O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SNES] - SF 2 Turbo - Quando a CAPCOM trolou a Nintendo (A SEGA também)!

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Antes que alguém acho que foi engano, não, o título do tópico está correto e o motivo não é gerar brigas.

A treta que rolou por causa de um vídeo no YouTube sobre jogo do SNES, tamanho de sprites, que sempre ressuscitam perguntas como se jogo X de arcade pode ser portado para os consoles (qualquer um) e etc., me fez pensar sobre as conversões de Arcade e me peguei na conversão do SF2 Turbo para o SNES.

O motivo de pensar nessa conversão é que ela sempre gera uma grande controvérsia na comunidade retrogamer sobre qual a melhor, mega ou snes.

OBS.: Em tempo, HOJE, a melhor versão é a hack do Mega feita pelo mestre @Pyron; mas o que quero mostrar com essa menção é como a CAPCOM era preguiçosa na hora de fazer as conversões e como o Mega poderia ter sido muito melhor explorado.... e a coisa fica pior ainda quando analisamos a versão do SNES.

1 - Ruim no SNES: SF2 vs SF2T:

Peguemos o primeiro do SNES, o SF2:
ROM Speed 200ns (SlowROM)
ROM Size 16 Mb
ROM Bank LoROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
O jogo tinha:
  • 12 personagens (8 selecionáveis e 4 não);
  • 2 cores para cada personagem usando um código (Não era game genie);
  • Todos os selecionáveis tinham final semelhante ao Arcade (O do Ryu é exclusivo do SNES) ;
  • 12 estágios;
  • 2 estágios bônus;
  • Cenários interativos (Ryu, Ken, Guile, M. Bison).

O jogo estava completo, mesmo que sofrendo alterações em alguns finais, mas tudo que se tinha nos Arcades estava lá.

Depois a CAPCOM lança a continuação, o SF2T:
ROM Speed 120ns (FastROM)
ROM Size 20 Mb
ROM Bank HiROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
O jogo tinha:

  • Os mesmos 12 personagens, mas agora todos selecionáveis;
  • 3 cores para cada personagem, sendo a normal e uma que variava em função do modo de jogo (Normal ou Turbo) usando um código;
  • Todos os finais semelhantes ao Arcade;
  • 12 estágios;
  • 3 estágios bônus;
  • Cenários interativos (Ken, Guile, M. Bison).
A CAPCOM aumentou o tamanho do cartucho em 4Mb, mas usou isso no que? Basicamente:
  • Melhorar alguns finais;
  • Incluir as pinturas se finalizar sem perder round;
  • Incluir uma 3º cor para os personagens; e
  • Incluir um estágio bônus .
Sendo que ao mesmo tempo ela excluiu as tábuas quebráveis no cenário do Ryu e excluiu o final onde o Ryu fica dando shoryuken na cachoeira (excluindo também aquele cenário).

Quanto aos cenários que sofreram alterações visuais, não acho que os 4Mb foram usados pra isso, pois o @Pyron fez várias alterações visuais na versão do Mega, incluindo a imagem da face do M. Bison assim que se inicia o jogo, e o tamanho da rom praticamente não sofreu alteração.

Isso só mostra como a CAPCOM foi preguiçosa frente a ela mesma, mas querem ver ficar pior?

2 - Ficando pior: SF2T vs TMNT Tournament Fighter:

Tem um jogo do SNES que quando saiu eu fiquei doido pra jogar, inclusive ele foi matéria de capa da antiga Game Power nr 18.

Imagens para lembrar:
tmnttf-14.png


tmnttf-29.png


Vídeo de game play:



Dados do jogo:
ROM Speed 200ns (SlowROM)
ROM Size 16 Mb
ROM Bank LoROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
O jogo tinha:

  • 12 personagens, mas 2 não selecionáveis nos modos de 1 player (os 2 sendo chefes, podem ser selecionados no modo vs usando um código) ;
  • 2 cores para cada personagem;
  • Cada personagem possui um super golpe que se usa enchendo uma barra de especial;
  • Todos personagens selecionáveis com final e 1 final para o modo estória;
  • 12 estágios, sendo que alguns eram expansíveis, igual aos de MvsC (Acho que o de Chrome Dome e do Raphael, mas certeza no do Rei Rato, conforme no vídeo acima), mas apenas na versão japonesa do jogo (foi lançada depois e recebeu essa melhoria);
  • 1 estágio bônus; e
  • Cenários interativos (Chrome Dome, Aska, Raphael, Rei Rato) e todos os cenários tem ou alguma coisa animada ou com efeito de paralax.
Com os mesmos 16Mb da primeira versão do SF2, a Konami na sua época de ouro entregou um jogo com o mesmo número de personagens, grandes e bem animados; cenários bem feitos interativos e alguns que podem ser expandidos durante a luta, boa jogabilidade, boa música, 2 modos de jogo de 1 player, e o jogo ainda conta com abertura longa coisa que no SF2 do SNES não existe.

