O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Switch 2 - A falência contra-ataca | Rumores e Informações

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.399
Reações
10.778
Pontos
703
só quero saber data de lançamento e se vai ter retrocompatiblidade

quase comprei o Oled da Kabum por 1800, mas é grande o medo de daqui a 6 meses surgir o Switch 2 rodando os jogos do primeiro
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.168
Reações
64.058
Pontos
1.253
Seria uma barca furadíssima, ninguém emplaca com VR, a Meta perde $1 bilhão por mês com esse mico.

A Nintendo vai comprometer sua situação se gastar com isso.
"Ninguém emplaca" se refere ao presente, estou me referindo ao futuro, quando lançar o Switch (provável que venha em 2025).
Nunca se sabe como a tecnologia estará daqui a algum tempo.
Ela ensaiou com o labo né..

Se houver um jeito de utilizar a propria tela do switch 2 como o oculos, seria perfeito
Verdade, tinha esquecido do Labo.

Quanto a esse lance de usar o Switch 2 como óculos...seria uma sacada genial.
Apesar que deve sair caro.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.168
Reações
64.058
Pontos
1.253
to falando de mim
Ah, tendi.

Sobre o lance do Switch 2, acho que não era eu que havia falado.
Pois na verdade disse o oposto, que seria mais "potente" que o Steam Deck por conta do DLSS.
A performance nos jogos provavelmente vai ser melhor.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.365
Reações
17.364
Pontos
1.053
Ah, tendi.

Sobre o lance do Switch 2, acho que não era eu que havia falado.
Pois na verdade disse o oposto, que seria mais "potente" que o Steam Deck por conta do DLSS.
A performance nos jogos provavelmente vai ser melhor.
mano eu nao lembro mais kkkkk mal ai se não foi você.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.521
Reações
80.386
Pontos
2.059
Enquanto espero pelo Luigi's Mansion 2, resolvi jogar novamente o LM3, mas agora exclusivamente no modo portátil (antes joguei somente no dock) e o game continua lindo, agora na telinha.

Mas uma coisa que me surpreendeu foi descobrir que o jogo usa o profile de 307.2 MHz pra GPU. São 3 profiles no modo portátil: 307.2, 384 e 460. Jogos como botw/totk, mk8, mario odyssey, usam 460, enquanto que mario tennis, kirby and the forgotten land e mario wonder usam 384. Não cheguei a ver outro game 1st usando 307.2 MHz, mas deve ter.

Achei interessante pq LM3 é, IMO, o jogo mais bonito do Switch. Claro, os cenários fechados ajudam demais. Ainda assim, é um colírio pros olhos. E a Next Level Games poderia ter usado o profile de 460 MHz, o que daria ~50% a mais de poder de fogo.

Imagino que no Switch 2 a Nintendo voltará a oferecer diferentes profiles de clock, quem sabe dessa vez até estendendo para a CPU também.
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.230
Reações
172.798
Pontos
1.714
Switch 2 sem gimmick, mas com cod, gta e os thirds de peso, vai vender é mais

Tirando CoD, por força de contrato, eu não espero mudança alguma no empenho das thirds maiores nesse aspecto, mesmo que a diferença de potência do sucessor para PS5/Series seja bem menor do que a do Switch atual para PS4/One.

Quem deu suporte pro Switch, vai continuar ou aumentar. Quem não entrou até agora com 140 milhões na praça, não vai entrar no sucessor. Muita ausência é por questão pura e simples mercadológica.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Porra Wesley, quando o assunto não é Nintendo você consegue entender os posts direitinho mas falou da Nintendo você interpreta errado, pelo menos se isso foi em relação ao meu post.

