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Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

viagem estrelar

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UHS-1? Porque se for só classe 10 é 10MB/s. O "padrão" UHS-1 chega aos 100, mas vários passam.
UHS-2 e UHS-3 são bem mais caros, mas bem mais rápidos. O padrão não "pegou" ainda.

Tem adaptador UHS-3 pra USB-C. Em tese, dá pra usar um cartão desses num adaptador e alcançar o máximo teórico de 624MB/s.
Já ajuda pros arquivos maiores únocps, mas ainda tem o problema de tempo de acesso de arquivos. Deve haver algum nível de mitigação.

Fora que fica aquele treco pendurado no aparelho...é um adaptador, afinal.
Tem uma taxa alta nele, mas comprei ele em 2016.
 

andrei.bnu

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Putz, eu curti demais esse negócio.
Só de imaginar que eu conseguiria rodar praticamente minha biblioteca toda da Steam ai com boa performance já me agradou.
Imagina só jogar um Sekiro, Dark Souls, Resident Evil e Streets of Rage 4 nessa belezinha. :kluv

Eu acho que os jogos da "from" vão rodar lindamente no deck. Visto que tem um visual legal e não tão pesado.
 

Megazordi64

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Algo que tô curioso pra saber é se o aparelho fizer um relativo sucesso a Valve vai lançar upgrades a cada 2 anos como acontece nos celulares ou não.

Assim o Steam Deck passaria a ser uma plataforma interessante por começar a geração tendo a performance de um PS4 e terminaria a geração com a de um PS5.
 

chubilubi

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Algo que tô curioso pra saber é se o aparelho fizer um relativo sucesso a Valve vai lançar upgrades a cada 2 anos como acontece nos celulares ou não.

Assim o Steam Deck passaria a ser uma plataforma interessante por começar a geração tendo a performance de um PS4 e terminaria a geração com a de um PS5.

Se fizer sucesso, eu acredito muito que eles retomem no Deck, a filosofia das SteamMachines, com hardwares mais possantes a cargo de quem quiser fabricar (Lenovo, HTC, Samsung, etc). Deve haver uma homologação basica, mas cada uma faz o seu..... tipo antigo 3DO.
 


LucianoBraga

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Eu acho que os jogos da "from" vão rodar lindamente no deck. Visto que tem um visual legal e não tão pesado.

O mais pesado que saiu pra PC é Sekiro e, fora os problemas dos drivers de vídeo da Intel, roda bem no Win 3.
No Steam Deck vai rodar suave.

Tem entrada pra Ethernet o aparelho, ou só comprando por fora?

Só por fora. Na dock até tem, mas qualquer adaptador/hub USB-C que tenha a porta serve.
 

iusearchbtw

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Algo que tô curioso pra saber é se o aparelho fizer um relativo sucesso a Valve vai lançar upgrades a cada 2 anos como acontece nos celulares ou não.

Assim o Steam Deck passaria a ser uma plataforma interessante por começar a geração tendo a performance de um PS4 e terminaria a geração com a de um PS5.
A Valve está fazendo isso para criar um novo mercado, o negócio dele é a loja, eles querem que os OEM lancem aparelhos que venham com o SteamOS instalado, além dos próprios usuários poderem instalar o sistema.

Nos próximos anos deveremos ver uma enxurrada de portáteis e consoles Steam OS de várias empresas, inclusive alguns no Aliexpress de companhias desconhecidas.

Se esse negócio fizer sucesso a MS e a Sony deveriam ficar MUITO preocupadas.
 

XINTSUAI2

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Se fizer sucesso, eu acredito muito que eles retomem no Deck, a filosofia das SteamMachines, com hardwares mais possantes a cargo de quem quiser fabricar (Lenovo, HTC, Samsung, etc). Deve haver uma homologação basica, mas cada uma faz o seu..... tipo antigo 3DO.
Se saísse um com tela 1080p eu pegaria, com FSR acho que o bixin encara. Ia melhorar bastante a imagem. Ainda mais que da pra setar 1080p e deixar a resolução interna inferior, então não haveria problema de ser LCD e etc.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
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Eu me pergunto qual a viabilidade de ter uma tela com suporte a VRR num produto desses. Seria uma boa se tivesse, mas não sei quais são os tradeoffs.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
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Parece que eles corrigiram um erro na divulgacao e o dispositivo 'e ainda mais impressionante quanto ao pool de memoria que agora 'e quad-channel 32-bit LPDDR5 memory with speeds up to 5,500MT/s.

Na divulgacao, falaram que era dual-channel.

