Se os parâmetros são os benchmarks brutos...
Por ai, vc consegue ter uma idéia do pq o
PS5/Scarlett serão verdadeiros milagres, nada mal sendo que serão vendidos possivelmente por $499.
Sobre comparativos raw com o âmbito PC, vc mesmo diz sobre a eficiência da caixa fechada, provavelmente esse bench ai em cima é feito em SW que não leva em conta o SW tailor made dos consoles que não precisa lidar com um SO como o Windows com suas diversas camadas amarrando o sistema. Adicionando a isso, temos outras variáveis como o quanto o SSD para cache nativo no sistema vai impactar no desempenho das engines, as interfaces de comunicação, tipo e largura de memória, customizações no SoC, o básico que se costuma ver em HW dedicado mesmo que usando HW de PC como base, por ai dá pra ter uma idéia.
Comparativamente, esse suposto HW que teríamos lá nos fins de 2020, é muito mais atual, eficiente e poderoso do que o que tivemos lá em 2013 com o PS4/XBO, só no lado do processador devemos possivelmente ter um ganho na casa dos 500% em eficiência com base no Jaguar do XBO/PS4, no lado da GPU usando o XBO como base, serão de 8 ~ 10x mais capacidade de processamento em TF brutos levando em conta os ganhos de eficiência da nova arquitetura comparado a GCN.
Em 2012, só a HD7850 custava $250, hj uma RX 5700 custa $100 a mais e entrega 6.7 TF com a eficiência da nova arquitetura levando possivelmente os TF para a casa dos 10 ~ 11 na realidade da GCN, a Navi no Gonzalo namelhor das hipóteses deve vir com 40 CU´s @1800 MHz como visto ai nesses benchs do Flute/Gonzalo nivelando o output para algo próximo a RX 5700 XT que deve ter ai um output de TF nivel GCN na casa dos 11 ~ 13 TF custando $150 a mais que a HD 7850 lá em 2012.
Com toda a evolução usual a cada ano, diga qual setup nos PC´s dentro do mesmo preço base teve esse tipo de ganho num período de 7 anos custando apenas $100 a mais? Não tem, simples assim, isso pq estamos contanto apenas ganhos no lado da GPU e por um momento estamos negligenciando o salto que o Ryzen 2 vai proporcionar.
Dizer que os PC´s sempre foram mais capazes é chover no molhado tendo em vista que o único fator limitador é o quanto se quer gastar, algo que não é possível em uma caixa fechada que tem que ser acessível para o grande público, na geração passada, o que a Sony e a Mic entregaram foi o que tinha de melhor para ser vendido naqueles preços e com a tech que estava disponível pelas mãos da AMD, talvez com exceção da Mic que inventou história com o Kinect 2, mas no lado do PS4, pelo o que oferecia e comparado a peças de desempenho e tecnologia similar, era um produto competente e honesto. Agora com a próxima geração, será a mesma coisa mas com os parâmetros de potência e classe de HW muito mais elevados dentro do contexto de tecnologia e custos da época, muito graças ao bom momento no tempo da AMD dos dias de hoje.
Podemos falar aqui por horas sobre o HW ideal para os consoles, a questão é que sempre vamos ter que lidar com a parede do preço, numa etiqueta de $499 esse suposto HW que vemos ai é quase um milagre quando se leva em conta que ainda tem o armazenamento, a memoria, a parte logica, carcaça e fonte correndo por fora para compor esse preço sem matar as finanças de ambas as empresas.
Sobre esse base clock de 1.6 Ghz, isso não diz muita coisa quando não se sabe ao certo em quais momentos e condições ele é usado, usar isso para mensurar o desempenho geral é inócuo quando vc tb tem o boost clock para compor a situação, vc pode ter uma caixa grande, com uma fonte externa que vai usar o boost mode em todas as situações de jogo sem esquentar muito e 1.6 Ghz será usado em cenários de menor exigência.