Não é sofrer, o Super Switch vai vender mais que o Deck 2, porém como o consumidor terá várias alternativas vai dar uma fragmentada, o consumidor Nintendo como você vai comprar, mas eu, por exemplo não sei se compraria o Super Switch se no mercado um Deck 2 estiver no mesmo patamar, porque mesmo que eu ame jogos como Zelda eu não tenho pressa, então dá essa quebrada, só que não vai ser tipo 2:1, vai ser algo 4:1, só que o Switch comparado ao Deck hoje deve ser algo no nível 10:1, porque teve uma época que o Switch nadou sozinho, hoje não nada mais.
Pelo que tinha lido, o Deck não tinha chegado nos 5mi, mesmo com todo o alvoroço em cima do lançamento dele, sendo um potencial Switch-killer, podendo emulá-lo e tudo mais. Uns 3, 4% da base do Switch. Somando todos os handhelds não deve chegar nesses 10%...
Hoje, com o hype mais baixo, muita gente já não vê no Deck tanta coisa assim, e muitos não voltarão a comprá-lo. A situação vai ser um pouco pior se ele tiver mais dificuldades em emular o sucessor. Mesmo o Deck já estando aí, pra mim a situação pro sucessor dele é muito mais incerta que a do SW2.
A questão é que, mesmo bem sucedido, o público que o Deck atendeu e que os próximos handhelds atenderiam em sua maioria não são consumidores costumeiros de Nintendo, logo muito difícil afetar de forma significativa a situação dela. É só um output novo pra pirataria, que da mesma forma nunca ameaçou realmente.

Pra mim o mobile tem mais potencial de roubar público que esses handhelds.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Acho que não haverão problemas de output. Digo, a Nintendo teve aquela dificuldade com a transição pro HD mas passou duas gerações nisso no fim das contas.
Teve tempo pra se estruturar melhor, trocou de sede, contratou pra c***lho, aproximou departamentos - fisicamente inclusive - e unificou o desenvolvimento.

As marmitas eram de jogos foda que saíram pra "plataforma errada", por assim dizer. Tudo vendeu e ainda vende muito. Até Pikmin, uma franquia que sempre foi difícil, vendeu muito bem. Com o tempo menor de produção, sobrou mais tempo ainda pra estruturação.

Claro que certas desgraças, tipo a Game Freak, seguirão desgraças. Mas aí é porque desgraça é desgraça e vice-versa.
Talvez o desafio seja maior pra preencher o calendário agora, visto que não terão tantas marmitas pra lançar como antes. O fracasso do WiiU ajudou muito o sucesso do Switch, o sucessor não vai ter mamata.
O tempo de desenvolvimento também vai ser um desafio maior.
Provavelmente a contratação desse cara pra tentar trazer mais thirds já é um indício de que vão precisar mais dessa vez.

Eu espero que isso force eles a olhar pra mais franquias que ainda não precisaram usar.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.742
Reações
104.854
Pontos
2.419
A Nintendo sendo uma empresa com tanto dinheiro poderia comprar mais estúdios e incrementar sua linha first, pq sem as marmitas de um console fracassado para usar quase como que novidades, vai ficar bem mais complexo preencher o calendário de lançamentos.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.521
Reações
80.386
Pontos
2.059
O fracasso do WiiU ajudou muito o sucesso do Switch, o sucessor não vai ter mamata.
O tempo de desenvolvimento também vai ser um desafio maior.

Exatamente o meu ponto. Os jogos precisarão ou de mais tempo ou de mais gente por conta da evolução enorme em hardware. Sem a mamata dos jogos de Wii U complica, pq os jogos de GCN/Wii/DS/3DS precisam de bem mais recursos para serem portados de forma satisfatória (enquanto que os de Wii U era simplesmente dar um tapa na resolução)

