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Shawn Layden (Ex Sony): Quando um jogo custa mais de US$200 milhões, exclusividade é um calcanhar de aquiles.

Majima-San

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O Shawn Layden já havia tocado no assunto no passado, só que ele errou FEIO em suas previsões, ele havia dito que os Orçamentos para AAAs iriam dobrar do PS4 para o PS5, mas que os lucros da divisão não acompanhariam, só que os lucros aumentaram 5x no PS5, e a divisão de jogos da Sony hoje está em seu melhor momento

Correções e ajustes em diante são para tentar que no PS6 um lucro de 5x seja possível, inclusive a portagem a PC. Se por ventura essas estratégias derem errado, o PS5 segue sendo a plataforma mais bem sucedida da história da empresa, quanto a finanças, o dado oficial, extraído da Crude Data, é esse post aqui abaixo, que convenientemente ninguém parou para interagir

No caso da Sony, todo esse drama não é porque ela está no prejuízo (não está, lucra muuuuito mais agora do que na época de PS1-PS2-PS3, quando os jogos eram produzidos por uma fração do que são atualmente), mas sim porque não há estratégia clara para crescimento futuro.
 

Majima-San

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Quem dera se tudo isso fosse papinho de guerra santa de console.

Chefões da indústria, analistas, demissões em massa, dados e fatos mostrando a realidade do cenário atual.
Vou até deixar uma passagem do chefão atual da Sony durante os resultados fiscais:



Esqueçam da MS ou Starfield, só olhem o que está acontecendo. Esqueçam da guerra santa.

Só corrigindo, o chefão da Sony não disse isso em relação à corporação, e sim no contexto do Q&A, em resposta a perguntas dos acionistas. Vou separar as duas frases que você colou, e as retificar


1) PRIMEIRA FRASE:

But overall growth and sustainable profitability, or increasing margin, how will that translate to these goals? I don’t think people understand that deeply. I think that is the problem of the organization.


Ele só está se referindo aos empregados, disse que visitou os estúdios, e acha que os funças não têm noção de como seus esforços se traduzem em crescimento global e geração de lucros sustentada, e não que a divisão de games não gera lucros, leia o documento oficial da Sony:



1710170050216.png



2) SEGUNDA FRASE:



I think there is room for improvement. And that has to do with, how do you use the money? Or about the schedule of development, or how to fulfill one’s accountability towards development. Those are my frank impressions.


Ele só estava se referindo à Bungie, o acionista pediu por um update sobre a publisher recém-adquirida, o Totoki acha que ali tem espaço pra melhorar, do ponto de vista de negócio, e não foi um excerto em relação ao setor de games como um todo



1710170350144.png


FONTE OFICIAL: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/23q3_qa.pdf
 

Majima-San

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Só corrigindo, o chefão da Sony não disse isso em relação à corporação, e sim no contexto do Q&A, em resposta a perguntas dos acionistas. Vou separar as duas frases que você colou, e as retificar


1) PRIMEIRA FRASE:

But overall growth and sustainable profitability, or increasing margin, how will that translate to these goals? I don’t think people understand that deeply. I think that is the problem of the organization.


Ele só está se referindo aos empregados, disse que visitou os estúdios, e acha que os funças não têm noção de como seus esforços se traduzem em crescimento global e geração de lucros sustentada, e não que a divisão de games não gera lucros, leia o documento oficial da Sony:



Visualizar anexo 381424



2) SEGUNDA FRASE:



I think there is room for improvement. And that has to do with, how do you use the money? Or about the schedule of development, or how to fulfill one’s accountability towards development. Those are my frank impressions.


Ele só estava se referindo à Bungie, o acionista pediu por um update sobre a publisher recém-adquirida, o Totoki acha que ali tem espaço pra melhorar, do ponto de vista de negócio, e não foi um excerto em relação ao setor de games como um todo



Visualizar anexo 381425


FONTE OFICIAL: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/23q3_qa.pdf

Só pra complementar, as frases não são idênticas, porque as que você colou saíram de tradução simultânea feita pela imprensa, em tempo real, durante a reunião de Q&A, o documento oficial saiu depois: apesar de distintas, elas se referem aos empregados e à Bungie, respectivamente, esses erros de tradução aí + fora de contexto se referiram a esses dois trechos, quem fez a tradução errada foi o Genki, e na hora do tuíte ele não colou as perguntas, a mídia acabou reportando as sentenças incompletas, não foi sua culpa
 

Spunck

Bam-bam-bam
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E adianta o que lançar um jogo de 200 milhões no xbox, os caixistas não vão comprar, só se lançar no gamepass ou no eneba baratinho kkkkk, é melhor continuar exclusivo em uma plataforma que vende do que em um monte e vender igual.
 

