O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Tenta entrar no modo de serviço da TV pra ver se acha a opção de regulagem.

nao descobri ate agora qual a opcao (numero) de tilt correction, pois acredito q so com ele ja resolveria.

Vendo esse video aqui, eh exatamente isso que preciso, so levantar o lado esquerdo um pouquinho. Mas na minha nao tem tilt assim no menu.

 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
nao descobri ate agora qual a opcao (numero) de tilt correction, pois acredito q so com ele ja resolveria.

Vendo esse video aqui, eh exatamente isso que preciso, so levantar o lado esquerdo um pouquinho. Mas na minha nao tem tilt assim no menu.


Já experimentou deixar alguns dias ela desligada da tomada, pra descarregar o tubo?


Lembrei desse caso aqui:
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Já experimentou deixar alguns dias ela desligada da tomada, pra descarregar o tubo?


Lembrei desse caso aqui:

sempre que nao estou jogando eu desligo ela da tomada. Varias vezes ja fiquei uns 5 dias sem usar ela, pois estava jogando no switch.

So quero descobrir essa opicao da inclinacao e resolveria.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Tenho um modelo parecido, achei somente q a cor rosa, puxa mais para o roxo.

[ ]'s
Cara, ainda to sem tempo pra mexer nela com calma... Se vc puder dar sua opinião:

- Acha q o preço foi bom 150 ou caro?

- Tem ideia se essa série é 240p apenas ou se é daquelas q fazem 480?

Vou ver se no domingo faço uns testes com o Wii.
 

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
583
Reações
899
Pontos
293
Cara, ainda to sem tempo pra mexer nela com calma... Se vc puder dar sua opinião:

- Acha q o preço foi bom 150 ou caro?

- Tem ideia se essa série é 240p apenas ou se é daquelas q fazem 480?

Vou ver se no domingo faço uns testes com o Wii.
Tv normal como a sua faz tanto 240 e 480 mas 480i, tv que faz 480P só aquelas tvs CRT HD que saíram no fim dos anos dois mil, que pra quem quer jogar console retro na minha opinião deve ficar longe.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Tv normal como a sua faz tanto 240 e 480 mas 480i, tv que faz 480P só aquelas tvs CRT HD que saíram no fim dos anos dois mil, que pra quem quer jogar console retro na minha opinião deve ficar longe.
Sim, o interesse é 240p mesmo e 480i pro PS2 (q é a resolução mais comum).

Pela aparência dela achei q poderia ser uma dessas q fazem 480p, mas sei q são raras de achar. Acredito q essas CRT 480p sejam boas pro Wii, por exemplo (jogos próprios, não emulação).
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
arrumei um pouco mais a imagem na minha trinitron, falta so essa inclicacao q nenhuma opcao q pesquisei disse que era especifica dela (trot)

wega.jpeg
 

L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.390
Reações
17.039
Pontos
353
arrumei um pouco mais a imagem na minha trinitron, falta so essa inclicacao q nenhuma opcao q pesquisei disse que era especifica dela (trot)

Visualizar anexo 321315
Eu tenho uma Toshiba que estava com a imagem igual a esta sua e só consegui corrigir alinhando a bobina defletora.
Soltei o parafuso de fixação e alinhei até a imagem ficar perfeita. Foi coisa de 3mm no sentido anti-horário olhando por trás do tubo.

Edit: Esta distorção é comum de acontecer no transporte delas.
 
Ultima Edição:

bahzitchiu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
987
Reações
297
Pontos
544
Cara, ainda to sem tempo pra mexer nela com calma... Se vc puder dar sua opinião:

- Acha q o preço foi bom 150 ou caro?

- Tem ideia se essa série é 240p apenas ou se é daquelas q fazem 480?

Vou ver se no domingo faço uns testes com o Wii.
Kra, essas tvs tu acha por 50 pila, mas com certeza vale 150 reais, nao vejo problema em pagar isso por uma.
Qto a resolução, é tubão, vai rodar oq tu jogar nela.

[ ]'s
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Kra, essas tvs tu acha por 50 pila, mas com certeza vale 150 reais, nao vejo problema em pagar isso por uma.
Qto a resolução, é tubão, vai rodar oq tu jogar nela.

