O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Rosetta quase lá] - A nave que vai pousar sobre um cometa Hoje.

sschuckk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.539
Reações
1.603
Pontos
259
Não sei se a galera daqui acompanha esse tipo de notícia, e como não vi nenhum tópico sobre isso, deixo aqui minha contribuição para os interessados.

"A nave-mãe Rosetta deverá liberar o pequeno explorador Philae às 06h35 BRST (Horário de Verão), quando estiver orbitando a apenas 22.5 km acima do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, situado a 508 milhões de km da Terra.
Sete horas após ser liberada, às 13h30 BRST, Philae deverá pousar sobre o cometa, em uma localidade batizada de Agilkia.
Tudo será transmitido ao vivo pela Agência Espacial Europeia e poderá ser visto nesta página do Apolo11.
Devido à distância até a Terra, os sinais enviados por Rosetta e Philae só deverão chegar à Terra 28 minutos depois de emitidos. Isso significa que as confirmações da separação e pouso serão feitas as 07h03 BRST e 14h00 BRST.
Embora a etapa de separação não represente risco para a sonda Philae, a segurança do pouso sobre o local escolhido ainda é uma incógnita. 67P/Churyumov–Gerasimenko é uma rocha bastante irregular, que se move a 19 km/s e gira no espaço completando uma volta a cada 12 horas aproximadamente."

Fonte ao vivo: http://www.apolo11.com/cometa_73p.p...ez_em_um_cometa&posic=dat_20141110-111839.inc
 


eduardo2011

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.664
Reações
3.769
Pontos
794
12/11/2014 14h04 - Atualizado em 12/11/2014 14h04
Robô liberado por sonda Rosetta pousa em cometa, confirma agência

Módulo Philae foi liberado por sonda espacial no início desta manhã.
É a primeira vez que cientistas conseguem pousar equipamento em cometa.


Do G1, em São Paulo
Dados enviados pelo módulo Philae e rebatidos à Terra pela sonda Rosetta confirmaram no início da tarde desta quarta-feira (12) um feito inédito na ciência.
Pela primeira vez, o homem conseguiu pousar um robô em um cometa, em uma missão que durou mais de dez anos e que tem o objetivo de estudar esse corpo celeste. Compostos químicos, gases e muita poeira presentes nessa massa espacial podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, podem apontar aos cientistas uma direção de como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos.
A Agência Espacial Europeia, ESA, recebeu a confirmação na tarde desta quarta de que o módulo espacial Philae tocou o solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa imensa com superfície composta de gelo e poeira.
A chegada ocorreu 28 minutos e 20 segundos antes, já que existe um intervalo entre a emissão do sinal da Rosetta e a recepção dele na Terra - tempo chamado pelos cientistas como "minutos de terror".

Passo a passo
A separação do módulo, a 22 km do cometa, ocorreu às 7h03 de Brasília. O Philae levou cerca de sete horas para aterrissar. Ao longo desta manhã, os pesquisadores sediados em Darmstadt, na Alemanha, e em vários outros países da Europa que cooperam com a agência, acompanharam cada passo do processo de descida.

Depois da liberação da sonda, outras etapas importantes foram concluídas com sucesso. Entre elas, o reestabelecimento da comunicação entre a Terra e o robô, e o acionamento do trem de pouso do módulo. Imagens feitas pela Rosetta e pelo Philae foram divulgadas.
Nova etapa de exploração
Após a aterrisagem, uma nova etapa da missão Rosetta se inicia. Câmeras de alta resolução devem fornecer panorâmicas do ponto de pouso, chamado pelos cientistas de Agilkia, e dez outros equipamentos de pesquisa colherão dados sobre a estrutura interna do cometa.

O módulo Philae vai perfurar o 67P/Churyumov-Gerasimenko para colher amostras, que serão analisadas remotamente. O robô vai ainda medir seu núcleo. Esses dados vão para a sonda e serão rebatidos para a Terra.
O robô terá 64 h de bateria para fazer tudo isso. É possível recarregá-las, já que os cientistas da ESA instalaram equipamentos que permitem o recarregamento pela luz solar, mas isso vai depender da claridade existente na região da aterrisagem.
Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.
Veja a sequência de eventos registrada até agora (no horário de Brasília):
07:03. Separação da Philae a 22,5 km do núcleo. Começa a fase de descida e pouso.
07:43. A Rosetta executa uma manobra de afastamento.
08:00. O controle da missão recebe a imagem de "despedida" da Philae após se soltar da Rosetta.
09:03. A sonda Rosetta aponta para a Philae para poder receber seus dados.
14:03. Pouso da Philae
15:00. Divulgação das primeiras imagens.
15:03. Início das primeiras operações de ciência.
philae.jpg
Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)
sonda.jpg
Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )
000_par7945357_1.jpg
Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.764
Reações
14.435
Pontos
1.624
Bem legal, agora é esperar as fotos e os dados, que vão levar um tempinho.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.089
Pontos
2.179
É assustador (no sentido bom) pensar que ja conseguimos fazer umas manobras como essas. Ha menos de 10 seculos a população acreditava que cometas eram sinal de desgraça (na verdade tem gente que acha até hoje :klolz ).
 

R u s H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.060
Reações
2.590
Pontos
703
Alguém ta sabendo do problema que deu? Parece que ela não conseguiu se fixar no cometa. Quando li estavam esperando mais dados para confirmar se ela ainda estava no cometa ou foi jogada para longe.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Tomara que continue lá!

De qualquer jeito fico imaginando os cálculos para conseguir realizar esse pouso!
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Ta sem sinal. Parece que ela saiu do lugar e antena não ta apontada pra Terra no momento.

Estão esperando o reposicionamento do cometa pra ver se conseguem conexão.

