O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SD2SNES: GSU, SA-1, S-DD1 e Super GameBoy implementados.

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Funciona bem mais ou menos. Tem muitos jogos que bugam a música e outros que travam.
A dica é testar o game no início e ver se o savestate funciona de boa, se funcionar, aí pode usar durante o game todo sem medo de travar.

A fw do SGB eu testei ontem e me espantei com o nível que já está, apesar de testar pouco, acho que já está quase na versão final de emulação.
Já está bem avançado sgb 2, um problema que encontrei foi no rockman world 5, quando escolhe a primeira fase o jogo reinicia e não entra na fase.
Não consegui usar sgb2 + msu1 no meu sd2snes pro, tentei só para testar.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Olá meus queridos, primeiros testes com o Firmware do SD2SNES com Super Game Boy 2 ( eu como beta tester não poderia deixar de conferir) agradecimento ao mano Cleverson Almeida pelo pack prontinho, fiquei espantado com o resultado, testei também pokemon red, Yellow e Gold e rodaram perfeitos, somente o Resident Evil Gaiden que não rodou pode ser por eu ter testado a rom em português, mas sem duvida esta maravilhoso este projeto, só pra completar eu estava usando a firmware 1.10.0 e quando coloquei essa nova firmware me pareceu que o sd2snes quando liga o snes carregou mais rápido o boot inicial.

**** L x3, R x3, L x3, R x7 quando o logotipo do Super Game Boy aparecer. Se vc fizer isso, vai ver os créditos do SGB.
**** Pra usar o menu de opções no jogo aperta junto L+R
****Pra mudar a paleta de cores nos jogos GBC aperta o X no controle de snes.
**** Se quiser usar o Super Game Boy 1 pela overlayer, testei aqui e funcionar, já deixei os arquivos prontos e renomeados, obrigado ao amigo Cleverson Almeida
https://www.mediafire.com/file/wi3zosn2cffze7x/SGB1.zip/file
Pack disponibilizado pelo amigo Cleverson Almeida
http://www.mediafire.com/…/k…/sd2snes_firmware_sgb.zip/file…
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 11.03.10.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 11.03.10.jpeg
    73,8 KB · Visualizações: 41
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.05.04.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.05.04.jpeg
    75,4 KB · Visualizações: 42
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.07.44.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.07.44.jpeg
    83,1 KB · Visualizações: 38
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.10.11.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.10.11.jpeg
    80,3 KB · Visualizações: 35
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.13.13.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.13.13.jpeg
    88,7 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.13.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.13.14.jpeg
    85 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.15.13.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.15.13.jpeg
    103,4 KB · Visualizações: 30

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Olá meus queridos, primeiros testes com o Firmware do SD2SNES com Super Game Boy 2 ( eu como beta tester não poderia deixar de conferir) agradecimento ao mano Cleverson Almeida pelo pack prontinho, fiquei espantado com o resultado, testei também pokemon red, Yellow e Gold e rodaram perfeitos, somente o Resident Evil Gaiden que não rodou pode ser por eu ter testado a rom em português, mas sem duvida esta maravilhoso este projeto, só pra completar eu estava usando a firmware 1.10.0 e quando coloquei essa nova firmware me pareceu que o sd2snes quando liga o snes carregou mais rápido o boot inicial.

**** L x3, R x3, L x3, R x7 quando o logotipo do Super Game Boy aparecer. Se vc fizer isso, vai ver os créditos do SGB.
**** Pra usar o menu de opções no jogo aperta junto L+R
****Pra mudar a paleta de cores nos jogos GBC aperta o X no controle de snes.
**** Se quiser usar o Super Game Boy 1 pela overlayer, testei aqui e funcionar, já deixei os arquivos prontos e renomeados, obrigado ao amigo Cleverson Almeida
https://www.mediafire.com/file/wi3zosn2cffze7x/SGB1.zip/file
Pack disponibilizado pelo amigo Cleverson Almeida
http://www.mediafire.com/…/k…/sd2snes_firmware_sgb.zip/file…
Com o super gameboy 1 os hook (atalhos) do sd2snes não funcionam, ao menos nos meus testes.
 


Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Roda na versão china?

Já foi confirmado que roda.

No ML é bem mais caro, o pro estava R$ 660 na blackfriday passada no site everdrive.me, aqui no Brasil o valor é bem mais alto.

Eles ainda estão enviando por encomenda normal? (começado por R?)