 

LucianoBraga

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Parece que eles corrigiram um erro na divulgacao e o dispositivo 'e ainda mais impressionante quanto ao pool de memoria que agora 'e quad-channel 32-bit LPDDR5 memory with speeds up to 5,500MT/s.

Na divulgacao, falaram que era dual-channel.


Só confirmou o que eu já dizia, que é nível PS4 em GPU.
Negócio de GB por teraflop não quer dizer porra nenhuma.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
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Intel e AMD estão indo para a abordagem de CPUs com núcleos grandes e pequenos, igual aos ARM, o que aumenta em muito a eficiência energética. Não acho que o ARM ou o Risc-V os ameace por agora, ainda vai levar um bom tempo.
Não é isso, é que a Nvidia não tem APU para esse mercado.
Como a Nvidia não tem licença para x86, ela usaria ARM e isso por si só já criaria um problema de compatibilidade dos jogos.
As APUs Intel ainda não tem potência para rodar jogos com boa qualidade. Eles estão melhorando, mas ainda não tem nada no mercado atual.

Fazer um hardware com Intel+Nvidia sairia caro, porque não daria para aproveitar o mesmo SOC, então o equipamento ficaria maior.

Sendo assim, somente a AMD tinha o combo CPU+GPU em um único SOC e ainda, licença x86, o que torna o Deck totalmente compatível.

Some ainda ao fato de que no Linux, o hardware da AMD possui drivers open source, o que permite a Valve fazer diversas modificações no software para melhoria de desempenho. Por exemplo, para dar um boost no desempenho de jogos, a Valve criou um compilador próprio de shaders para acelerar o processo.


Anota o que estou falando, hoje a nvidia apresentou GPUs de baixo consumo pra funcionar com o processador ARM da Mediatek



Intel e AMD que se cuidem. Se bem que a Intel já está investindo em RISC-V que é o open source das instruções tipo ARM.

Talvez seja papo pra outro tópico… preciso fazer.
 

Vraian

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UHS-1? Porque se for só classe 10 é 10MB/s. O "padrão" UHS-1 chega aos 100, mas vários passam.
UHS-2 e UHS-3 são bem mais caros, mas bem mais rápidos. O padrão não "pegou" ainda.

Tem adaptador UHS-3 pra USB-C. Em tese, dá pra usar um cartão desses num adaptador e alcançar o máximo teórico de 624MB/s.
Já ajuda pros arquivos maiores únocps, mas ainda tem o problema de tempo de acesso de arquivos. Deve haver algum nível de mitigação.

Fora que fica aquele treco pendurado no aparelho...é um adaptador, afinal.

E é bem difícil achar UHS-2 e UHS-3 :(

Acho que na verdade nunca vi UHS-3 pra vender por aqui, além do UHS-2 ser com capacidade menor também.
 

iusearchbtw

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Parece que eles corrigiram um erro na divulgacao e o dispositivo 'e ainda mais impressionante quanto ao pool de memoria que agora 'e quad-channel 32-bit LPDDR5 memory with speeds up to 5,500MT/s.

Na divulgacao, falaram que era dual-channel.


Então o leak do mês passado que a memória era quad channel estava correto :kpisca

Agora parece que a Valve não sabe nem o que tem no portátil, já é a terceira retificação das especificações.
 

andrei.bnu

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iusearchbtw

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Sim, eu estou acompanhando, mas nesse vídeo aí, é mais mérito da GPU do que do processador. Veja o processador de servidor deles, o Grace, é bem mais ou menos. Mas é um começo.

E realmente, a Intel está apostando no RISC-V, e a AMD está trabalhando em um processador ARM também. Enfim, elas não são bobas.

Porém, ainda acho que o x86 se manterá por uns bons anos, basta imaginar o tanto de aplicação que tem, levaria anos para migrarem. O Linux só começou a dropar uns processadores dos anos 90 por agora, quando finalmente pararam de usar. :klol

O box86 e o box64 têm uma performance até boa para emular programas x86/x64 em ARM, em torno de 80% da performance do x86 nativo.

Dá até pra rodar alguns jogos da Steam no Raspberry Pi 4, imagina com um processador potente.

 
Ultima Edição:

carloshfc

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Divulgada lista de jogos que não vão rodar no Steam Deck:

A essa altura, é sabido que o Steam Deck oferece suporte à biblioteca de games do Steam, mas a lista abaixo mostra alguns títulos que não vão rodar na nova plataforma da empresa de Gabe Newell. Confira quais são eles:

Apex Legends

Black Desert Online

DayZ

Dead by Daylight

Destiny 2

Fall Guys

Hunt: Showdown

Paladins

PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG)

Rainbow Six Siege

Smite

E por que esses games não rodam?

