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Square Enix registra perda de US$140.9m em "descarte de conteúdo" na revisão da sua politica de desenvolvimento de jogos

Gamer King

O Soberano
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No dia 27 de março a Square Enix anunciou que iria rever a politica de desenvolvimento de jogos no segmento HD Games (exclui os títulos mobile).

Dando continuidade ao prometido a empresa anunciou hoje que registrou $140.9 milhões de dólares em perdas por "descarte de conteúdo", ou seja, cancelou projetos e está registrando como perda todo o dinheiro gasto no desenvolvimento dos mesmos.

A empresa informou que analisou cuidadosamente os projetos em desenvolvimento atualmente e tomou as medidas de acordo. O impacto consolidado da medida ainda está sendo analisado e será informado no próximo relatório trimestral.
 

Toguro Games

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Excelente notícia, o foco deve ser em produtos com possibilidade de um grande retorno ou da expansão do público, como foi o caso de extremo sucesso do Final Fantasy XVI.

Parabéns Square!!!
 


Delphinus

Enjoy Yourself!
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Dado este cenário a SE tentará viver apenas de FF e nostalgia.
Jamais veremos um remake de Parasite Eve.
O criador já nao cede os direitos faz muito tempo, tanto que The 3rd birthday nem carrega o nome de Parasite Eve pois eles não tem mais.
 

Toki no Ocarina

Bam-bam-bam
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Se acertar vai ser um golpe de sorte, porque a solução mesmo é se focar na essência e magia.
 

Link_1998

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O que vejo que eles estão matando é aquele monte de jogos sem sentido que lançavam encavalando um no outro. Octopaths e Triangle Strategy da vida devem continuar, o que deve acabar são Star Oceans, Valkyrie Profiles e Diofield Chronicles sendo lançados com orçamento de indie no mesmo mês.


Dito isso, não sei como a discussão não chegou no FF VII Rebirth até agora; é esse assunto que vai alimentar o tópico até a página 10. Acho que o Avatar da mulherzinha do Fire Emblem não acordou ainda pra não ter chegado no tópico ainda pra dar corpo nas coisas...
 

All_Might

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S-E tem que fazer um estagio na Capcom ou na Nintendo.

Ah, será que vai abalar a proximidade com a Tia Sonia?!
 

renbh

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Não duvido que sejam games GaaS, já que os grandes anuncios de games single já foram feitos e devem continuar sendo produzidos. Se for nesta toada não é diferente do que fizeram a Ubisoft e Sony, esta primeira de forma mais transparente com intuito de focar produção em IPs consagradas e evitar lacunas como a que vimos em AC.

Na prática a Square percebeu que precisa se apoiar mais na divisão HD, já que o último resultado fiscal mostrou que mobile é instável demais para gerar segurança e o FF XIV uma hora vai perder fôlego e não tem um substituto a altura em termos de MMO.
 

renbh

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Deveria, S-E precisa abraçar o multiplataforma em todos os seus jogos ao invés de se agarrar ao dinheirinho da Sony que pode ser útil no curto prazo mas limita o alcance dos seus games.

Acho pouco relevante, as vendas fora dos consoles da Sony não são historicamente significativas e a redução de custos que vimos nos resultados fiscais foram muito proveitosas para a lucratividade da Square nos últimos anos (que, por sua vez, são as melhores de sua história).

O que ela tem que fazer é se tornar mais eficiente e focar em IPs de peso, é inadmissível que você tenha recursos do naipe de KH e DQ e os games demorem tanto para sair, sem qualquer tipo de atualização por pare da produtora. É tipo a M$ agora com Fallout, interesse e demanda em alta e o game mesmo está no fim da fila de produção e sem qualquer perspectiva de data de lançamento, esse tipo de "erro" não pode acontecer quando os períodos de produção são tão longos.
 

Link_1998

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Não duvido que sejam games GaaS, já que os grandes anuncios de games single já foram feitos e devem continuar sendo produzidos. Se for nesta toada não é diferente do que fizeram a Ubisoft e Sony, esta primeira de forma mais transparente com intuito de focar produção em IPs consagradas e evitar lacunas como a que vimos em AC.

Na prática a Square percebeu que precisa se apoiar mais na divisão HD, já que o último resultado fiscal mostrou que mobile é instável demais para gerar segurança e o FF XIV uma hora vai perder fôlego e não tem um substituto a altura em termos de MMO.

A Square já tentou diversos GAAS e todos floparam violentamente ao ponto de venderem a Crystal Dynamics e retornarem o enfoque oriental dos games. Essa queima desses projetos HD inclusive fazem parte do estrago que a iniciativa GAAS causou na empresa; tem mal que vem para bem.

O caminho que esse novo presidente traçou tá certo: Cancelar esse monte de projetos e focar mais qualidade e recursos em alguns. Mas eu realmente espero que ela não siga o caminho de Capcom ou From Software lançando um game a cada dois anos; não considero nada positivo isso.
 

Tempestaga

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A empresa que investiu num clone de Splatoon que perdeu 95% de seus usuários em dois meses tendo mais marketing que NEO: The World Ends With You não merece pena.
 

Gamer King

O Soberano
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Acho pouco relevante, as vendas fora dos consoles da Sony não são historicamente significativas e a redução de custos que vimos nos resultados fiscais foram muito proveitosas para a lucratividade da Square nos últimos anos (que, por sua vez, são as melhores de sua história).