Desisti de lá por isso e por conta do suporte horrível quando recebi o do PCE com defeito, ainda mais a carcaça do N8 feita em fundo de quintal.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Eles ainda estão enviando por encomenda normal? (começado por R?)

Desisti de lá por isso e por conta do suporte horrível quando recebi o do PCE com defeito, ainda mais a carcaça do N8 feita em fundo de quintal.
Pelo que olhei agora eles enviam por International Registred Mail e custa $ 7,60 (aumentou um pouco, antes custava 7 dólares).
O meu case do N8 para famicom não veio com problema, mas o meu do sd2snes pro veio um pouco fora de padrão e quando encaixo o cartucho totalmente no console eu não consigo ligar ele, pois a ranhura na frente do cartucho ficou um pouco baixa, com isso quando eu ligo meu snes shvc a trava não entra na ranhura e não deixa o botão power subir totalmente para ligar o console, ai tenho que desencaixar um pouco para a ranhura ficar na altura certa. Mas eu não reclamei com a loja porque sai muito mais fácil eu resolver por aqui, vai que eles pedem para eu enviar de volta, sai mais fácil eu arranjar um cartucho japonês barato e trocar a frente ou tirar essa trava do botão power que só tem na primmeira revisão do snes (shvc-cpu-01), na segunda revisão a gpm já não tem essa trava.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Caramba, até com você veio um defeito na carcaça, por cobrarem tão caro deveriam dar um tratamento a lá Stone Age Gamer, e olha que a equipe da loja dos USA deve ser menor que a do Krikzz
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Caramba, até com você veio um defeito na carcaça, por cobrarem tão caro deveriam dar um tratamento a lá Stone Age Gamer, e olha que a equipe da loja dos USA deve ser menor que a do Krikzz
Eu acho que eles deviam vender como no passado onde carcaça era opcional e saia mais barato comprar só a placa. Quando comprei meu everdrive 64 2.0 e o sd2snes normal ainda tinha essa opção e eu comprei só a placa. Eu comprava assim para evitar ser taxado, ai era só um comprar uma fita bem barata para pegar a carcaça.
Eu poderia dar uma lixada para aumentar a ranhura, mas vai que algum dia eu resolva vender ele, então nem tentei modificar a carcaça do pro.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Não é select + D-Pad pro save/load?

Aqui não pisca nada quando faço o comando.

EDIT: Já consegui
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Saiu nova atualização para o núcleo do super gameboy.

  • Fixed window overlay to be per-pixel rather than per-tile. Addresses window graphics problems with CAW bosses and likely many other games.
  • Fixed several dynamic range and popping/clicking APU bugs.
  • Changed in-game hooks to be fpga-only. Hook is no longer run on SNES NMI or IRQ.
  • Added save states (Save=X+R, Load=X+L) for development. To enable, modify sd2snes/config.yml sgb_* settings after booting new firmware. In-game hooks and buttons must be enabled for them to work. One state is recorded in the SRM file. Does not work with MSU audio on SD2SNES classic.
  • Changed SD2SNES classic to only load MSU bit file for enabled ROMs to make development easier. The MSU bit file may lag in development.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Nova atualização do super gameboy

  • Fixed stack overflows due to delayed interrupts by masking OAM STAT interrupt when sprites are disabled.
  • Updated STAT interrupt code to make match/oam coincident.
  • Added MBC1M support. The detection is a hack. It's possible a MBC1 cart is incorrectly detected as MBC1M.
  • Fixed popping noises and some other APU bugs by rewriting output and handling unsigned->signed conversion better. Hopefully this is better than before.
  • Updated wave sample buffer to only update on timer expiration.
  • Updated audio output volume scaling to a closer but still crude approximation of the original SGB2.
  • Added square channel register write side effects involving duty position. Sometimes used to creating ringing in output.
  • Changed square channel duty cycle relative phase and inversion but may not matter.
  • Added some of the APU envelope register write volume corner cases.
  • Fixed RETI setting of IME by adding bypass. Exposes bugs in some games.
  • Changed PPU pipeline to remove DRN wait.
  • Changed interrupts to clean up code a bit.
  • Added serial link transfer interrupt.
  • Changed MCU bus availability to add more clocks. Speeds up save states a little bit.
  • Fixed save state audio glitches by forcing APU writes to disable channels during HLT. There is a tradeoff between forcing all silent channels vs enabling channels with incorrect state.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Super GameBoy atualização