Algo que será interessante pro Switch 2 vai ser a quantidade de bons jogos da gen passada que ele poderá receber, e que acredito que venderão satisfatoriamente bem. Já os 1st, a Nintendo obviamente não vai dar conta de ter o mesmo output, então eu vejo ela trabalhando muito mais com 3rds para trazerem mais jogos baseadas nas IPs da casa.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.455
Reações
50.431
Pontos
1.504
Pelo que tinha lido, o Deck não tinha chegado nos 5mi, mesmo com todo o alvoroço em cima do lançamento dele, sendo um potencial Switch-killer, podendo emulá-lo e tudo mais. Uns 3, 4% da base do Switch. Somando todos os handhelds não deve chegar nesses 10%...
Hoje, com o hype mais baixo, muita gente já não vê no Deck tanta coisa assim, e muitos não voltarão a comprá-lo. A situação vai ser um pouco pior se ele tiver mais dificuldades em emular o sucessor. Mesmo o Deck já estando aí, pra mim a situação pro sucessor dele é muito mais incerta que a do SW2.
A questão é que, mesmo bem sucedido, o público que o Deck atendeu e que os próximos handhelds atenderiam em sua maioria não são consumidores costumeiros de Nintendo, logo muito difícil afetar de forma significativa a situação dela. É só um output novo pra pirataria, que da mesma forma nunca ameaçou realmente.

Pra mim o mobile tem mais potencial de roubar público que esses handhelds.
Você está vendo um cenário onde o mundo inteiro já tem o Switch, muitos que compraram o Deck já tinham também um Switch porque ele era único e super popular, um Deck não vai ofuscar ou ser um "Killer" mas esses portáteis estão aos poucos fazendo barulho no mercado e o Super Switch não vai estar sozinho dessa vez, e não, não acho que o Deck 2 vai fazer frente, mas todos esses portáteis aí no mercado vão incomodar um pouco sim, é igual o mercado de celular, Samsung e Apple dominam a maior fatia do mercado, mas não é difícil ver uma galera aí com Xiaomi, Motorola e outros.

Numa conta de padaria eu diria que o Switch vendeu 150M e o Super Switch vai vender uns 120M e os outros portáteis somados devem chegar nos 30M ao longo da geração, é nessa proporção que acho que deve acontecer.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Pel
Exatamente o meu ponto. Os jogos precisarão ou de mais tempo ou de mais gente por conta da evolução enorme em hardware. Sem a mamata dos jogos de Wii U complica, pq os jogos de GCN/Wii/DS/3DS precisam de bem mais recursos para serem portados de forma satisfatória (enquanto que os de Wii U era simplesmente dar um tapa na resolução)

Algo que será interessante pro Switch 2 vai ser a quantidade de bons jogos da gen passada que ele poderá receber, e que acredito que venderão satisfatoriamente bem. Já os 1st, a Nintendo obviamente não vai dar conta de ter o mesmo output, então eu vejo ela trabalhando muito mais com 3rds para trazerem mais jogos baseadas nas IPs da casa.
O lado bom é que já estamos vendo sinais de que ela de certa forma já vem se preparando pra isso, como o Luciano citou la em cima.
Se vai ser suficiente ou não veremos.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Você está vendo um cenário onde o mundo inteiro já tem o Switch, muitos que compraram o Deck já tinham também um Switch porque ele era único e super popular, um Deck não vai ofuscar ou ser um "Killer" mas esses portáteis estão aos poucos fazendo barulho no mercado e o Super Switch não vai estar sozinho dessa vez, e não, não acho que o Deck 2 vai fazer frente, mas todos esses portáteis aí no mercado vão incomodar um pouco sim, é igual o mercado de celular, Samsung e Apple dominam a maior fatia do mercado, mas não é difícil ver uma galera aí com Xiaomi, Motorola e outros.

