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(Sprite Update) UNFINISHED PROJECTS - Poste aqui suas idéias, Concepts Arts, Projetos Inacabados...)

gamermaniacow

Ei mãe, 500 pontos!
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#71
Sempre tive várias ideias, o problema sempre foi a execução. Mas agora eu até me disponho a fazer cursos e aprender uma ferramenta pra sair do papel.

Alguém me indica uma ferramenta pra eu cursar? Ou que dê pra dar aquela estudada sozinho e pegar as manhas?
Bom, são inumeras áreas de atuação na produção de um jogo, é necessário ter conhecimento sobre vários assuntos e softwares.

Qual seu foco? Ou ta pretendendo criar um jogo inteiro sozinho? Qual é a ideia do seu jogo?
Qual genero (RPG, ação, Shooter...) Qual o foco (Grande foco em narrativa, no gameplay...) Se é 2D ou 3D, qual o estilo visual (Cartoon, realista, pixel art...), e assim vai... Responda essas perguntas básicas que geralmente os softwares chegarão até você.
 


krazyx

The Matrix Engineer
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#72
Bom, são inumeras áreas de atuação na produção de um jogo, é necessário ter conhecimento sobre vários assuntos e softwares.

Qual seu foco? Ou ta pretendendo criar um jogo inteiro sozinho? Qual é a ideia do seu jogo?
Qual genero (RPG, ação, Shooter...) Qual o foco (Grande foco em narrativa, no gameplay...) Se é 2D ou 3D, qual o estilo visual (Cartoon, realista, pixel art...), e assim vai... Responda essas perguntas básicas que geralmente os softwares chegarão até você.
Sempre pensei muito em vários tipos, mas eu sempre caio no desejo de um plataforma com liberdade total de interação, porém com aspectos RPG...

Eu manjo de desenho, conceitos dos personagens e tal, e tem um parceiro que manja de photoshop e programação... O resto a gente dá um jeito...

Aí minha ideia é me especializar numa ferramenta pra consolidar tudo isso, talvez um blender ou construction... Não manjo qual é o melhor para uma aplicação independente.
 

gamermaniacow

Ei mãe, 500 pontos!
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#73
Sempre pensei muito em vários tipos, mas eu sempre caio no desejo de um plataforma com liberdade total de interação, porém com aspectos RPG...

Eu manjo de desenho, conceitos dos personagens e tal, e tem um parceiro que manja de photoshop e programação... O resto a gente dá um jeito...

Aí minha ideia é me especializar numa ferramenta pra consolidar tudo isso, talvez um blender ou construction... Não manjo qual é o melhor para uma aplicação independente.
Aqui no fórum tem uma galera que usa o Construct, da uma passada lá no tópico.

Quanto ao Blender, ele é primeiramente, um software 3D, não uma Engine. Já ouvi falar dessa ferramenta de criação de jogo, mas duvido muito que seja realmente bom.
 

krazyx

The Matrix Engineer
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#75
Essa é a reação que eu espero das pessoas rsrs

Um jogo com visão de plataforma, mas que vc pode interagir com o cenário, utilizando veículos, armas, entrar em casas, escalar prédios e que tenha um universo suficientemente grande pra parecer que vc anda por uma cidade...

Vai dar trabalho? Com certeza!
Mas eu tenho pra mim que será muito foda.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
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#76
Respostando pq postei no topico errado:

Resolvi fazer uns casual mobile games por algumas razoes.
  • Posso fazer sozinho
  • Não demora tanto
  • Quero aprender mais sobre marketing
  • Quero construir um portfólio
  • Quero construir um plano de negócios a longo prazo pra tentar viver só de games daqui alguns anos

Minha mãe sempre jogou muito casual games, desde a época do tetris no meu primeiro gameboy, então eu to usando ela como publico alvo e principal tester.

Video do progresso do primeiro jogo
É um jogo da memória com alguns twists


É simplezão mas pra fazer isso, polir visualmente e adicionar features tipo share, rate, achievements e etc. da um trabalho da porra.
To contabilizando as horas e ja to com quase 200, mas logo o jogo ta pronto
 


Macbee

Bam-bam-bam
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#77
Respostando pq postei no topico errado:

Resolvi fazer uns casual mobile games por algumas razoes.
  • Posso fazer sozinho
  • Não demora tanto
  • Quero aprender mais sobre marketing
  • Quero construir um portfólio
  • Quero construir um plano de negócios a longo prazo pra tentar viver só de games daqui alguns anos

Minha mãe sempre jogou muito casual games, desde a época do tetris no meu primeiro gameboy, então eu to usando ela como publico alvo e principal tester.

