O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Remake do Chrono Trigger sem a arte do Toriyama

erlon111

Ser evoluído
Mensagens
20
Reações
25
Pontos
23
Com a morte do nosso querido Akira Toriyama eu fiquei pensando, vocês acham que daria para um dia fazerem o remake do Chrono Trigger sem a arte do Toriyama ? Caso a Square resolver investir no remake, daria para o substituir o estilo da arte do jogo?

A arte original é muito icônica e tem totalmente o estilo do Toriyama, não consigo imaginar o Chrono Trigger sem esse visual.

chrono-trigger-1-1024x576.jpg

Para mim, somente a Level-5 conseguiria criar uma arte parecida com a original, o que vocês acham?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.102
Pontos
1.054
Também não imaginaria Sakura Wars sem a arte do Kosuke Fujishima, mas a Sega vai lá e faz um reboot usando a arte do Tite Kubo, acontece, e olha que o Kosuke Fujishima nem morreu.

Enfim, caso aconteça um remake do CT sem a arte do Toriyama, só nos resta a lembrar do antigo, mas acho que quem vai sofrer mesmo com a perda, é Dragon Quest, já pensou em DQ sem o Toriyama?
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.222
Reações
28.182
Pontos
1.103
Também não imaginaria Sakura Wars sem a arte do Kosuke Fujishima, mas a Sega vai lá e faz um reboot usando a arte do Tite Kubo, acontece, e olha que o Kosuke Fujishima nem morreu.

Enfim, caso aconteça um remake do CT sem a arte do Toriyama, só nos resta a lembrar do antigo, mas acho que quem vai sofrer mesmo com a perda, é Dragon Quest, já pensou em DQ sem o Toriyama?

No caso do Dragon Quest é ainda pior. É Dragon Quest sem a arte do Toriyama E sem as músicas do Sugiyama. Essa sim é uma série que vai ter de conviver sem algumas das figuras icônicas por trás dela.

Bem, o que pode acontecer é usarem AI na arte ou algum artista com traços parecidos, o que não é impossível de acontecer desde que a familia do Toriyama autorize (no caso de usarem AI para prestar homenagem).
 

WhiteMage

Bam-bam-bam
Mensagens
316
Reações
624
Pontos
278
Fiquei pensando como ficaria a arte de Dragon Quest. No caso de um eventual remake do Chrono Trigger, existem desenhistas que conseguem replicar os traços dele. Mas no caso de novos Dragon Quests como fica a criação da arte e do design dos novos personagens?

DQ é praticamente patrimônio cultural do Japão. Sem os traços de Toryiama, o jogo perde a identidade.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.327
Reações
29.966
Pontos
1.049
Uai, tem os caras que fazem arte copiando a dele tipo o do mangá recente de Dragon Ball, daria de boaça já que seria um remake, os designs prontos e tal.
 


Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Acho que um remake é possível usando o Toyotaro que é quem desenha o manga do super, ele consegue emular a arte do Toriyama, como não é criar é só copiar acho que dá para fazer algo bom, até pq o desenho atual do Toriyama mudou muito do que quando ele desenhou Chrono Trigger

Arte menos velha do toriyama
images




Agora Dragon Quest que é fod3 mesmo, porque aí não é copiar é criar e o Toyotaro não chega aos pés do Toriyama

Aliás na minha cabeça o melhor para Dragon quest seria conseguir o Eichiiro Oda para fazer o 13, o melhor para fazer os inimigos malucos.do.Toriyama

E digo o 13 torcendo que o Toriyama tenha terminado toda a arte do 12

Toyotaro vs toriyama
938a8fc8f7713f8b94a5ab12775dc3d84a6040c9v2_hq.jpg


Desenhos do Toyotaro

images


images



arte menos velha do Toriyama
images
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
O complicado é que temos o Toyotaro, o traço dele é o mais próximo que temos do Toriyama, fora que ele aprendeu MUITO com o próprio desenhando Dragon Ball Super há quase 10 anos.

Mas como seria um Toyotaro como character designer?

Agora para um possível remake de Chrono Trigger, acho que seria fácil pro Toyotaro, tudo já está criado e ele conseguiria dar conta.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.072
Pontos
1.839
Gente que emula o traço do Toriyama existem aos montes e fazer um remake de um jogo que ele já fez o design dos personagens é até simples.

