O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Galera, o i7 9700F usado em stock e apenas para jogos (até pq uso uma H310 sem dissipador, então se for renderizar vídeo por exemplo vai fritar a bi***nha) vai me limitar em alguma coisa? Estou querendo pegar ele para upar meu i3 9100F pra acabar qualquer tipo de preocupação com CPU limitando performance ou em 100%.

Edit. A meta é FHD 60FPS.
Mas qual placa de vídeo? 9700F tá 1500 na Tera. Realmente um excelente up. Mas eu não vejo com bons olhos o fato dele ser 8/8. Eu não tenho um pingo de dúvida que isso vai resultado em 100% de uso já pra final de 2022, com os novos motores gráficos totalmente desenvolvidos pra nova linha de consoles (todos com CPU de última geração e 16 threads). Hoje já fica ali em 80% em vários jogos, inclusive. Mesmo bem abaixo dos 100FPS.

Mas o 8700 só encontra usado e no mesmo preço. Aí complica.
 
Ultima Edição:

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Galera, o i7 9700F usado em stock e apenas para jogos (até pq uso uma H310 sem dissipador, então se for renderizar vídeo por exemplo vai fritar a bi***nha) vai me limitar em alguma coisa? Estou querendo pegar ele para upar meu i3 9100F pra acabar qualquer tipo de preocupação com CPU limitando performance ou em 100%.

Edit. A meta é FHD 60FPS.

Oi?

Eu uso um i7 8700 numa H310 e uma RTX 3070 sem nenhum problema meu caro.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
CPUs essa que perdem inclusive para um 9700 :viraolho
Enche um Zen2 8/16 com 100% de threads ocupadas e um 9700 8/8 com 100% de threads ocupadas. Ai compara. Do jeito que falou, fica parecendo que o single thread dos Zen2 é tipo um FX rsrs.

Meu ponto é que os jogos não vão estagnar. Isso nunca ocorreu antes, não sei porque aconteceria agora. Os motores gráficos vão sair todos, sem nenhuma exceção voltados a utilizar o máximo de threads disponíveis nos consoles.

É só uma questão de tempo. Pode ser que eu acerte e seja já pro fim do ano que vem, pode ser que eu erre e ainda dure uns 3 anos.

Se a vida fosse de ficar em 60% a 80%, como os jogos atuais fazem com 8 núcleos, inclusive não exigindo mais do que 6 ou 8 threads (limitação dos motores atuais), 9700 ia nadar pra sempre. Mas não vai acontecer isso.

Sem troca de geração, com CPU dos consoles totalmente medonha, os 4/4 que tavam nadando de braçada até então, morreram em 2019. Imagina agora trocando. Pega um Core i5 7600 e um Ryzen 1600. Compara no lançamento deles (3 anos atrás). O banho que o Ryzen 1600 tomava era impressionante (isso porque do Ryzen 1600 pro i5 7600 tem uma diferença monstruosa em relação a ST e IPC, bem diferente do cenário atual Zen2 x Cofee Lake). Agora pega alguns dos jogos de 2020 e compara...... Dá até pena porque embora muito rápido, fica em 100% o tempo inteiro e isso gera gargalo, fazendo com que os frames mínimos sejam muito inferiores e a experiência seja drasticamente afetada, gerando engasgos o tempo inteiro. Isso porque o single thread do Ryzen 1600 é horroroso perto do 7600. Não só os frames, mas especialmente o frametime fica horrível.

Eu postei um vídeo recentemente do Kingdom rodando num 8700 x 9700. E nesse jogo o 8700 rodava com frametime visivelmente melhor do que o 9700 (média também deu ligeiramente maior), mesmo sendo inferior em single thread, IPC ligeiramente inferior também. Razão muito simples. Mais threads pra um jogo que se beneficia ligeiramente disso.

Ah, mas os jogos vão mirar 4k. Vão nada. PS5 já não roda nada 4k. Tudo checkerboard. Ou seja, algo em torno dos 50% da resolução nativa. Isso aumenta a demanda de CPU também.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.889
Reações
31.862
Pontos
1.344
Eu já postei isso no topico da AMD mas vou postar aqui .

O que eu to escrevendo em ptbr é um resumo do texto do desenvolvedor abaixo.
è um Crash course sobre os ganhos cada vez menores conforme adicionamos mais e mais cores.

Digamos que temos um PC com vários cores de mesma velocidade. Idênticos em tudo exceto na quantidade que pode magicamente aumentar ou diminuir conforme adicione/tiro chips.

Digamos que o PC tem uma tarefa X pra resolver do jogo Crusader Kings 2.

