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Roda de liga ou de aço? [+ mitos e verdades inside]

Makenshi

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[COLOR="Black"][COLOR="DarkGreen"][SIZE="5"]Roda de liga ou de aço?[/SIZE][/COLOR]

Oito perguntas que você deve fazer antes de comprar rodas novas para o seu carro.


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Concessionárias e lojas de acessórios concordam: as rodas de liga leve são o segundo acessório mais cobiçado, perdendo apenas para o rádio. E não são raros aqueles que fazem questão de andar sempre com os “calçados da moda”, trocando as rodas até três vezes em um único ano. No outro extremo, há gente que pensa diferente e não abre mão de uma das duplas mais tradicionais da indústria automotiva: a roda de aço com calota. Ao contrário do que se pensa, a diferença entre os modelos de aço e de liga leve não está na resistência, mas em três pontos principais: peso, estética e custo. Conheça oito mitos e verdades sobre rodas.


1 A roda de aço é mais resistente?

São equivalentes. No desenvolvimento de um carro, a escolha das rodas leva em consideração uma série de fatores. “Além do efeito visual que elas causam no conjunto, as rodas são peças móveis submetidas às mais variadas e severas condições, principalmente em países como o Brasil, com ruas e estradas tão esburacadas”, diz Klaus Mello, engenheiro responsável pelo desenvolvimento de novos produtos da Ford. Assim, não importa se a roda utilizada será de aço estampado ou de liga: elas passam pelos mesmos testes. Choque térmico, resistência a agentes químicos e salinidade são as provas mais leves. Dureza mesmo é o teste de impacto: deve-se subir, bater e ralar em guias e cair em buracos em diversas combinações de velocidade, ângulo e calibragem.


2 A roda de liga melhora o desempenho do carro?

Achar que seu carro vai acelerar e parar muito mais rápido porque você trocou as rodas originais de aço por um belo conjunto de liga é um engano: a melhora é imperceptível em carros “normais”, como afirma César Urnhani, piloto de testes da Pirelli:“Pouco modelos têm rodas construídas com ligas nobres a ponto de apresentar uma redução significativa de peso. Essas ligas são caras, ficando restritas a exemplares de alto luxo ou esportivos de marcas como BMW e Ferrari, por exemplo. Para carros de competição, as ligas podem ser ainda mais ‘aliviadas’, favorecendo acelerações, retomadas e frenagens”. Por mais que um carro de passeio não vá andar mais, a opção por rodas de liga oferece outra vantagem, como explica Klaus: “As rodas fazem parte do que chamamos de massa não suspensa, ou seja, que não se encontra apoiada na suspensão. Na prática, é correto dizer que rodas mais leves submetem a suspensão a um esforço menor. E isso a longo prazo faz diferença”. Por um tempo prolongado, os freios também agradecem a opção por uma massa girante aliviada. Mas novamente: em rodas de liga comuns, essa diferença na prática vai ser bem pequena.


3 Roda de liga é mais leve?

Na balança, a roda de liga leva vantagem sobre a de aço: é, em média, 15% mais leve. Porém essa diferença pode chegar a 50% no caso de modelos maiores utilizados em supercarros ou bólidos de competição. A relação entre peso e preço é evidente: uma italiana OZ aro 18 pesa cerca de 7 kg e custa 2500 reais, enquanto uma nacional TSW do mesmo aro pesa 12 kg e sai por 1 100 reais – cada uma. Achou um exagero? Na concessionária Mercedes, uma roda original do jipão ML AMG (aro 21) custa 8 200 reais.


4 Por que as rodas de aço não podem ser bonitas?

Outra vantagem da roda de liga está no desenho. Por ser fundida – processo pelo qual o metal é aquecido para se tornar líquido e então ser despejado em um molde –, ela permite mais criatividade no visual que as de aço, criadas a partir de uma chapa prensada. Para obterem o mesmo nível de resistência que uma roda de aço, a face das rodas de liga é mais espessa. É aí que está o pulo do gato: ainda que com faces mais “volumosas”, elas conseguem ser mais leves.