Na minha opinião, a Konami entregou um jogo muito mais polido e bem feito que o SF2/SF2T.

3 - Mas e então?

Como falei no início, o tópico não é para brigas.

É para mostrar que as vezes se fica em discussões que são infrutíferas como "qual a melhor conversão de um jogo?" ou "um console consegue receber uma versão do arcade de um jogo?", quando o mesmo console possui jogos no mesmo estilo que podem ser igualmente bons ou melhores que aquele jogo famoso do Arcade (TMNT Tournament Fighter é apenas um, existem outros como o Gundam Wings) e que com uma boa programação se fazia muito.

Pra finalizar, na minha visão, a preguiçosa da CAPCOM trolou os 2 grupos da época, SEGA e Nintendo, rsrs.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
No caso do Mega, tiveram preguiça de refazer todos os sprites pra usar a resolução de 320x224 disponível e acabaram copiando e colando os sprites já feitos para a resolução de 256x224 do snes. (como a grande maioria dos ports da época) Claro, tem a questão de quantidade da memória disponível para o cartucho, talvez dava pra caber ou teriam que aumentar mais uns 2-4mb.
 

Jet-ryu

Habitué da casa
Mensagens
19
Reações
27
Pontos
83
Joguei os 2 mas minha opinião: naquela época só de ter o jogo em casa já era uma vitória, meu vizinho tinha o de mega e eu o turbo do snes apesar das diferenças eu não considerava nenhuma melhor que a outra, mas ambas perdiam muito em relação ao original, a capcom poderia sim fazer algo mais aproximado com o fez com os bons ports de super street.
Se não me engano o port de snes tinha umas vaias ou aplausos ao terminar as lutas pra tapar a parada da musica no final.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Vc ta esquecendo um detalhe: a Capcom não dava muita bola pro Mega Drive.

A Capcom ja era preguiçosa no SNES, imagina então no Mega.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.878
Reações
11.393
Pontos
774
Joguei os 2 mas minha opinião: naquela época só de ter o jogo em casa já era uma vitória, meu vizinho tinha o de mega e eu o turbo do snes apesar das diferenças eu não considerava nenhuma melhor que a outra, mas ambas perdiam muito em relação ao original, a capcom poderia sim fazer algo mais aproximado com o fez com os bons ports de super street.
Se não me engano o port de snes tinha umas vaias ou aplausos ao terminar as lutas pra tapar a parada da musica no final.
Na época ninguém ligava para essa contagem de pixels. Só o fato de ter o jogo em casa já deixava a molecada feliz.
 


Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Vc ta esquecendo um detalhe: a Capcom não dava muita bola pro Mega Drive.

A Capcom ja era preguiçosa no SNES, imagina então no Mega.

Sim, tem razão, ela não ligava para o Mega.

Fi, a Capcom gosta de ganhar dinheiro fazendo o mínimo esforço possível e incrivelmente continua desse jeito até hoje(sendo o pico do absurdo na era PS360/Wii).

Eu sei disso, mas as pessoas, na hora de "brigar" feito 5º série pelo seu game/console, não lembram disso e ai temos situações desagradáveis.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Ok. Então, a Capcom deveria fazer o quê?

Deixar de lançar a atualização no SNes porque ele já tinha a versão base? Fãs de Super Nes iriam enlouquecer com a Capcom se isso rolasse...


***Minha frustração com a Capcom foi porque ela não lançou a versão Super SF 2 Turbo e consoles de 16 bits tiveram que se contentar com a versão normal do Super SF2 (que acho meio brocha, desculpe).