E com 1 core completa em 3 segundos.
Com 2 cores completará em 2 segundos (+50% vs 1 core)
com 4 cores completará em 1,5 segundos (+33% vs 2 cores)
com 6 cores completará em 1,33 segundos (+11,4% vs 4 cores)
Com 8 cores completará em 1,25 segundos (+7% vs 6 cores)
Com 12 cores completará em 1,16 segundos (+7% vs 8 cores)
Com 16 cores completará em 1,125 segundos (+3% vs 12 cores)

Spoiler o texto original em inglês de um dos desenvolvedores do jogo acima.
Ah. E o core principal, no caso do Crusader kings 2. Lida com 33% de todas as tarefas. Os outros cores lidam com os 66% restantes.

Crusader kings 2 é um jogo CPU heavy, as vezes heavy até d+ conforme vc vai pro lategame e o jogo começa a lagar até CPU´s modernos.
Placa de vídeo é praticamente irrelevante o que torna o game perfeito como exemplo.

Single-core performance is definitely very important.
But # of cores is pretty important too.
Using CK2 as an example, since it is the game I'm most familiar with, it averages about 40% CPU load on my 4-core (8 logical threads) machine.
To achieve 40% load, that means that the seven non-primary threads have to average enough load to bring the overall load from 12.5% to 40%. So they have to represent 27.5% of the overall load of the system. Which means they must be averaging 27.5 * 8 / 7 = 31.4% load each.
With 7 threads each doing ~0.3 cores of work, that's 2.1 cores of work overall. So the multi-threaded portion outweighs the single-threaded portion about 2:1.
So with a single core, the game would take 3 units of time to complete a given task.
With two, it would take 1 + 2 / 2 = 2 units of time; a 50% speedup.
With four, it would take 1 + 2/4 = 1.5 units of time, a 33% speedup compared to two.
With eight, it would take 1 + 2/8 = 1.25 units of time, a 20% speedup compared to four.
With sixteen, it would take 1 + 2/16 = 1.125 units of time, a 14% speedup compared to eight.

Percebam que quanto +cores você possui menos ganhos você tem comparado a geração anterior.
E isso é obvio.

1 core vs 2 cores é o dobro. (100%)
6 x 8 é apenas 25% a mais.

Adicione os limites físicos e teóricos de tarefas que não podem ser divididas, etc e esses 25% caem pros 7% que foi calculado acima.

Percebam que esse 7% não é imutável.
Games +complexos com engines +modernas poderão se beneficiar mais do que os 7% calculado acima.
Mas não fugirá muito disso.

Logo é perfeitamente possível hoje você pegar um 6 core com um intel 10400, 11400 ou um ryzen 5600x.
E não ter que se preocupar com os 8 cores do PS5 e Xbox X.

Agora se você é dono de um 4 core. Do qual 40% do Steam faz parte.
Ae a coisa complica mais. Pq a diferença de um 4 core pra um 8 core é de 16,5% na tabela acima.


E 16%, levando em conta que seu 4 core é provavelmente um Chip +velho vs um 8 core do PS5 que é de um arquitetura de 2018.
È uma batalha e tanto pra vencer com pura força bruta.

De fato 4 cores está caindo mto rápido na Steam.
Em 10-15 meses 6 cores deverá superar 4cores como Top1 CPU da steam.
8 cores deverá continuar em 3º lugar pq são chips +caros.

4 cores pra jogos AAA está com os dias contados.
Não vão sumir ou deixar de rodar do dia pra noite. Mas aos poucos os jogos que o CPU não conseguirá rodar a 60FPS vão começar a se acumular.

6 cores agora será o mínimo.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.490
Reações
34.613
Pontos
1.354
Enche um Zen2 8/16 com 100% de threads ocupadas e um 9700 8/8 com 100% de threads ocupadas. Ai compara. Do jeito que falou, fica parecendo que o single thread dos Zen2 é tipo um FX rsrs.

Meu ponto é que os jogos não vão estagnar. Isso nunca ocorreu antes, não sei porque aconteceria agora. Os motores gráficos vão sair todos, sem nenhuma exceção voltados a utilizar o máximo de threads disponíveis nos consoles.

É só uma questão de tempo. Pode ser que eu acerte e seja já pro fim do ano que vem, pode ser que eu erre e ainda dure uns 3 anos.

Se a vida fosse de ficar em 60% a 80%, como os jogos atuais fazem com 8 núcleos, inclusive não exigindo mais do que 6 ou 8 threads (limitação dos motores atuais), 9700 ia nadar pra sempre. Mas não vai acontecer isso.

