O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Record News] Para fazer as coisas rápido, a ditadura é o melhor regime

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.469
Reações
14.419
Pontos
1.369
88608

Carlos Bolsonaro esbravejou e disse que foi mal compreendido. Quando escreveu em suas redes sociais que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos” ele não estaria, de forma nenhuma, sugerindo a adoção de outra forma de governo. Algo assim, sei lá, como a gerontocracia, por exemplo. Seu propósito era apenas declarar o óbvio: nas democracias, as coisas às vezes demoram a acontecer. Na Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro foi em socorro do irmão mais velho, recordando em um discurso a frase do inglês Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que já foram experimentadas”.

Há gente que gosta e gente que não gosta da democracia. Aqueles que gostam, deveriam mencionar com mais frequência a frase de Churchill. O grande primeiro-ministro britânico era um mestre em gerenciar expectativas. Quando a Inglaterra começou a combater os nazistas, na 2ª Guerra Mundial, ele não prometeu um passeio no parque. Disse que deveriam esperar “sangue, suor e lágrimas”. Da mesma forma, foi sábio ao descrever a democracia como um regime falho. Nada é perfeito debaixo do sol, e propaganda exagerada é um método infalível para causar decepção. Isso vale para qualquer coisa: carros usados, dotes pessoais, formas de governo. O mito da democracia impecável faz mal a ela.


Velocidade é algo que a democracia raramente é boa em entregar. Trata-se de um modelo em que é preciso criar consenso em torno de mudanças antes de concretizá-las. Quanto mais complexa a sociedade, mais tempo isso pode levar. Às vezes é impossível chegar ao consenso em temas espinhosos. Nada acontece. É quando a democracia causa frustração. Existem também momentos em que toda a parafernália de debates e votações no Congresso parece não ser mais do que um teatro mesquinho para a promoção de interesses particulares. É quando a democracia cria indignados. Mas também há períodos em que o sistema dá a impressão de girar em falso, sem que esse seja necessariamente o caso. A roda pode estar girando devagarinho em direção a mudanças. Como um modelo tributário mais simples e eficaz, por exemplo. É a democracia trabalhando, à sua maneira.

Quando se trata de fazer as coisas rápido, não existe regime melhor do que a ditadura. Elas são superiores à democracia na sua capacidade de implementar projetos, porque não precisam convencer ninguém, nem criar coalizões. O chefe manda, obedece quem tem juízo. Com isso, as ditaduras podem conquistar bons resultados no campo do desenvolvimento econômico. A história traz vários exemplos, a começar pelo Brasil dos anos 1970. Nos anos 80, as ditaduras asiáticas da Coréia do Sul, Taiwan e Singapura tornaram-se tigres econômicos. Nos anos 90, foi a China quem ganhou tração.


Há quem use a expressão “ditaduras economicamente benévolas” para falar desses casos. Singapura é o exemplo extremo. O país era assustadoramente miserável em 1965, quando Lee Kwan Yew subiu ao poder. Em suas três décadas como primeiro-ministro, Singapura deu um salto espetacular de desenvolvimento. Hoje, é um país rico e estável. O atual primeiro-ministro é o filho mais velho de Yew.

O problema é que, na média, ditaduras não são melhores para o desenvolvimento econômico do que as democracias. Para cada Singapura existe um punhado de regimes autocráticos em que apenas o círculo do poder enriquece, enquanto o resto da população agoniza. Vejam o caso de nosso vizinho, a Venezuela, que vive a escassez de tudo, de comida a papel higiênico. E se nem a economia vai bem, geralmente não há nada que se possa chamar de “benévolo” em uma ditadura. Mesmo os habitantes de Singapura, no geral em paz com seu regime, reclamam que o poder no país é pouco transparente e pouco disposto a prestar contas de suas ações.

