O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Scanlines: usar ou não usar em emuladores?

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.277
Pontos
703
Hoje existem diversos filtros que praticamente fazem um "remake" de jogos antigos, particularmente acho bonito. Scanline em emuladores eu nunca achei que fica muito bom, principalmente em jogos claros e com muito brilho, jogos mais escuros combinam mais.

Atualmente os jogos de Arcade eu só jogo com Filtro, o famoso xBR feito por um brasileiro.

Nesse vídeo da para ter uma noção da qualidade com filtro, embora no vídeo é usado o hq4x, ou seja, com xBR 4 fica melhor ainda na minha opinião.

 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.687
Reações
15.313
Pontos
1.659
Eu curto, pois ele mantém o aspecto original de se jogar em uma tv de tubo. Mas não utilizo um percentual muito alto de scanlines.


Agora tem alguns filtros que estragam totalmente o pixel art.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.199
Pontos
1.839
Eu uso scanline sempre. Pra mim, fica super cool.

Tipo...quando eu ligo meu arcade e coloco Robocop do MAME, setado com scanline...parece que voltei aos meus 16 anos jogando no fedido bar nove de julho, em meio a bebados, prostitutas, traficantes e todo tipo de gente decente que frequentava aquele lugar distinto.
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Não vejo motivos para não curtir scanline em emuladores, é o mais próximo que podemos chegar da experiência original, mesmo não sendo 100 por cento fiel.
Lembrando que para maior qualidade das imagens abrir elas completas.

Mighty Morphin Power Rangers - The Fighting Edition (USA)-180513-050122.png sfa3-180513-050201.png
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Eu uso apenas em jogos 2D e em alguns 3D do PS1, no caso o que eu coloco no Retroarch é aquele basico do Hylan, uma coisa que eu passo longe é de alguns filtros que deixam a imagem "plastificada" aonde nao me agrada em nada, prefiro jogar com os pixels estourados do que com isso

Agora uma coisa que não abro mão é jogar em 4:3, essa é a primeira coisa que configuro no emulador pra nao ficar com aquela imagem esticada
 


mala01

Habitué da casa
Mensagens
246
Reações
61
Pontos
54
Galera qual filtro vcs usam, cite
nomes?

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Acho scanline muito feito e não entendo a graça do uso delas.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acho scanline muito feito e não entendo a graça do uso delas.
A graça é que scanline é o truque mais próximo para deixar a imagem parecida com a tela das antigas CRTs.

Kwzl5Lk.jpg

UuLfUEp.jpg
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Acho scanline muito feito e não entendo a graça do uso delas.


Certos ( bastante) jogos ficam mais agradáveis com scanlines, pq os mesmos foram feitos com elas em mente, foram projetados pra CRT, por exemplo. Não é apenas questão de estilo, depende muito.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Minha memória pode estar falhando comigo, mas não me lembro dos jogos ficarem com scanlines na minha TV de tubo. Nos Arcades era mais pronunciado? Nunca fui muito de jogar em fliperamas. E fica tão visível quanto nessas imagens que vocês postam ou, por estarem mais longe da TV, você quase nem nota?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Minha memória pode estar falhando comigo, mas não me lembro dos jogos ficarem com scanlines na minha TV de tubo. Nos Arcades era mais pronunciado? Nunca fui muito de jogar em fliperamas. E fica tão visível quanto nessas imagens que vocês postam ou, por estarem mais longe da TV, você quase nem nota?
É a distância. Não se jogava videogame com a cara enfiada na tela.

Fica um pouco mais notável em arcades, que esses sim a gente acabava vendo tudo mais de perto. Exemplo abaixo das scanlines. Um Neogeo.

FIfYzyc.jpg


E pessoalmente o resultado é melhor, pelo brilho que as CRTs têm.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Certos ( bastante) jogos ficam mais agradáveis com scanlines, pq os mesmos foram feitos com elas em mente, foram projetados pra CRT, por exemplo. Não é apenas questão de estilo, depende muito.
Eu gosto de filtros, mas tem game que não desce com eles. Gráfico digitalizado ou realista pré-renderizado fica ruim com força longe das CRTs.
:knojo
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
Eu gosto de filtros, mas tem game que não desce com eles. Gráfico digitalizado ou realista pré-renderizado fica ruim com força longe das CRTs.
:knojo
É verdade, meu limite de Scanlines é PS1 (nem N64 eu uso)
Fui jogar no PCSX2 esses dias, coloquei Scanline e ficou estranho. Nesses consoles já vale a pena tentar melhorar o gráfico porque de fato funciona



 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É verdade, meu limite de Scanlines é PS1 (nem N64 eu uso)
Fui jogar no PCSX2 esses dias, coloquei Scanline e ficou estranho. Nesses consoles já vale a pena tentar melhorar o gráfico porque de fato funciona



Utilizo Scanlines ocasionalmente, em períodos de saudosismo, e para aqueles games digitalizados/renderizados que comentei.