Sem troca de geração, com CPU dos consoles totalmente medonha, os 4/4 que tavam nadando de braçada até então, morreram em 2019. Imagina agora trocando. Pega um Core i5 7600 e um Ryzen 1600. Compara no lançamento deles (3 anos atrás). O banho que o Ryzen 1600 tomava era impressionante (isso porque do Ryzen 1600 pro i5 7600 tem uma diferença monstruosa em relação a ST e IPC, bem diferente do cenário atual Zen2 x Cofee Lake). Agora pega alguns dos jogos de 2020 e compara...... Dá até pena porque embora muito rápido, fica em 100% o tempo inteiro e isso gera gargalo, fazendo com que os frames mínimos sejam muito inferiores e a experiência seja drasticamente afetada, gerando engasgos o tempo inteiro. Isso porque o single thread do Ryzen 1600 é horroroso perto do 7600. Não só os frames, mas especialmente o frametime fica horrível.

Eu postei um vídeo recentemente do Kingdom rodando num 8700 x 9700. E nesse jogo o 8700 rodava com frametime visivelmente melhor do que o 9700 (média também deu ligeiramente maior), mesmo sendo inferior em single thread, IPC ligeiramente inferior também. Razão muito simples. Mais threads pra um jogo que se beneficia ligeiramente disso.

Ah, mas os jogos vão mirar 4k. Vão nada. PS5 já não roda nada 4k. Tudo checkerboard. Ou seja, algo em torno dos 50% da resolução nativa. Isso aumenta a demanda de CPU também.
Não teria que levar em consideração que o 3700x do ps5 é nerfado com velocidade menor?
O 9700F atropela o ps5 nessa parte.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.587
Reações
16.540
Pontos
553
Caros, um r5 3600 empurra uma rtx3070 em fullhd? Em duas situações, pubg 144hz e AAA 75hz?

Pensando se eu faço um up do meu 3500x pra um 3600 ou teria que ir pra outro processador.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Não teria que levar em consideração que o 3700x do ps5 é nerfado com velocidade menor?
O 9700F atropela o ps5 nessa parte.
Sim, mas acaba sendo uma diferença muito ligeira. O clock é bem alto, de toda forma. Vamos ver. Bora aguardar um tempo. Vamos ver o 9700 com seus primeiros títulos batendo 100%. Certeza que veremos uma matéria dessa aqui abaixo quando isso ocorrer. Pra mim, final de 22 ou início de 23.



Ryzen 3600 x 9700. Longe de ser atropelado. Mas beeeeeeem longe mesmo. Afinal Zen2 e Cofee Lake são muito próximos, máximo de 10% de IPC.

Isso em jogos que ainda não utilizam mais do que 8 núcleos. Em multitarefa o 3600 leva vantagem óbvia. Isso supondo que o PS5 seja próximo do Ryzen 3600, o que não é. Ele é um Ryzen 3700 e tem 16 threads, não 12 threads. Mesmo que os consoles assumam alguns threads para tarefas específicas, é indiferente, algo similar vai ocorrer no PC.

Ah, detalhe! Veja o 9700 batendo mais de 90% de uso em alguns jogos. Isso hoje... Não tem jeito, gente, vai acontecer a mesma coisa que tá acontecendo com Core i5 8699/9600 e aconteceu com Core i5 4/4.

 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.490
Reações
34.613
Pontos
1.354
Caros, um r5 3600 empurra uma rtx3070 em fullhd? Em duas situações, pubg 144hz e AAA 75hz?

Pensando se eu faço um up do meu 3500x pra um 3600 ou teria que ir pra outro processador.
Não empurra nem a 3060ti, eu comparava os meus testes com os dos outros e percebia uma perda de 10~20fps.
Só um ryzen 5600x pra cima.
Já tinha visto testes acho que do peperario e ele falava que um 3600 era para no máximo uma 2070 super.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Caros, um r5 3600 empurra uma rtx3070 em fullhd? Em duas situações, pubg 144hz e AAA 75hz?

Pensando se eu faço um up do meu 3500x pra um 3600 ou teria que ir pra outro processador.

75FPS é de boa em qualquer jogo pra 3600, mas também é pra 3500. Nesse caso não mudaria nada.

144FPS exclusivamente no PUBG o Ryzen 3600 tanca também. Pode ir de boa. Mas o 3500 nãoe stá conseguindo fazer isso? 75FPS o 3500 sei que entrega de boa. 144FPS já não sei, mas não deve ficar tão distante.

Embora o 3600 faça o serviço, eu aconselharia em pensar num up mais significativo. 5600 e tal.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.587
Reações
16.540
Pontos
553
75FPS é de boa em qualquer jogo pra 3600, mas também é pra 3500. Nesse caso não mudaria nada.

144FPS exclusivamente no PUBG o Ryzen 3600 tanca também. Pode ir de boa. Mas o 3500 nãoe stá conseguindo fazer isso? 75FPS o 3500 sei que entrega de boa. 144FPS já não sei, mas não deve ficar tão distante.