Democracias não primam pela eficiência. Não é isso que a sua arquitetura favorece. Elas permitem que haja trocas de poder sem guerra civil. E impedem que diferenças de opinião sejam resolvidas na base da violência ou da repressão. Democracia, disse alguém, é antes de tudo aquele regime em que se alguém bate na sua porta de madrugada, pode até ser má notícia, mas não será a polícia secreta. O preço a pagar é uma certa lentidão. De tempos em tempos, surge consenso em torno de uma boa ideia — como aconteceu no Brasil em torno do Plano Real — e as coisas se aceleram, antes de voltar ao normal. Ao ler a queixa de Carlos Bolsonaro nas redes sociais, lembrei de um bordão que meu velho pai usava quando eu ficava impaciente. Não sei qual é a origem, mas não me surpreenderia se fosse coisa do período militar. Sugiro ao Carlos, meu xará: Calma, que o Brasil é nosso.

*Carlos Graieb é diretor de Public Affairs e Advocacy na FleishmanHillard Brasil, tem 25 anos de experiência como jornalista e executivo de mídia em veículos
como Revista Veja e O Estado de S. Paulo. De janeiro de 2017 a março de 2018, foi Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelas estratégias de comunicação e marketing da administração e de empresas estatais como Metrô e Sabesp.



A matéria foi rapidamente apagada do site, mas ainda está disponível no WebCache:
https://webcache.googleusercontent....h8d9G41-Qck3DuPvHEYr5ZrpG6Z_hXWdcmzGGcbfufHp4
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Quem dera

ict6y3dopnh11.gif
 


GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Sim, ditadura é o menor caminho entre uma idéia ruim e uma implementação pior ainda.

Se porra de ditadura fosse solução pra qualquer m****, os últimos 2000 anos de história humana deveriam ter sido a era de ouro da humanidade. Tanto progresso que colonizamos até Marte! Então veio essa “democracia” e fodeu tudo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.269
Pontos
1.503
Só não entendi o porquê da Record ter apagado do site.
Realmente pra fazer as coisas mais rápido a ditadura é o melhor regime, já que a decisão segue uma linha mais curta. Isso não significa, obviamente, que seja um bom regime.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Bom, o título do tópico tá certo

Para fazer as coisas rápido, a ditadura de fato é melhor. O cara manda e faz. Eu morei nos Emirados e sei como é.

O Sheik quis fibra ótica no país todo e mandou a empresa (que é dele) cortar todas as linhas de cobre e f**a-se quem usava. Ficou sem. Quer internet? Contrate um de fibra.

Precisou fazer qualquer obra? Vai lá e faz. Não tem licenciamento, alvará, etc. O único OK que precisa é o do autocrata.



Agora, para fazer as coisas da forma certa, é uma outra história
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Concordo, mas mesmo esta forma certa não é garantida na Democracia, principalmente numa como a do Brasil. Esse tipo de opinião consegue visibilidade justamente por vermos o completo fracasso desse regime político em nosso país.

Concordo também.

O que temos de democracia no Brasil é muito ineficiente. Acho melhor do que a ditadura, obviamente.

IMO, um sistema que seria o mais próximo do ideal é o Suíço, com os cantões e etc, onde qualquer decisão que afete o dia a dia são tomadas pelos moradores daquela localidade específica. Super descentralizado e mais liberal que a grande parte dos países.

É o mais próximo que se tem de uma democracia direta.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu sou contra autoritarismo/ditadura/etc.

Porém existem certas coisas, ou situações, que o autoritarianismo consegue ser mais célere, exatamente por não precisar passar por processos, representações e etc. Dá até pra vagamente comparar com uma empresa privada em que as decisões são tomadas no alto escalão e o resto simplesmente as cumpre.

É por isso que em situações de guerra o comando do exército geralmente tem certos poderes especiais que normalmente dependeriam de um congresso por exemplo.

O que não quer dizer que seja sempre bom nem que seja sempre eficiente. Nada impede que uma ditadura/ditador seja um incompetente ineficiente. Exemplos disso não faltam.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
um sistema que seria o mais próximo do ideal é o Suíço, com os cantões e etc, onde qualquer decisão que afete o dia a dia são tomadas pelos moradores daquela localidade específica. Super descentralizado e mais liberal que a grande parte dos países.
Deus me livre esse sistema no Brasil. Já foi sequer em reunião de condomínio nessa nação? Olha só a qualidade do voto do Brasileiro. Dica: aquela cambada de infelizes que infesta Brasilia não foram colocados ali por Marcianos, mas por Brasileiros e seus “votos”.

