Hikkari
Ser evoluído
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O fato é que todas franquias tem um início, seja ele um ótimo pontapé inicial, um grande erro ou talvez até um início que seja esquecido até hoje para quem gosta dessa série que vou abordar nessa matéria. Que nada mais é do que: Street Fighter! Sim, a mais famosa franquia dos games de luta, onde pode ser a grande causadora de brigas entre amigos, dúvidas de qual é o nome correto da magia usada pelo personagem e diversas outras bizarrices possíveis e imagináveis. Em 1987, quando os jogos de arcade se baseavem em atirar com uma nave e, também, pular sobre um barril e salvar uma princesinha, chegava um jogo que apresentava um estilo muito raro de se ver na epóca, que eram os de luta. Leia tudo depois do pulo.
Não se pode dizer que Street Fighter inventou totalmente o gênero dos jogos de luta, até porque em 1979, Victronics’ Warrior, já tinha dado o grande começo do estilo. Tudo bem que não se pareça nada com o que vemos hoje, porém, já mostrava o confronto de dois cavalheiros em gráficos bizarros. Alguns anos depois veio Karate Champ de 1985, e só tivemos o que chegasse mais próximo de Street Fighter em 1985 com Yie-Ar Kung Fu da Konami, que já contava com ótimos gráficos para epóca e com cenários e personagens bem detalhados.
O começo tão esquecido..
A primeira versão lançada do jogo foi para os Arcades, mas futuramente também ganharia um port para Turbografix-16 com o nome de Fighting Street, além de muito mais ports para diversas outras plataformas e também adições até hoje em coletâneas da Capcom. O game em si não fez um impacto tão grande entre os jogadores da época, não se sabe exatamente porque do título não ter tido um grande prestígio entre o pessoal, porém, teve uma grande importância para a Capcom, já que foi o primeiro jogo desenvolvido pela empresa.
Outra “importância” que eles trouxeram para os arcades da época foi o de que seus controles “Deluxe Upright” eram com botões hidráulicos, para ambos os jogadores, que dependendo da força aplicada nesses botões faziam com que houvesse uma diferença na potência do golpe aplicado pelo personagem. Entretanto, esse sistema mesmo sendo algo novo para epóca, foi retirado algum tempo depois, já que era praticamente IMPOSSÍVEL se usar os golpes especiais, sem contar com os problemas dos donos dos arcades tinham que arcar com pessoas destruindo suas máquinas. O sistema foi substituído pelo “Regular Upright” que é baseado em seis botões com três tipos de soco e chute (fraco, médio e forte).
Como foi dito no início do texto, Street Fighter I não deu o lance inicial em jogos de luta, porém, foi ele que apresentou diversos tipos de sistemas que incorporam até hoje os títulos do mesmo gênero, como o uso do bloqueio, usar o direcional para movimentar o personagem em várias direções diferentes (mudando o esquema do para trás e para frente), usando combinações dos direcionais e botões de ação para o uso de golpes especiais. O uso de um segundo personagem para entrar no jogo também era algo que já era surpreendente, principalmente se fomos ver o ano em que isso foi adicionado.
O jogo apresentava 10 personagens de 5 países diferentes, sendo 8 inimigos e os protagonistas Ryu e Ken. A temática de Street Fighter é sempre mantida ao decorrer dos jogos, adicionando oponentes de vários países diferentes e cada um com características e “histórias” novas. Basicamente sua história com Ryu é vencer seu primeiro campeonato e orgulhar seu mestre, Gouken, e pela cronologia da série Ryu vence esse desafio tendo como inimigo final Sagat, que na epóca era “O melhor lutador de Muay-Thai do planeta”, porém, com um Shoryuken no peito ele vê que na verdade tem que treinar muito seu “Tiger Robocop” para vencer o mendigão do Ryu! A trama não termina aí e, sim, com a volta de Ryu para o Japão e a descoberta que seu mestre foi morto e agora ele precisa descobrir quem fez isso com ele.