[ ]'s
Sabe se existe a chance dessa TV (que mencionei acima, parecida com a sua) ser melhor só para 480i ? Fiz uns testes aqui com o Wii e não curti. Com emuladores tipo Genesis GX Plus e o Snes9x tx, coloquei a renderização "original" (240p) e a imagem fica trêmula, ruim... Quando coloco 480i, me gera a mesma imagem mas sem tremular... Ou seja, creio q n esteja pegando o "240p real". Testei tbm com jogos do Virtual Console (que precisamos fazer uma sequência de botões pra pegar os 240), e nem consegui ativar o modo. Infelizmente não tenho nenhum console original aqui 240p pra testar melhor... Vendi tudo tem uns meses.

PS2 e GC ficaram ótimos...

To achando que essa TV n é mais indicada pra 240 mesmo... Por ser um modelo de 2008, talvez... "mais adiantada".
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Sabe se existe a chance dessa TV (que mencionei acima, parecida com a sua) ser melhor só para 480i ? Fiz uns testes aqui com o Wii e não curti. Com emuladores tipo Genesis GX Plus e o Snes9x tx, coloquei a renderização "original" (240p) e a imagem fica trêmula, ruim... Quando coloco 480i, me gera a mesma imagem mas sem tremular... Ou seja, creio q n esteja pegando o "240p real". Testei tbm com jogos do Virtual Console (que precisamos fazer uma sequência de botões pra pegar os 240), e nem consegui ativar o modo. Infelizmente não tenho nenhum console original aqui 240p pra testar melhor... Vendi tudo tem uns meses.

PS2 e GC ficaram ótimos...

To achando que essa TV n é mais indicada pra 240 mesmo... Por ser um modelo de 2008, talvez... "mais adiantada".
É bom conferir se esse modelo não tem 240p. Eu tenho uma LG que queimou esses dias (ainda pretendo consertar), mas o modelo dela é FX5CL. Rodava 240p normalmente.

Mesmo nos emuladores setado no original não aparece scanlines? Já que você tem o Wii, tenta com o WiiMC-SS (aplicativo multimídia). Nesta versão tem uma opção de deixar os vídeos em 240p.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
É bom conferir se esse modelo não tem 240p. Eu tenho uma LG que queimou esses dias (ainda pretendo consertar), mas o modelo dela é FX5CL. Rodava 240p normalmente.

Mesmo nos emuladores setado no original não aparece scanlines? Já que você tem o Wii, tenta com o WiiMC-SS (aplicativo multimídia). Nesta versão tem uma opção de deixar os vídeos em 240p.
Não observei scanlines, só "essas verticais". O 240p tá parecendo um 480i piorado... Vou testar o aplicativo mencionado.

No Sonic 1 de Master pro Virtual Console, consegui fazer os 240p via comandos (A+1+Z), mas é a mesma observação dos emuladores citados... Parece a mesma imagem do 480i (mesma dimensão dos objetos) e com uma tremulação/"flickering" q n tem no 480i. E tbm n observei as scanlines... Deveriam ser mais nítidas... Enfim.

A real é q n curti essa TV. Só pra PS2 msm.

edit: gravei aqui a transição para o 240p, n sei se da pra perceber direito... Mas eu n visualizei nenhuma mudança significativa. Com RetroArch e shaders consigo uma imagem melhor do que consegui com essa TV... N tenho TANTA experiência com tubão depois de velho, mas acredito q essa tv n seja a mais indicada pra 240p... Ou tem algo aí q to deixando passar... (ali em vídeo mode, deixar em 480i, n faz diferença... Ali é referente ao menu, etc... A outra opção cabível é "automatic" e da na mesma).

 
Ultima Edição:

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Galera, será que alguém consegue me dar uma luz com uma Philips lcd antiga? Ela é um modelo com entradas s-video ainda, meu N64 roda perfeitamente nela (gradiente), já o snes americano fica preto e branco, não consegui mudar o sistema dela (não sei se ela está "auto" "pal-m" e etc...), Alguém teria a informação de como posso resolver? Ela é uma 32pfl5403/78
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Não observei scanlines, só "essas verticais". O 240p tá parecendo um 480i piorado... Vou testar o aplicativo mencionado.