Embora o 3600 faça o serviço, eu aconselharia em pensar num up mais significativo. 5600 e tal.

Não empurra nem a 3060ti, eu comparava os meus testes com os dos outros e percebia uma perda de 10~20fps.
Só um ryzen 5600x pra cima.
Já tinha visto testes acho que do peperario e ele falava que um 3600 era para no máximo uma 2070 super.


Vlw a dica.
No momento não estou usando ela (ela tá trabalhando) mas estou começando a me organizar pra depois quando ela passar pro PC gamer. Acho que vai ter que ser um 5600 mesmo,unha b450 aguenta ele né? Obrigado! pelas dicas!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Vlw a dica.
No momento não estou usando ela (ela tá trabalhando) mas estou começando a me organizar pra depois quando ela passar pro PC gamer. Acho que vai ter que ser um 5600 mesmo,unha b450 aguenta ele né? Obrigado! pelas dicas!
Ryzen 5600 vai ser bem mais safe pra pegar os 144FPS. Mas no PUBG, especificamente, o Ryzen 3600 faz isso. E provavelmente o Ryzen 3500 também faz. Esse jogo não é otimizado para nada além de 4 núcleos, na real. Claro que tem benefício com CPU acima disso, especialmente muitos frames e por forçar a ficar em 100% caso tenha poucos núcleos, mas 6 núcleos é safe demais no PUBG, creio.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.640
Reações
21.437
Pontos
964
Bom dia galera, minha saga com a Kabum continua, um dos módulos de memórias que tinha comprado lá (Crucial Ballistix Sport LT, 16GB (2X8), 3600MHz, DDR4, CL16) morreu. Mandei pro RMA, tive que pagar frete do bolso, chegou lá, e constataram que realmente tinha morrido, só que a parada que simplesmente disseram "beleza champs, não tem mais estoque vamos te devolver o dinheiro" a questão é que memórias similares estão mais caras agora, e a devolução é na fatura do cartão, que pode demorar até 2 meses pra acontecer. Fazem dez dias que tô tentando brigar lá pra trocarem por outro produto, até me foi oferecido uma opção de 1x 16gb XPG 3600mhz, mas eu gostaria que fosse 2x 8gb por que é triste single channel em AMD.


Alguém passou por isso, alguém teve problemas parecidos? Tem kit de memória lá 2x8gb 3600 com valor menor do que me foi oferecido 1x16gb... Haja paciência
Só te digo uma coisa: RECLAME AQUI.

Recentemente aconteceu comigo de um monitor Pctop de 21.5" (horrível por sinal) que comprei na Kabum dar defeito. Primeiro queriam que eu pagasse o frete pra enviar, que daria 94 reais por PAC, algo ilegal por lei e contra as políticas da própria Kabum no site. Fui no reclameaqui e 1 dia depois me forneceram um código de postagem gratuito.

Depois quando receberem o monitor, fizeram o reembolso em créditos no site, porque não tinham mais em estoque. Algo também ilegal.
Fiz outra reclamação no reclameaqui, exigindo um produto similar e ameacei ir à justiça. Rapidamente fui atendido e me mandaram um monitor Acer 21.5" V226HQL.

Resumo da ópera:

Graças as 2 reclamações que fiz, não gastei nada com frete e ainda recebi um monitor melhor.
Vou até deixar aqui, caso outros queiram como base para reclamar.

Reclamação do frete: https://www.reclameaqui.com.br/kabu...e-frete-absurdo-contra-as-p_4le4s9S1ej1Hekdw/

Reclamação do reembolso em créditos: https://www.reclameaqui.com.br/kabu...toque-e-estorno-em-creditos_eCCWffhwF_lvD__R/
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Só te digo uma coisa: RECLAME AQUI.

Recentemente aconteceu comigo de um monitor Pctop de 21.5" (horrível por sinal) que comprei na Kabum dar defeito. Primeiro queriam que eu pagasse o frete pra enviar, que daria 94 reais por PAC, algo ilegal por lei e contra as políticas da própria Kabum no site. Fui no reclameaqui e 1 dia depois me forneceram um código de postagem gratuito.

Depois quando receberem o monitor, fizeram o reembolso em créditos no site, porque não tinham mais em estoque. Algo também ilegal.
Fiz outra reclamação no reclameaqui, exigindo um produto similar e ameacei ir à justiça. Rapidamente fui atendido e me mandaram um monitor Acer 21.5" V226HQL.

Resumo da ópera:

Graças as 2 reclamações que fiz, não gastei nada com frete e ainda recebi um monitor melhor.
Vou até deixar aqui, caso outros queiram como base para reclamar.