De acordo com o site Protondb, estes títulos não funcionam com o Steam Deck pelo fato de suas composições serem originariamente os consoles, e a nova plataforma da Valve é baseada em Linux. Outro detalhe é o fato de todos esses títulos possuírem forte ênfase em multiplayer online, o que faria as medidas anti-trapaças escolhidas pelas produtoras e a opção pelo Linux acabar se tornando um ponto fraco do sistema.
Com exceção destes títulos mencionados acima, todos os demais funcionam normalmente no Steam Deck, que estará disponível para o público em dezembro deste ano.


POR MIM, NENHUM AI FAZ FALTA!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

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Anota o que estou falando, hoje a nvidia apresentou GPUs de baixo consumo pra funcionar com o processador ARM da Mediatek



Intel e AMD que se cuidem. Se bem que a Intel já está investindo em RISC-V que é o open source das instruções tipo ARM.

Talvez seja papo pra outro tópico… preciso fazer.


Claro que tem , mas ela não apresentou nada. A GPU que eles usaram pra esse teste aí foi uma 3060.
 

andrei.bnu

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Divulgada lista de jogos que não vão rodar no Steam Deck:

A essa altura, é sabido que o Steam Deck oferece suporte à biblioteca de games do Steam, mas a lista abaixo mostra alguns títulos que não vão rodar na nova plataforma da empresa de Gabe Newell. Confira quais são eles:

Apex Legends

Black Desert Online

DayZ

Dead by Daylight

Destiny 2

Fall Guys

Hunt: Showdown

Paladins

PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG)

Rainbow Six Siege

Smite

E por que esses games não rodam?

De acordo com o site Protondb, estes títulos não funcionam com o Steam Deck pelo fato de suas composições serem originariamente os consoles, e a nova plataforma da Valve é baseada em Linux. Outro detalhe é o fato de todos esses títulos possuírem forte ênfase em multiplayer online, o que faria as medidas anti-trapaças escolhidas pelas produtoras e a opção pelo Linux acabar se tornando um ponto fraco do sistema.
Com exceção destes títulos mencionados acima, todos os demais funcionam normalmente no Steam Deck, que estará disponível para o público em dezembro deste ano.


POR MIM, NENHUM AI FAZ FALTA!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Nada de interessante foi perdido.

E mesmo pra quem é fã e joga isso ai... nada impede que no caso do deck ser um sucesso, as proprias empresas lançarem um patch compativel com o pronton.
 

LucianoBraga

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Eu acho engraçado.. não acho que a lista tem a pretenção de ser séria apesar de ser verdade. ahahh

Nem é. Se a gente for pegar ao pé da letra tem um monte de coisa errada nela. Ray Tracing mesmo o Switch faz em alguma escala - No Crysis Remastered.
E muita coisa é baseada simplesmente no fato do Switch não ser um hardware livre. Um Switch desbloqueado faz mais da metade daquelas coisas.

Não que importe, de qualquer forma. Mas nem como piada serve.
 

andrei.bnu

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Nem é. Se a gente for pegar ao pé da letra tem um monte de coisa errada nela. Ray Tracing mesmo o Switch faz em alguma escala - No Crysis Remastered.
E muita coisa é baseada simplesmente no fato do Switch não ser um hardware livre. Um Switch desbloqueado faz mais da metade daquelas coisas.

Não que importe, de qualquer forma. Mas nem como piada serve.

Sim !! Acho normal ter essas piadinhas provocativas nesses lançamentos.. heheh
 

iusearchbtw

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A essa altura, é sabido que o Steam Deck oferece suporte à biblioteca de games do Steam, mas a lista abaixo mostra alguns títulos que não vão rodar na nova plataforma da empresa de Gabe Newell. Confira quais são eles:

Apex Legends

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Fall Guys

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E por que esses games não rodam?

De acordo com o site Protondb, estes títulos não funcionam com o Steam Deck pelo fato de suas composições serem originariamente os consoles, e a nova plataforma da Valve é baseada em Linux. Outro detalhe é o fato de todos esses títulos possuírem forte ênfase em multiplayer online, o que faria as medidas anti-trapaças escolhidas pelas produtoras e a opção pelo Linux acabar se tornando um ponto fraco do sistema.
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Os jogos que não funcionam hoje são por conta dos sistemas de anti-cheat Battleye e EAC, a Valve disse que já está trabalhando com eles pra esses sistemas serem compatíveis com o Proton e que todos jogos de Windows na Steam serão compatíveis até o final do ano.
 
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