Informações úteis (ou não) sobre Street Fighter 1 :
-Os acontecimentos do game se passam em 1987;
-O game foi dirigido por Takashi Nishiyama e planejado por Hiroshi Matsumoto, que após o “grande” sucesso do game se mandaram para a SNK;
-Existem ports para Arcade, TurboGrafx-CD, DOS, Commodore 64, ZX Spectrum, Windows, PS2 (coletânea) e PSP (coletânea);
-Hadouken, Shouryuken e Tatsumaki Sempuukyaku existiam, porém, com nomes de Ball of Fire, Dragon Punch e Huricane Kick;
-Provavelmente hoje todos saibam como executar o Hadouken, Shouryuken, mas na epóca nada disso foi divulgado, apenas uma cartilha mostrando o que chutava e socava;
-Além de só saber chutar e dar socos, você tinha 30 segundos para derrotar seu inimigo ou deixar ele com a vida menor que a sua, caso não conseguisse perderia a luta, nada de segundo Round;
-Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen, Retsu, Geki, Mike, Lee, Birdie e Eagle são todos os lutadores de SFI;
-Em sua primeira aparição, Birdie era branco e em SF Alpha ele está negro e a desculpa da Capcom foi a que ele estava doente em sua primeira vez no torneio;
-O nome Fighting Street do port foi dado para que evitassem a ligação com o jogo de Arcade;
-Mesmo não tendo aquele sucesso tão gigantesco entre os jogadores da época, a Capcom não desistiu da ideia e aproveitou o número de fãs do primogênito para que em 1991 tivesse sua continuação e seu grande sucesso.
Imagens:
Birde em Street Fighter 1:
Não se pode dizer que Street Fighter inventou totalmente o gênero dos jogos de luta, até porque em 1979, Victronics’ Warrior, já tinha dado o grande começo do estilo. Tudo bem que não se pareça nada com o que vemos hoje, porém, já mostrava o confronto de dois cavalheiros em gráficos bizarros. Alguns anos depois veio Karate Champ de 1985, e só tivemos o que chegasse mais próximo de Street Fighter em 1985 com Yie-Ar Kung Fu da Konami, que já contava com ótimos gráficos para epóca e com cenários e personagens bem detalhados.
O começo tão esquecido..
A primeira versão lançada do jogo foi para os Arcades, mas futuramente também ganharia um port para Turbografix-16 com o nome de Fighting Street, além de muito mais ports para diversas outras plataformas e também adições até hoje em coletâneas da Capcom. O game em si não fez um impacto tão grande entre os jogadores da época, não se sabe exatamente porque do título não ter tido um grande prestígio entre o pessoal, porém, teve uma grande importância para a Capcom, já que foi o primeiro jogo desenvolvido pela empresa.
Outra “importância” que eles trouxeram para os arcades da época foi o de que seus controles “Deluxe Upright” eram com botões hidráulicos, para ambos os jogadores, que dependendo da força aplicada nesses botões faziam com que houvesse uma diferença na potência do golpe aplicado pelo personagem. Entretanto, esse sistema mesmo sendo algo novo para epóca, foi retirado algum tempo depois, já que era praticamente IMPOSSÍVEL se usar os golpes especiais, sem contar com os problemas dos donos dos arcades tinham que arcar com pessoas destruindo suas máquinas. O sistema foi substituído pelo “Regular Upright” que é baseado em seis botões com três tipos de soco e chute (fraco, médio e forte).
Como foi dito no início do texto, Street Fighter I não deu o lance inicial em jogos de luta, porém, foi ele que apresentou diversos tipos de sistemas que incorporam até hoje os títulos do mesmo gênero, como o uso do bloqueio, usar o direcional para movimentar o personagem em várias direções diferentes (mudando o esquema do para trás e para frente), usando combinações dos direcionais e botões de ação para o uso de golpes especiais. O uso de um segundo personagem para entrar no jogo também era algo que já era surpreendente, principalmente se fomos ver o ano em que isso foi adicionado.