Enviado de meu GT-N7100 usando o Tapatalk 2
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.052
Reações
15.557
Pontos
1.139
Eu acompanhei ontem e put* que pariu, é impressionante como não teve QUASE NADA de cobertura da mídia. Preferem Kim Kardashian tirando foto da bunda cheia de óleo.

Isso é um feito do tamanho da casa do c***lho, fico puto como a maioria de nós não dá importância pra isso. No mais, na torcida que os problemas encontrados no pouso se resolvam, e essa sonda consiga realizar sua missão com sucesso.
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Poxa a máquina sai daqui, 10 anos depois chega em um cometa a uma fodendo distância, e não tem um plantão globo? Saudades notícias boas.

Para quem quer fotos atualizadas:
https://www.flickr.com/photos/europeanspaceagency/sets/72157638315605535/

"Os problemas começaram várias horas antes, quando os engenheiros constataram que o motor no topo do módulo Philae, que deveria mantê-lo sobre o cometa, não estava funcionando.
A gravidade desprezível do cometa 67P não é suficiente para manter o módulo estável no solo, e o foguete seria usado para pressioná-lo para baixo, até que um sistema de arpões disparados por explosivos ancorasse o Philae definitivamente sobre o cometa.
De fato, os dados indicaram que o módulo bateu no solo, ricocheteou e depois desceu novamente, afundando cerca de quatro centímetros na "poeira" do cometa. Isto é menos do que o esperado, o que pode indicar que os arpões não funcionaram. Os técnicos estão analisando a possibilidade de enviar um novo comando de disparo para obter uma melhor fixação.
A maior preocupação veio com a instabilidade da conexão de dados com a sonda Rosetta. O módulo Philae não se comunica diretamente com a Terra, devendo enviar seus dados à Rosetta, que os retransmite à Terra.
No lado otimista, a instabilidade nas comunicações pode ter sido passageira. No lado pessimista, pode indicar que a sonda pousou de lado, está deslizando ou mesmo rolando pelo cometa.
Isto só será esclarecido no decorrer desta quinta-feira. Agora a Rosetta está do outro lado do cometa, de onde não consegue se comunicar com o Philae."

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com....so-philae-cometa&id=010130141112#.VGSNRS77ywh
 

M. Ycre

Habitué da casa
Mensagens
224
Reações
206
Pontos
78
Deu tudo certo? Confirmaram a correta fixação da nave sobre o cometa? A comunicação já voltou?
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.764
Reações
14.435
Pontos
1.624
O que eu li é que ela está "estável", mas que os arpões não estavam fixados, que talvez fossem tentar acionar os arpões de novo. Se ela está estável é porque pelo menos não corre o risco de se soltar eu acho. Mas vamos esperar mais informações.
 

9671745673736247

Bam-bam-bam
Mensagens
4.798
Reações
6.711
Pontos
344
Agência espacial capta 'canto' de cometa


O "canto" do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, divulgado pela Agência Espacial Europeia na internet, virou um mistério para cientistas e internautas.
Na quarta-feira (12), em um feito inédito, um robô do tamanho de uma máquina de lavar roupas, a sonda Philea, conseguiu pousar no cometa. A análise da composição da superfície do corpo celeste pode oferecer novas pistas sobre a formação do Sistema Solar e da vida na Terra.

A música - como os próprios pesquisadores se referiram a ela - foi captada pela nave espacial Rosetta e é inaudível para o ouvido humano. Para que pudesse ser ouvida, seu volume teve que ser aumentado cerca de 10 mil vezes. Ouça o áudio.

"Isso é emocionante porque é completamente novo para nós. Não esperávamos isso e ainda estamos tentando entender a física do que está acontecendo", disse Karl-Heinz Glaßmeier, chefe de departamento de Física Espacial na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, ao blog RESA Rosetta.

Segundo o blog, o barulho provavelmente é produzido pela atividade do cometa, que libera partículas neutras para o espaço, onde elas colidem com as partículas de alta energia. No entanto, "o mecanismo físico exato por trás das oscilações permanece um mistério", diz o blog.

Já a explicação dos internautas foi mais criativa. No SoundCloud, rede de compartilhamento de áudio onde o som foi postado, muitos levantaram a hipótese de que o barulho fosse de um ET.

"Talvez seja o som de um alienígena gritando 'me ajudem, estou preso dentro de um cometa'", comentou Alan Hayward.

"Isso é maravilhoso. Seria arrogante pensar que estamos sozinhos no universo. Não estou dizendo que são aliens, mas estou realmente ansioso para descobrir o que está fazendo esse som...", escreveu Ronnie Wonders.

"Tem ETs fazendo pipoca naquele planeta", comentou Dan Maxe.

O áudio foi ouvido quase 950 mil vezes no SoundCloud e compartilhado 13 mil vezes no Facebook.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/11/agencia-espacial-capta-canto-de-cometa.html
 

Maximus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.087
Reações
5.260
Pontos
1.249
Agência espacial capta 'canto' de cometa


O "canto" do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, divulgado pela Agência Espacial Europeia na internet, virou um mistério para cientistas e internautas...

Sabia que já tinha ouvido esse som em algum lugar.
nao-vai-doer-nadinha.jpg


 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Que porra de barulho é esse? :eek:

E é um som que vai variando
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Fixado mesmo, a gravidade que o cometa tem é ínfima, não ia dar certo.

Uai.

Mas se a sonda estiver na mesma velocidade, sentido e direção, não tem problema pois vai seguir a inércia. Vou dar uma olhada melhor pq acho que não vai ser nada fixado não, seria uma engenharia pesada pra fixar esse bichinho, teria que furar e tal, nada viável.
 
Topo Fundo