No Sonic 1 de Master pro Virtual Console, consegui fazer os 240p via comandos (A+1+Z), mas é a mesma observação dos emuladores citados... Parece a mesma imagem do 480i (mesma dimensão dos objetos) e com uma tremulação/"flickering" q n tem no 480i. E tbm n observei as scanlines... Deveriam ser mais nítidas... Enfim.

A real é q n curti essa TV. Só pra PS2 msm.

edit: gravei aqui a transição para o 240p, n sei se da pra perceber direito... Mas eu n visualizei nenhuma mudança significativa. Com RetroArch e shaders consigo uma imagem melhor do que consegui com essa TV... N tenho TANTA experiência com tubão depois de velho, mas acredito q essa tv n seja a mais indicada pra 240p... Ou tem algo aí q to deixando passar... (ali em vídeo mode, deixar em 480i, n faz diferença... Ali é referente ao menu, etc... A outra opção cabível é "automatic" e da na mesma).


Também não consegui notar diferença...
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Enquanto não consigo meu monitor vou ter que curtir as férias no tubão virtual

FChmyBPdbY6a.png



owq20Ab1ODfX.png



nyqeM8Usfpbu.png


O32idP0zvjvv.png




lQ5dpUGv4n09.png


02IWiVsCqNVU.png



hh3kJSX5nlW1.png
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
@BarbudimGamer quais shaders vc usou em cada imagem?

Tem uns shaders crt q estão mto avançados hj em dia. Dizem q o crt royale com TV 4k fica maravilhoso... Quero mto testar isso ainda, com uma tv de tubo do lado... Preciso saber o quão próximo chega...
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Belo tratamento do dither aí, ainda é naquela combinação que vc mencionou anteriormente? De-dither + Geom?
É sim, amigo. Utilizo no celular tmb, mas pra ficar mais leve uso o Fake Geon no lugar do Geon.

Ótima imagem pra se ver o quanto um shader adultera as cores brother até nunca tinha visto assim
Deu uma escurecida por conta das scanlines, da pra ajustar.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Dei a ideia de comparar as melhores configurações de shaders q temos hj com CRT real para os camaradas do My Life In Gaming... Gostaram da ideia... Tomara que façam, a qualidade dos vídeos deles é primorosa.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Dei a ideia de comparar as melhores configurações de shaders q temos hj com CRT real para os camaradas do My Life In Gaming... Gostaram da ideia... Tomara que façam, a qualidade dos vídeos deles é primorosa.
Não chega nem perto.

Quando eu liguei meu PS2 na tvzinha de tubo de 14" no quarto do meu pai, que tava parada a muito tempo, e coloquei o Ridge Racer 5....a sensação foi mágica.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Não chega nem perto.

Quando eu liguei meu PS2 na tvzinha de tubo de 14" no quarto do meu pai, que tava parada a muito tempo, e coloquei o Ridge Racer 5....a sensação foi mágica.
Mas vc fala da nostalgia de ligar uma tubosa ou a qualidade da imagem mesmo? Pq hoje temos umas opções de shaders mto boas q ficam excelentes em displays 4k com hdr... Tipo aquele q simula um display da Sony q nunca foi lançado, "Sony Megatron"; Mega Bezel com reflexão (q na verdade é um pacote de shaders e variações). O nível está mto alto e é o futuro pra jogar "como crt" (pois as tvs um dia vão embora). É bizarro, mas 4k hoje é uma das melhores opções pra retrogames depois de CRT.
 
Ultima Edição:

Schizophenic Nintendo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.207
Reações
488
Pontos
533
Olá, peguei uma tubosa de 29 Philips cineos HD...e tava pesquisando, ela é aquelas 480p, e a tv tem duas saídas svideo, componente e ela tem progressive Scan.
Já entrei no modo de serviço dela, mas não sei como fazer a regulagem, se alguém poder me ajudar.
O modelo dela é pt298422.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.091
Pontos
1.053
Dei a ideia de comparar as melhores configurações de shaders q temos hj com CRT real para os camaradas do My Life In Gaming... Gostaram da ideia... Tomara que façam, a qualidade dos vídeos deles é primorosa.
Nah, besteira.