Majima-San

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Quanto ao argumento de Console War do tópico, as assertivas do Shawn entram em conflito com os remédios, inclusive via entrevista completa:

1) O que não é sustentável mesmo é tocar um ecossistema com AAAs via serviços de assinatura, o modelo da Sony é na verdade altamente lucrativo, muito mais que os das gerações passadas (onde jogos eram mais baratos pra se produzir, e os concorrentes eram mais frágeis), e olha que ela teve que arcar com 3.9 bilhões de dólares de abatimento da compra da Bungie. Os remédios atuais são para reverter os investimentos dos acionistas em 5x no Playstation 6, resultado que o PS5 obteve em relação ao PS4

2) O Shawn cita como destino a ênfase em sequências e o franqueamento excessivo, ao mesmo tempo que argumentam com "olha a Nintendo", só que isso é contraditório, porque ninguém passa nem perto de franquar e fazer tantas sequências das mesmas franquias quanto a Nintendo. Hoje em dia praticamente inexiste o conceito de Nova IP dentro de Kyoto, o que teria potencial para tal acaba assumindo-se derivativo. Eu já vinha dizendo há uns 3 anos que o destino infeliz da Sony é Nintendizar, no sentido de reduzir em massa o investimento em IPs inéditas, mas ainda não vai acontecer nessa geração, pelo menos não em massa.


3) A Sony não parou de publicar AAs, a sugestão de que é o caso é HILÁRIA. Ela simplesmente não parou, aliás, porta uma publisher (a Aniplex) que só faz AAs

Line Up de 2020:

1) Dreams
2) Ghost of Tsushima
3) Iron Man VR
4) Predator Hunting Grounds
5) The Last of Us PT 2
6) Miles Morales
7) Demon's Souls Remake
8) Astro's Playroom
9) Sackboy A Big Adventure
10) Patapon 2 Remastered
11) Tilt Brush VR
12) MLB The Show 2020
13) NIOH 2


Treze games, só dois são AAAs no sentido clássico tratado no tópico, TLOUS 2 e Gotsu, sendo que entra em conflito porque o argumento Console War é que Gotsu custou barato (60 mi), portanto não é o mesmo AAA que GoW Ragnarok, que quem chama Demon's Souls Remake e Miles Morales (e Returnal) de AAAs estão viajando.

Ou são AAAs, ou a Sony não parou de fazer AAs

O que ocorre é que os inhouse são muito caprichados no orçamento médio pra alto, Ratchet and Clank Rift Apart por exemplo custou 80 milhões

Em 2022 a Sony lançou muitos games pequeninos, sequência de Fantavision, Firewall Ultra, Horizon Call of the Mountain, Tren, Ghostbusters VR, aliás, alguém me explique como lançar 4 first parties para VR em 1 ano significa parar de fazer AA, sendo que VR = AA

O mero ato de investir em VR já é um sinal do nível de loucura dessa conversa

Quem olha pra 2023, e vê Helldivers 2, Stellar Blade e Rise of the Ronin em sua grade de publicação, e segue com essa oratória é um retardado mental
 


renbh

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então a Sony está com o mesmo problema, porque ela está pensando seriamente em lançar simultaneamente pra PC. Pode se preparar para exclusivos com menor qualidade então.

Com certeza seria uma queda (não precisa ir longe, olha a bagunça que foi o lançamento de BG 3 e estamos falando apenas de versão Series X e S), mas baseado na estratégia apesentada na apresentação do resultado fiscal passado não acredito que ela fará isso com seus medalhões, afinal ela contratou empresas especializadas em portar para PC para este tipo de trabalho. Devemos ver algo como um ou dois anos de intervalo, o que seria suficiente para entregar qualidade em ambas e evitar portes cagados que estamos vendo por aí.

Se ela vende zero pra PS5 e passa a vender 1 milhão de unidades, onde está o lado ruim da coisa? Ah, ela vai deixar de vender consoles. Ela já não vende mesmo! O ecossistema da MS é software, sempre foi.

Em games não é, ela não recebe royalties pelo fato dos games rodarem no Windows. Ecossistema é aquilo que você controla, certifica e cobra uma taxa de vitrine. Se não tiver isso não tem grana extra e sem grana extra a rentabilidade cai (os relatórios fiscais mostram que, sem royalties, a estrutura que a M$ montou sem considerar a Activision não é lucrativa).

Ela poderia ter isso se sua loja digital emplacasse como acontece com Steam (que é ecossistema mais saudável e lucrativo na plataforma), mas a forma como ela faz dinheiro com isso hoje é com sua base de consoles, é lá que ela ganha quando a EA vende FUT e game base, é lá que ela ganha quando a galera compra Harry Potter ou compra cash card no GTA V.