Numa conta de padaria eu diria que o Switch vendeu 150M e o Super Switch vai vender uns 120M e os outros portáteis somados devem chegar nos 30M ao longo da geração, é nessa proporção que acho que deve acontecer.
Eu também creio que o sucessor não deverá bater os números do Switch atual, mas não por causa desses handhelds no mercado.
Mesmo supondo que eles vendam esses 30mi, o que seria de fato muito bom, não vejo sendo exclusivamente de gente deixando de comprar o Switch pra tal. Nem todos os donos atuais usam pra emular o Switch, e muitos ainda comprariam ambos pelo perfil de tech lover que boa parte desse público tem. Ainda mais se o sucessor do Deck demorar uns anos pra vir e poder emular o SW2, isso se conseguir.
Como disse, tem muita coisa incerta. Se o sucessor for mais barato e podendo rodar mais coisa, se a emulação dele for complicada...mesmo hoje o melhor jeito de piratear o Switch é o proprio Switch. Não vejo isso mudando na próxima gen a ponto de mudar tanto assim.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.455
Reações
50.431
Pontos
1.504
Eu também creio que o sucessor não deverá bater os números do Switch atual, mas não por causa desses handhelds no mercado.
Mesmo supondo que eles vendam esses 30mi, o que seria de fato muito bom, não vejo sendo exclusivamente de gente deixando de comprar o Switch pra tal. Nem todos os donos atuais usam pra emular o Switch, e muitos ainda comprariam ambos pelo perfil de tech lover que boa parte desse público tem. Ainda mais se o sucessor do Deck demorar uns anos pra vir e poder emular o SW2, isso se conseguir.
Como disse, tem muita coisa incerta. Se o sucessor for mais barato e podendo rodar mais coisa, se a emulação dele for complicada...mesmo hoje o melhor jeito de piratear o Switch é o proprio Switch. Não vejo isso mudando na próxima gen a ponto de mudar tanto assim.

Olha, por essa treta toda da Nintendo com os emuladores do Switch nesse momento estranho eu não duvido nada o Super Switch ser "emulável day one", pra mim é suspeito comprar essa briga na reta final do console, por isso acho que o sucessor deve inclusive usar um sistema bem similar ao atual, como se o novo console fosse o tal Switch "Pro" que todo mundo sonhava.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Olha, por essa treta toda da Nintendo com os emuladores do Switch nesse momento estranho eu não duvido nada o Super Switch ser "emulável day one", pra mim é suspeito comprar essa briga na reta final do console, por isso acho que o sucessor deve inclusive usar um sistema bem similar ao atual, como se o novo console fosse o tal Switch "Pro" que todo mundo sonhava.
Isso é bem possível. Se vacilarem como aconteceu no Switch 1 onde o exploit já era conhecido mesmo antes do lançamento fica mais facil rs.
Mas de qualquer forma, não afetaria a situação dos PCs handhelds que ainda precisariam de uns bons anos pra ter hardware suficiente pra emular. O Deck veio quase 5 anos depois, muito maior, mais caro. Tudo indica que deverá ser assim pra próxima geração de handhelds também, logo a situação não deve mudar tanto assim.

Já tinha comentado sobre isso lá no tópico do Deck, vejo esses handhelds, e um possivel console hibrido da Mic e quiçá da Sony, como benefícos pra Nintendo. Já é sabido que os jogos dela são capazes de sustentar suas plataformas e o maior calcanhar é a falta de jogos thirds. Num cenário com mais players com hardware parecido, certamente viriam mais ports de jogos maiores pra ela também. Provavelmente perderia um pouco de público, mas talvez ganharia em biblioteca e faturamento.
O tal oceano azul que ela navega pra mim muito mais por conta do software do que do hardware. E nisso ainda ela é muito pouco ameaçada. O PSP era um concorrente muito maior que o Deck, e o DS ainda é o console mais vendido dela.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.365
Reações
17.364
Pontos
1.053
Isso é bem possível. Se vacilarem como aconteceu no Switch 1 onde o exploit já era conhecido mesmo antes do lançamento fica mais facil rs.
Mas de qualquer forma, não afetaria a situação dos PCs handhelds que ainda precisariam de uns bons anos pra ter hardware suficiente pra emular. O Deck veio quase 5 anos depois, muito maior, mais caro. Tudo indica que deverá ser assim pra próxima geração de handhelds também, logo a situação não deve mudar tanto assim.