Reclamação do frete: https://www.reclameaqui.com.br/kabu...e-frete-absurdo-contra-as-p_4le4s9S1ej1Hekdw/

Reclamação do reembolso em créditos: https://www.reclameaqui.com.br/kabu...toque-e-estorno-em-creditos_eCCWffhwF_lvD__R/
Com Kabum só consigo as coisas no Reclame Aqui mesmo! Bem lembrado. O último frete devolvido pela demora foi por lá.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.889
Reações
31.862
Pontos
1.344
Esse cálculo só tem um problema que o desenvolvedor não considerou: O aumento de IPC por núcleo. É o que cansei de afirmar, um núcleo mais forte pode fazer o serviço que 2 ou mais faziam antes. Então, não acho que necessariamente os 4 cores estão com os dias contados.

Em 3 anos caiu 10% e os 6 cores aumentaram justamente os 10%, provavelmente porque os i5 passaram a ser 6 cores.

Levando em conta que a pandemia desacelerou os estúdios e todo o mercado de hardware também está desacelerado, eu diria que os 4 cores ainda tem um tempo bom, de no mínimo 3 anos.

Até lá, um mero i3 já vai ser bem fortinho.

Você está superestimando o ganho de potencia que tem ocorrido nos últimos anos na área de single core.

E eu falei dias contados apenas para games AAA.
Ainda haverá uma montanha de jogos pra jogar que simplesmente não exigem muita CPU.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Só não se esqueçam que desenvolvedor multiplataforma não poderia cagar mais pra spec de PC. Marketshare de PC não é mais irrelevante como já foi, mas é baixo. Não é a toa que mesmo 4/4 sendo esmagadora maioria no Steam em 2017 perdeu espaço e hoje não empurra nada além de midrange com performance de midrange de 2016. Apesar que o ponto aqui tem mais relação com target de desenvolvedor com os consoles antigos, 30FPS em contraste a 75, 100 e 144FPS de PC, o que aumenta drasticamente a demanda, entre outras limitações. Mas ai estende demais o papo.

Quanto a utilização dos threads de CPU, tá contado até um terço da história ali. Isso depende da otimização do motor. Tem jogo que nem demanda de CPU tem, basicamente serve só como desenhista. Foi basicamente o exemplo mencionado. Inclusive tem jogo que nem permite que o sistema utilize mais do que 2 threads. Crysis, por exemplo, o original do lançamento.

Já o motor do Assassins ou do Wildlands, por exemplo, é otimizado para 8 threads. Vai rodar bem com menos? Vai e explico porque esse fenômeno ocorreu. Roda desde que seja um CPU mais moderno, já que o game foi desenvolvido para rodar em 8 threads de um processador totalmente ultrapassado, como os de console da última geração. Logo um CPU moderno, porém com performance por clock bem mais alta, compensa a falta de threads para qual o motor foi designado a tirar proveito. As threads usam bem menos tempo de CPU, já que são resolvidas muito rapidamente. Assim você não precisa de tantos threads.

Esse fenômeno foi morto com processadores de última geração dos consoles. Pode esquecer o que vimos acontecer com Jaguar x Sandy Bridge/Ivy/Haswell, etc.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Cara, mercado entusiasta é nicho, porque diabos insiste nisso?

Desenvolvedor vai focar em 30 ou 60 fps e gráficos no low/high. É só ler a tabela de recomendação que as próprias desenvolvedoras montam.

Na boa, esse tópico tá cheio de pessoas totalmente desconexas da realidade. :facepalm
Estúdio vai focar no console. Só.

Tem nada de nicho ai. Console hoje é melhor que 90% dos PCs gamers.

Não entendo a insistência de vocês em não compreender isso rsrs.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.766
Reações
20.840
Pontos
1.344
Só sei q nunca mais vou esquecer quando fui testar o AC/Origins com um i5 6600k a 4.8ghz. Mesmo com uma Gtx 1080 o jogo não ia. Era travada em cima de travada.
Quando fui para um 6/12 como o 8700k a 4.9ghz.O jogo não dava travada nenhuma. É como o @rodrigoxm49 disse. 4/4 já está praticamente morto vivendo só de aparelhos. E o próximo é os 8/8. Mas esses ainda acho q aguentam dois anos. Quando começar a surgir jogos fullnext gen eu não botaria fé neles. É até melhor ter um 6/12 por causa dos threads a mais.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Só sei q nunca mais vou esquecer quando fui testar o AC/Origins com um i5 6600k a 4.8ghz. Mesmo com uma Gtx 1080 o jogo não ia. Era travada em cima de travada.
Quando fui para um 6/12 como o 8700k a 4.9ghz.O jogo não dava travada nenhuma. É como o @rodrigoxm49 disse. 4/4 já está praticamente morto vivendo só de aparelhos. E o próximo é os 8/8. Mas esses ainda acho q aguentam dois anos. Quando começar a surgir jogos fullnext gen eu não botaria fé neles. É até melhor ter um 6/12 por causa dos threads a mais.
Sim, porque ficava em 100% de uso. Vai acontecer o mesmo com 9700. Não tem como fugir disso. Isso claro que se o cara não tiver uma batata como placa de vídeo.