Se ela vender 1 milhão de unidades (o que seria um excelente número dada a situação) pagando rolyaties para Sony e isso e isso prejudica minimamente sua base o negócio já não vale a pena, a questão é que os jogos que ela está migando não só já são catalogo, como já não eram systrem sellers no lançamento. Há uma abismo de diferença entre fazer isso e lançar um Hellblade 2 day one no concorrente, como está, prometeram uma bomba e entregaram uma biribinha como foi na época do Ori no Switch.

Você está falando de DC agora. Antes você estava falando de Barbie. E tenho certeza que em em menos de 2 anos o filme da boneca estará disponível para prime sem precisar de assinatura. Faz parte da estratégia da MAX. Primeiro cinema, 6 meses depois streaming Max e 1~2 anos depois libera pra quem pagar mais, Amazon, Netflix ou outro serviço.

Falei de Barbie para mostrar que uma coisa é lançar um filme flopado um ano depois em um concorrente direto, outra é fazer o mesmo com um service seller. O tratamento de exclusividades vai de acordo com impacto.

A estratégia de lançar esta montoeira de filmes DC não fez diferença alguma na dinamica de assinaturas do Max, então sim, estamos falando de uma situação de ganho. Por isso que falei que eles tem medir tudo antes de fazer negócios do tipo, eu, particularmente, não esperaria muito de uma migração rápida de Barbie e Duna 2 para fora da Max, mas vai saber, a Warner está contra a parede e o mercado atual é completamente imprevisível.
 

renbh

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Quando vem fulano ex CEO de empresa pra falar alguma coisa é preciso ter senso crítico, pois foi assim com o mercado na época dos MMO, com trocentos CEOs e analistas falando que o single player iria morrer e que nada se susteria se cada um não emplacasse um MMO, a nova tendência que ditaria o mercado a partir daí. Estamos em 2024 e os single players continuam existindo, sendo que essa fala foi do início - meados dos anos 2000.

Isso sem contar que muitas vezes o cara se torna Ex por algum motivo de direcionamento. Claro que um cara desse tem acesso a dados da época dele,que ele pode falar sobre custos e estratégias passadas, mas quem tá lá não fica mandando informação privilegiada e nem que, em sua nova função, ele acompanhe com a mesma proximidade o mercado onde trabalhava.

Em suma, o Layden está fora do jogo a tempo suficiente para não direcionar mais como a música toca, assim como o Moore que, mesmo sendo extremamente competente, naquela migração para o futebol errou todas as suas previsões do mercado de games. Vale como uma opinião de alguém que já ditou o ritmo da Sony e que entende do negócio.
 

renbh

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1) O que não é sustentável mesmo é tocar um ecossistema com AAAs via serviços de assinatura, o modelo da Sony é na verdade altamente lucrativo, muito mais que os das gerações passadas (onde jogos eram mais baratos pra se produzir, e os concorrentes eram mais frágeis), e olha que ela teve que arcar com 3.9 bilhões de dólares de abatimento da compra da Bungie. Os remédios atuais são para reverter os investimentos dos acionistas em 5x no Playstation 6, resultado que o PS5 obteve em relação ao PS4

Acho que isso vai daquele número máximo de assinantes. Se chegar um número bom, até produções faraônicas como as dos streamings dá para pagar.

Recentemente tenho mudado um pouco meu conceito, não sei se o GP está tendo o crescimento explosivo necessário para virar esta chave, talvez se fosse uma migração para serviço geral de streaming teríamos um aumento expressivo da base instalada para acelerar o processo, mas como as coisas estão hoje sei lá.

Gostaria de ver mais informações sobre custos e arrecadação reais do serviço e ver se as produções de peso que devem vir com mais frequencia agora irá mudar o ritmo de crescimento.
 

Receita Federal

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Isso sem contar que muitas vezes o cara se torna Ex por algum motivo de direcionamento. Claro que um cara desse tem acesso a dados da época dele,que ele pode falar sobre custos e estratégias passadas, mas quem tá lá não fica mandando informação privilegiada e nem que, em sua nova função, ele acompanhe com a mesma proximidade o mercado onde trabalhava.

Em suma, o Layden está fora do jogo a tempo suficiente para não direcionar mais como a música toca, assim como o Moore que, mesmo sendo extremamente competente, naquela migração para o futebol errou todas as suas previsões do mercado de games. Vale como uma opinião de alguém que já ditou o ritmo da Sony e que entende do negócio.

Vou deixar apenas isso aqui pra vc ver como a narrativa do mundo do pirulito não se sustenta:



O que esse Zé Ninguém pensa que está fzd? Abrindo um estúdio focado em AAA graficoso que passou a ser encarado como péssimo negócio pelo punhado de Ex-CEO e pelos adeptos do videogame fracassado da Microsoft que decidiram encabeçar essa cruzada também?