Ruim é algum deles ter a sacada criativa que ele tinha ao criar coisas novas. Por exemplo, quando lançarem um novo DQ será que teremos um monstro ou personagem com design criativo? Não sei.
 

Toki no Ocarina

Bam-bam-bam
Mensagens
2.153
Reações
2.006
Pontos
453
Isso não será grande problema, já devem saber o que fazer.
Meu problema é a qualidade de um possível remake. Prefiro algo como Super Mario RPG a um FFVIIR ou mesmo DQXI
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Acho que é sempre interessante lembrar que o propósito de um remake é atualizar uma obra pras novas gerações, mantendo o espírito/ideia/essência do original. Isso envolve liberdade criativa pra alterar e/ou substituir elementos artísticos da obra, o que inclui (e muito frequentemente) a parte de direção de arte (que é só um dos muitos elementos que compõem o que o pessoal chama de "gráficos").

Ainda que eu não duvide de uma liberação do Bird Studio e/ou família do Toriyama, eu particularmente acho que isso não define a qualidade ou essência do jogo em si, especialmente pq no caso de CT, o character design é só um dos muitos elementos característicos do jogo, diferente de, por exemplo, Go Go Ackman, cuja essência é baseada quase que totalmente em ser um jogo "do mini Trunks" por conta do character design do Toriyama carregar a trilogia nas costas.

Como mencionaram ali em cima, a Level 5 tem artistas que estão mais do que capacitados pra participar de um possível remake e entregar um resultado até melhor do que com a arte do Toriyama (pq sim, é icônica, mas não intocável).

Além disso, é muito importante lembrar que num remake, você assume que tá entregando uma nova visão daquela obra. Pega aí o remake do FF7, que o pessoal gosta tanto. Não dá pra negar que o design do original é icônico (pro bem ou pro mal) pela característica dos moldes SD. Mas não acho que alguém aqui tenha reclamado da nova direção de arte que foi adotada nesses remakes infinitos que têm sido feitos.

Outro exemplo: Link's Awakening. Eu adoro a arte do original, mas não nego que a direção de arte do remake me agrada tanto quanto a do gameboy, mas entendo que um jogo feito hoje, ainda que seja um remake que apela pro público do original, também precisa atender ao público novo, que vai ter seu primeiro contato com essa obra através de uma versão que conversa melhor com essa geração atual, que é tão consumidora quanto nós mais velhos.
 

Likou

Veterano
Mensagens
400
Reações
743
Pontos
108
Também não imaginaria Sakura Wars sem a arte do Kosuke Fujishima, mas a Sega vai lá e faz um reboot usando a arte do Tite Kubo, acontece, e olha que o Kosuke Fujishima nem morreu.

Enfim, caso aconteça um remake do CT sem a arte do Toriyama, só nos resta a lembrar do antigo, mas acho que quem vai sofrer mesmo com a perda, é Dragon Quest, já pensou em DQ sem o Toriyama?
A diferença é que o Sakura Wars é continuação e não um remake.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.103
Pontos
1.253
Só lembrando que o mangá do Dragon Ball Super atualmente é desenhado pelo Toyotaro, e não pelo Akira.

O que fará falta é a genialidade do Akira para criar coisas.
Desenhado pelo Toyotaro...com arte consertada pelo Toriyama:
fis_itnxmaiburbj152x_display.png

Acho que um remake é possível usando o Toyotaro que é quem desenha o manga do super, ele consegue emular a arte do Toriyama, como não é criar é só copiar acho que dá para fazer algo bom, até pq o desenho atual do Toriyama mudou muito do que quando ele desenhou Chrono Trigger
Ele consegue emular, mas não consegue emular bem não.
Tanto que o próprio Toriyama tinha que consertar os desenhos dele várias vezes.

Acho que o Yamamuro, que trabalhou no CT original, muito mais adequado do que o Toyotaro (as ilustrações abaixo são dele e não do Toriyama):
wDpisIN.jpg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.103
Pontos
1.253
No caso do Dragon Quest é ainda pior. É Dragon Quest sem a arte do Toriyama E sem as músicas do Sugiyama. Essa sim é uma série que vai ter de conviver sem algumas das figuras icônicas por trás dela.