CPU bateu 100% de uso não é só gargalo de CPU, aquele conhecido. Esse gargalo faria os frames reduzirem e só. Até ai nada demais, dependendo dos frames. O problema com 100% de uso é que threads ficam aguardando tempo de CPU. E aí é abraço. Engasgo pra todo lado.

Eu acabei de mostrar o Assassins batendo 95% de uso. Ainda bem que não li "mal otimizado" como muleta. Isso me deixa fulo da vida rsrsrs.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.766
Reações
20.840
Pontos
1.344
Sim, porque ficava em 100% de uso. Vai acontecer o mesmo com 9700. Não tem como fugir disso. Isso claro que se o cara não tiver uma batata como placa de vídeo.

CPU bateu 100% de uso não é só gargalo de CPU, aquele conhecido. Esse gargalo faria os frames reduzirem e só. Até ai nada demais, dependendo dos frames. O problema com 100% de uso é que threads ficam aguardando tempo de CPU. E aí é abraço. Engasgo pra todo lado.

Eu acabei de mostrar o Assassins batendo 95% de uso. Ainda bem que não li "mal otimizado" como muleta. Isso me deixa fulo da vida rsrsrs.

Tw3 nas cidades grandes já batiam 100% de uso nos 4/4. Isso em 2015 mano! Claro q não dava tanta travada como no AC Origins q deixava ele injogavel. Mas era chatíssimo isso.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.889
Reações
31.862
Pontos
1.344
Só não se esqueçam que desenvolvedor multiplataforma não poderia cagar mais pra spec de PC. Marketshare de PC não é mais irrelevante como já foi, mas é baixo.

1-> Marketshare de PC é maior do que 1 console em particular. Precisa do PS + Xbox pra superar a fatia dos PC´s.


Tem nada de nicho ai. Console hoje é melhor que 90% dos PCs gamers.

E foi assim com o PS2 e PS3.
PS3 por sinal foi até +quebrador de paradigma que o PS5 pq veio muito forte (E caro) pra época.

O carro chefe dos PC´s pra games é a placa de vídeo.
E nessa área o dono de placas iguais ou superiores aos consoles está crescendo absurdamente rapido. 2x mais rápido do que normalmente se ve em troca de geração.

O CPU que vcs comprarem precisa ser suficiente pra lidar com uma placa de vídeo Next Gen!
È aqui que os 4Core vão suar e sofrer. Pq praticamente todos eles engasgariam uma Geforce 3060TI que é a nova "custo x beneficio" (Quando acabar a inflação).


De fato tem mais PC gamer com acesso a PC´s "Next generation rdy" que PS5 + Xbox X.
Isso pq tem uma boa quantidade de users que já possuem 6, 8 ou 12 cores potentes e que dão conta da geração atual de placa de vídeo.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.889
Reações
31.862
Pontos
1.344
Esse artigo da Tom Hardware é excelente pra quem ja está se preparando pra nova geração de placas. (4000).

Literalmente eles vendo qual CPU vcs precisam pra usar a nvidia 3080 placas de vídeo a 100%.

https://www.tomshardware.com/features/nvidia-geforce-rtx-3080-ampere-cpu-scaling-benchmarks

Sim, 3080 testado em 1080p pq é pro CPU engasgar, não a GPU ^^.
Lembrar que 1080p = modo performance do PS5/Xbox. Logo é uma resolução que não vai largar essa geração.
Uqr5v4KLCp69twSmfuF78i-1920-80.png


Como podem ver. Até o 3900x engasgou o que demonstra o poder que vem ae da Nvidia e AMD daqui a 1-2 anos. (Quando a 3080 será provavelmente o desempenho da 4060).

Foi preciso o i9 9900k pra tirar 100%. (Motivo que os 3 empataram em 190FPS praticamente). E nada mal pra uma CPU que saiu em 2018.

Mas não é tudo ruim. A diferença do 3900X pro 3600 foi mínima e jamais justificaria a troca. De fato o gráfico apenas mostra que se vc hoje tem um AMD 3600.
Fique tranquilo.

E mesmo o I3 10100, que é apenas 4 cores, não fico mal na fita. 30 FPS é algo que da pra administrar tranquilamente no Options de qualquer jogo.
Essa diferença vai aumentar mas o jogo não ficará injogavel. Como falei acima, a queda dos 4 cores pra jogos será lenta e gradual.
E to levando em conta que a absurda maioria dos 4cores são de arquiteturas +antigas, logo +fracos que o I3 10100.