UÉ?

Por acaso ele mora em uma caverna? Não sabe que está em desacordo com tudo o que andamos lendo por aqui? Deve ter entrado ontem no ramo. Alguém por favor mande um inbox para ele com este tópico!
 

renbh

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Vou deixar apenas isso aqui pra vc ver como a narrativa do mundo do pirulito não se sustenta:



O que esse Zé Ninguém pensa que está fzd? Abrindo um estúdio focado em AAA graficoso que passou a ser encarado como péssimo negócio pelo punhado de Ex-Ceo e pelos adeptos do videogame fracassado da Microsoft?

UÉ?

Por acaso ele mora em uma caverna? Não sabe que está em desacordo com tudo o que andamos lendo por aqui? Deve ter entrado ontem no ramo. Alguém por favor mande um inbox para ele com este tópico!


Eu até acho que estudio pequeno fazer game de porte é arriscado, já que ele não tem como absorver um flop, é acertar ou morrer.

Mas, na prática, AAA é talvez o cenário mais previsível em termos de sucesso nos games (um mercado que, como o de filmes e séries, é de risco), afinal são poucos jogos anuais e onde a publicidade é largamente mais intensa, é diferente de um game indie onde o cara que faz tem que lutar com dezenas de jogos sendo lançados todo mês ou com GaaS onde você tem um monte de gente disputando a atenção das mesmas pessoas.

Claro que, em uma análise geral, aumento de custo é complicado, mas também não dá para ignorar que também há um aumento enorme de receita. Uma ou duas gerações atrás a Sony fazia U$ 30 por unidade vendida de forma física (pagando aí todos os atravessadores e custo de produção/logística da mídia), hoje ela faz praticamente U$ 70 na mídia digital, isso por si só já cobre aumento de custos sem contar a evolução natural do número de unidades vendidas, que no PS1 ela comemorava passar levemente das 10 milhões de unidades com um GT, mas hoje ela chama game que vendeu menos de 8 milhões de flop.

Este papo de que games AAA vão acabar ouço desde a geração PS2, são quase tão velhos quanto a própria definição de AAA. Uma hora pode até ser verdade, mas não vai ser previsões de profetas do apocalipse que vai ditar alguma coisa.
 

Majima-San

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Não discordo que é questão de gosto, mas um lance que acho que tem pego bastante pra sony nesse lado é que todos os jogos dela mais ou menos seguem a mesma fórmula e a mesma pegada.

Galera gosta de criticar a Nintendo mas Pokemon, Mario, Splatoon, Zelda e etc são bem diferentes entre si por exemplo, enquanto jogos como God of War, Horizon e The Last of Us apelam todos para o mesmo publico e seguem mais ou menos o mesmo caminho.

A Sony está precisando dar uma diversificada nessa biblioteca dela, eu até jogo esse tipo de jogo mas é mais quando eu tenho aqui de bobeira e tals, eu não tenho vontade alguma de ativamente perseguir esse tipo de jogo então como ela só faz coisa nesse naipe ai eu praticamente não tenho incentivo atualmente para correr atrás de um Playstation.

Então se você curte esse tipo de jogo bom pra você por que é praticamente só o que a Sony faz hoje em dia, mas se você não curte ai fica mais complicado.


Post risível, como de costume, os jogos se diferenciam primeiramente pelos seus gêneros:


- Zelda = God of War (Adventure)

- Mario 3D World = Sackboy A Big Adventure (Platformer)

- Splatoon = Helldivers 2/Returnal (Shooter)


Se os 3 games da Sony são a mesma coisa, os da Nintendo também


Além disso, se diferenciam pelo tom, pelos temas, pelos aspectos visuais, e pelos subgêneros. Eu consigo citar 60 jogos da Sony dos últimos 5 anos que são coloridos, cartunescos, joviais, com dificuldade baixa, acessíveis e voltados para todos os públicos. Tipo os da Nintendo.


