RodrigoSouzaCE
Bam-bam-bam
- Mensagens
- 7.753
- Reações
- 7.288
- Pontos
- 379
FFXII é lindo. Foi um imenso prazer tê-lo finalizado este ano.Me impressiona como o começo de FFXII hoje é bem mais interessante do que FFX.
Na época do PS2 pra mim FFX era um jogo praticamente perfeito enquanto XII me deixou a impressão de um excelente título com carência de volume de narrativa. Nesses remasters joguei o X até o final de Mihen Highroad (aquela parte do Chocobo Eater) e agora fiz o XII até a parte que pega Balthier e Fran.
Os 2 ainda são ótimos porém a apresentação e direção de arte de XII é muito superior, possui diálogos mais sofisticados e um sistema de batalhas bem mais envolvente.
Uma coisa que me chama muito a atenção é que a primeira etapa de FFX, do princípio até chegar em Besaid, é constrangedor de tão chato, especialmente aquele trecho no navio dos Al Bhed. Uma boa demonstração de como os gráficos na época impressionavam e mascaravam escolhas duvidosas; ou éramos menos criteriosos. Depois engrena, segue como a grande obra que foi e sempre será.
Os originais Sphere Grid e License Board não eram exemplos de sistemas de evolução realmente bons, davam uma falsa impressão de oferecer opções (principalmente o License Board) porém são engessados. Nessa versão Zodiac (que eu não conhecia) finalmente o jogador ganha controle sobre a evolução dos personagens, há muita diferença entre cada grid e a possibilidades de builds é vasta, agrega demais e tô com alta expectativa em torno disso; Já o FFX na versão International ganhou o Expert Sphere Grid porém apesar de você começar no meio continuará seguindo uma rota linear, ganhou muito menos na releitura.
O combate de FFX é travado, simples e nas batalhas comuns baseia-se única e exclusivamente em jogar de forma agressiva atacando a fraqueza do inimigo, considerando também que há confrontos aleatórios e é linear não é um jogo muuuuuito divertido na parte da exploração; nos bosses melhora e bastante. FFXII tá muitos passos além, ganha em complexidade, mapas ricos e sem combate aleatório; isso não precisei esperar mais de 10 anos pra saber, no PS2 já era evidente que FFXII estava muito mais legal e robusto no gameplay.
==//==
No mais fiz outra dungeon no Ni No Kuni 2 e uma batalha diferente no mapa envolvendo alguma estratégia, achei bem legal e parece uma mistura de Suikoden com FF Type-0. A história tá + ou - porém tem carisma, segue bom o jogo. Pra quem tem receio de jogá-lo por conta da extrema facilidade então reafirmo o que havia comentado, o patch 1.3 resolve esse problema.
Uma pena que no final deram uma rushada no plot. Se continuasse esmiuçado quanto no inicio, até o meio eu diria, entraria no hall dos melhores enredos entre os FF. Talvez so se equivale ao do enredo do type 0,mas como não terminei não tenho como definir.