Video do progresso do primeiro jogo
É um jogo da memória com alguns twists


É simplezão mas pra fazer isso, polir visualmente e adicionar features tipo share, rate, achievements e etc. da um trabalho da porra.
To contabilizando as horas e ja to com quase 200, mas logo o jogo ta pronto
Parabéns pela visão! Tem que dar um passo de cada vez mesmo.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
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#78
Parabéns pela visão! Tem que dar um passo de cada vez mesmo.
Acho que eu nunca postei aqui (porque isso foi fazem uns 3 anos) mas há um tempo me dei o objetivo de fazer um projeto 100% solo com o prazo de 1 mes.
O resultado foi esse:


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.TurboVitamin.Fractapocalypse&hl=en

Na epoca fiquei feliz com o fato de conseguir cumprir minhas proprias deadlines e tal, o problema foi que dai peguei muita confiança e fiquei fazendo coisa muito grande e nao terminando nada, ai agora resolvi pensar pequeno a longo prazo, tipo fazer uns 5 games pequenos antes de me arriscar com algo maior de novo.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
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#81
Respostando pq postei no topico errado:

Resolvi fazer uns casual mobile games por algumas razoes.
  • Posso fazer sozinho
  • Não demora tanto
  • Quero aprender mais sobre marketing
  • Quero construir um portfólio
  • Quero construir um plano de negócios a longo prazo pra tentar viver só de games daqui alguns anos

Minha mãe sempre jogou muito casual games, desde a época do tetris no meu primeiro gameboy, então eu to usando ela como publico alvo e principal tester.

Video do progresso do primeiro jogo
É um jogo da memória com alguns twists


É simplezão mas pra fazer isso, polir visualmente e adicionar features tipo share, rate, achievements e etc. da um trabalho da porra.
To contabilizando as horas e ja to com quase 200, mas logo o jogo ta pronto
Update


Depois de uns playtests com a familia da minha namorada que eu fiz no natal eu percebi que a curva de dificuldade estava muito íngreme e as pessoas perdiam o interesse no jogo depois de vencer os primeiros desafios. Pra resolver isso eu:
  • Deixei a curva de dificuldade no modo desafio (o unico modo original) mais suave adicionando mais alguns desafios simples, mesmo que de certa forma redundantes
  • Criei um modo "relax" onde nao se tem vidas, mas ainda assim contabilizam-se o número de jogadas até que todas as cartas sejam descobertas, assim o jogador tem onde tentar melhorar
  • Criei um modo focado em pontuação - e meio que sem querer acabei criando o melhor modo de jogo. Aqui cada vez que voce completa a tela novas cartas aparecem repetidamente até que voce erre.
Outras coisas foram que:
  • Como tomei gosto por criar animações, melhorei as ja existentes (agora as cartas tem animação pra quando aparecem e desaparecem também).
  • Criei baloes interativos que aparecem no final de cada partida. Estes baloes também convidam o jogador a avaliar o jogo na store, compartilhar seu score etc., afim de melhorar viralidade e avaliacao do app. Além disso, quando o jogador perde, ha uma chance de um balao oferecer a chance de voltar ao jogo apos assistir um ad, o que é uma boa forma de monetizar porque nao irrita o jogador.
  • Dei cores diferentes ao fundo das cartas (gerados separadamente das imagens na frente mas baseados numa paleta de cores) porque descobri que isso ajuda na hora de memorizar as posições das cartas.
  • Adicionei suporte a localização e ja adicionei, além do ingles, portugues e polones.
  • Adicionei analytics
No fim esse jogo que era pra ser bobo ta ficando até que bom então vou ir um pouco além pra tentar conseguir feature na app store, porque isso faz toda a diferença. Próximas coisas a serem feitas serão:
  • Adicionar musicas
  • Localizar pra mais duas ou tres linguas (dizem que 5 é o minimo pra feature)
  • Adicionar achievements do game center
  • Caprichar na descrição, screnshots e video (tudo localizado tambem)
 