5 Elas valorizam o carro na revenda?

Roberto Francki, dono da rede de lojas Colonial, diz: “Um modelo de liga custa pelo menos o dobro do que um similar de aço. Ainda assim, vale a pena pelo efeito visual. O design é um dos fatores determinantes na compra de um carro”. Se você tem um carro zero e pretende comprar rodas fora de uma concessionária, cuidado: a maioria das fábricas alerta que não há como manter a garantia nesse caso, já que o componente é capaz de alterar a dinâmica do veículo mesmo respeitando-se todas as medidas originais. Algumas concessionárias consultadas, porém, disseram que nem relatam o tipo de roda que há em um carro ao solicitar peças em garantia para a fábrica. Ou seja, na prática não se sabe de alguém que tenha perdido a garantia por isso, mas não custa ficar atento. Independentemente de onde tenha comprado as rodas, saiba que o valor investido não altera o valor na hora da revenda – são, no máximo, um chamariz de potenciais compradores. Um jogo de aro 14 na concessionária gira em torno de 1 500 reais, enquanto numa loja independente fica nos 900 reais – de quebra, há um catálogo quase infinito de modelos.


6 Pode-se consertar roda de liga?

Rodas de liga também têm maior tolerância a reparos, de acordo com Francki: “Desde que a mão-de-obra seja especializada e os materiais e equipamentos empregados sejam de ponta, não há problema”, afirma. Mas o especialista faz questão de alertar: “Antes de iniciar o reparo, é preciso submeter a peça avariada a uma série de medições a fim de verificar se o dano não empenou sua zona de contato, região central por onde passam os parafusos. Em seguida, é feito um exame de ultrassonografia para caçar eventuais fissuras. Somente se aprovada nesses dois passos a roda é liberada para conserto”. Quanto ao reparo de uma roda de aço, Roberto é direto: “O custo de uma peça nova é tão baixo que raramente compensa”. Uma roda de aço aro 13 custa cerca de 130 reais.


7 Roda de liga estraga mais fácil?

Apesar de ser tão resistente a impactos quanto a roda de aço, a de liga é mais frágil quanto a danos superficiais. A mesma raladinha na guia que deixa um arranhão na primeira provoca profundas cicatrizes na segunda. Mas, como já foi dito, as rodas de aço geralmente são acompanhadas de calotas que, aliás, riscam com ainda mais facilidade que as rodas de liga leve.


8 Como fazer para a roda durar mais?

No balanceamento, a regra é clara: na roda de aço, os pesos devem ser fixados por pressão na borda do aro. Na de liga, por questão estética, deve-se usar os chumbos tipo pastilha auto-adesiva, colados no aro. É preciso limpar bem a área para evitar que saiam na primeira lavagem. Se utilizar qualquer tipo de solvente para retirar sujeira impregnada, faça isso com as rodas fora do carro, evitando danos aos componentes de suspensão e freios. Ainda assim, é importante enxaguar bastante para evitar manchas. Ao trocar um pneu furado, nada de subir na chave de roda para apertar um parafuso: utilize apenas as mãos.


Fonte:[/COLOR] http://www.marolaservice.com.br/car/noticias/roda-de-liga-ou-de-aco
 

D_de_vingança

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velho, aqui em BH é desperdicio investir dinheiro em roda e pneu.
Tem lugar qeu tem mais buraco que na roça...
daí o seu perfil 55, 60 já vai pedir agua...
 

lorenço

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em carro popular eu dispenso roda de liga. Geralmente vem com akelas aro 13, ou 14 de aço, se passa num buraco ou comer um meio fio é só levar num marreteiro que ja ta boa denovo a roda, ja de liga o conserto sai bem mais caro, fica mais difícil de balancear denovo e etc...

lendo esqueci de dizer que ja vem com as calotas, justamente apesar de algumas serem toscas, se vc rala a vida inteira no meio fio a calota protege a roda, e aí quando for vender o carro pra dar uma aparencia mais bonita com 40 reau vc compra um jogo de calotanovo e tcha nam ta novo.

diferente do que se vc a vida inteira estaciona rente ao meio fio, arranha a roda de liga, e por sair mais caro pra arrumar vc não arruma. por isso digo que pra popular vale mais a pena de aço com calotinha, é menos coisa pra encher o saco no dia a dia de trabalho.
 


hepcat

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Oppenheimer;6741081 disse:
realmente aqui em BH, é foda...
os ruazinhas maquetrefes viu...

rapaz, não é só em BH não, em SP o que tem de rua ondulada e esburacada não está escrito. tem rua que parece costelas e tem umas que as ondulações torce tanto o carro que nem é preciso ir na massagem.

é surreal...

enfim, roda eu só tenho se vier de fabrica, não faço questão de trocar não.
 

Coffinator

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Coloquei rodas de 14' no meu carro praticamente logo após tirar ele da Ford. Deram outra vida pro carro.
 

RainbowSix

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Tesão uma roda da OZ de 18" pesar a mesma coisa que a roda original do eclipse que é 16", também de liga. Por isso quero uma OZ Ultraleggera.
 