Bem, o que pode acontecer é usarem AI na arte ou algum artista com traços parecidos, o que não é impossível de acontecer desde que a familia do Toriyama autorize (no caso de usarem AI para prestar homenagem).
Não adianta trazer artista com traço parecido se eles não tem a genialidade de Toriyama para criar designs...técnica tem como substituir, criatividade não.
Com a morte do nosso querido Akira Toriyama eu fiquei pensando, vocês acham que daria para um dia fazerem o remake do Chrono Trigger sem a arte do Toriyama ? Caso a Square resolver investir no remake, daria para o substituir o estilo da arte do jogo?

A arte original é muito icônica e tem totalmente o estilo do Toriyama, não consigo imaginar o Chrono Trigger sem esse visual.

Visualizar anexo 381161

Para mim, somente a Level-5 conseguiria criar uma arte parecida com a original, o que vocês acham?
Sobre a pergunta, tem que ser no estilo do Toriyama mesmo.
Até para fazer homenagem, ele merece isso e MUITO mais.
Detalhe, que apesar de Dragon Quest ser modelo, acredito que eles não emulam o Toriyama 100%, porque os cenários não tem esse efeito cartunesco como o da capa.

Acredito que tem várias desenvolvedores que conseguiriam fazer isso.
Uma é...a própria Square Enix. Eles tem conhecimento suficiente para conseguir fazer.
Level-5, que você citou, é outra. Acho que é a melhor desenvolvedora fazendo esse tipo de visual no momento.
Apesar que só fazem jogos de luta, mas a Arc System também consegue fazer.
A empresa que faz a franquia Tales vira e mexe faz uns visuais cartunescos interessantes.
CyberConnect é mais uma, desde a época do PS2 os visuais que ela faz com cel shading são muito caprichados.
the-game-awards-2023-official-4k-livestream-today-at-7-30p-et-4-30p-pt-12-30a-gmt-1-24-46-screenshot-1702000486842.jpg

Gwur6BcnqMn8kPdQu8vTvm.jpg

BB29E8B5A6D9753E2C89B57BBDFC8D6D461EDACE
 
Ultima Edição:

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.248
Reações
28.360
Pontos
1.649
Não será problema como já foi dito aí. Hoje todo mundo reproduz o traço que o Toriyama fazia. Toyotaro está aí também.

O que se perdeu foi a mente, a criatividade e as ideias dele.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.467
Reações
26.088
Pontos
1.109
Será que é só eu quem acha o trampo do Toyotaro bem diferente do Toriyama? Até mesmo no Dragon Ball fica na cara que é outra pessoa desenhando.

Eu bato o olho e já sei que não foi o Toriyama quem fez. Não tirando o mérito do Toyotaro pq ele também desenha muito, mas nesse quesito não tem como comparar. Nem tudo é só "traço".

Também não sei em qual planeta copiar o trampo de alguém seria algum tipo de homenagem. Homenagem seria algum easter egg dentro do jogo, algum personagem famoso que ele criou inserido no universo, etc.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.103
Pontos
1.253
Será que é só eu quem acha o trampo do Toyotaro bem diferente do Toriyama? Até mesmo no Dragon Ball fica na cara que é outra pessoa desenhando.

Eu bato o olho e já sei que não foi o Toriyama quem fez. Não tirando o mérito do Toyotaro pq ele também desenha muito, mas nesse quesito não tem como comparar. Nem tudo é só "traço".

Também não sei em qual planeta copiar o trampo de alguém seria algum tipo de homenagem. Homenagem seria algum easter egg dentro do jogo, algum personagem famoso que ele criou inserido no universo, etc.
Não tem muito a ver mesmo, em vários sentidos a arte dele é diferente, traço, shape, composição, gestual (bem mais travado), etc.

Um que parece é aquele artista que fez o spin-off do Yamcha, não sei se tu já viu:
9cfc7090303b81d2a720142cda77051e.jpg
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
A arte já existe, é só fazer os modelos baseados nela
Qualquer coisa que não seja um remake com o visual na pegada de Dragon Quest ou com os sprites mais detalhados e em HD2D vai ficar errado
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.346
Pontos
1.074
Com a morte do nosso querido Akira Toriyama eu fiquei pensando, vocês acham que daria para um dia fazerem o remake do Chrono Trigger sem a arte do Toriyama ? Caso a Square resolver investir no remake, daria para o substituir o estilo da arte do jogo?