Preses

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#82
Update


Depois de uns playtests com a familia da minha namorada que eu fiz no natal eu percebi que a curva de dificuldade estava muito íngreme e as pessoas perdiam o interesse no jogo depois de vencer os primeiros desafios. Pra resolver isso eu:
  • Deixei a curva de dificuldade no modo desafio (o unico modo original) mais suave adicionando mais alguns desafios simples, mesmo que de certa forma redundantes
  • Criei um modo "relax" onde nao se tem vidas, mas ainda assim contabilizam-se o número de jogadas até que todas as cartas sejam descobertas, assim o jogador tem onde tentar melhorar
  • Criei um modo focado em pontuação - e meio que sem querer acabei criando o melhor modo de jogo. Aqui cada vez que voce completa a tela novas cartas aparecem repetidamente até que voce erre.
Outras coisas foram que:
  • Como tomei gosto por criar animações, melhorei as ja existentes (agora as cartas tem animação pra quando aparecem e desaparecem também).
  • Criei baloes interativos que aparecem no final de cada partida. Estes baloes também convidam o jogador a avaliar o jogo na store, compartilhar seu score etc., afim de melhorar viralidade e avaliacao do app. Além disso, quando o jogador perde, ha uma chance de um balao oferecer a chance de voltar ao jogo apos assistir um ad, o que é uma boa forma de monetizar porque nao irrita o jogador.
  • Dei cores diferentes ao fundo das cartas (gerados separadamente das imagens na frente mas baseados numa paleta de cores) porque descobri que isso ajuda na hora de memorizar as posições das cartas.
  • Adicionei suporte a localização e ja adicionei, além do ingles, portugues e polones.
  • Adicionei analytics
No fim esse jogo que era pra ser bobo ta ficando até que bom então vou ir um pouco além pra tentar conseguir feature na app store, porque isso faz toda a diferença. Próximas coisas a serem feitas serão:
  • Adicionar musicas
  • Localizar pra mais duas ou tres linguas (dizem que 5 é o minimo pra feature)
  • Adicionar achievements do game center
  • Caprichar na descrição, screnshots e video (tudo localizado tambem)
Tá ficando excelente! Tô gostando demais das animações e da velocidade e firmeza das coisas acontecendo.
 

Taluigi

Ser evoluído
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#85
Desculpa pelo escavamento, percebi que não tem muita gente postando aqui então vai esse sprite "viewmodel" de um Revolver. Joguei muito The Super Spy antes de desenhar
 
Ultima Edição:
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#86
dei uma pausa (estratégica) no Abyss Oath, e decidi tocar uma ideia com um colega de faculdade que temos a tempo, basicamente é um Cthulhu-punk com uma trama que rola em outro planeta/dimensão na época de segunda guerra(sim, nazis estarão envolvidos ehusehusheusu)

Fiz um teste de sprites pra ver se conseguiríamos traduzir o que queríamos em poucos pixels

sprites.PNG
 

Macbee

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#87
dei uma pausa (estratégica) no Abyss Oath, e decidi tocar uma ideia com um colega de faculdade que temos a tempo, basicamente é um Cthulhu-punk com uma trama que rola em outro planeta/dimensão na época de segunda guerra(sim, nazis estarão envolvidos ehusehusheusu)

Fiz um teste de sprites pra ver se conseguiríamos traduzir o que queríamos em poucos pixels

Visualizar anexo 51515
Lindo demais, parabéns!
Deu uma saudade dos meus Comandos em Ação. :D
 
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#89
Excelente uso da tocha. Me prendi tanto em resolver procurando chegar a um ponto x que nem imaginei ela em um nível mais plural. Que estupidez minha

Sobreo o HUD, eu estava querendo usar o crânio de frente exatamente para não parecer TÃO castlevania assim huahuahuahua
Mas a idéia de o crânio representar a sanidade ainda continua de pé

Visualizar anexo 30488

E também estava rabiscando um novo inimigo: Child of Balam
Visualizar anexo 30489
Você é muito fera em pixel art. Pra eu fazer algo no computador teria de ser por vetor. Não uso o Paint pois acho ele ultrapassado. Até ferramentas como Gimp e Krita pro Windows dão conta do recado.
 
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#90
So para dar umas risadas, o video abaixo mostra um antigo projeto em que fiz de tudo (menos a musica que eh da Pitty), sonoplastica com a boca, minha arte e minha propria engine feita em java. O codigo para o bostel estah aqui: https://github.com/bquarkz/SparkingHeaven Eu andei refatorando o codigo e tao logo nao condiz com o jogo (demo, treco, bosta) propriamente no video, mas foi a base dele. Mas, vale as risadas. Ainda tenho interesse de brincar com isso, caso alguem necessite ou queira se aventurar, tamo junto!