Já tinha comentado sobre isso lá no tópico do Deck, vejo esses handhelds, e um possivel console hibrido da Mic e quiçá da Sony, como benefícos pra Nintendo. Já é sabido que os jogos dela são capazes de sustentar suas plataformas e o maior calcanhar é a falta de jogos thirds. Num cenário com mais players com hardware parecido, certamente viriam mais ports de jogos maiores pra ela também. Provavelmente perderia um pouco de público, mas talvez ganharia em biblioteca e faturamento.
O tal oceano azul que ela navega pra mim muito mais por conta do software do que do hardware. E nisso ainda ela é muito pouco ameaçada. O PSP era um concorrente muito maior que o Deck, e o DS ainda é o console mais vendido dela.
Agora o chip é proprietário. Eles não tão com medo de desbloqueio não, tão preocupados é com emulação.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Agora o chip é proprietário. Eles não tão com medo de desbloqueio não, tão preocupados é com emulação.
Emulação obviamente preocupa ela, mas até certo ponto, pois todos os consoles sofreram com isso e nunca impediu o sucesso de nenhum deles.

Sobre o chip, não manjo muito dessas paradas rs. Você diz no sentido de ser um chip customizado especialmente pra ela?
É, talvez dificulte um pouco ter uma brecha igual teve no Switch, mas essa galera dos exploits curtem um desafio, não duvido nada não rs.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.478
Reações
20.140
Pontos
803
Emulação é um público de nicho, até aqui no Brasil, é mais "falar da boca pra fora " do que propriamente usarem na prática, na grande campo das coisas esse público pouco importa porque nunca comprariam o console de qualquer maneira e muito menos os jogos, valerá para o Switch 2.

A questão da Emulação/Desbloqueio é secundária e sim ter um sistema fechado e confiável para receber jogos onlines e GAAS sem cheats/hacks, Nintendo precisa garantir segurança aos seus parceiros comerciais sem que precisam recorrer a DENUVO etc.


Deck vai levar vários anos ainda pra talvez sei lá vender 10 milhões, Steam Deck 2 não venderá num ritmo tão mais rápido , porque será uma maquina mais cara se for lançado mais cedo ou o lançamento mais tarde pra manter preços convidativos.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.477
Reações
4.806
Pontos
1.299
Emulação é um público de nicho, até aqui no Brasil, é mais "falar da boca pra fora " do que propriamente usarem na prática, na grande campo das coisas esse público pouco importa porque nunca comprariam o console de qualquer maneira e muito menos os jogos, valerá para o Switch 2.

A questão da Emulação/Desbloqueio é secundária e sim ter um sistema fechado e confiável para receber jogos onlines e GAAS sem cheats/hacks, Nintendo precisa garantir segurança aos seus parceiros comerciais sem que precisam recorrer a DENUVO etc.


Deck vai levar vários anos ainda pra talvez sei lá vender 10 milhões, Steam Deck 2 não venderá num ritmo tão mais rápido , porque será uma maquina mais cara se for lançado mais cedo ou o lançamento mais tarde pra manter preços convidativos.
Acho que o desbloqueio afeta mais a Nintendo em termos de faturamento do que a emulação, que é um público a parte desde sempre.
Mesmo no Brasil, onde a pirataria corre solta num nível muito maior, pela Nintento estar voltando ainda assim é um mercado em crescimento pra ela.

Falando do Deck especificamente, creio que o sucessor dele vai sofrer mais com a concorrência com os outros handhelds do que o proprio Switch 2.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.478
Reações
20.140
Pontos
803
Acho que o desbloqueio afeta mais a Nintendo em termos de faturamento do que a emulação, que é um público a parte desde sempre.
Mesmo no Brasil, onde a pirataria corre solta num nível muito maior, pela Nintento estar voltando ainda assim é um mercado em crescimento pra ela.