O jogo apresentava 10 personagens de 5 países diferentes, sendo 8 inimigos e os protagonistas Ryu e Ken. A temática de Street Fighter é sempre mantida ao decorrer dos jogos, adicionando oponentes de vários países diferentes e cada um com características e “histórias” novas. Basicamente sua história com Ryu é vencer seu primeiro campeonato e orgulhar seu mestre, Gouken, e pela cronologia da série Ryu vence esse desafio tendo como inimigo final Sagat, que na epóca era “O melhor lutador de Muay-Thai do planeta”, porém, com um Shoryuken no peito ele vê que na verdade tem que treinar muito seu “Tiger Robocop” para vencer o mendigão do Ryu! A trama não termina aí e, sim, com a volta de Ryu para o Japão e a descoberta que seu mestre foi morto e agora ele precisa descobrir quem fez isso com ele.
Informações úteis (ou não) sobre Street Fighter 1 :
-Os acontecimentos do game se passam em 1987;
-O game foi dirigido por Takashi Nishiyama e planejado por Hiroshi Matsumoto, que após o “grande” sucesso do game se mandaram para a SNK;
-Existem ports para Arcade, TurboGrafx-CD, DOS, Commodore 64, ZX Spectrum, Windows, PS2 (coletânea) e PSP (coletânea);
-Hadouken, Shouryuken e Tatsumaki Sempuukyaku existiam, porém, com nomes de Ball of Fire, Dragon Punch e Huricane Kick;
-Provavelmente hoje todos saibam como executar o Hadouken, Shouryuken, mas na epóca nada disso foi divulgado, apenas uma cartilha mostrando o que chutava e socava;
-Além de só saber chutar e dar socos, você tinha 30 segundos para derrotar seu inimigo ou deixar ele com a vida menor que a sua, caso não conseguisse perderia a luta, nada de segundo Round;
-Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen, Retsu, Geki, Mike, Lee, Birdie e Eagle são todos os lutadores de SFI;
-Em sua primeira aparição, Birdie era branco e em SF Alpha ele está negro e a desculpa da Capcom foi a que ele estava doente em sua primeira vez no torneio;
-O nome Fighting Street do port foi dado para que evitassem a ligação com o jogo de Arcade;
-Mesmo não tendo aquele sucesso tão gigantesco entre os jogadores da época, a Capcom não desistiu da ideia e aproveitou o número de fãs do primogênito para que em 1991 tivesse sua continuação e seu grande sucesso.
Imagens:
![StreetFighter_1.gif](/proxy.php?image=http%3A%2F%2Fi202.photobucket.com%2Falbums%2Faa81%2Fbrunnobruto%2FStreetFighter_1.gif&hash=72ced784d984ea8d4116636285175228)
![StreetFighter1.gif](/proxy.php?image=http%3A%2F%2Fwww.sega-16.com%2FFeatures%2FHistory%2520of%2FStreet%2520Fighter%2FStreetFighter1.gif&hash=1ddf24e09f7bacb880519612d9b4103b)
![sfgolpeswy0.png](/proxy.php?image=http%3A%2F%2Fimg118.imageshack.us%2Fimg118%2F8803%2Fsfgolpeswy0.png&hash=c8c432856efee20f73be4bb366952b20)
Birde em Street Fighter 1:
![sfi_bustart_birdie.jpg](/proxy.php?image=http%3A%2F%2Ffightingstreet.com%2Ffolders%2Fartworkfolder%2Fartworkpics%2Fsf_art%2Fsfi_art%2Fsfi_bustart%2Fsfi_bustart_birdie.jpg&hash=b4d87ab691a3699c64742455379af4ad)
![Street_Fighter_Art_Birdie_1.jpg](/proxy.php?image=http%3A%2F%2Fwww.jap-sai.com%2FGames%2FStreet_Fighter%2FStreet_Fighter_Art_Birdie_1.jpg&hash=713ae5e8c76173d980e42240929351a0)