 
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#91
Você é muito fera em pixel art. Pra eu fazer algo no computador teria de ser por vetor. Não uso o Paint pois acho ele ultrapassado. Até ferramentas como Gimp e Krita pro Windows dão conta do recado.
o Paint nunca foi minha opção pelos features, e sim por puro e velho hábito, herança de meus tempos de Editor de Sprites de Mugen
 
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#92
So para dar umas risadas, o video abaixo mostra um antigo projeto em que fiz de tudo (menos a musica que eh da Pitty), sonoplastica com a boca, minha arte e minha propria engine feita em java. O codigo para o bostel estah aqui: https://github.com/bquarkz/SparkingHeaven Eu andei refatorando o codigo e tao logo nao condiz com o jogo (demo, treco, bosta) propriamente no video, mas foi a base dele. Mas, vale as risadas. Ainda tenho interesse de brincar com isso, caso alguem necessite ou queira se aventurar, tamo junto!

Eu sempre estou precisando de programadores pras minhas ideias(não por má vontade de programar, mas sim pq se mal tenho tempo pra desenhar, imagina pra programar).

Se quiser se juntar pra fazer alguma merda, é tois
 
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#94
Fiz alguns testes de cores e(como SEMPRE) refiz os sprites, mas desta vez fiz em trajes da WW2, agora estão me agradando mais :)
teste de cores .PNG
1. Sergeant Ranger US
2. Ranger US
3.Nazi Scum Infantryman

a arma era pra ser um Thompson M1A1, mas em poucos pixels é dificil definir

e fiz uma pequena animação de descanso, algo super simples, quando se fica muito tempo parado, de teste.
2x .gif

O que acharam? Todo feedback é bem vindo :)
 
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#96
Ai Beu Teus, que tópico lindu!

Postando só pra dizer que os conteúdos dessa pasta me empolgam e MUITO. Lerei com mais calma e postarei mais depois.

@Preses , comofas pra criar esses objetos isométricos? É tudo photoshop? Ou não? Quero aprender.

@JeyPih , seus sprites estão do caralho, puuuutz! Profissional ao extremo. Que programa tu utiliza pra criar os sprites, e qual tu usa pra animar? Ou são feitos em um só? Queria começar a brincar com isso, mas antes preciso saber algumas coisas bobas. Do tipo: Pra simular algo parecido com o NES, Master System ou Mega Drive, obviamente eu precisaria saber qual a paleta de cores desses consoles, e quantas cores no máximo cada um utiliza. Li que no caso do Mega Drive, são 64 cores simultâneas, mas e o restante, como obter essa informações? Tenho algumas ideias, as quais queria começar a pôr no papel.
 
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Preses

Bam-bam-bam
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#97
A arte em voxels é feita num programinha free chamado MagicaVoxel. Não perca tempo e teste ele hoje ainda. Você vai se espantar com o tanto que é fácil modelar nele. E isso fala alguém que não trabalha com 3D "de verdade". Hehe

Não esquece também de acompanhar as artes que a galera tweeta com a hashtag #magicavoxel. Você também pode seguir o criador do programa: @ephtracy.

No mais, eu fiz alguns ajustes no Photoshop, mas nada de outro mundo.
 
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#98
Brincando no photoshop, fiz, baseado num sprite de Sonic 1, esse monitor:
Queria entender melhor como funciona fazer essas artes como o @JeyPih faz...qual resolução usar, quantas cores no máximo também usar, que paleta e como escolher uma paleta de cores...se tem algum programa mais adequado pra pixel arte pro Sega Genesis, por exemplo...

 
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#99
Brincando no photoshop, fiz, baseado num sprite de Sonic 1, esse monitor:
Queria entender melhor como funciona fazer essas artes como o @JeyPih faz...qual resolução usar, quantas cores no máximo também usar, que paleta e como escolher uma paleta de cores...se tem algum programa mais adequado pra pixel arte pro Sega Genesis, por exemplo...

Pra fazer pixel arte pro mega drive, qualquer programa de imagem serve: photoshop, gimp, paintbrush etc. O que tem que respeitar é a limitação de cores.

Vi que voce mencionou que o mega suporta 64 cores, isso é verdade, porém tem algumas restrições. Na verdade, o mega drive suporta 4 paletas de cores, cada paleta com 16 cores (total de 64), sendo 1 cor de transparência que nao será "visível" e 15 cores visíveis.

Cada paleta você separa por objeto na tela, por exemplo 1 paleta pro fundo, outra paleta pra sprites. Essas paletas podem ser compartilhadas, exemplo o sprite e um fundo podem usar a mesma paleta. O mega suporta 2 planos de fundo e um plano de sprites. Tem um outro plano chamado window mas que é o mesmo dos sprites.

