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Scanlines: usar ou não usar em emuladores?

knOx_DF

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O que vocês veem como vantagens e desvantagens de utilizar scanlines nos emuladores?
Pessoalmente, prefiro sem. Normalmente, só utilizo algum filtro simples como normal3x ou hq3x.
4pyL8lo.png
0AsIQZZ.png
 

rgx

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É uma parada bem pessoal, minha ordem de preferência fica CRT > emulador sem scanline > emulador com scanline > abismo > demais filtros. Mas dependendo do filtro ele pode mudar de posição no meu rank pessoal.

No geral acho que scanlines no emulador escurecem muito a tela e tem um efeito completamente desnecessário, scanlines servem para definir o pixel no CRT, no emulador você já tem esse pixel definido, então qual seria a real função além de pura cosmética?

Mas entendo que tem gente que curte, e sei também de algumas que não deixam essa aparência escurecida, inclusive de vez em quando uso no SNES do Retroarch.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
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Quando não estou jogando no meu tubão, scanline é essencial, e de preferência com aquela curvatura para simular uma tv de tubo também.
 

M3troid

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Eu sempre jogo com scanline. Dá um charme a mais nos retrogames. Mas uso no máximo 50%.
 

Grandpa

Mestre Jedi
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Eu também prefiro a imagem sem scanlines, mas como já disseram, é uma questão de gosto pessoal de cada um.
 

DreamCuPS

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Prefiro com scanlines, a menos que o emulador não tenha boas opções para esse efeito. E em emuladores com boas configurações de scanline e suavizador de serrilhados eu nem sinto muita falta da imagem de Tv tubão.
 
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tiagao_extremo

Bam-bam-bam
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Eu não gosto muito de scanlines, mas também não me agrado com a experiência mais pura de não usar nenhum filtro. Pessoalmente eu gosto do hq2x, acima disso acho que deixa muito artificial e estranho.
 

JonattanAgra

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Uso com scanlines, pelo simples fato de q jogos dessas gerações, fora feitos com scanlines em mente.
Se o emulador tiver um combo de filtro legal + scanline, fica ótima a imagem. Depende mesmo de como vc o usa, pq nao adianta APENAS colocar scanline e só, fica escuro, é bom com um combo de shaders e filtros. Muitos jogos com filtro demais fica parecendo pintura a óleo.

Não precisa nem ser tão robusto os shaders, atualmente uso scanlines em 30% + um shader que simula CRT + RGB e fica ideal.
 

Lord_Vader

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Eu nunca curti scanline nos emuladores, porém depois que, por indicação do pessoal do retrospace usei o Phosphor 2 do RetroArch, agora não consigo jogar sem, além das scanlines, o Phosphor2 emula a alteração de luminância do CRT.
 

PocketCrocodile

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Cara, pra mim o scanline dá até uma suavizada no visual, especialmente PS1
Mas ao invés de Scanline pura eu prefiro usar algum filtro que alguém fez que seja mais próximo de uma CRT

Isso aqui é filtro, não é uma CRT (não sei qual é o filtro em específico)
5J4YO41.jpg


Não uso nada mais além disso. Nada de 2x ou qualquer outra coisa. Deforma o jogo todo
 

edineilopes

Retrogamer
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Com scanlines, preferencialmente simulando uma tela CRT.

E entupido de filtros, pra imagem mais limpa e bonita que a placa de vídeo conseguir fazer, sem medo de ser feliz.

L2mRU3p.png

nPj1BKR.png
JtU3HjG.png

jwcNSUG.png

FYFYpjU.png

gVKPTsd.png

475whS6.png

zH53uhA.png
bAJdOIm.png

OnRFKYx.png

ZnfsJOI.png
 
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edineilopes

Retrogamer
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Uso com scanlines, pelo simples fato de q jogos dessas gerações, fora feitos com scanlines em mente.
Se o emulador tiver um combo de filtro legal + scanline, fica ótima a imagem. Depende mesmo de como vc o usa, pq nao adianta APENAS colocar scanline e só, fica escuro, é bom com um combo de shaders e filtros. Muitos jogos com filtro demais fica parecendo pintura a óleo.

Não precisa nem ser tão robusto os shaders, atualmente uso scanlines em 30% + um shader que simula CRT + RGB e fica ideal.
Acrescentaria que há shaders que fazem tratamentos específicos, não removem o visual retro, só eliminam alguns defeitos. Pra quem joga em tela LCD recomendaria uso de filtros mesmo para puristas que querem ver os pixels.
Sem filtro:
6a3A9xt.png


Com filtro:
x9nn8lm.png

Sem filtro:
lqM3rz6.png


Com filtro:
bIwJLKp.png

Falando de tela em óleo, acho que alguns games de visual cartoon ficam muito bons em um pseudo HD, com filtros de escala ou aumento de resolução.
8ip6Iui.png

d7kGhWC.png

Y1I55p8.png
Nunca uso filtro de escala em games digitalizados e pré-renderizados com visual realista. Estes clamam por uma tela CRT e têm que ficar nela.
 