Falando do Deck especificamente, creio que o sucessor dele vai sofrer mais com a concorrência com os outros handhelds do que o proprio Switch 2.

No geral sim, mas eles ainda recuperam algum valor (no caso da emulação 99% das vezes é zero), o cara do desbloqueio, pelo menos compra o console (que gera alguma receita e talvez lucro na compra), algum jogo ou outro (já que online real apenas no original e pouquíssimos jogos tem a gambiarra de lanplay online) e ainda está parcialmente no ecossistema, comprando acessórios, controles originais etc, e de alguma forma ainda cultiva o interesse dele no seu produto indiretamente que possa criar HYPE/FOMO no próximo console (que pode ou não ter desbloqueio ou tempo disso demorar e nesse período ele está 100% "legal").

Então vamos saber até como estudo de caso aqui no fórum rsrs quantas pessoas vão segurar a mão na carteira se o novo console atender desejos e somente ser possível o original rsrs
 

Katagiri

Veterano
Mensagens
145
Reações
124
Pontos
128
só quero saber data de lançamento e se vai ter retrocompatiblidade

quase comprei o Oled da Kabum por 1800, mas é grande o medo de daqui a 6 meses surgir o Switch 2 rodando os jogos do primeiro
Revende. Se os boatos forem verdade, a compatibilidade existe, então ainda vai sair o Switch 1.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.416
Reações
176.091
Pontos
2.234


MLID, que erra e acerta, mas que falando de Nvidia costuma acertar bastante, disse que a Nvidia meteu o pé na porta pra alcançar os 4TF dockado e que a Nintendo meteu o pé na porta pra bateria render pra c***lh0 em handheld mode. EU continuo achando que vem algo ali pelos 3TF (e é Nvidia, então "dá 4" de qualquer forma).

Handheld tá com cara de render em 720 com DLSS pra 1080, o que não tem o menor problema e economiza bateria.

O que eu quero saber é o clock da CPU, mas ninguém fala dessa porra.
 

Kakarotobh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.351
Reações
3.230
Pontos
453


MLID, que erra e acerta, mas que falando de Nvidia costuma acertar bastante, disse que a Nvidia meteu o pé na porta pra alcançar os 4TF dockado e que a Nintendo meteu o pé na porta pra bateria render pra c***lho em handheld mode. EU continuo achando que vem algo ali pelos 3TF (e é Nvidia, então "dá 4" de qualquer forma).

Handheld tá com cara de render em 720 com DLSS pra 1080, o que não tem o menor problema e economiza bateria.

O que eu quero saber é o clock da CPU, mas ninguém fala dessa porra.

A pergunta deve ser idiota, mas vamos lá: Esses 3-4Tf seriam suficientes pra rodar os Zeldas a 60?Por favor, diga que sim.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.521
Reações
80.386
Pontos
2.059
Eu realmente não dou credibilidade pro MLID. No dia que ele falar "eu sei quais são os clocks do switch 2, e aqui estão eles:" e após isso outlets confiáveis vierem com a mesma informação, aí eu irei acreditar rs (como foi com o ps5 pro)
Enquanto for só ele reportando sobre o que ele ouviu das suas fontes (tá mais para conversas que ele inventou na cabeça dele IMO), eu prefiro apenas ignorar.

Mas vamos ver. Pelas fontes dele de outros vídeos, seria samsung 8nm, né? É engraçado pq ele tá falando sobre clocks que são considerados o melhor cenário, e isso supondo que fosse TSMC 4N lol

Se a Nvidia conseguir performance de 4N usando 8nm, então ou ela redefiniu as leis da física. Ele diz "near 4 TF". Não dá pra saber exatamente o que isso significa, mas 1.3GHz é 3.99 TF.