De Fat Princess Adventures a Dreams

De Chimparty, à Destruction All Stars

De Hardware Rival, à Astro's Playroom

De Knowledge is Power, a Ratchet and Clank Rift Apart


Me cite um ÚNICO game da Nintendo voltado para o público maduro, que tenha violência explícita, seja RATED M for Mature, e tenha visuais fotorrealistas

Comparar a Nintendo com a Sony quando o assunto é diversidade é anedótico, aliás, comparar qualquer uma soft com a Sony nesse ínterim é pra rir com a cara pra dentro da camisa, curiosamente quem tem potencial para ultrapassá-la neste quesito é a Microsoft, a Nintendo vai continuar fazendo jogos desse jeito aqui em 99% dos casos


1710279515306.png
 

sebastiao coelho neto

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Me cite um ÚNICO game da Nintendo voltado para o público maduro, que tenha violência explícita, seja RATED M for Mature, e tenha visuais fotorrealistas
Só uma coisa, jogo com vioência explicita não atrai adultos, atrai adolescentes. Sabe um jogo que atrai adultos? Esse aqui:

1710280670716.png

esse também:

1710280395054.png

Ou esse:

1710280444813.png
 

-Saint-

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Notícia requentada, ele falou isso no lançamento do Uncharted4!
 

osfelas

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E não foram sucesso comercial.

Esses jogos "fodas" não conquistaram o público, são exaltados em bolhas como aqui no fórum.
Não deram prejuízo tbm, foram jogos com orçamentos menores, se tivessem dada continuidade nesse estilo de jogo ai sim poderiam ter vendas melhores , não sei se vc lembra mas nem os AAA vendiam bem no ps3, a coisa melhorou no ps4 , então não eram culpa dos games e sim do momento que o ps3 vivia.
 

renbh

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Notícia requentada, ele falou isso no lançamento do Uncharted4!

Estas entrevistas se repetem, a pouco tempo tinha tópico do Peter Moore baseado em reciclagem de opinião que ele deu em 2012.

É o tipo de previsão relógio, você fica repetindo a mesma coisa independente do que está acontecendo na realidade (geralmente baseado em ideologia ou em convicção), afinal vai que uma hora os ponteiros se acertam e a coisa se comprova.
 

Majima-San

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Só uma coisa, jogo com vioência explicita não atrai adultos, atrai adolescentes. Sabe um jogo que atrai adultos? Esse aqui:

Visualizar anexo 381630

esse também:

Visualizar anexo 381628

Ou esse:

Visualizar anexo 381629


De fato, jogos violentos atraem adolescentes também, mas isso porque adolescentes se caracterizam pela afeição a temas e entes do mundo adulto e maduro (sexo, drogas, álcool, festas, violência), para provar para si mesmos e para suas autoridades que já cresceram, é o mesmo mecanismo psicológico pelo qual se escondem dos pais para assistirem a filmes pornôs, fogem de casa, ou somem para passar o verão na Praia, em empregos temporãos.

Os 3 jogos que você citou apelam a Non-Gamers e Ultra-Casuais (entre os quais, adultos), justamente porque games Hardcore explicitamente violentos os afastam, eles batem o olho em um God of War ou um Elden Ring, e só de verem o game rodando, julgam-no complexo demais para a falta de costume deles ante os joysticks. Portanto, esses exemplos reforçam meu ponto


Esse meme aqui é falso, Pokémon de fato é um game que apela ao público infanto-juvenil



1710337957877.png


Independentemente de atraírem também adolescentes, falo sobre temática e aspecto visual, os games da Nintendo são monotom, se você quiser desintoxicar e partir para estilos e temas diferentes, você tem dificuldade para encontrar



ADVENTURE DA NINTENDO:


1710338041305.png





ADVENTURES DA SONY



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SHOOTER DA NINTENDO

1710338325803.png



SHOOTERS DA SONY



1710338405622.png




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JOGO DE CORRIDA DA NINTENDO



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JOGOS DE CORRIDA DA SONY





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PLATFORMER 3D DA NINTENDO


1710339450417.png



PLATFORMERS 3D DA SONY


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Você encontra versões cartunescas e fotorrealistas, jogo violentos e family friendly, games casuais e hardcore, até mesmo gêneros que incomumente não têm gráficos estilizado, ex, platformers, existem exemplos, os games da Nintendo se parecem muito mais entre si
 

sebastiao coelho neto

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De fato, jogos violentos atraem adolescentes também, mas isso porque adolescentes se caracterizam pela afeição a temas e entes do mundo adulto e maduro (sexo, drogas, álcool, festas, violência), para provar para si mesmos e para suas autoridades que já cresceram, é o mesmo mecanismo psicológico pelo qual se escondem dos pais para assistirem a filmes pornôs, fogem de casa, ou somem para passar o verão na Praia, em empregos temporãos.