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Helghast Trooper

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em monitor lcd/led sempre sem scanlines,

apenas com filtro bilinear pra suavizar, fica excelente pra mim
 

JonattanAgra

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Acrescentaria que há shaders que fazem tratamentos específicos, não removem o visual retro, só eliminam alguns defeitos. Pra quem joga em tela LCD recomendaria uso de filtros mesmo para puristas que querem ver os pixels.
Sem filtro:
6a3A9xt.png


Com filtro:
x9nn8lm.png

Sem filtro:
lqM3rz6.png


Com filtro:
bIwJLKp.png

Falando de tela em óleo, acho que alguns games de visual cartoon ficam muito bons em um pseudo HD, com filtros de escala ou aumento de resolução.
8ip6Iui.png

d7kGhWC.png

Y1I55p8.png
Nunca uso filtro de escala em games digitalizados e pré-renderizados com visual realista. Estes clamam por uma tela CRT e têm que ficar nela.



Que filtro foi aquele do Kolibri, que deixa a tela arredondada? Gostaria de usar no SNES9x com retroarchievements ( so uso esse emulador apenas por isso )
 

edineilopes

Retrogamer
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Tela curvada eu já não curto. Sei lá, pra mim isso fica estranho numa lcd/led.
Questão de gosto. Também uso por vezes com tela plana, o filtro do papangu é plano e é fantástico.

Tela curvada me passa mais nostalgia, pois os videogames antigos nunca joguei em tela plana.
 

PocketCrocodile

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Questão de gosto. Também uso por vezes com tela plana, o filtro do papangu é plano e é fantástico.

Tela curvada me passa mais nostalgia, pois os videogames antigos nunca joguei em tela plana.
Eu joguei nas 2, mas também não consigo usar filtro de tela curva em LCD
Alguma coisa ainda fica faltando pra mim
 

Daniel77br

Bam-bam-bam
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O que vocês veem como vantagens e desvantagens de utilizar scanlines nos emuladores?
Pessoalmente, prefiro sem. Normalmente, só utilizo algum filtro simples como normal3x ou hq3x.
4pyL8lo.png
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Na foto comparativa, eu optaria por não usar as scanlines.
 

edineilopes

Retrogamer
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O CGP é essa mistura de shaders:
Código:
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear7 = "true"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
lum = "0.000000"
interlace_toggle = "1.000000"
Estes shaders em ação em várias plataformas:
4yBK4Bb.png

5GFvc06.png

ttVlxJd.png

5kj3vkt.png

nwvQwu7.png



Como se adapata a váriso estilos de jogo, acaba sendo uma configuração CRT quase padrão para mim. Às vezes tem jogo que removo o gdapt, que é agressivo e pode danificar algumas fontes (troco pelo mdapt). Mas todas estas telas aí estão com o gdapt ativado.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
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A versão com mdapt:
Código:
shaders = "9"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass2.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass3.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\mdapt\passes\mdapt-pass4.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear7 = "false"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
shader8 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear8 = "true"
wrap_mode8 = "clamp_to_border"
mipmap_input8 = "false"
alias8 = ""
float_framebuffer8 = "false"
srgb_framebuffer8 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;MODE;PWR;VL_LO;MODE;PWR;MODE;PWR;MODE;PWR;VL_LO;VL_HI;CB_LO;CB_HI;VL;CB;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
VL_LO = "1.250000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
VL_LO = "1.250000"
VL_HI = "1.750000"
CB_LO = "5.250000"
CB_HI = "5.750000"
VL = "0.000000"
CB = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
Resultados:
aWgHctZ.png

6zcQYRL.png

Cs95BsC.png
 

mala01

Habitué da casa
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Não gosto de usar filtros, parece que perde a essência do game

