O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Serendipidade news: quais as melhores coisas que já te aconteceram ao acaso? [está escrito x destino]

Sobre algumas coisas que acontecem na nossa vida

  • Cada caso um caso... Mas tendo mais a aceitar na hipótese A

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    12

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.198
Reações
58.356
Pontos
2.009
Me refiro aquelas coisas que acontecem conosco ao acaso e nem tem como explicar. Ia fazer um tópico sobre serendipidade - que depois de ter tomado um cagaço ao descobrir um tumor no cérebro e achando que viveria por alguns meses passei a planejar menos o futuro e deixar mais à sorte do acaso - mas resolvi ampliar o escopo do tema debatido, ainda que, dada a incomplexidade sináptica comum do nosso recinto webal, talvez não seja o melhor local para o debate.

Sou bem cético em relação a tudo, praticamente tendendo ao niilismo, mas tem coisas que acontecem e realmente colocam uma pulga atrás da orelha, nisso vem toda a teoria do caos / efeito borboleta e mais uma sopa filosófica que pode ser usada pra debater o assunto.

Pois então, dias atrás fiz um tópico comentando que tava fazendo 15 anos de empresa e que gosto demais tanto da firma quanto principalmente da minha função. Então parei pra lembrar aqui como entrei na empresa: minha mãe comprava todos os domingos um jornal chamado Diário Gaúcho, que é o jornal mais popular aqui de Porto Alegre e por isso o mais barato, então eu mandava currículo pros anunciantes de emprego.
Casualmente, num desses domingos (ou sábado, sei lá, se não me engano era um jornal pros 2 dias), o entregador se acidentou e não teve o Diário Gaúcho no boteco, então minha mãe comprou a Zero Hora. No rodapé do anúncio tava la a vaga pra trainee de onde trabalho hoje, mandei despretensiosamente o currículo - já que as exigências era muitas - e 4 meses depois eu tava contratado. Esse anúncio mudou toda minha vida e da minha família, tanto que minha mãe tem guardado até hoje.

Outra que aconteceu comigo: na minha última separação praticamente zerei o Tinder e o Happn, já tava querendo me acalmar.
Não sei como é hoje, mas na época o Happn funcionava apenas pra quem se cruzasse, talvez com um raio de poucos metros, alguma coisa assim.
Cortava meu cabelo na Rua Avenida Quintino Boicaiuva e no dia que fui cortar o cabelo tinha um acidente com o motoboy numa esquina a uns 300 metros da barbearia, que me deixou uns 30 min parado então perdi o horário, aí remarquei pro dia seguinte.
To eu lá todo bonito cortando meus cabelos dourados então resolvi mostrar o Happn pro meu cabeleireiro que também tava se separando mas ainda tava meio perdido. De cara apareceu uma guria linda, aparentemente discreta, com ótimo emprego. Na hora dei o like, depois fui desbravando, levei pra jantar e ela me comentou que não éramos pra estar ali, pois justamente no dia que deu o crush no happn o uber teve que mudar de rua e passar na frente do cabeleireiro, ela pegava todos os dias uma rua próxima pra ir pra onde ela morava.
5 anos depois essa guria virou minha esposa, a pessoa que arrumou minha vida.

Teria pelo menos outros 50 casos desses, mas peguei apenas os que me vem mais rapidamente em mente.

A questão é:
1) No caso do jornal / emprego atual, foi pura casualidade toda a combinação de fatores ou já estava escrito, ou seja, eu teria o emprego da mesma forma, porém por uma via diferente?
Mas indo mais a fundo é a onde a coisa realmente fica louca: o que fez o motoboy se acidentar? Imaginem que, sei lá, um gato escapou do terreno e saiu correndo pra rua, então o motoboy tentou desviar e caiu... O que fez o gato se soltar? Vamos imaginar que o adolescente da casa chegou bêbado e esqueceu o portão aberto... Então o que fez o adolescente chegar bêbado? E assim vai quase que ad infinitum, culminando no momento que os classificados de emprego do "jornal errado" tenham parado na mão da minha mãe.

2) No caso de quando conheci minha esposa, foi pura casualidade toda a combinação de fatores ou já estava escrito, ou seja, eu teria conhecido ela da mesma forma, porém por uma via diferente? Dá pra fazer o mesmo exercício acima, ir regredindo quase que infinitamente.

QUEREM ENLOUQUECER AINDA MAIS ATÉ TEREM QUASE QUE UMA CRISE EXISTENCIAL? Perguntem pros pais de vocês como eles se conheceram. Os meus é papo pra outra hora, mas foi também a partir de uma cadeia de coincidências que fez os 2 se conhecerem, copularem e assim nascer esse lindo ser que vos fala.

Aqui é impossível não pensar no efeito borboleta, mas a questão toda é: estava tudo escrito ou é simplesmente o acaso, um conjunto de coincidências sem explicação lógica que levam a determinado acontecimento?