Aliás, na época quem levou essa versão Super Turbo foi só o 3DO, console que todo mundo tinha em casa, né? Ou seja, pouca gente jogou ela em casa.
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
O problema do SF2 e 2T foi o "efeito SF", onde todos só jogavam ele e nada mais (tinha até a "bomba" SF III).
Daí outros jogos que não fossem SF não eram bem vistos: Fatal Fury Special, Art of Fighting e este Tournament Fighters eram deixados de lado pelos jogadores.

Eu mesmo fui um destes jogadores. O cara da locadora quis me oferecer Art of Fighting para jogar e fiquei apenas 10 minutos jogando ele e logo depois troquei pelo SF 2 "vanilla". :D :D :D
Nesta época AoF já tinha Super Golpes (para todos os lutadores) assim como o jogo das Tartarugas Ninjas (apesar da barra de energia não encher de forma justa neste último).

Hoje em dia jogo praticamente todos e por incrível que pareça fui começar a jogar outros quando testei o cartucho de Fatal Fury Special e vi os Super Golpes dele.

Do Mega eu curto o SF 2' por causa da parte sonora: músicas e efeitos sonoros são bem melhores nele.

E na realidade o upgrade da versão II para II Turbo só foi mesmo uma maquiagem pensando em $$$$$, além de uma resposta aos jogos piratas de SF.


3DO e PC receberam uma versão do SSF2 Turbo e realmente foi uma pena não ter sido lançado nem mesmo para o snes que com certeza teria capacidade de rodá-lo (veja SFZ/A 2).
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Vc ta esquecendo um detalhe: a Capcom não dava muita bola pro Mega Drive.

A Capcom ja era preguiçosa no SNES, imagina então no Mega.

Aí é que está. A Capcom era "preguiçosa" com o mega, devido as restrições de acesso ao Master System (e olha que ela ainda teve jogos publicados nesse videogame).
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Aí é que está. A Capcom era "preguiçosa" com o mega, devido as restrições de acesso ao Master System (e olha que ela ainda teve jogos publicados nesse videogame).

Quais restrições no Master?


A Capcom não dava muita bola pro Mega pq o console não fazia muito sucesso no Japão, inclua nesse pacote outras grandes produtoras japonesas como Konami e Square, a Square mesmo nunca se interessou em produzir algo pro Mega.

Na época a Capcom preferia produzir vários Mega Man pro Nintendinho do q algum jogo pro Mega, no máximo apenas deixava a própria Sega fazer ports de alguns jogos dela pro Mega tipo Strider ou Ghouls e Ghosts.

Só depois q o Mega começou a fazer sucesso nos EUA foi que as produtoras olharam com mais carinho pro Mega Drive, e ainda sim normalmente era o time secundário q se encarregada de produzir os jogos.
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.713
Reações
3.473
Pontos
1.019
Sinceramente, os ports de SF2 e derivados para SNES e MD nem eram dos piores, se levarmos em consideracao as aberracoes que foram os ports do primeiro Mortal Kombat. Aquilo sim foi trabalho porquissimo nos dois consoles. Sei que nao foi a Capcom, so estou comparando que ate que o trabalho deles nao foi tao ruim assim.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Capcom é preguiçosa demais. Sempre foi e sempre vai ser.
O que salva ela é a quantidade de jogos bons e divertidos que ela tem.
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Sinceramente, os ports de SF2 e derivados para SNES e MD nem eram dos piores, se levarmos em consideracao as aberracoes que foram os ports do primeiro Mortal Kombat. Aquilo sim foi trabalho porquissimo nos dois consoles. Sei que nao foi a Capcom, so estou comparando que ate que o trabalho deles nao foi tao ruim assim.
Nem tanto! Apesar de ter censura, principalmente por não haver sangue, Mortal Kombat 1 ainda entregou um jogo muito bom visualmente falando e também na parte sonora.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Meu problema com os jogos de luta no Mega Drive se resumia a limitação do controle. Não conheci NINGUÉM que investiu no controle de 6 botões.

Naquela época eu até me divertia até com o MK censura livre do SNES. Agora, jogar SF emulando o arcade de botequim que só tinha 3 botões não rolava... :klingua
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Quais restrições no Master?

Os jogos da Capcom eram feitos pela empresa, mas tinha que ser adquirido pela Sega e serem reprogramados para sua liberação correta no sistema, pois a Capcom não estava nem aí.