Por mais que eu use e goste de shaders e hoje o nível de qualidade deles sejam impressionantes, não é uma comparação justa. CRT sempre será superior.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.125
Pontos
653
Mas vc fala da nostalgia de ligar uma tubosa ou a qualidade da imagem mesmo? Pq hoje temos umas opções de shaders mto boas q ficam excelentes em displays 4k com hdr... Tipo aquele q simula um display da Sony q nunca foi lançado, "Sony Megatron"; Mega Bezel com reflexão (q na verdade é um pacote de shaders e variações). O nível está mto alto e é o futuro pra jogar "como crt" (pois as tvs um dia vão embora). É bizarro, mas 4k hoje é uma das melhores opções pra retrogames depois de CRT.
Não é nostalgia nem nada. Eu nem lembrava mais como era.

A tv tem zero input lag, a resolução escala certinho. Você sente que tá tudo em sincronia, esses consoles foram feitos pra serem jogados assim. Todos elementos gráficos foram feitos em crts e pensados para serem usados nelas.
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Nah, besteira.

Por mais que eu use e goste de shaders e hoje o nível de qualidade deles sejam impressionantes, não é uma comparação justa. CRT sempre será superior.
Ideia boa é juntar os shaders para tratar o dither com monitor CRT a 240p, mantém a nitidez e aumenta a contagem de cores, sombras e transparências.

Ótimo para muitos jogos de Arcade, Mega Drive, Sega Saturn, entre outros.

Prints do celular:

SOR2 Teenage Mutant Ninja Turtles Shredders Re-Revenge (Mega Drive - MD Play)-230216-153556.png

mvsc-230607-085706.png

Sonic Advance 2 (USA) (En,Ja,Fr,De,Es,It)-230607-085800.png
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Nah, besteira.

Por mais que eu use e goste de shaders e hoje o nível de qualidade deles sejam impressionantes, não é uma comparação justa. CRT sempre será superior.
Não acredito q será sempre superior. Vídeo composto em tv barata vs um shader bem configurado já não sei se prefiro a opção da "crt mais barata" (talvez sim), preciso ver lado a lado pra ter certeza, tem tempo q n pego uma crt (peguei uma aqui mas ela converte 240p pra 480i, infelizmente), não tenho visão definida. Claro que RGB puro e PVMs ou uma CRT de alto nível é outra parada.

Mas pelo que falam e mostram por aí, não é besteira. Embora eu entenda perfeitamente sua opinião, q é a mais comum msm.
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Nem quero desviar o foco do tópico nem nada, é q to com essa coisa na cabeça de querer ver lado a lado. Achei q conseguiria tirar minhas conclusões com a TV LG que eu consegui de 29 e tela plana, mas a maldita converte o sinal pra 480i...

Eu vou torrar dinheiro com PVM, uma Sony Wega, uma crt mais comum, e fazer tester com monitor CRT tbm... Eu to encucado pra tirar minhas conclusões em relação a isso, talvez eu chegue na mesma conclusão de vcs.

Essa imagem aí é la do tópico do shader sony megatron, na esquerda é um PVM e na direita o shader... Percebe-se q n é pouca coisa... Cores mais saturadas e talz, mas é bem feito.

comp.png
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Não é nostalgia nem nada. Eu nem lembrava mais como era.

A tv tem zero input lag, a resolução escala certinho. Você sente que tá tudo em sincronia, esses consoles foram feitos pra serem jogados assim. Todos elementos gráficos foram feitos em crts e pensados para serem usados nelas.
Cara, input lag é passado do PS1 pra trás, com o recurso Run Ahead... E ainda tem o modo KMS do Linux. Porém em vários sistemas ainda é um problema, com certeza.

Mas concordo com vc, e acho q temos q usar CRT até quando pudermos, aproveitar ao máximo. Adoro que tenha soluções alternativas tbm, até pq todo hardware antigo vai ficando mais próximo do fim e com mais desgaste.... Da mesma forma q é ótimo termos esses consoles FPGA, tbm é bom q se evolua as alternativas de display, aproximar o quão possível for.
 
Topo Fundo