  • Fixed GB RTC. Known bugs are fixed, but it is not well tested. See readme.txt.
  • Updated initial WAV RAM values to match a SGB2.
  • Fixed end of frame line match interrupt.
  • Added extra line of OAM interrupt.
  • Fixed problem with hidden sprites still getting rendered.
  • Fixed some cases of partially flashing scanlines by masking OAM LUT reads/writes when DMA is active.
  • Fixed interrupt related problems by rewriting STAT interrupt generation logic. Removed hack where OAM interrupt was masked using sprite disable flag.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Super GameBoy atualização 04

  • Added another envelope register write side effect.
  • Fixed APU length (enable) counter bug.
  • Added wave RAM protection while channel enabled.
  • Updated audio CIC rates and precision. Removed hack to filter one case of noise which is now handled by CIC.
  • Changed MSU CIC to reduce accumulator precision. Simplified CIC accumulator logic.
  • Fixed duplicate interrupts by removing double trigger on LYC==0 in favor of STAT write spurious int during V-Blank (and other conditions).
  • Added single cycle H-Blank status update on LY==0.
  • Fixed LY early transition to 0 bug for when it is read during scanline 153.
  • Added support for LSDj (128KB SaveRAM). Change from ikari01.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Super GameBoy v05

  • Updated reset state of P1 to handle code that relies on uninitialized value.
  • Added experimental sprite per scanline increase for pro.
  • Added DMA stall on HALT.
  • Updated REG logic to separate read and write buffers.
  • Added DMA from VRAM support.
  • Added config value to allow SGB ingame hooks without needing to enable the existing ingame hooks.
  • Added a few more hashes of supported boot and bios files to avoid disabling hooks.
  • Changed BOOT register to set on write independent of value.
  • Added volume boosting and debug feature to disable SGB enhancements.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Super GameBoy V06

  • Fixed MBC2 register write bug.
  • Fixed several games hanging on save state due to serial state machine not going idle.
  • Fixed another hang on save state issue with ICD2 idle.
  • Fixed joypad data bus bug when both lines asserted.
  • Added a few (partially implemented) mappers. See readme.txt.
  • Added back brightness patch with MSU on classic.
  • Fixed save state audio regression by always allowing dbg src to read/write wave RAM.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Atualização 0.7 do Super GameBoy

  • Fixed another save state hang by added IME state to dbg src.
  • Fixed PBD hang by pushing off H-Blank another bus clock.
  • Added better MBC1M detection.
  • Added support for SGB1 frequency.
  • Fixed row buffer read/write conflict at SGB1 frequency.
  • Fixed partially flashing scanline by giving SNES early notification of a scanline and row buffer completing.
  • Removed checks for disabling in-game hooks and associated override cfg option. User responsible for setting enable/disable correctly and running with functioning boot and bios file.

 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43
O bom que parece que essa é a versão final, segundo o log:

"This is the final version unless major bugs are found and there is time to fix them."

Com isso devemos ter SGB + Save do Furious em breve (ou ainda um FW oficial com SGB, mas acho que esse demora um pouco mais).
 
  • Curtir
Reações: *ka

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Vi uma postagem que o FURIOUS vai lançar um novo firmware pro SGB essa semana, com a implementação de novas funções no menu.

Disse também que em breve os recursos adicionados por ele serão adicionadas em um futuro firmware oficial.
 
  • Curtir
Reações: *ka

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Ele postou essa imagem no discord
unknown.png
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Atualização para quem tem o Pro.



Essa nova versão do FW do Furious que postei acima contém essas duas correções no super game boy e no SA-1 (No SA-1 a correção é somente para o sd2snes pro).

Código:
This game is using the OAM stat interrupt to avoid writing VRAM state when the PPU is actively reading it.  But the interrupt was missing
from line 0 which caused some of the VRAM tile map writes to be dropped.  Should be fixed in the following commit:


1dfbe87


I tested some other problematic games to make sure they didn't break, however I don't have time to test anything else.  It's also
a relatively minor bug which doesn't warrant a new release on its own.
If you'd like to try the fix you can copy the bit file contents of the attached zip file over a sgb07 install.