O que ela tem que fazer é se tornar mais eficiente e focar em IPs de peso, é inadmissível que você tenha recursos do naipe de KH e DQ e os games demorem tanto para sair, sem qualquer tipo de atualização por pare da produtora. É tipo a M$ agora com Fallout, interesse e demanda em alta e o game mesmo está no fim da fila de produção e sem qualquer perspectiva de data de lançamento, esse tipo de "erro" não pode acontecer quando os períodos de produção são tão longos.

PC é excepcional pra vender software, se os jogos da S-E não têm muito apelo lá é questão dela tentar ajustar sua produção a isso e tem o novo Switch que tecnicamente pode estar mais apto a receber as produções do segmento HD da empresa.

Se agarrar ao Playstation é nonsense sendo que o próprio CEO interino da SIE já deixou claro que nem a Sony pode se restringir ao seu console.
 

firmino_666

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Devem ter rodado Final Fantasy IX Remake e Dragon Quest 3 HD-2D, espero q não, esse último nunca mais se viu falar
 

o.aranhapvh

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Meu temor é se FF IX Remake e o FF Tactics Remake/Remaster rodaram nisso aí. Não sou fã de Octopath Traveller(apesar do visual lindo), e o Star Ocean The Divine Force teve um orçamento de indie(franquia que adoro).
 

Sapo_PSX

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Só precisa ter mais cuidado na hora de dimensionar os escopos dos projetos.
De resto ela tá fazendo certo: focando nas plataformas que vendem (PS, Nintendo, PC) e depois esperar o cheque da MS mendigando o port + alocação no game pass por 12 meses ou mais.
 

renbh

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PC é excepcional pra vender software, se os jogos da S-E não têm muito apelo lá é questão dela tentar ajustar sua produção a isso e tem o novo Switch que tecnicamente pode estar mais apto a receber as produções do segmento HD da empresa.

Se agarrar ao Playstation é nonsense sendo que o próprio CEO interino da SIE já deixou claro que nem a Sony pode se restringir ao seu console.

Para o típico jogo da Square não, PC vendeu a mesma quantidade de FF XV no PC e no Xbox, e ambos, juntos, venderam menos que no Playstation.

Então se você pode gastar menos ou ter uma margem de lucro maior em sua melhor plataforma e ao mesmo tempo, com isso, lançar um jogo largamente superior (FF já tem problemas de otimização sendo exclusivos, imagine o caos que seria se a empresa tivesse que dividir sua equipe em versões para mais dois consoles e PC?) e em um tempo menor, o negócio não é ruim.

Tudo depende da contrapartida, o quanto a Sony vai querer investir neste tipo de acordo e se isso vai ser o suficiente para atrair a Square. O que acho que deve ser analisado é que não estamos falando de empresa de esquina, a Square tem tabelas com potencial de vendas baseado em histórico de vendas e o que ela ganha com contrato de exclusividade, se ela pesou isso e achou válido é porque vale a pena, não é muito diferente da visão de quem lança game em serviço day one.
 

Vaynard

Lenda da internet
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Que aprendam com a Capcom. Lancem seus grandes jogos de franquias consagradas, enquanto lançam jogos menores e remaster pra engordar o caixa sem correr muitos riscos

Problema é que a Square peca muito no marketing também, tem jogo que saiu que você só vai descobrir meses depois, ou simplesmente passam batido. Diofield Chronicles é um exemplo. Bom jogo inclusive.
 

Bruna Veloz

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Foamstars lançou, mas serve nesse "descarte de conteúdo" aí, baita dinheiro perdido.

Que o remake de FF IX esteja bem.
Foamstar, Forspoken, Valkirye Elysium, BabylonFall......e outros que eu não me recordo, fora as decisões de m**** estilo a do Octopath que saiu o 1 pra switch, pc e xbox e o 2 pra switch, pc e PS, que ódio dessa empresa que amo.
 

renbh

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A Square já tentou diversos GAAS e todos floparam violentamente ao ponto de venderem a Crystal Dynamics e retornarem o enfoque oriental dos games. Essa queima desses projetos HD inclusive fazem parte do estrago que a iniciativa GAAS causou na empresa; tem mal que vem para bem.

O caminho que esse novo presidente traçou tá certo: Cancelar esse monte de projetos e focar mais qualidade e recursos em alguns. Mas eu realmente espero que ela não siga o caminho de Capcom ou From Software lançando um game a cada dois anos; não considero nada positivo isso.

Também acho que está certo. O problema da Square atual não é renda, o problema são custos elevados e isso de nota falta de foco, ela ganha dinheiro com FF e esse lucro acaba tendo que pagar um monte de outros projetos que não funcionam.

Pelo menos, em um primeiro momento, a Square tem que focar em fazer suas principais franquias terem mais presença de prateleira. É o que a Capcom fez, focando em IPs como RE e o que a Ubi quer fazer com AC.
 

Spunck

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A empresa lança fracassos atrás de fracassos, vive pendurada na franquia ff, diferente da capcom que lança os resident que vendem muito bem, os ff pelo visto não vendem tanto, principalmente no ocidente, e a square não é a microsoft que lança um monte de bost@ e consegue se manter graças ao dinheiro infinito.
 
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