Como a Nintendo dominava com o NES e a segunda opção era a NEC, a Sega comprava os royalties dos jogos e os reprogramava. O problema é que essa ideia veio basicamente no final da vida do console e pro mega drive, a coisa ficava mais estranha ainda. Mesmo o console sendo o "primeiro" 16 bits do mercado (lembrando que a arquitetura do PCE também é de 16 bits, mas "capado" pelo video de 8 bits).

A Capcom sempre priorizou o mercado japonês e não o "overseas" (como era conhecido as Américas e vice versa) e as coisas só entraram nos eixos quando a Sega prometeu lascar eles na justiça por causa do port horrendo de SF II que eles fizeram como demo (e isso com a Sega mandando muita grana pra liberação do jogo no videogame) e isso fez com que eles descartassem o primeiro protótipo e fizeram o Special Champion Edition (que incluía a versão Turbo), mesmo assim, com muitos atrasos.

Se a Capcom tivesse feito mais ports de qualidade (comparando ao que foi feito em Final Fight CD e Mercs), QUEM SABE o Sega CD poderia ter tido um final menos infeliz (ou até o 32X poderia ser encaixado nessa, afinal de contas, muita coisa foi cancelada por eles para esses videogames, vide Aliens vs Predator, Darkstalkers e Street Fighter the Movie)


A culpa não foi DIRETAMENTE da Capcom, pois sabemos que a Sega também tem sua parcela, mas me lembro dessa história mais porque aparecia muitas críticas em revistas importadas como a DieHard Gamefan e a EGM que criticavam.
 
Ultima Edição:

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
A jogabilidade no SNES era podre. Quase impossivel fazer os fatalities, por exemplo.

Enquanto isso, no MD os graficos eram horriveis.

Talvez eu tivesse dificultade com o Fatality do Liu Kang, porém dos demais eu conseguia fazer, inclusive aquele do Sub Zero que congela e depois destrói o adversário...
Acho que em relação ao fatality este não seria o problema
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.177
Pontos
1.839
Qualquer versão de SF2 que não arcade pre geração Playstation era meia boca. Não era a mesma coisa igual prometeram nas paginas da EGM na época. Primeira mentira que eu guardei nesta grande indústria vital e tão mentirosinha.

A diferença é que como já dito acima, só de poder jogar o jogo em casa...já era um put* negócio. Mas atualmente eu não sei porque alguém jogaria alguma versão de SF2 que não seja a original arcade ou talvez algum dos 999 ports que fizeram para praticamente toda e qualquer máquina depois do PS1. Versões 16 bit pra mim não servem de muita coisa hoje em dia a não ser nostalgia.

Quando me dá vontade de jogar SF2, eu jogo a versão redesenhada do PS3 ou a original do arcade.
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Ok. Então, a Capcom deveria fazer o quê?

Deixar de lançar a atualização no SNes porque ele já tinha a versão base? Fãs de Super Nes iriam enlouquecer com a Capcom se isso rolasse...


***Minha frustração com a Capcom foi porque ela não lançou a versão Super SF 2 Turbo e consoles de 16 bits tiveram que se contentar com a versão normal do Super SF2 (que acho meio brocha, desculpe).

Aliás, na época quem levou essa versão Super Turbo foi só o 3DO, console que todo mundo tinha em casa, né? Ou seja, pouca gente jogou ela em casa.

Não, não queria que a CAPCOM deixasse de lançar o SF2T, mas mostra como ela realmente poderia ter feito um trabalho melhor e mais polido, principalmente no SNES porque ela já tinha o jogo pronto, pois é o SF2 com mudanças cosméticas, diferente do que tivemos com o SSF2.

Isso mostrar que muita "briga" que se gera, quando se analisa mais pé no chão se vê que a briga é sem motivo, e não comparei mega com snes, comparei snes com o próprio snes.

Na época tbm tinha a propaganda do tamanho do cartucho (Agora com 16Mb, 20Mb, 24Mb) mas o tamanho não necessariamente tem haver com qualidade, por isso falei do jogo das tartarugas da Konami: Com o mesmo tamanho do primeiro SF2 tem uma quantidade maior de conteúdo que o SF2T que tem 4Mb a mais, em matéria de jogo, ná minha visão, o TMNT Tournament Fighter é melhor que os SF2 e SF2T .
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
TMNT Tournament Fighters/Mutant Warriors apresenta mais conteúdo, começando pela barra de poder, Super Golpes e chefes desbloqueáveis; além de demais truques.
 
Topo Fundo