ek_missing_oam_stat_int.zip



Código:
When using my interposer for the logic analyzer I saw some weird glitches in A23 coming from the SNES that, when they coincide with MCU
read request strobes, could lead to the FPGA yielding BWRAM access to the MCU even though the SNES wants to DMA from it.
As a result, values read by MCU from different BWRAM locations were copied to VRAM by SNES DMA.
However I could not observe this behaviour when inserting the sd2snes into the cartridge slot directly.
Anyway here's a bit file that does some glitch filtering on the address lines
(actually I was surprised that it was not in effect on the SA-1 core, I think I had it enabled in every other core).
fpga_sa1.zip
 
Ultima Edição:

viniciuszouk

Novato
Mensagens
19
Reações
0
Pontos
12
São todos iguais, a unica diferença é o valor de um resistor na porta usb, que eles usavam isso para identificar o china, mas hoje os china utilizam o resistor de mesmo valor, e normalmente quando o china dá algum problema é por causa de alguma solda mal feita.
Qual seria o número do resistor falso ?
E qual o número do resistor original ?
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.687
Reações
15.314
Pontos
1.659
Eu tô namorando um SD2Snes no AliExpress, pelo que pesquisei o bagulho é open source, então teoricamente os China são “oficiais” também, é isso?

O modelo que vi usa o chip Altera Cyclone II, esse chip consigo atualizar como os demais?

Tem alguma “restrição” desse SD2Snes da China?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Eu tô namorando um SD2Snes no AliExpress, pelo que pesquisei o bagulho é open source, então teoricamente os China são “oficiais” também, é isso?

O modelo que vi usa o chip Altera Cyclone II, esse chip consigo atualizar como os demais?

Tem alguma “restrição” desse SD2Snes da China?
Na verdade é um spartan 3 remarcado como cyclone II, o Ikari_01 comprou um desses chinas e analisou. Esse china é igual ao sd2snes normal.
Só é open source até a rev F. O ikari_01 não apoia a venda dos chineses, a idéia do código aberto dele era que cada um pudesse montar o seu, e não montar para ficar vendendo e ganhando dinheiro as custas dele.
Mas o china normalmente funciona igual ao sd2snes normal e pode usar OS mais recente sem problema. Ainda não existe clone do sd2snes pro.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Qual seria o número do resistor falso ?
E qual o número do resistor original ?
O falso pode ser qualquer valor.
O valor do original é 152.
d5W7RJW.jpg


Post do ikari_01
Looks like a "clone", battery brand matches a unit I ordered from Aliexpress. Also the little surfaces for grounding prongs are not tinned as seems to be the case with recent KRIKzz units.
Check if the horizontal resistor next to the USB port says "1691" instead of "1501" or "152"?

Fonte: https://krikzz.com/forum/index.php?PHPSESSID=ue63qv09qsbjrtkiod9s1qdme5&topic=5013.msg38198#msg38198

O original vem com a bateria da vinic, essa da maxell fui que coloquei, o chines normalmente vem com alguma bateria chinesa. Essa foto era do sd2snes normal do krikzz que eu tinha, vendi ele ano passado.

GfacWcr.jpg
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.687
Reações
15.314
Pontos
1.659
Na verdade é um spartan 3 remarcado como cyclone II, o Ikari_01 comprou um desses chinas e analisou. Esse china é igual ao sd2snes normal.
Só é open source até a rev F. O ikari_01 não apoia a venda dos chineses, a idéia do código aberto dele era que cada um pudesse montar o seu, e não montar para ficar vendendo e ganhando dinheiro as custas dele.
Mas o china normalmente funciona igual ao sd2snes normal e pode usar OS mais recente sem problema. Ainda não existe clone do sd2snes pro.

Consegui duas imagens da placa em boa resolução com o vendedor, trata-se de uma Rev. X






Basicamente é uma replica identica a Rev. X então que recebe as mesmas atualizações, isso?

E os componente utilizados são os mesmos do sd2snes normal?
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Consegui duas imagens da placa em boa resolução com o vendedor, trata-se de uma Rev. X






Basicamente é uma replica identica a Rev. X então que recebe as mesmas atualizações, isso?

E os componente utilizados são os mesmos do sd2snes normal?

uso este da china revisão x nunca tive problemas com ele faz atualizações normalmente.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Consegui duas imagens da placa em boa resolução com o vendedor, trata-se de uma Rev. X






Basicamente é uma replica identica a Rev. X então que recebe as mesmas atualizações, isso?

E os componente utilizados são os mesmos do sd2snes normal?

Ele funciona da mesma forma que o sd2snes normal.
As vantagens do pro em relação ao normal são poucas, uma delas é usar msu-1 em jogos que usam sa-1.
 
Topo Fundo