galera, vou compartilhar aqui minha primeira experiência com refund/atendimento na aliexpress pq imagino que pode ser util pra alguns.
eu comprei em novembro um Shura de Capricornio. A alfândega barrou ele de entrar no país pq disse que a descrição estava genérica demais. assim que vi isso no rastreio, abri solicitação de reembolso no aliexpress. O aliexpress negou, dizendo que era pra esperar o prazo de entrega e reabrir se n chegasse até lá, e tbm deixou no ar que n ficou claro o motivo de ser barrado - acho que eles suspeitaram que poderia ser compra barrada pra pagar imposto.
Pois bem, isso foi começo de dezembro. achei um saco mas ok. Ai, agora no começo de janeiro esgotou o prazo (que eu contabilizei por outro produto que comprei no msm dia. pq depois de abrir o refund, o prazo sumiu no produto perdido e começou a constar como recebido). Fui lá tentar apelar e... n tinha opção. aparentemente meu prazo pra apelar tinha ido pro saco. fiquei fuçando naquela porra feito doido, puto da vida. Achei um chatbot deles, pedi pra falar com alguém. apareceu um atendente, expliquei td em portugues msm pq as mensagens dele chegavam pra mim em portugues. depois que expliquei e mandei um print da "Minhas importações" (pediram um docto oficial dos correios explicando o motivo da bagaça ser barrada e mandei esse print ai com a tela da receita falando o motivo) ele me pediu um e-mail atual, e disse que receberia retorno nele em até 3 dias uteis. isso foi ontem. chegou agora o e-mail e me deram reembolso parcial. reembolsaram o produto, mas não o frete dizendo que n apresentei documento da alfandega dizendo pq o produto foi barrado. a compra de 199 reais, teve 184.23 reembolsados.
Algumas considerações:
se for barrado na alfândega, ESPEREM O PRAZO DE ENTREGA ESGOTAR PRA ABRIR REFUND, assim vão se poupar essa odisseia ai.
Ter que usar o chat é chato, é dificil de achar os botões até chegar nele, e qnd começa, vc tem que ficar no chat de olho o tempo todo, pq depois de uns 3 minutos sem msg começa um countdown e vc tem que clicar pro chat n fechar.
se o produto tiver frete, a menos que vc tenha uma cartinha oficial com os motivos, vc n terá o valor do frete reembolsado. Mas fiquei feliz de ver que o valor do imposto pra receita foi reembolsado.
Enfim, fica ai o relato, espero que ajude!