Tentar fazer democracia direta aqui, essa porra termina como Venezuela. A Venezuela literalmente foi destruída de referendo em referendo, com o povo burro e ignorante sendo cuidadosamente manipulado para votar m**** e anular o Congresso.

O sistema educacional, e até a cultura média, do Brasileiro tem de melhorar muito para sequer sonhar com algo como o sistema Suíço por aqui. Como fazer o povo votar em projeto se ele não sabe nem interpretar texto ou fazer planejamento financeiro além de 30 segundos no futuro?


Esse tipo de opinião consegue visibilidade justamente por vermos o completo fracasso desse regime político em nosso país.
Discordo que fracassou, desculpe.

Sim, a velocidade das mudanças são patéticas, mas já era patética até em nosso Regime Militar, que antes dele, e nas ditaduras anteriores.

Se ditadura nesse c***lho chamado Brasil fosse sinônimo de eficiência, saiba que boa parte de nossa história desde a independência fomos ditadura. Começamos com uma Monarquia Absolutista de fato com um parlamento raquítico de 1822 até 1889, então fomos para uma República Oligárquica de 1894 até 1930, então fomos para a ditadura do Estado Novo de Vargas de 1937 até 1946. E finalmente o último regime militar de 1964 até 1985.


Então era para isso ser os Estados Unidos já. Mas não... é Brasil, é isso que você vive.

Absolutamente todos os índices sociais do Brasil consistentemente melhoraram desde a redemocratização.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Como diziam no anime Legend of the Galactic Heroes:
"A ditadura é a estrutura mais efetiva para conduzir mudanças drásticas.
Por outro lado, a democracia é indireta. Para um talento imenso agir com liberdade, a ditadura é mais apropriada do que a democracia."

"Na verdade, ao invés da democracia, é a ditadura que realiza mudanças drásticas como reformas governistas."

"A ditadura em si não é ruim. É só outra forma de governo. A questão é como você a usa em benefício da sociedade."
 

Karamazov

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
1.661
Pontos
233
Pode ser o jeito mais rápido de fazer as coisas, mas ditadura sempre é um lixo, em nenhum momento da história humana existiu uma ditadura "boa". Apesar de aqui no Brasil existir um monte de saudosista da porcaria da ditadura militar que fudeu nossa economia, mas isso é normal, tem gente que tem tesão em ser cadelinha de um estado opressor. Para essas pessoas a palavra liberdade soa como uma heresia.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Bem, tempos atrás a democracia de esquerda da Nicarágua andou matando em poucos meses mais gente que todos os nossos anos com os militares.

O que me lembra que ontem enquanto fazia dungeon em FFXIV, o tank ficou afk e o outro dps começou a puxar conversa. Disse que era da Nicarágua e é um país desolado. E eu: "I blame the communists" :krip
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.147
Reações
62.676
Pontos
1.253
Eu vivi pra ver um bando de gado manso defender ditadura...


Tem razão...


















Esta gente defendendo ditadores é de lascar né?
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Pode ser o jeito mais rápido de fazer as coisas, mas ditadura sempre é um lixo, em nenhum momento da história humana existiu uma ditadura "boa". Apesar de aqui no Brasil existir um monte de saudosista da porcaria da ditadura militar que fudeu nossa economia, mas isso é normal, tem gente que tem tesão em ser cadelinha de um estado opressor. Para essas pessoas a palavra liberdade soa como uma heresia.
Problema da ditadura e que ela foi positivista. Na pratica quase uma social democracia. E usou e abusou de keynesianismo. Criando bolhas
E Keynesianismo e isso cara,tira daqui, faz dali e no final alguem paga a conta. Mas sinceramente? FHC chegou la e em 6 anos estabilizou a inflacao. No fundo no fundo nao era algo tao complicado assim.

Reflita: Como seria sao paulo sem Itaipu? Rio de Janeiro sem a ponte Rio Niteroi? Bem ruim neh?
Nao da pra dizer que o regime foi uma aberracao total. Foi melhor que a era FHC e Lula,por exemplo.
 
Topo Fundo