Não é novidade alguma que o modo portátil funcionará com um clock bem menor, afinal, isso não é um steam deck. Aí ele diz que tal clock em handheld seria abaixo de 800MHz, e quando ele diz "crazy, crazy low", eu entendo que é em relação aos 1.3GHz, e não aos 800MHz. Então, abaixo de 800MHz... pode ser qualquer coisa lol
Mas na minha tabela eu coloquei 660MHz por exemplo. Tá abaixo de 800MHz (dã) e já era considerado o melhor cenário possível, e isso imaginando o SoC em 4N. Se a Nvidia conseguisse isso usando SEC 8nm e com um tempo de bateria como a gente espera da Nintendo, então toda a discussão sobre node foi irrelevante, e eu me pergunto pq não vemos a Nvidia aplicar essa mágica no 4N também. Algo de errado não está certo. Ou a Nintendo decidiu vir com um portátil com consumo (e battery life) nível ROG Ally?

Enfim, repito: as estimativas de performance dele (desse e de vídeos anteriores) gritam 4N, mas aparentemente as tais fontes dele vozes em sua cabeça apontam para SEC 8nm. Se no final eu receber a melhor performance que eu poderia imaginar como tecnicamente viável, então não ligo pro node usado :klol


Mas é engraçado ver ele ficar tão surpreso com um clock muito mais baixo no modo portátil. É como se ele realmente estivesse projetando o Deck no Switch 2 rs
Com o Switch, é esperado que vejamos um bump na resolução quando o aparelho é colocado no dock. Essa tabela ajuda a entender:


DLSS PresetHandheld Internal / Output ResolutionDocked Internal / Output ResolutionInternal Pixel Count Increase
Quality1280x720 / 1920x10801707x960 / 2560x14401,77
Balance1114x626 / 1920x10801485x835 / 2560x14401,77
Performance960x540 / 1920x10801280x720 / 2560x14401,77
Ultra Performance640x360 / 1920x1080853x480 / 2560x14401,77
(esse é só um exemplo, e a Nintendo poderia usar um ratio um pouco diferente)


Tendo o portátil uma tela 1080p, e supondo que o DLSS será sempre usado, então precisaríamos de um aumento de 77% na performance da GPU quando no dock para termos um output de 1440p. Ou seja, se tivermos 650MHz no portátil (o que estaria acima do que 99% chegou a sonhar), na prática não vai mudar quase nada em relação ao modo docked, exceto pela resolução (na verdade ainda sobraria um pouquinho de performance extra no dock pra melhorar sombras e etc, mas nada de significativo)

Daí o fato de que esse cara não entende isso e acha que o clock do modo portátil teria que ser muito próximo do modo docked, é no mínimo hilário. Ainda mais se ele considera que SEC 8nm como o node escolhido.




Enfim, eu tenho certeza que vai ter gente que vai ler o "crazy crazy low" e vai falar "Tá vendo! Essa nintendo é muito cheap! Não adianta nada ter 4TF no dock pq o portátil vai segurar o visual do game com um clock extremamente mais baixo!!!11"
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.742
Reações
104.854
Pontos
2.419
Eu absolutamente duvido de 4TF, mas claro que adoraria estar errado e ser surpreendido.
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.154
Reações
2.349
Pontos
453
Eu vejo isso e fico feliz e puto, feliz porque mais poder é melhor e triste porque os jogos de pokemon estão nas mãos da gamefreak o que não adianta nada mais poder disponivel se no fim vai sair uma m****.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.416
Reações
176.091
Pontos
2.234
Eu vejo isso e fico feliz e puto, feliz porque mais poder é melhor e triste porque os jogos de pokemon estão nas mãos da gamefreak o que não adianta nada mais poder disponivel se no fim vai sair uma m****.

Tanto faz. Tem gente que chora pra c***lh0 com esses jogos sub-qualquer coisa da Game Freak, reclama meses e...não se aguenta e compra.
 
Topo Fundo