Kyo Olhos Demoniacos
Ei mãe, 500 pontos!
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Antes que alguém acho que foi engano, não, o título do tópico está correto e o motivo não é gerar brigas.
A treta que rolou por causa de um vídeo no YouTube sobre jogo do SNES, tamanho de sprites, que sempre ressuscitam perguntas como se jogo X de arcade pode ser portado para os consoles (qualquer um) e etc., me fez pensar sobre as conversões de Arcade e me peguei na conversão do SF2 Turbo para o SNES.
O motivo de pensar nessa conversão é que ela sempre gera uma grande controvérsia na comunidade retrogamer sobre qual a melhor, mega ou snes.
OBS.: Em tempo, HOJE, a melhor versão é a hack do Mega feita pelo mestre @Pyron; mas o que quero mostrar com essa menção é como a CAPCOM era preguiçosa na hora de fazer as conversões e como o Mega poderia ter sido muito melhor explorado.... e a coisa fica pior ainda quando analisamos a versão do SNES.
1 - Ruim no SNES: SF2 vs SF2T:
Peguemos o primeiro do SNES, o SF2:
O jogo estava completo, mesmo que sofrendo alterações em alguns finais, mas tudo que se tinha nos Arcades estava lá.
Depois a CAPCOM lança a continuação, o SF2T:
Quanto aos cenários que sofreram alterações visuais, não acho que os 4Mb foram usados pra isso, pois o @Pyron fez várias alterações visuais na versão do Mega, incluindo a imagem da face do M. Bison assim que se inicia o jogo, e o tamanho da rom praticamente não sofreu alteração.
Isso só mostra como a CAPCOM foi preguiçosa frente a ela mesma, mas querem ver ficar pior?
2 - Ficando pior: SF2T vs TMNT Tournament Fighter:
Tem um jogo do SNES que quando saiu eu fiquei doido pra jogar, inclusive ele foi matéria de capa da antiga Game Power nr 18.
Imagens para lembrar:
Vídeo de game play:
Dados do jogo:
Na minha opinião, a Konami entregou um jogo muito mais polido e bem feito que o SF2/SF2T.
3 - Mas e então?
Como falei no início, o tópico não é para brigas.
É para mostrar que as vezes se fica em discussões que são infrutíferas como "qual a melhor conversão de um jogo?" ou "um console consegue receber uma versão do arcade de um jogo?", quando o mesmo console possui jogos no mesmo estilo que podem ser igualmente bons ou melhores que aquele jogo famoso do Arcade (TMNT Tournament Fighter é apenas um, existem outros como o Gundam Wings) e que com uma boa programação se fazia muito.
Pra finalizar, na minha visão, a preguiçosa da CAPCOM trolou os 2 grupos da época, SEGA e Nintendo, rsrs.
A treta que rolou por causa de um vídeo no YouTube sobre jogo do SNES, tamanho de sprites, que sempre ressuscitam perguntas como se jogo X de arcade pode ser portado para os consoles (qualquer um) e etc., me fez pensar sobre as conversões de Arcade e me peguei na conversão do SF2 Turbo para o SNES.
O motivo de pensar nessa conversão é que ela sempre gera uma grande controvérsia na comunidade retrogamer sobre qual a melhor, mega ou snes.
OBS.: Em tempo, HOJE, a melhor versão é a hack do Mega feita pelo mestre @Pyron; mas o que quero mostrar com essa menção é como a CAPCOM era preguiçosa na hora de fazer as conversões e como o Mega poderia ter sido muito melhor explorado.... e a coisa fica pior ainda quando analisamos a versão do SNES.
1 - Ruim no SNES: SF2 vs SF2T:
Peguemos o primeiro do SNES, o SF2:
O jogo tinha:ROM Speed 200ns (SlowROM)
ROM Size 16 Mb
ROM Bank LoROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
- 12 personagens (8 selecionáveis e 4 não);
- 2 cores para cada personagem usando um código (Não era game genie);
- Todos os selecionáveis tinham final semelhante ao Arcade (O do Ryu é exclusivo do SNES) ;
- 12 estágios;
- 2 estágios bônus;
- Cenários interativos (Ryu, Ken, Guile, M. Bison).
O jogo estava completo, mesmo que sofrendo alterações em alguns finais, mas tudo que se tinha nos Arcades estava lá.
Depois a CAPCOM lança a continuação, o SF2T:
O jogo tinha:ROM Speed 120ns (FastROM)
ROM Size 20 Mb
ROM Bank HiROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
- Os mesmos 12 personagens, mas agora todos selecionáveis;
- 3 cores para cada personagem, sendo a normal e uma que variava em função do modo de jogo (Normal ou Turbo) usando um código;
- Todos os finais semelhantes ao Arcade;
- 12 estágios;
- 3 estágios bônus;
- Cenários interativos (Ken, Guile, M. Bison).
- Melhorar alguns finais;
- Incluir as pinturas se finalizar sem perder round;
- Incluir uma 3º cor para os personagens; e
- Incluir um estágio bônus .
Quanto aos cenários que sofreram alterações visuais, não acho que os 4Mb foram usados pra isso, pois o @Pyron fez várias alterações visuais na versão do Mega, incluindo a imagem da face do M. Bison assim que se inicia o jogo, e o tamanho da rom praticamente não sofreu alteração.
Isso só mostra como a CAPCOM foi preguiçosa frente a ela mesma, mas querem ver ficar pior?
2 - Ficando pior: SF2T vs TMNT Tournament Fighter:
Tem um jogo do SNES que quando saiu eu fiquei doido pra jogar, inclusive ele foi matéria de capa da antiga Game Power nr 18.
Imagens para lembrar:
Vídeo de game play:
Dados do jogo:
O jogo tinha:ROM Speed 200ns (SlowROM)
ROM Size 16 Mb
ROM Bank LoROM
ROM Type Normal
SRAM Size 0 Kb
- 12 personagens, mas 2 não selecionáveis nos modos de 1 player (os 2 sendo chefes, podem ser selecionados no modo vs usando um código) ;
- 2 cores para cada personagem;
- Cada personagem possui um super golpe que se usa enchendo uma barra de especial;
- Todos personagens selecionáveis com final e 1 final para o modo estória;
- 12 estágios, sendo que alguns eram expansíveis, igual aos de MvsC (Acho que o de Chrome Dome e do Raphael, mas certeza no do Rei Rato, conforme no vídeo acima), mas apenas na versão japonesa do jogo (foi lançada depois e recebeu essa melhoria);
- 1 estágio bônus; e
- Cenários interativos (Chrome Dome, Aska, Raphael, Rei Rato) e todos os cenários tem ou alguma coisa animada ou com efeito de paralax.
Na minha opinião, a Konami entregou um jogo muito mais polido e bem feito que o SF2/SF2T.
3 - Mas e então?
Como falei no início, o tópico não é para brigas.
É para mostrar que as vezes se fica em discussões que são infrutíferas como "qual a melhor conversão de um jogo?" ou "um console consegue receber uma versão do arcade de um jogo?", quando o mesmo console possui jogos no mesmo estilo que podem ser igualmente bons ou melhores que aquele jogo famoso do Arcade (TMNT Tournament Fighter é apenas um, existem outros como o Gundam Wings) e que com uma boa programação se fazia muito.
Pra finalizar, na minha visão, a preguiçosa da CAPCOM trolou os 2 grupos da época, SEGA e Nintendo, rsrs.