a SSD M2 e com modelos de 2, 4 e 8gb de ram é o que eu espero hahaha.
Só fico imaginando como seria a instalação do SO num SSD pro Pi.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Boa tarde,
estou com um Rasp em um sisteminha Emuelec aqui e fiz uma alteração de vídeo. Agora quando eu ligo o sistema na TV ele carrega e depois cai o sinal HDMI. Pelo que vi, para consertar isso eu preciso acessar a BIOS e alterar manualmente as configurações de vídeo pra voltar ao normal.

Pessoal, eu sou noob de Rasp. Eu consigo tirar o Pen Drive do sistema Emelec dele e acessar a BIOS pelo computador??

No caso, creio que esteja se referindo a acessar o arquivo de configs dele.

Isso você consegue com um adaptador de microsd -> usb, aí via PC você faz as alterações no /boot/config.txt :kjoinha
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
acho que o Pi5 deve ser capaz de emular a geração PS2 inteira. torço pra isso, pelo menos. espero que n demore mto pra sair. um Pi5 no mesmo esquema do 4, a uns 2ghz e uma GPU melhorada + suporte a SSD M2 e com modelos de 2, 4 e 8gb de ram é o que eu espero hahaha.
Só fico imaginando como seria a instalação do SO num SSD pro Pi.

Se continuar com essa GPU eu acho que nao ja que ela é o maior gargalo, nao sei se teria outra GPU com codigo aberto e que nao suba muito de preço capaz do pessoal adicionar no lugar dessa Videocare IV

Suporte pra M2 acredito que vai demorar ainda pra chegar, talvez no RPI 6 quando o formato ficar mais acessivel para todo mundo
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
No caso, creio que esteja se referindo a acessar o arquivo de configs dele.

Isso você consegue com um adaptador de microsd -> usb, aí via PC você faz as alterações no /boot/config.txt :kjoinha

Eu consigo acessar sem utilizar um sistema operacional de Raspberry?
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.919
Reações
17.748
Pontos
1.053
Seus bonitos, é de boa usar um como PC? Queria algo bem pequeno, só pra deixar conectado e usar pro Chrome, ver vídeos, textos, PDF...


Mini PC só acho na faixa de 1k no ali...

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Seus bonitos, é de boa usar um como PC? Queria algo bem pequeno, só pra deixar conectado e usar pro Chrome, ver vídeos, textos, PDF...


Mini PC só acho na faixa de 1k no ali...

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

To usando como mini PC enquanto não compro outro notebook, é bem competente pelo preço, mas é aquilo, você tem que ajustar suas expectativas.

Fiz um OC pra 2.0, coloquei com FORCE TURBO (fica sempre em 2.0) e isso ajudou bastante, mas você percebe sim certa lentidão ao usar o sistema, pra mim ta sendo uma baita mão na roda, agora, não sei se animaria ficar com ele como mini PC indefinitivamente

Chromium: Dependendo do site fica levemente pesado, mas no geral funciona bem, aqui no forum mesmo não é aquela suavidade toda mas funciona bem
Videos: Full HD dependendo pode sofrer um pouco no youtube, eu mesmo limito a 720p com extensão e fica bem melhor

Textos e PDF funciona otimo
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
To usando como mini PC enquanto não compro outro notebook, é bem competente pelo preço, mas é aquilo, você tem que ajustar suas expectativas.

Fiz um OC pra 2.0, coloquei com FORCE TURBO (fica sempre em 2.0) e isso ajudou bastante, mas você percebe sim certa lentidão ao usar o sistema, pra mim ta sendo uma baita mão na roda, agora, não sei se animaria ficar com ele como mini PC indefinitivamente

Chromium: Dependendo do site fica levemente pesado, mas no geral funciona bem, aqui no forum mesmo não é aquela suavidade toda mas funciona bem
Videos: Full HD dependendo pode sofrer um pouco no youtube, eu mesmo limito a 720p com extensão e fica bem melhor

Textos e PDF funciona otimo

Vou ser sincero que eu acho o fórum pesado pra cacete.
Mas uma coisa que eu notei é que também depende do tema. Testou os outros?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
To usando como mini PC enquanto não compro outro notebook, é bem competente pelo preço, mas é aquilo, você tem que ajustar suas expectativas.

Fiz um OC pra 2.0, coloquei com FORCE TURBO (fica sempre em 2.0) e isso ajudou bastante, mas você percebe sim certa lentidão ao usar o sistema, pra mim ta sendo uma baita mão na roda, agora, não sei se animaria ficar com ele como mini PC indefinitivamente

Chromium: Dependendo do site fica levemente pesado, mas no geral funciona bem, aqui no forum mesmo não é aquela suavidade toda mas funciona bem
Videos: Full HD dependendo pode sofrer um pouco no youtube, eu mesmo limito a 720p com extensão e fica bem melhor

Textos e PDF funciona otimo
Tem uma extensão do Chrome pra forçar os vídeos em h264, talvez isso ajude o Raspberry.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Vai melhorar muito a emulação de N64, Dreamcast e PSP, talvez comece a rodar o emulador de Saturn.

Pra ficar perfeito só faltou o suporte para Vulkan, aí rodaria PSP quase perfeitamente. O calcanhar de aquiles do RPi sempre vai ser a GPU, porque é difícil encontrar uma GPU open source no mercado ARM.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Para critério de desempenho equivalentes com PPSSPP, o Exynos 7884 que tem vulkan básico (1.0) consegue rodar boa parte dos títulos com quase 100% de desempenho.


Podendo citar alguns que rodaram sem problemas: Megaman Maverick, YuGiOh DX, PES 2011, DBZ (todos).

Alguns jogos tiveram desempenho variável mas que em nada prejudicava a experiência usual: Digimon Adventure, Naruto e Crash Team Racers.

** o caso um pouco mais grave era com Digimon, que em alguns momentos engasgava mas não era sempre assim **


De modo geral, me senti satisfeito com o antigo telefone (Samsung A20), que agora estou usando Moto G8 Power por razões óbvias (desempenho e duração). Mas o A20 nunca me deixou na mão.



Acredito que o A20 seja um pouco superior ao novo Rappy em função da memória utilizada que tem por padrão LPDDR4X (3GB), que poderia influenciar desempenho, otimização e consumo eficiente.


A única exceção em que este telefone poderia responder bem mas que não tem sido muito feliz em relação aos emuladores são os próprios jogos do PlayStore , alguns têm desempenho deprimente com stuttering e inconsistente quase o tempo todo. Ainda houve BUG bizarro em que nada altera o desempenho em si ao ajustar a opção gráfica para melhor ou oposta. Asphalt8 era desse jeito e não único jogo a sofrer desse mal.


Por essa razão que em se tratando do smartphone, sempre irei priorizar um com SD.

Resumo da Ópera: pode ficar sussa, esse novo Pi tem tudo para rodar decentemente.


EDIT: esqueci de qualificar o N64. Aquele emulador, não sei por quê raios ele rodou muito mal no Samsung. Talvez fosse o CPU + Mali Mp2 que mesmo com a frequência superior a 600hz por padrão não conseguiu satisfazer a. emulação do Nintendo Ultra.


Uma pena, realmente. Tem que ver como o Pi4 vai se comportar com essas novas specs


 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Vou ser sincero que eu acho o fórum pesado pra cacete.
Mas uma coisa que eu notei é que também depende do tema. Testou os outros?

Tive uma súbita impressão que o navegador opera respondesse um pouco melhor em relação ao chrome, coisa de 1~2 de vantagem em segundos.
 
Topo Fundo