Os 3 jogos que você citou apelam a Non-Gamers e Ultra-Casuais (entre os quais, adultos), justamente porque games Hardcore explicitamente violentos os afastam, eles batem o olho em um God of War ou um Elden Ring, e só de verem o game rodando, julgam-no complexo demais para a falta de costume deles ante os joysticks. Portanto, esses exemplos reforçam meu ponto


Esse meme aqui é falso, Pokémon de fato é um game que apela ao público infanto-juvenil



Visualizar anexo 381713


Independentemente de atraírem também adolescentes, falo sobre temática e aspecto visual, os games da Nintendo são monotom, se você quiser desintoxicar e partir para estilos e temas diferentes, você tem dificuldade para encontrar



ADVENTURE DA NINTENDO:


Visualizar anexo 381714





ADVENTURES DA SONY



Visualizar anexo 381728







SHOOTER DA NINTENDO

Visualizar anexo 381718



SHOOTERS DA SONY



Visualizar anexo 381719




Visualizar anexo 381720




JOGO DE CORRIDA DA NINTENDO



Visualizar anexo 381721



JOGOS DE CORRIDA DA SONY





Visualizar anexo 381727






PLATFORMER 3D DA NINTENDO


Visualizar anexo 381732



PLATFORMERS 3D DA SONY


Visualizar anexo 381731




Você encontra versões cartunescas e fotorrealistas, jogo violentos e family friendly, games casuais e hardcore, até mesmo gêneros que incomumente não têm gráficos estilizado, ex, platformers, existem exemplos, os games da Nintendo se parecem muito mais entre si
Os jogos da Nintendo apelam para um público infantil mas também são palatáveis para adultos, seja pela nostalgia, pelos temas amenos ou pela simplicidade do gameplay. Certos jogos AAA para o público "adulto" precisam de um tutorial de horas pra aprender tudo e se a pessoa passa 15 dias sem jogar esqueceu metade do que aprendeu.

E quanto ao meme do pokemon, se você pensar na nostalgia ele tem muito sentido.
 

Snake-Eyes

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Os jogos da Nintendo apelam para um público infantil mas também são palatáveis para adultos, seja pela nostalgia, pelos temas amenos ou pela simplicidade do gameplay. Certos jogos AAA para o público "adulto" precisam de um tutorial de horas pra aprender tudo e se a pessoa passa 15 dias sem jogar esqueceu metade do que aprendeu.

E quanto ao meme do pokemon, se você pensar na nostalgia ele tem muito sentido.
Sem contar essa necesidade sos pre adolecentes, criancas e adolecentes per se de se auto achar mais adultos por jogarem jogos violentos e com sexo. Esse mesmo publico com problemas de auto estima e o que denigra os jogos supostamente infantis da nintedo ou qualquer um outro jogo realmente adulto como Candy Crush por nao apelarem ao sexo e a violencia.
 

renbh

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Ao contrário. Ele teve a visão disso na época.
O vazamento recente da Insomniac só trouxe a verdade nua e crua disso.
Agora é ver como as empresas vão enfrentar esses problemas. Algumas já estão fazendo isso.

O vazamento mostrou aumento do custo, como é óbvio, mas também aumento considerável de receita, sem contar que ainda estava no processo de transição para o custo de U$ 70 que é quase 20% a mais do que estava antes, então a receita ainda teve aumento considerável de games como LoU 2 para cá.

Não cara, as receitas dos estudios mostram que está longe de ser um problema, os números eram menores na geração PS360 mesmo com os custos da época. O que ele falou faz tanto (ou deixa de fazer) sentido quanto era na época em que ele liderou a Sony e levou para o caminho contrário ao que faz propaganda agora.

Então não tem tração, na verdade é eco de um assunto que acontece desde a transição do PS2 para PS3 e estamos ai a mais de 20 anos esperando o "morimbundo" que é a produção AAA bater as botas.

Na verdade o maior problema do AAA agora não é custo, mas a origem deste custo. Lucro enorme estes jogos dão, AC Valhalla bateu mais de U$ 1 bilhão de receita, mas é jogo de 2020, feito por uma quantidade enorme de pessoas, cadê o próximo grande título da franquia? Os games AAA não estão com custos proibitivos, eles estão é demorados demais, envolvem pessoas demais, isso diminui o output e faz com que a produtora busque alternativas para estas janelas. É daí que vem a ideia dos selos indies, financiar estudios externos, investir em serviços, para gerar recursos, mesmo que menores, entre grandes lançamentos.
 
Ultima Edição:

.:Zeldo:.

Supra-sumo
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Alguém tem que avisar o Totoki que ele não sabe ler números e que sua análise da situação da produção de jogos AAA está errada.
Eu pensava que existia apenas uma turma que vive em um mundo paralelo, mas estou descobrindo que alguns sonystas tb vivem em um mundo imaginário. Um mundo no qual a Sony fala que está ruim, mas as pessoas entendem que está melhor do que nunca.
É de cair da borda da terra plana.
 