Agora o i7 4770k que é de 2013.
Quem tem CPU com arquitetura 2015-2016 ou mais velha. Comece a pensar num upgrade.
O gráfico acima demonstra bem como um chipset mais antigo, apesar de ainda ter gás, já mostra os sinais da idade.

Mas se vc quer um PC modesto que não liga pra AAA. Ir atrás desses chips +velhos e descontinuados pode ser uma opção very low budget pra quem quer um PC gaming que custe menos de 2000-3000 reais.

Desde a ascenção dos indie games o que não falta é jogo bom que pede apenas uma torradeira com monitor. (EX: Hollow knight roda num core2duo :klol )
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.889
Reações
31.862
Pontos
1.344
Todos acima dos 60 fps, grande ameaça pros 4 cores :viraolho (e eu estou falando dos 4/8, não sei porque vieram falar de 4/4).

Só que estamos falando de alguns dos melhores 4 cores que existem no mercado.

E eu estou falando de maneira generalizada de muita gente que ainda usa 4 cores que tem já 5+ anos ou mais nas costas.
Esses realmente já estão numa faixa perigosa e os próximos updates deverão faze-los bater abaixo de 60FPS constantemente (os 99%). O que vc vai detectar como pequenos "engasgos".

Tb faz pouco sentido tu gastar uma média de 5000 reais (Sem inflação) numa placa de vídeo pra ter ela funcionando a 2/3% da potencia.

Sempre é a placa de vídeo que vai ditar as peças do seu PC.
Pq é ela que vai ser responsável pelo pesado de quase todos os jogos. E onde vc vai conseguir +desempenho por dólar gasto. Bem mais que nas outras peças.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Dois problemas analisando esse teste do TOM com a premissa que tá usando:

A) Teste está levando em consideração os games atuais, baseados nos motores gráficos para geração anterior, toda desenvolvida para um CPU com 8 núcleos, mas IPC inferior a um Sandy Bridge da Intel! Fora os requisitos gráficos, de GPUs inteiramente ultrapassadas. Ainda estamos numa transição que NEM INICIOU. É aqui que entra meu ponto. Já tem 8/8 batendo 95% em jogo de motor gráfico ultrapassado frente ao que vem por ai. Imagina isso depois dessa transição?
B) FPS é medida de preguiçoso rs.

Mas bora deixar morrer. Vamo deixar pra Marcia Sensitiva adivinhações rsrs. Ninguém ganha nada com isso.
 
Ultima Edição:

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Para quem não tem dinheiro para comprar GPUs superfaturadas a melhor estratégia é comprar um 4650g ? Montando tudo do ZERO sem aproveitar peças antigas.
 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.911
Reações
3.550
Pontos
703
O Brasil da boa vontade né galera... Quase 20 dias entrado em contato com a Kabum, chats e mais chats, ligações, e-mails, e no fim das contas quando eu "apelei" resolveram meu problema em menos de 24h... Tentar resolver as coisas na boa é fod@, tem mesmo é que se indispor e fazer barulho.

185806
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.677
Reações
17.933
Pontos
1.159
O Brasil da boa vontade né galera... Quase 20 dias entrado em contato com a Kabum, chats e mais chats, ligações, e-mails, e no fim das contas quando eu "apelei" resolveram meu problema em menos de 24h... Tentar resolver as coisas na boa é fod@, tem mesmo é que se indispor e fazer barulho.

Visualizar anexo 185806
Essas CL18 ou CL17 que te ofereceram não são inferiores a CL16 que você tinha comprado?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
O Brasil da boa vontade né galera... Quase 20 dias entrado em contato com a Kabum, chats e mais chats, ligações, e-mails, e no fim das contas quando eu "apelei" resolveram meu problema em menos de 24h... Tentar resolver as coisas na boa é fod@, tem mesmo é que se indispor e fazer barulho.