D_de_vingança

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vou fazer um videozim do percurso entre a academia e a minha casa pra vocês sentirem o peso da treta
 

Sominex

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Brother meu tem 1 OZ não sei qual das leggera da vida. Roda linda demais pqp.
 

Tsultrim

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Bom tópico. A respeito do carro vender mais rápido foi exatamente o que o vendedor da vw daqui me disse quando fui deixar meu carro anterior em consignação.
 

Sic Parvis Magna

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É...olha que roda feia:

2010_subaru_impreza_2_5i_premium-pic-4414725015506673870.png


Primeira coisa que eu faria seria trocar as rodas.

Curto as da 5zigen:

zigc01.hb.ang.jpg


30675560009_large.jpg
 

Sominex

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Solid o meu brother que é conhecido na verdade tem um Subaru na realidade, igual da primeira foto WRX. Ele pos umas 17" OZ... Postar vídeo dele aqui ( não fique chateado pela tanga que ele toma ) aeoihaeohioaehi

[YOUTUBE]oKChEhOr-2A[/YOUTUBE]

Edit: FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, o maldito não tinha colocado as OZ na época do video ainda eaieiohaiaehoheiaoihae
mas ta ae.
As rodas são essas:
oz_ultraleggera_ltg_ci3_l.jpg
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
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Solid o meu brother que é conhecido na verdade tem um Subaru na realidade, igual da primeira foto WRX. Ele pos umas 17" OZ... Postar vídeo dele aqui ( não fique chateado pela tanga que ele toma ) aeoihaeohioaehi

[YOUTUBE]oKChEhOr-2A[/YOUTUBE]

Edit: FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, o maldito não tinha colocado as OZ na época do video ainda eaieiohaiaehoheiaoihae
mas ta ae.
As rodas são essas:
oz_ultraleggera_ltg_ci3_l.jpg

Superleggera...essa é a mais famosinha, mas tem umas mais leves que ela. Sobre a tanga, pô, os caras manjam mesmo de Civic, fora que eles não iam upar um vídeo de um carro deles tomando pau. Hehe.

E o WRX deve estar stock, SI é 190cv vs WRX 270cv.
 

Sominex

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Esse Si nem existe mais, ta original... na época eram 280cv
O WRX era só o escape + CAI
 

billpower

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Algum lugar na net para comprar isso. Achar OZ,5zigen em Salvador é como procurar uma agulha no palheiro. Quando coloquei as Momo GTR no meu Astra todo mundo ficava babando, realmente elas são lindas, mas não são tão exclusivas assim, não tanto OZ (Sem ser a leggera) ou 5zigen.
 

Maxtremus

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Pra mim as rodas mais bacanas são as cromadas, mas o preço que se cobra por elas aqui é sacanagem.


Sobre calotas as únicas que eu curtia era as do Peugeot 206
 

lorenço

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se eu fosse trocar as rodas do meu eu gostaria dessa daki:

9.jpg


ja vi na internet com ela, fica bem bacana:

333111ff8.jpg
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
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Opaaaaa. Vi esse link e lembrei de alguém que tinha pedido um lugar pra comprar as rodas.

PRIMEIRO. Não ponho a mão no fogo pelos caras, mas aparentemente são de confiança. Um deles tem um Impreza WRX 2006/2007 hawkeye, tunado até o talo, o preço do carro já passa dos 120.000, esse cara é bem conhecido no Clube Subaru. O outro, parece ser propriamente o dono do site, eles devem ser sócios...mas vale a pena dar uma olhada:

Link das rodas:

http://www.miamirio.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=4230

Pelo jeito eles mandam os itens de Miami pro Rio.

Edit: Achei o post de apresentação dele:



Amigos, bom dia.

Fiquei sócio de uma empresa de importação de peças chamada Miamirio (www.miamirio.com.br). Vendemos diversas peças, desde VW, Audi, Evo´s ate aos nossos amigos Subaru´s.

Os produtos podem ser pagos pelo Pagseguro, cartões diversos em ate 15x, boletos e a vista com descontos. O prazo médio de entrega é de 20 a 25 dias (com frete a combinar).

Apenas para referencia, tudo o que fiz no meu Golf e atualmente no meu WRX foi comprado com esse meu sócio. Portanto, garanto.

Para maior facilidade, ao entrar no site ir ao menu "procura" e digitar a palavra "Subaru". Todos os nossos produtos irão aparecer.

Algumas amostras:













Tudo isso e muito mais...

Cotações e duvidas, sempre utilizar os telefones abaixo ou endereço de e-mail informado.

 

Tsultrim

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Belas rodas (Oz e BBS) mas e o cara do Subaru, tava acelerando?
 
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