Na maior parte das vezes prefiro filtros mesmo. E utilizo desde os 8 bits.


www.youtube.com/watch?v=yzuvtIAddts

Sei lá, gosto pessoal. Entendo quem não curte filtros, mas discordo deles. Realmente gosto muito do resultado dos filtros atuais.

www.youtube.com/watch?v=bLB839CQi5c


www.youtube.com/watch?v=jmwRrjJauJE
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.765
Pontos
703
Um aspecto importante sobre essa questão scanline de emulador X imagem de tv é que tudo depende de como se configura. Assim como é preciso calibrar direitinho a tv pra ter a imagem ideal, no emulador é a mesma coisa, é preciso saber escolher os efeitos e regular eles. Quanto a scanline em particular, prefiro quando é mais ameno, nada que escureça muito. Tem emuladores que permitem configurar a intensidade das scanlines, e isso pode fazer toda diferença. Acho indispensável que emuladores tenham efeitos, shaders, etc... Senão tiver nada (como no caso do Yabause, de Saturn), prefiro não usar.

Já sobre outros efeitos, como esses que buscam arredondar toda a imagem e eliminar o aspecto pixelado, eu já não curto. Estou ciente que muitos colegas aqui gostam, mas em alguns casos acho que deforma a arte original. Não gosto de jogar com a imagem crua, mas prefiro não esconder os pixels, apenas amenizar seus serrilhados.
 
Ultima Edição:

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.817
Pontos
854
Sempre usei emuladores em consoles e não no pc. Nunca curti o modo scanline neles por ser bem exagerado e mal feito, isso até pegar o Ouya que ai sim dá gosto de usar essa opção, negocio fica na medida.
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
a maioria não viu as scanlines nativas em consoles antigos ps1,saturn pra baixo pois apenas apareciam com o rgb scart, o cabo composto que utilizavamos matava a imagem dos consoles
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.013
Pontos
1.504
Acho que já falei isso por aqui, mas antigamente era fã dos "Super Eagle" e "Super 2xSAI" da vida, hoje eu prefiro MUITO mais só Scanlines, no máximo 50%.

Para mim da aquela suavizada natural nos pixels e não deixa a tela muito estourada, principalmente em telas full HD.

Não curto aqueles filtros CRT que deixam a borda arredonda como o @edineilopes postou, mas hoje fico tentado num Hq2x + scanlines ou só scanlines puro.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acho que já falei isso por aqui, mas antigamente era fã dos "Super Eagle" e "Super 2xSAI" da vida, hoje eu prefiro MUITO mais só Scanlines, no máximo 50%.

Para mim da aquela suavizada natural nos pixels e não deixa a tela muito estourada, principalmente em telas full HD.

Não curto aqueles filtros CRT que deixam a borda arredonda como o @edineilopes postou, mas hoje fico tentado num Hq2x + scanlines ou só scanlines puro.
Reitero o que digo constantemente. Mesmo para puristas, atualmente há filtros bem legais para melhorar a imagem praticamente sem danificar o visual dos pixels.

São shaders para aumentar etapas de degradê ou remover dither.

UXtDEdX.png

K6JVcSv.png


Aí a pessoa mantém com cara de pixelart, ou finaliza com o filtros que gostar mais, xbr, crt, etc.

sHC2mJh.png
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Isso é verdade?

Não, uma confusão de "fatores" ... scanlines estão ali em rf, composto, componente, rgb, enfim em todos os modos possíveis de ligar um retro-console "240p" em uma CRT. A qualidade das cores, brilho, "sharpness", etc... ai sim tem algo a ver mas já são outros quinhentos.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Bom.... como já disse num tópico do emulador de PS1, e no meu tópico do MAME , o ideal pra jogos 2D antigos em monitores LCD e LED é justamente fazer um mix de filtro pra "arredondar/suavisar" os gráficos com um LEVE scanline

scanline exagerado demais (os que vem como padrão de vários emuladores) eu não gosto nem um pouco, as TVs antigas não eram assim não. E eu tambem não curto esse efeito de curvatura de tela não, isso era um grande DEFEITO de antigamente, tanto que as melhores TVs de tubo eram justamente as de tela plana.

aqui uns exemplo meus de como configuro jogos 2D do PS1

ps1_2d.jpg




e aqui do MAME
mame2k18.jpg

ps: mais screenshots no tópico: https://forum.outerspace.com.br/ind...dade-de-imagem-no-mame-filtros-pesado.445716/
 

mala01

Habitué da casa
Mensagens
246
Reações
61
Pontos
54
Qual filtro vcs usam
Eu uso hq2x

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

Gregorygrinder

Veterano
Mensagens
415
Reações
867
Pontos
103
Atualmente estou a procura apenas de emuladores para Android que tenham a opção de Scanline. No Epsxe tem. Eu uso bem de leve, e melhora em muito a experiencia. Exite emulador com opção de Scanline de Snes e Mega Drive para android?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.468
Pontos
503
Depende dos jogos, outros ficam melhores, outros não... Mas a maioria dos casos, elas escondem imperfeições dos jogos, alguns jogos ficam feios sem ela, ai vale mais a pena jogar com elas.

Quanto mais antigo é o jogo, acho melhor jogar com scanlines.
 
Topo Fundo