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
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O CGP é essa mistura de shaders:
Código:
shaders = "8"
shader0 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass0.cg"
filter_linear0 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
mipmap_input0 = "false"
alias0 = ""
float_framebuffer0 = "false"
srgb_framebuffer0 = "false"
shader1 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\gdapt\passes\gdapt-pass1.cg"
filter_linear1 = "false"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
mipmap_input1 = "false"
alias1 = ""
float_framebuffer1 = "false"
srgb_framebuffer1 = "false"
shader2 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass1.cg"
filter_linear2 = "false"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
mipmap_input2 = "false"
alias2 = ""
float_framebuffer2 = "false"
srgb_framebuffer2 = "false"
shader3 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\dithering\shaders\cbod-v1\cbod-v1-pass2.cg"
filter_linear3 = "false"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
mipmap_input3 = "false"
alias3 = ""
float_framebuffer3 = "false"
srgb_framebuffer3 = "false"
shader4 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\blurs\bilateral.cg"
filter_linear4 = "false"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
mipmap_input4 = "false"
alias4 = ""
float_framebuffer4 = "false"
srgb_framebuffer4 = "false"
shader5 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass0.cg"
filter_linear5 = "false"
wrap_mode5 = "clamp_to_border"
mipmap_input5 = "false"
alias5 = ""
float_framebuffer5 = "false"
srgb_framebuffer5 = "false"
shader6 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\misc\deposterize-pass1.cg"
filter_linear6 = "false"
wrap_mode6 = "clamp_to_border"
mipmap_input6 = "false"
alias6 = ""
float_framebuffer6 = "false"
srgb_framebuffer6 = "false"
shader7 = "C:\emuladores\RetroArch\shaders\shaders_cg\crt\shaders\crt-geom.cg"
filter_linear7 = "true"
wrap_mode7 = "clamp_to_border"
mipmap_input7 = "false"
alias7 = ""
float_framebuffer7 = "false"
srgb_framebuffer7 = "false"
parameters = "MODE;PWR;STEPS;DEBUG;RAD;CLR;CWGHT;EQ_THRESH1;DIFF_THRESH1;EQ_THRESH2;DIFF_THRESH2;CRTgamma;monitorgamma;d;CURVATURE;R;cornersize;cornersmooth;x_tilt;y_tilt;overscan_x;overscan_y;DOTMASK;SHARPER;scanline_weight;lum;interlace_toggle"
MODE = "0.000000"
PWR = "2.000000"
STEPS = "1.000000"
DEBUG = "0.000000"
RAD = "2.000000"
CLR = "0.150000"
CWGHT = "0.250000"
EQ_THRESH1 = "0.010000"
DIFF_THRESH1 = "0.060000"
EQ_THRESH2 = "0.010000"
DIFF_THRESH2 = "0.060000"
CRTgamma = "2.400000"
monitorgamma = "2.200000"
d = "1.500000"
CURVATURE = "1.000000"
R = "2.000000"
cornersize = "0.030000"
cornersmooth = "1000.000000"
x_tilt = "0.000000"
y_tilt = "0.000000"
overscan_x = "100.000000"
overscan_y = "100.000000"
DOTMASK = "0.300000"
SHARPER = "1.000000"
scanline_weight = "0.300000"
lum = "0.000000"
interlace_toggle = "1.000000"
Estes shaders em ação em várias plataformas:
4yBK4Bb.png

5GFvc06.png

ttVlxJd.png

5kj3vkt.png

nwvQwu7.png



Como se adapata a váriso estilos de jogo, acaba sendo uma configuração CRT quase padrão para mim. Às vezes tem jogo que removo o gdapt, que é agressivo e pode danificar algumas fontes (troco pelo mdapt). Mas todas estas telas aí estão com o gdapt ativado.
Essa configuração rodaria bem num raspberry pi?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
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Edinei, você sabe se, por acaso, tem como deixar o Demul com a imagem parecida com essa das suas fotos?
não sei. Talvez com algo como SweetFX seja possível, mas nunca tentei.

Um caminho poderia ser emular o Dream usando Retroarch, aí seria tranquilo.
Essa configuração rodaria bem num raspberry pi?
Não tenho um, mas chutaria que não. Não este cgp inteiro. Muitas passadas, exigem placa de vídeo.

As telas estão com 4 tipos de tratamento simultâneo:
1 - Remover dither (aumenta cores, transforma linhas e xadrez em transparências)
2 - Aumentar as etapas de degradê
3 - Fazer uma espécie de "desfoque inteligente" (remove ruídos e granulados, sem tirar nitidez).
4 - Simular uma tela CRT, com scanlines e curvatura.

O CRT-geom sozinho, que faz a CRT com curvatura, já vi gente comentar que força um PS3.

Pra passar uma ideia do que o CGP fez com a imagem:

Com filtro:
zH53uhA.png


Sem filtro:
qPqrINp.png


Boa parte do efeito está no shader CRT. E maioria dos games não precisam de tanto tratamento. Testaria o CRT-Geom sozinho ou outros sem curvatura, alguns são bem mais leves.

Este do Papangu é show de bola:
bAJwjgq.png
 
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Ixion

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Eu costumava não gostar. Mas depois de muito tempo passei a usar e hoje acho que me dá uma sensação maior de estar jogando numa TV de tubo.

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Doctor Kafka

A Solitary Man
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Eu nunca coloco, mas Odallus sem as scanlines fica medonho, não dá pra não usar.
 
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