O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro-Análise: Shinobi Legions (Sega Saturn)

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
[COLOR="Black"]
shinobibnn.png


Os jogos da série Shinobi tiveram seu auge no Mega Drive, com o estupendo Shinobi III e Shadow Dancer, onde controlávamos o filho de Joe Musashi, Hayate. Assim que o Mega Drive deu sinais de cansaço e sucumbiu, a Sega tratou de tentar continuar a saga, lançando um jogo não para o Sega CD, muito menos pro 32X, mas pro querido Sega Saturn. Assim nascia Shinobi Legions, um dos jogos mais esquecidos e enigmáticos dos 32 bits.

legions1.png

[COLOR="Sienna"]FMV, cortesia dos anos 90[/COLOR]

Em Shinobi Legions, não controlamos mais Joe ou qualquer outro personagem da saga do Mega Drive. Na verdade, a história aqui se passa muitos anos depois, em um momento onde ninjas estão escassos e a arte ninjitsu anda quase extinta. Na sede de evitar a extinção de uma arte tão milenar, um mestre acaba por encontrar três jovens e começa a treiná-los. Kazuma, Sho e Aya são irmãos e tem em seu mestre o tutor perfeito para ensiná-los as milenares artes ninjas. Contudo, como sempre, o irmão mais velho, Kazuma, acaba por se rebelar e, após forçar seu mestre à ensiná-lo a ser mais forte, foge e consegue construir um império com a velha vontade de dominar o mundo.

Sho e Aya continuam em treinamento, mas em determinado momento, Kazuma retorna, acaba com o velho mestre (que, por essas épocas, já devia passar dos cem anos) e sequestra Aya. Conclusão: Sho deve resgatar sua irmã e travar uma batalha épica com seu irmão mais velho para destruir seus planos diabólicos.

Não é mencionado se Sho, Aya, Kazuma ou seu mestre são descendentes de Joe Musashi, mas tudo indica que sim. O game vai contando a história em live action, ou seja, os famosos filminhos que lotavam os discos de Sega CD e acabaram por ser marca registrada da época de ouro do console. Através de atores digitalizados in-game e a narrativa mais lembrando um episódio do Jaspion do que qualquer coisa, a Sega conseguiu dar uma boa identidade ao jogo, diferente de tudo que tinha sido feito até ali.

legions2.png

[COLOR="Sienna"]a primeira fase serve pra testar os movimentos de Sho
ao lado, uma das primeiras magias na tela[/COLOR]

Ponto. As novidades acabam parando por aí. Apertando start, o que se vê é o puro jogo Shinobi de plataformas que todos conhecem, mas com algumas diferenças básicas. Sho realiza a maioria dos movimentos de Joe, como correr, usar shurikens e atacar com a espada, além de dar saltos duplos carpados e usar magias que tomam a tela toda e destroem tudo que alcançam. Além dessas habilidades, o game esconde alguns comandos como a defesa e a escalada, típicos dos jogos antigos também.

legions3.png

[COLOR="Sienna"]o chefe da primeira fase é essa máscara encapetada aí, bem fácil de se destruir
ao lado, a fase do Monte Fuji, onde a saída fica lá no alto[/COLOR]

Os gráficos são ótimos. Apesar do design das fases ser o básico do básico, os cenários ficaram bem feitos. Todo aquele clima digitalizado da época pode ser encontrado aqui, desde cenários até o próprio Sho e os inimigos. O game ainda pede uma boa estratégia antes de sair golpeando todo mundo, visto que a energia de Sho é escassa e recarregadores são raros de se achar. A dificuldade é amena conforme o padrão do jogador, se tentar passar tudo correndo, fatalmente não vai sair nem da primeira fase.

legions4.png

[COLOR="Sienna"]os chefes variam desde metaleiro endiabrado até brontossauro dentro de um laboratório...[/COLOR]

O som está na média, algumas músicas são bem bacanas (como a do Monte Fuji, segunda fase) e os efeitos sonoros são os básicos. Algumas vozes estão inclusas, como gritos dos inimigos, mas nada que mereça muito destaque.

legions5.png

[COLOR="Sienna"]arrebentando experimentos biológicos e arregaçando o chefe com a magia do dragão[/COLOR]

Finalizando, o game é uma boa sacada da Sega, principalmente pra época em que quase ninguém contava com um novo game do Shinobi. Pra quem curtiu os antigos, é uma boa pedida pegar o jogo e testar, mas não vá esperando a qualidade de um Shinobi III ou Shadow Dancer.

legions6.png


Resumão:
[COLOR="Blue"]+ gráficos diferentes e bacanas;
+ FMV espalhadas por todo o jogo dão um toque especial à história;[/COLOR]
[COLOR="Red"]- o design das fases é muito básico;[/COLOR]

[SIZE="2"][COLOR="DarkRed"]Final Score: 7.5[/COLOR][/SIZE][/COLOR]
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
É o típico jogo café-com-leite de console novo.

Gráficos ótimos se comparados aos consoles de então e não muito mais.

É um jogo extremamente simples. Eu tenho o Legions e depois descobri que as músicas da versão européia/japonesa são bem melhores. [kzangado]
 

meedley2

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
3
Pontos
22
Legal a análise!

Fez parte da primeira leva de jogos do console. Lembro bem dos filminhos à la Jiraya hehehe

Mesmo não sendo um Shadow Dancer ou Shinobi III é bem divertido, recomendado!
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Legal este jogo, tenho o CD original aqui.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.246
Reações
28.352
Pontos
1.649
Eu já tive esse jogo. É bem interessante! Bom Review.
 


rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Excelente análise um timo jogo na minha opinião.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.533
Reações
179.476
Pontos
1.514
sempre quis conferir essa pérola!!! Achei bem bonito quando vi a primeira vez!!! Como anda a emulação do Saturn?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse jogo não sei se elogio ou não. Na época em que joguei estava no entusiasmo dos jogos 3D, que traziam novas experiências.