A arte original é muito icônica e tem totalmente o estilo do Toriyama, não consigo imaginar o Chrono Trigger sem esse visual.

Visualizar anexo 381161

Para mim, somente a Level-5 conseguiria criar uma arte parecida com a original, o que vocês acham?
Quem faria a arte seria o toyotaro, assistente dele, afinal ele já desenha o mangá...
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.608
Pontos
1.399
A Square fez uma enquete sobre esse remake, e a esmagadora maioria pediu HD-2D, portanto no worries, se for sair algo meio que tá batido o martelo nesse estilo, e o negócio ali não tem tanta definição a ponto de se diferenciar arte das pessoas.
 
Ultima Edição:

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.693
Reações
107.087
Pontos
1.003
O Toyotaro consegue emular a arte do Toriyama, mas não sua genialidade. É inegável que ele aprendeu bastante com o mestre mas, criativamente, acredito que ele ainda esteja muito distante do Toriyama.

Sinceramente, não sei dizer se ele tem as qualificações necessárias para assumir a direção de arte e criação de personagens de Dragon Quest, por exemplo. Toriyama é parte inerente da identidade da franquia e, sem ele, infelizmente ela não permanecerá como era. Não estou dizendo que ficará ruim: estou dizendo apenas que ela ficará diferente sem o mestre.

Quanto a um remake de Chrono Trigger, acho melhor deixar quieto. Nesse caso, acho que seria simplesmente impossível engarrafar um relâmpago novamente, ainda mais sem o Toriyama...
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.324
Reações
42.807
Pontos
1.294
E eu disse remake onde?

Disse reboot, nem continuação é.

Eu nem considero o ultimo Sakura Wars como reboot, visto que ele não descarta a história do original, e uma das personagens do grupo principal ainda aparece mais velha, além da Sakura do novo querer seguir os passos da Sakura do original.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Do ponto de vista prático não deveria fazer diferença, afinal o jogo é muito antigo e pixel art, a arte em si pouco aparece de fato durante o jogo, ficando mais evidente em imagens estáticas. Diferente de um DQ atual onde você meio que joga um "desenho animado".

Seria como fazer um remake de FF VI sem o Amano, outra mudança que não faria diferença para mim. Agora fãs mais tradicionalistas de forma geral dariam o grito já que não curtem qualquer tipo de desvio.
 

Likou

Veterano
Mensagens
400
Reações
743
Pontos
108
O Toyotaro consegue emular a arte do Toriyama, mas não sua genialidade. É inegável que ele aprendeu bastante com o mestre mas, criativamente, acredito que ele ainda esteja muito distante do Toriyama.

Sinceramente, não sei dizer se ele tem as qualificações necessárias para assumir a direção de arte e criação de personagens de Dragon Quest, por exemplo. Toriyama é parte inerente da identidade da franquia e, sem ele, infelizmente ela não permanecerá como era. Não estou dizendo que ficará ruim: estou dizendo apenas que ela ficará diferente sem o mestre.

Quanto a um remake de Chrono Trigger, acho melhor deixar quieto. Nesse caso, acho que seria simplesmente impossível engarrafar um relâmpago novamente, ainda mais sem o Toriyama...
Toyotaro não consegue nem replicar o estilo das cenas de ação do Toriyama. Aquelas lutas que fluem pela página naturalmente, e você vê a sequência de cada movimento e tem noção de pra onde o personagem foi e pra onde vai. É incrível, pouquíssimos autores conseguem fazer como ele, aliás. O Yusuke Murata (one punch man) é um deles.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.033
Reações
2.168
Pontos
709
Mas n precisa ter ele vivo, já tem gente q desenha igualzinho no traço dele

Até pq vão continuar com Dragon Quest, Sand Land... esses jogos n foram cancelados, foram??
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.103
Pontos
1.253
Eu não vejo nem razão para mudar.
Os modelos já foram criados, Akira Toriyama fez a arte e o design dos personagens do jogo, com o Yamamuro ajudando a fazer ilustrações e model sheet.
É só pegar e adaptar pra 3D.
Somcolocar a IA para emular o estilo do toryiama, creio que não teremos problemas com isso.
IA é o futuro, podem ficar calmos.
O cara acabou de morrer deixando um legado imenso, aí vai colocar um bot pra gerar arte parecida com a dele?
Isso aí seria a pior opção possível.
 
Topo Fundo