Gamer King

O Soberano
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Alguém tem que avisar o Totoki que ele não sabe ler números e que sua análise da situação da produção de jogos AAA está errada.
Eu pensava que existia apenas uma turma que vive em um mundo paralelo, mas estou descobrindo que alguns sonystas tb vivem em um mundo imaginário. Um mundo no qual a Sony fala que está ruim, mas as pessoas entendem que está melhor do que nunca.
É de cair da borda da terra plana.
Eu acho que se o próximo CEO da SIE vier do fórum tudo ficará bem.

A estratégia é clara, dobrar a aposta em exclusividades para o PS5 pq vender console é vida, não importa que a maioria dos gamers não joguem em console, é preciso se fechar nesse mundinho e também não se preocupar com aumento de custos (nem está tão caro assim).

A situação atual é muito boa como sabemos e seguindo essa fórmula será um sucesso cada vez mais estrondoso.

O Totoki é um ignorante, o cara é de outra área da Sony e quer mexer em time que está ganhando.
 

-Saint-

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Ao contrário. Ele teve a visão disso na época.
O vazamento recente da Insomniac só trouxe a verdade nua e crua disso.
Agora é ver como as empresas vão enfrentar esses problemas. Algumas já estão fazendo isso.
Não teve ele alegava que o orçamento subiriam em decorrência da necessidade de mão de obra, e isso não aconteceu, foi inflação vinda da pandemia, Spider 2 com a mesma Equipe custou o dobro!

Outra coisa que fez ele dar um tiro na própria cara é que ele dizia que teria de achar um equilíbrio perdendo parte das vendas de consoles e ganhando no PC!


E isso não ocorreu, aconteceu exatamente como o Kaz disse, o console não teve a imagem lesionada por isso, mas a marca sim, os medalhões como GOW vendem bem no PC, mas tem muita coisa que foi fiasco em vendas da Sony, como os jogos da Mídia Molecule!

Não sabemos(mesmo estando na cara) se como o Kaz previu iria dar m**** ao longo do tempo com perca de base instalada!

Mas tá meio na cara que sim!
 

Majima-San

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Os jogos da Nintendo apelam para um público infantil mas também são palatáveis para adultos, seja pela nostalgia, pelos temas amenos ou pela simplicidade do gameplay. Certos jogos AAA para o público "adulto" precisam de um tutorial de horas pra aprender tudo e se a pessoa passa 15 dias sem jogar esqueceu metade do que aprendeu.

E quanto ao meme do pokemon, se você pensar na nostalgia ele tem muito sentido.

Sim, apela a todas as idades numa vertente menos hardcore, apanhando até adultos (embora o público-alvo principal da maior parte dos jogos seja infanto-juvenil), assim com Tetris. Alguns games são Late-Teens (Xenoblade, Metroid), e alguns são jogadores maduros (Animal Crossing), mas todos com verve semelhante

A questão que trago é que, ao se comprometer a incluir também crianças, a Nintendo precisa se tolher, e abrir mão de temas, tratos e estilos. Ex, violência, gráficos fotorrealistas, uso de múltiplos botões do joystick, tudo isso afasta crianças.

Não tenha dúvidas, esses dias eu estava jogando TLOUS 2 de fone, e minha filha de 4 anos entrou sem que eu a tivesse visto, e flagrou a Ellie sendo dilacerada viva por um facão. Ela ficou tão assustada, que precisei de 15 minutos para acalmá-la, como a inteligência dela é grande (a bichinha é danada), ela ficou perguntando se aquilo ali existia de verdade, se era a mesma coisa que aconteceu com o tio dela (que faleceu num latrocínio, ela escutou as conversas da família no dia do ocorrido).


Aí, fica assim


DOIS EXEMPLOS VISUAL NOVEL/WALKING SIMS DA NINTENDO


a) Famicon Detective Club:

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b) Another Code R:


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QUATRO EXEMPLOS DE VISUAL NOVEL/WALGING SIMS DA SONY


a) Fotorrealista, grounded on reality, maduro (Detroit)

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b) Estilizado + bizarro/perturbador (HERE THEY LIE)


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images



c) 3d Soturno (Déracine)


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1710433171988.png



d) Cartunesco/Anime (Witch of the Holy Night)



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Zé Dorguinha

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O Shawn Layden já havia tocado no assunto no passado, só que ele errou FEIO em suas previsões, ele havia dito que os Orçamentos para AAAs iriam dobrar do PS4 para o PS5, mas que os lucros da divisão não acompanhariam, só que os lucros aumentaram 5x no PS5, e a divisão de jogos da Sony hoje está em seu melhor momento

Correções e ajustes em diante são para tentar que no PS6 um lucro de 5x seja possível, inclusive a portagem a PC. Se por ventura essas estratégias derem errado, o PS5 segue sendo a plataforma mais bem sucedida da história da empresa, quanto a finanças, o dado oficial, extraído da Crude Data, é esse post aqui abaixo, que convenientemente ninguém parou para interagir

divisao plastreio está em seu melhor momento mesmo, demitindo 1k de pessoas, fechando estúdios todo ano e portando todos os jogos pra pc e alguns pra Xbox E tendo a menor margem de lucro dos últimos tempos.

o PlayStation tá ótimo.
 

renbh

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divisao plastreio está em seu melhor momento mesmo, demitindo 1k de pessoas, fechando estúdios todo ano e portando todos os jogos pra pc e alguns pra Xbox E tendo a menor margem de lucro dos últimos tempos.

o PlayStation tá ótimo.