Lembro bem na época em que aluguei, achei um jogo comum, um pouco melhor maquiado que os games da geração anterior, mas nada que surpreendesse. Não tinha a sensação de jogar algo novo, ou algo ótimo.

Como não me impressionou nem encantou em nenhum momento, depois que devolvi à locadora, nunca mais pensei nele. Uma coisa importante quando se troca de geração é o desejo de novas possibilidades, novos gameplays. Não fui longe, mas o que joguei era um plataforma comum com gráficos "legaizinhos". O termo "básico" que usou achei bem apropriado.

Hoje, passada a febre do 3D e desejo de novidades, talvez esteja menos exigente e lhe veja com mais boa vontade.
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Conheci realmente esse game há poucos anos quando andava garimpando uns jogos de Sega Saturn. Rodando em emulador é perfeitamente jogável no PC.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Ele é legal porque é muito bem digitalizado(bem caprichado mesmo) e lembra bastante os jogos do mega drive....
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.523
Reações
16.956
Pontos
1.089
Eu joguei um pouco na minha infância e achei um saco comparado ao primeiro e terceiro/segundo hahaha
Tenho que joga-lo novamente :D

No mais, excelente review ^^
 

junyroman

Supra-sumo
Mensagens
1.755
Reações
254
Pontos
174
Ficou muito bom o review... Joguei muito esse game!! Adorava os live-action a la Jiraya!! Nostalgia pura esse game, quando joguei a primeira vez.... Mas realmente não se compara com o que foi o 3!! Mas ainda sim um bom jogo!!!
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Eu tive esse game qdo tinha saturn... como não joguei ou joguei pouco os anteriores, esse achei bem bacana... principalmente os gráficos.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Nunca joguei esse Shinobi . Acho que dos retro eu só não joguei este e o do Game Gear.
 

Rafa Martins

Veterano
Mensagens
374
Reações
285
Pontos
109
Jogaço! Ate anunciei meu Saturn no fórum de classificados, mas agora com action replay na mão terei que repensar! Terminei hoje este jogo. Achei maravilhoso, pena que e muito curto! E as musicas da versão Europeia e Japonesa são otimas, diferente da versão USA que ficou bem mais ou menos.
 

Ivo Ornelas

Ser evoluído
Mensagens
73
Reações
84
Pontos
28
Tava tentando rodar emulador de Saturn com esse game outro, mas meu Pc não ajudou!

Mas sempre quis jogar ele! Valeu pelo Review! Jogatina certa para galera!
 

Rafa Martins

Veterano
Mensagens
374
Reações
285
Pontos
109
Eu rodava de boa no meu notebook. Core i3, 4gb de RAM usando o emulador sff

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
Em relação a gameplay é ost ele apanha para Shinobi 3 mas como disseram a ost européia e japonesa são ótimas e eu destaco essa
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Ótima Analise
Joguei esse game quando tinha saturn, faz muito tempo e gostei bastante mas na época não dei conta de terminar. Foi o primeiro game da franquia Shinobi que eu tive acesso. Só achei um pouco díficil na epoca, mas como eu era meio ruim naqueles tempos, não dá muito para levar em consideração :klol
Chegando em casa vou providenciar o meu e joga-lo no Saturn
 

juggy

Supra-sumo
Mensagens
619
Reações
525
Pontos
164
Eu comprei esse jogo em 1997, logo após adquirir meu primeiro Sega Saturn.
Eu vinha de uma relação de quase adoração pelo magnífico Shinobi III e quando rodei o CD no Saturn fiquei muito decepcionado. Talvez até seja um bom jogo, mas pra quem se acostumou com o gameplay, as músicas e os belíssimos gráficos 2D (dentro do que é possível um Mega Drive fazer, é claro) de Shinobi III, esse Shinobi do Sega Saturn foi um chute no saco.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
nossa .. esse Shinobi é uma porcaria :knojo
lembro de ver umas 2 fotos em revistas na época .. e pouco tempo depois que um tio meu comprou um saturno , ele alugou
na tv, o jogo já não chamava atenção (nas fotos chamava um pouco mas a revista trazia só duas fotos minúsculas) .. e sei lá .. na quinta geração, com a revolução e o 3D e tal .. vir um jogo daquele lá com intro tipo sega cd e um gameplay bocó ..dava não ... tinha cara de "jogo do Jaspion" saca ? daquelas coisas malfeitas tipo street chaves

o ninja não passa a "fodice" que um ninja costuma passar em jogos de ninja, a arte é ruim .. e olha que eu nem falo isso dele hoje .. mas sim foi a impressão que tive quando joguei lá por 95 ou 96

apesar da novidade ser o 3D nessa época, eu não ligava de jogar jogos 2D .. afinal joguei muito Street, os vs da capcom, KOF .. e etc, tanto nos árcades quanto as vezes nesse saturno ai

só a roupa de jogador de baseball do "ninja" já é motivo pro jogo que devia ter voltado pra prancheta
 

Donadellos

Bam-bam-bam
Mensagens
491
Reações
981
Pontos
278
Esse jogo é lindo e muito bom!! Sofreu com o Saturn que não fez sucesso, mas é um jogo que tem um charme e uma estética legal até hoje. Não acho o design de fase limitado não.

Alias, uma das coisas mais legais são os chefes, com uma estética diferente, cool, da hora mesmo!
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.297
Pontos
1.053
Eu e um amigo adoravamos jogar Shinobi Legions no Saturn dele.
 
Topo Fundo