Visualizar anexo 185806
Não adianta. Eles utilizam aquele esquema de "se colar, colou". A maioria acaba se calando e deixando pra lá. Geralmente por falta de tempo. Mas muitas vezes por não conhecer seus direitos e os deveres dos varejistas.
 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.911
Reações
3.550
Pontos
703
Essas CL18 ou CL17 que te ofereceram não são inferiores a CL16 que você tinha comprado?
Eu peguei a CL 17, infelizmente eles não tinham nem uma memória 3600 CL 16. E tô precisando do PC pra trabalhar, era isso ou mais dor de cabeça. Se não fosse com urgência, pode apostar que eu iria brigar bastante com eles
Não adianta. Eles utilizam aquele esquema de "se colar, colou". A maioria acaba se calando e deixando pra lá. Geralmente por falta de tempo. Mas muitas vezes por não conhecer seus direitos e os deveres dos varejistas.
Sim, é isso mesmo. Eles pegam as pessoas mais leigas que compram pouco pela internet e fazem o que quero. Infelizmente não vou mais a fundo por necessidade do PC mesmo, se não tivesse precisando eu faria uma baguncinha com eles
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.948
Reações
8.278
Pontos
453
O Brasil da boa vontade né galera... Quase 20 dias entrado em contato com a Kabum, chats e mais chats, ligações, e-mails, e no fim das contas quando eu "apelei" resolveram meu problema em menos de 24h... Tentar resolver as coisas na boa é fod@, tem mesmo é que se indispor e fazer barulho.

No tópico de cadeiras gamer (o mais antigo) eu fiz um relato da minha briga com a empresa, e teorizei que pelo menos algumas empresas devem fazer isso pra pagarem de boas moças no ReclameAqui.

No caso dessa empresa é sempre a mesma coisa, a pessoa posta a reclamação, geralmente problema simples que poderia ser sanado há tempos, e em 48h no máximo está tudo resolvido e o joinha verde dado no ReclameAqui. No meu caso ainda mandaram um brinde depois, me lembrando que ainda não tinha a reclamação dada como resolvida no site.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.397
Reações
55.762
Pontos
1.253
Para quem não tem dinheiro para comprar GPUs superfaturadas a melhor estratégia é comprar um 4650g ? Montando tudo do ZERO sem aproveitar peças antigas.
apu aumentou tanto de preço ultimamente que infelizmente tá começando a não valer mais a pena. era uma alternativa digna pra quem ia começar do zero. joga a maioria das coisas em 720p/baixo (melhor q nada).

hoje em dia combinação mais c/b seria esse kit que aparece no video abaixo mais uma vga mediana (ou rx 550 nova ou uma usada do ali como por ex r7 370 4gb).

 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.911
Reações
3.550
Pontos
703
No tópico de cadeiras gamer (o mais antigo) eu fiz um relato da minha briga com a empresa, e teorizei que pelo menos algumas empresas devem fazer isso pra pagarem de boas moças no ReclameAqui.

No caso dessa empresa é sempre a mesma coisa, a pessoa posta a reclamação, geralmente problema simples que poderia ser sanado há tempos, e em 48h no máximo está tudo resolvido e o joinha verde dado no ReclameAqui. No meu caso ainda mandaram um brinde depois, me lembrando que ainda não tinha a reclamação dada como resolvida no site.
Então, acho que é isso mesmo. Infelizmente tu não resolve nada aqui de boa. Eu vou encerrar a reclamação somente depois que as memórias chegarem, e eu testar elas o quanto achar necessário, ai sim finalizo a reclamação com as ressalvas que tiver.


Btw, em menos de 24h me enviaram as memórias, incrível né.
185883
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.948
Reações
8.278
Pontos
453
Então, acho que é isso mesmo. Infelizmente tu não resolve nada aqui de boa. Eu vou encerrar a reclamação somente depois que as memórias chegarem, e eu testar elas o quanto achar necessário, ai sim finalizo a reclamação com as ressalvas que tiver.


Btw, em menos de 24h me enviaram as memórias, incrível né.
Visualizar anexo 185883

Sim, só encerre depois de tudo resolvido. Não me dei conta na hora que postei, a empresa que me referi (de onde comprei a cadeira) é a Flexform, mas o comportamento pós venda dela e da Kabum parece ser bem semelhante.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Sim, só encerre depois de tudo resolvido. Não me dei conta na hora que postei, a empresa que me referi (de onde comprei a cadeira) é a Flexform, mas o comportamento pós venda dela e da Kabum parece ser bem semelhante.

Putz! Eu aqui namorando uma cadeira deles. Vou começar a procurar outras opções com mais vontade.
 

.mega.

Supra-sumo
Mensagens
1.363
Reações
767
Pontos
163
Fala galera, tudo certo?

Estou bem desatualizado do mercado de PCs, então tô em busca de uma ajuda dos mais entendidos.

To me planejando para nos próximos meses comprar um PC entre 3-6k (Considerando apenas a CPU, já tenho todo o resto), com o objetivo único e exclusivo de jogar CSGO.

Já tenho um macbook que uso pra trabalho, então o PC é realmente apenas pra jogar, 99% do tempo será CS e 1% deve ser um PUBG, ou algum jogo do tipo. Seria legal segurar FPS suficiente nos mapas para rodar bem com um monitor 144hz.

Com esse orçamento dá pra comprar algo bacana? O que sugerem?
 
Topo Fundo