Aqui tem a paleta de cores do mega drive feita pelo grupo retro nerve:
https://www.patreon.com/posts/sega-mega-drive-18385596

Ia esquecendo de mencionar, as imagens no mega devem ter um tamanho múltiplo de 8. Exemplo: 16x16, 32x64, 8x96 etc
 
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Pra fazer pixel arte pro mega drive, qualquer programa de imagem serve: photoshop, gimp, paintbrush etc. O que tem que respeitar é a limitação de cores.

Vi que voce mencionou que o mega suporta 64 cores, isso é verdade, porém tem algumas restrições. Na verdade, o mega drive suporta 4 paletas de cores, cada paleta com 16 cores (total de 64), sendo 1 cor de transparência que nao será "visível" e 15 cores visíveis.

Cada paleta você separa por objeto na tela, por exemplo 1 paleta pro fundo, outra paleta pra sprites. Essas paletas podem ser compartilhadas, exemplo o sprite e um fundo podem usar a mesma paleta. O mega suporta 2 planos de fundo e um plano de sprites. Tem um outro plano chamado window mas que é o mesmo dos sprites.

Aqui tem a paleta de cores do mega drive feita pelo grupo retro nerve:
https://www.patreon.com/posts/sega-mega-drive-18385596

Ia esquecendo de mencionar, as imagens no mega devem ter um tamanho múltiplo de 8. Exemplo: 16x16, 32x64, 8x96 etc
Valeu pelas explicações! Li por aí que o sprites do Mega Drive tem no máximo 64x64 pixels, aliás.
Peguei esse desenho no google e tentei criar a versão pixelada da mesma,em 64x64 .Como base ,estudei o sprite original do Sonic 1, tentei fazer essa imagem na mesma linha. Percebi que nesse caso, usa-se praticamente 4 tonalidades de cor para cada cor.
Agora compreendo o quão complicado deve ser criar essas animações.
Gostei do resultado, por ser a primeira vez que tento fazer isso.

Original da net:

finish2.jpg

Minha versão 64x64:

finish.jpg

Miniatura:

finish.jpg
 

Preses

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Brincando no photoshop, fiz, baseado num sprite de Sonic 1, esse monitor:
Queria entender melhor como funciona fazer essas artes como o @JeyPih faz...qual resolução usar, quantas cores no máximo também usar, que paleta e como escolher uma paleta de cores...se tem algum programa mais adequado pra pixel arte pro Sega Genesis, por exemplo...

@LospecOfficial

Essa conta do Twitter cria e compartilha paletas de cores para games retro. Vale muito a pena conferir.
 
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Mais uma contribuição:

Masamune (Chrono Trigger), com silhueta:

esp1maior.png

Masamune (Chrono Trigger), com silhueta em miniatura:

esp1.png



Masamune (Chrono Trigger), sem silhueta:

esp2maior.png

Masamune (Chrono Trigger), sem silhueta em miniatura:

esp2.jpg

Achei essas versões sem silhueta bem parecidas com o visual do Mega Drive!
 

Anexos

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Valeu pelas explicações! Li por aí que o sprites do Mega Drive tem no máximo 64x64 pixels, aliás.
Peguei esse desenho no google e tentei criar a versão pixelada da mesma,em 64x64 .Como base ,estudei o sprite original do Sonic 1, tentei fazer essa imagem na mesma linha. Percebi que nesse caso, usa-se praticamente 4 tonalidades de cor para cada cor.
Agora compreendo o quão complicado deve ser criar essas animações.
Gostei do resultado, por ser a primeira vez que tento fazer isso.

Original da net:

Visualizar anexo 55848

Minha versão 64x64:

Visualizar anexo 55845

Miniatura:

Visualizar anexo 55845
Muito legal o sonic pixelado. :)

Nos compiladores que utilizo: SGDK e SecondBASIC, cada sprite pode ter o tamanho máximo de 32x32 pixels, mas é possível fazer blocos de vários sprites pra ter um maior.

No sgdk, por exemplo, suporta sprites 128x128 pixels, pq ele recorta a imagem de 128x128 pixels em blocos de 32x32 automaticamente.

A limitação vai ser a quantidade de sprites por linhas na tela. Se tiver acima desse limite, os sprites vão começar a "sumir". Não lembro se o limite são 8 ou 16 sprites por linha.
 

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