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Eu também prefiro a imagem sem scanlines, mas como já disseram, é uma questão de gosto pessoal de cada um.
Acrescentaria que há shaders que fazem tratamentos específicos, não removem o visual retro, só eliminam alguns defeitos. Pra quem joga em tela LCD recomendaria uso de filtros mesmo para puristas que querem ver os pixels.Uso com scanlines, pelo simples fato de q jogos dessas gerações, fora feitos com scanlines em mente.
Se o emulador tiver um combo de filtro legal + scanline, fica ótima a imagem. Depende mesmo de como vc o usa, pq nao adianta APENAS colocar scanline e só, fica escuro, é bom com um combo de shaders e filtros. Muitos jogos com filtro demais fica parecendo pintura a óleo.
Não precisa nem ser tão robusto os shaders, atualmente uso scanlines em 30% + um shader que simula CRT + RGB e fica ideal.
Boa tarde. O que seria um "filtro bilinear"?em monitor lcd/led sempre sem scanlines,
apenas com filtro bilinear pra suavizar, fica excelente pra mim
Acrescentaria que há shaders que fazem tratamentos específicos, não removem o visual retro, só eliminam alguns defeitos. Pra quem joga em tela LCD recomendaria uso de filtros mesmo para puristas que querem ver os pixels.
Sem filtro:
Com filtro:
Sem filtro:
Com filtro:
Falando de tela em óleo, acho que alguns games de visual cartoon ficam muito bons em um pseudo HD, com filtros de escala ou aumento de resolução.Nunca uso filtro de escala em games digitalizados e pré-renderizados com visual realista. Estes clamam por uma tela CRT e têm que ficar nela.
Ali é resultado de vários filtros trabalhando juntos pra imagem ficar limpa. Mas o efeito de tubão com curvatura é o CRT-Geom.cgQue filtro foi aquele do Kolibri, que deixa a tela arredondada? Gostaria de usar no SNES9x com retroarchievements ( so uso esse emulador apenas por isso )
Questão de gosto. Também uso por vezes com tela plana, o filtro do papangu é plano e é fantástico.Tela curvada eu já não curto. Sei lá, pra mim isso fica estranho numa lcd/led.
Eu joguei nas 2, mas também não consigo usar filtro de tela curva em LCDQuestão de gosto. Também uso por vezes com tela plana, o filtro do papangu é plano e é fantástico.
Tela curvada me passa mais nostalgia, pois os videogames antigos nunca joguei em tela plana.
Pra mim falta brilho, com curva ou sem curva.Eu joguei nas 2, mas também não consigo usar filtro de tela curva em LCD
Alguma coisa ainda fica faltando pra mim
Na foto comparativa, eu optaria por não usar as scanlines.O que vocês veem como vantagens e desvantagens de utilizar scanlines nos emuladores?
Pessoalmente, prefiro sem. Normalmente, só utilizo algum filtro simples como normal3x ou hq3x.
Boa tarde. O que seria um "filtro bilinear"?
Com scanlines, preferencialmente simulando uma tela CRT.
E entupido de filtros, pra imagem mais limpa e bonita que a placa de vídeo conseguir fazer, sem medo de ser feliz.
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear7 = "true"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
lum = "0.000000"
interlace_toggle = "1.000000"
Também uso HQ3X ou sem filtro nenhum!O que vocês veem como vantagens e desvantagens de utilizar scanlines nos emuladores?
Pessoalmente, prefiro sem. Normalmente, só utilizo algum filtro simples como normal3x ou hq3x.
shaders = "9"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass2.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass3.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass4.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear7 = "false"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
shader8 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear8 = "true"
wrap_mode8 = "clamp_to_border"
mipmap_input8 = "false"
alias8 = ""
float_framebuffer8 = "false"
srgb_framebuffer8 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;MODE;PWR;VL_LO;MODE;PWR;MODE;PWR;MODE;PWR;VL_LO;VL_HI;CB_LO;CB_HI;VL;CB;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
VL_LO = "1.250000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
VL_LO = "1.250000"
VL_HI = "1.750000"
CB_LO = "5.250000"
CB_HI = "5.750000"
VL = "0.000000"
CB = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
|
Essa configuração rodaria bem num raspberry pi?O CGP é essa mistura de shaders:
Estes shaders em ação em várias plataformas:Código:shaders = "8" shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass0.cg" filter_linear0 = "false" wrap_mode0 = "clamp_to_border" mipmap_input0 = "false" alias0 = "" float_framebuffer0 = "false" srgb_framebuffer0 = "false" shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass1.cg" filter_linear1 = "false" wrap_mode1 = "clamp_to_border" mipmap_input1 = "false" alias1 = "" float_framebuffer1 = "false" srgb_framebuffer1 = "false" shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg" filter_linear2 = "false" wrap_mode2 = "clamp_to_border" mipmap_input2 = "false" alias2 = "" float_framebuffer2 = "false" srgb_framebuffer2 = "false" shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg" filter_linear3 = "false" wrap_mode3 = "clamp_to_border" mipmap_input3 = "false" alias3 = "" float_framebuffer3 = "false" srgb_framebuffer3 = "false" shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg" filter_linear4 = "false" wrap_mode4 = "clamp_to_border" mipmap_input4 = "false" alias4 = "" float_framebuffer4 = "false" srgb_framebuffer4 = "false" shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg" filter_linear5 = "false" wrap_mode5 = "clamp_to_border" mipmap_input5 = "false" alias5 = "" float_framebuffer5 = "false" srgb_framebuffer5 = "false" shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg" filter_linear6 = "false" wrap_mode6 = "clamp_to_border" mipmap_input6 = "false" alias6 = "" float_framebuffer6 = "false" srgb_framebuffer6 = "false" shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg" filter_linear7 = "true" wrap_mode7 = "clamp_to_border" mipmap_input7 = "false" alias7 = "" float_framebuffer7 = "false" srgb_framebuffer7 = "false" parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle" MODE = "0.000000" PWR = "2.000000" STEPS = "1.000000" DEBUG = "0.000000" RAD = "2.000000" CLR = "0.150000" CWGHT = "0.250000" EQ_THRESH1 = "0.010000" DIFF_THRESH1 = "0.060000" EQ_THRESH2 = "0.010000" DIFF_THRESH2 = "0.060000" CRTgamma = "2.400000" monitorgamma = "2.200000" d = "1.500000" CURVATURE = "1.000000" R = "2.000000" cornersize = "0.030000" cornersmooth = "1000.000000" x_tilt = "0.000000" y_tilt = "0.000000" overscan_x = "100.000000" overscan_y = "100.000000" DOTMASK = "0.300000" SHARPER = "1.000000" scanline_weight = "0.300000" lum = "0.000000" interlace_toggle = "1.000000"
Como se adapata a váriso estilos de jogo, acaba sendo uma configuração CRT quase padrão para mim. Às vezes tem jogo que removo o gdapt, que é agressivo e pode danificar algumas fontes (troco pelo mdapt). Mas todas estas telas aí estão com o gdapt ativado.
não sei. Talvez com algo como SweetFX seja possível, mas nunca tentei.Edinei, você sabe se, por acaso, tem como deixar o Demul com a imagem parecida com essa das suas fotos?
Não tenho um, mas chutaria que não. Não este cgp inteiro. Muitas passadas, exigem placa de vídeo.Essa configuração rodaria bem num raspberry pi?
Vc pode tentar ir adicionando as camadas de shaders uma em cima da outra pra ver como ficaEssa configuração rodaria bem num raspberry pi?