Eu tendo a acreditar que tudo não passa de coincidência, uma sucessão de acontecimentos que culminam em determinado fato, mas tá aí o tópico aberto pra discussão.

Aliás, isso tudo me faz lembrar o ESPETACULAR Quem Quer Ser um Milionário.

"O que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?
A- Ele trapaceou;
B- Ele sabia as respostas;
C- Ele é um gênio;
D- Estava escrito"

Ainda que eu discorde da resposta que o filme dá no final.
Sei, também, que dá pra viajar ainda mais no tema, Determinismo, Fatalismo e os caraio, mas acho que com o que foi exposto já é o suficiente pra rolar um AVC na tetada.

Reflitão.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.537
Reações
43.182
Pontos
1.003
Corrigido.













JÁ TO INDO
Mermao, depois dessa editada sua ai eu só penso nesse trecho do seu tópico

To eu lá todo bonito cortando meus cabelos dourados então resolvi mostrar o Happn pro meu cabeleireiro que também tava se separando mas ainda tava meio perdido.

A gente já sacou que vc e o cabelereiro se cruzaram e se cruzaram para outros lugares, tá tranquilo falar aqui no forum, ninguem vai lhe encher o saco não.
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
39.144
Pontos
2.069
Po tu usa um app que conecta estranhos que estão se cruzando e acha estranho que se cruzou.

Óbvio que desses tantos que você cruza, terá vários que por algum motivo não "deveriam" estar ali. Ou porque foram fazer um favor pra alguém. Ou porque bem naquele dia precisou de algo na região. E outras infinitas possibilidades.
Poderia ter cruzado com alguém que rotineiramente passa ali? Poderia. Mas não poderia também, e foi o que ocorreu.

Vlw abs
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.727
Reações
18.474
Pontos
703
Mano, o universo está simplesmente cagando para a nossa existência, somos irrelevantes perante o cosmos...

Não existe destino ou algo pré-determinado...nada...é tudo aleatório...

Prepotência demais pensar o contrário....
 

berethor_walker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.107
Reações
2.711
Pontos
734
Pessoal aqui é nilista demais pra esse tipo de coisa mano.
De qualquer forma belo tópico
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.549
Reações
70.237
Pontos
2.059
difícil dizer, mas mano. Tem umas coisas que aconteceram na minha vida que são inexplicáveis. Não sei se Deus teria tempo pra roteirizar mas ninguém em sã consciência conseguiria prever
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.978
Reações
230.405
Pontos
2.529
Serendipidade é meu pau na sua metade. Vai ser gay assim lá no sul
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.198
Reações
58.356
Pontos
2.009
Po tu usa um app que conecta estranhos que estão se cruzando e acha estranho que se cruzou.

Óbvio que desses tantos que você cruza, terá vários que por algum motivo não "deveriam" estar ali. Ou porque foram fazer um favor pra alguém. Ou porque bem naquele dia precisou de algo na região. E outras infinitas possibilidades.
Poderia ter cruzado com alguém que rotineiramente passa ali? Poderia. Mas não poderia também, e foi o que ocorreu.

Vlw abs
Não gato, tu não entendeu.
Na verdade não acho nada estranho, muito pelo contrário, minha visão é a mais cética possível.

Minha dúvida é: nesse caso, se não fosse a sucessão de fatores que fizessem eu cruzar com ela no app, eu teria conhecido ela mas por outro meio e / ou outro dia? Ou foi como era pra ter sido mesmo, não fossem as coincidências eu nunca teria a conhecido?

Eu tendo a ir na segunda opção, mas o tema tá aí pra debate.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
39.144
Pontos
2.069
Não gato, tu não entendeu.
Na verdade não acho nada estranho, muito pelo contrário, minha visão é a mais cética possível.

Minha dúvida é: nesse caso, se não fosse a sucessão de fatores que fizessem eu cruzar com ela no app, eu teria conhecido ela mas por outro meio e / ou outro dia? Ou foi como era pra ter sido mesmo, não fossem as coincidências eu nunca teria a conhecido?

Eu tendo a ir na segunda opção, mas o tema tá aí pra debate.
Provavelmente não teria conhecido...

Na minha visão, tudo na vida é uma sucessão de inúmeros fatores. Cada pequena ação direciona pra algum lugar, mas não é "destino" nem nada que "está escrito". É só porque isso é o normal de acontecer - tudo leva a algo. Porém diferentes caminhos/ações vão levar a diferentes consequências/situações.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.424
Reações
22.044
Pontos
1.109
Tópico maravilhoso.

Quanto mais pra trás a gente vai no Efeito Borboleta, mais louco nosso cérebro fica.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.497
Reações
50.515
Pontos
1.504
O bug que afetou o Zé de postar toda hora.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.679
Reações
13.371
Pontos
1.189
Que bom que pensar assim lhe faz bem, Zé.

Vida segue. Sem azar e sem sorte.
 
Topo Fundo