Mas este é o melhor momento do Playstation, o último ano fiscal foi o ano de maior arrecadação da divisão na história. A ponto dos caras estarem pagando centenas de milhões de dólares da Bungie e ainda ter lucro nível auge do PS4.

A demissão não tem a ver com ser saudável ou não, mas com reajuste de mercado. É o problema de contabilizar apenas demissões e não contratações, fica a impressão de que tudo está diminuindo quando na verdade as empresas estão maiores que antes da pandemia. No caso dos games, de forma geral, as empresas acharam que o crescimento de mais de 40% acima do previsto na pandemia seria o novo padrão e contrataram a rodo, agora que os números voltaram a um patamar de evolução normal vão ter que queimar gordura. Streaming passou por isso dois anos atrás, agora é a vez do mercado de games.
 

Zé Dorguinha

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Mas este é o melhor momento do Playstation, o último ano fiscal foi o ano de maior arrecadação da divisão na história. A ponto dos caras estarem pagando centenas de milhões de dólares da Bungie e ainda ter lucro nível auge do PS4.

A demissão não tem a ver com ser saudável ou não, mas com reajuste de mercado. É o problema de contabilizar apenas demissões e não contratações, fica a impressão de que tudo está diminuindo quando na verdade as empresas estão maiores que antes da pandemia. No caso dos games, de forma geral, as empresas acharam que o crescimento de mais de 40% acima do previsto na pandemia seria o novo padrão e contrataram a rodo, agora que os números voltaram a um patamar de evolução normal vão ter que queimar gordura.

Faturamento é diferente de lucro líquido, de que adianta faturar 100 bilhões e ter 10 dólares de lucro líquido?

A contabilização contábil da bungie ja foi finalizada faz tempo.

A margem de lucro eh bem abaixo da época do ps4, e está em um dígito já faz 2 anos. Segue imagem abaixo, sendo a Sony a linha azul.

IMG_2317.jpeg

Se continuar assim, a marca não deve durar muito tempo.
 

O Rei Rubro

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Eu acho que se o próximo CEO da SIE vier do fórum tudo ficará bem.

A estratégia é clara, dobrar a aposta em exclusividades para o PS5 pq vender console é vida, não importa que a maioria dos gamers não joguem em console, é preciso se fechar nesse mundinho e também não se preocupar com aumento de custos (nem está tão caro assim).

A situação atual é muito boa como sabemos e seguindo essa fórmula será um sucesso cada vez mais estrondoso.

O Totoki é um ignorante, o cara é de outra área da Sony e quer mexer em time que está ganhando.

Os livros de administração estão superados.
 

renbh

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Faturamento é diferente de lucro líquido, de que adianta faturar 100 bilhões e ter 10 dólares de lucro líquido?

A contabilização contábil da bungie ja foi finalizada faz tempo.

Mas eu falei de ambos, de faturamento e lucro (falei que o lucro é o mesmo do auge do PS4 mesmo pagando a Bungie que não foi contabilizado, em 2022 a Sony pagou cerca de U$ 400 milhões referente aquisição).

O gráfico que você postou de porcentagens, sem analisar valor bruto não adianta (21% de que? Dependendo do número um 10% pode gerar mais dinheiro que um 21%), mas no caso da Sony temos todos os números. O lucro de U$ 1,85 bilhão atual da Sony, se somar com o que foi gasto na Bungie, é superior ao lucro de qualquer momento do PS4 que já eram os maiores da empresa até então.

Eles só perdem para os anos de pandemia que ficaram na faixa dos U$ 3 bilhões que é justamente o que falei, um avanço pontual e não sustentável (não dá para manter o lucro com os custos baseados nesta projeção), por isso as empresas estão reajustando seu quadro de funcionários. O mercado de pandemia simplesmente não existe mais.

Em suma, se você tirar os anos anormais de pandemia onde todo mundo ficou em casa consumindo streaming e games, você vai ter resultados melhores que a geração passada que são melhores que a geração anterior que terminou no vermelho. E ainda com a vantagem que dá para fazer mais dinheiro se ajustar custos, já que a receita continua aumentando.
 
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