O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.213
Reações
2.229
Pontos
964
Pessoal, passei os dados do manual de serviço das minhas WEGAs (modelo 21FS140) para Excel (para meu controle mesmo) e resolvi compartilhar aqui caso alguém tenha esse mesmo modelo, pode ser útil.

Como tenho duas wegas iguais, eu criei 4 colunas de dados (valores originais e modificados de cada uma). Caso mude o valor, a célula muda de cor. Segue em anexo.

EDIT: Também serve para o modelo 29FS140.
 

Anexos

  • Sony WEGA 21FS140 - Menu de Serviço - Tabela.zip
    28,1 KB · Visualizações: 10
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.773
Reações
13.848
Pontos
803
Não. Precisa fazer uma revisão no circuito vertical da sua TV.
Muitas vezes esse "estralo" é causado por "solda fria" nos reguladores de tensão.

acabou pifando a tv.

tava funcionando mesmo com os estalos, ai resolvi levar numa assistencia e ele disse que tinha consertado, chegando em casa nao durou 3min e nem ligava mais, levei de volta e 2 semanas depois ele fala q nao tem mais jeito a tv :ksnif

se soubesse nao tinha nem levado, pois mesmo com os estalos tava funcionando ainda. Poxa, dificil conseguir uma trinitron de 21 assim.

Era meu xodo pra retro aqui.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
748
Reações
981
Pontos
543
acabou pifando a tv.

tava funcionando mesmo com os estalos, ai resolvi levar numa assistencia e ele disse que tinha consertado, chegando em casa nao durou 3min e nem ligava mais, levei de volta e 2 semanas depois ele fala q nao tem mais jeito a tv :ksnif

se soubesse nao tinha nem levado, pois mesmo com os estalos tava funcionando ainda. Poxa, dificil conseguir uma trinitron de 21 assim.

Era meu xodo pra retro aqui.
Esse tipo de técnico tá sumindo, mas não há uma segunda opinião aí não? Porque aqui na minha cidade tem uns "profissionais" ruíns viu.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.773
Reações
13.848
Pontos
803
Esse tipo de técnico tá sumindo, mas não há uma segunda opinião aí não? Porque aqui na minha cidade tem uns "profissionais" ruíns viu.

ja tinha entrado em contato com um, mas esse de cara falou q nao consertava mais trinitrons, ai fui em outro que disse q consertava e deu no que deu :(
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.590
Pontos
614
acabou pifando a tv.

tava funcionando mesmo com os estalos, ai resolvi levar numa assistencia e ele disse que tinha consertado, chegando em casa nao durou 3min e nem ligava mais, levei de volta e 2 semanas depois ele fala q nao tem mais jeito a tv :ksnif

se soubesse nao tinha nem levado, pois mesmo com os estalos tava funcionando ainda. Poxa, dificil conseguir uma trinitron de 21 assim.

Era meu xodo pra retro aqui.
Problema é achar quem pegue pra arrumar, mas que tem jeito, deve ter.. Essas TVs não morrem tão fácil assim não.
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
1.458
Pontos
233
Pessoal alguém conhece uma assistência tecnica em sp capital? Ou talvez possa me ajudar com esse problema.

Eu tenho essa tv semp, "a famosa", e ela apresenta esse problema.

1000016367.jpg

A tela não preenche tudo, fica aquela faixa preta, com o passar do tempo a faixa vai descendo, mas antes ela ficava 100% mas cada dia a faixa desce menos e menos.

Eu comprei um jogo de capacitores porque eu abri e vi que um capacitor estava estufado, mas acho dificil ser esse o problema.
 


Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.590
Pontos
614
Pessoal alguém conhece uma assistência tecnica em sp capital? Ou talvez possa me ajudar com esse problema.

Eu tenho essa tv semp, "a famosa", e ela apresenta esse problema.

Visualizar anexo 353474

A tela não preenche tudo, fica aquela faixa preta, com o passar do tempo a faixa vai descendo, mas antes ela ficava 100% mas cada dia a faixa desce menos e menos.

Eu comprei um-+r jogo de capacitores porque eu abri e vi que um capacitor estava estufado, mas acho dificil ser esse o problema.
isso é capacitor do vertical geralmente, é bom que essa TV tem conteúdo demais sobre



 
Ultima Edição:

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.055
Reações
6.854
Pontos
453
Galera pergunta meio off topic mas nao queria abrir um tópico só pra isso

Como extrair a melhor qualidade de imagem de um Dreamcast em uma tubosa normal, sem VGA?

Conectei o meu via s-video e confesso que esperava mais...existe outra solução que valha a pena?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.795
Reações
27.385
Pontos
1.053
Galera pergunta meio off topic mas nao queria abrir um tópico só pra isso

Como extrair a melhor qualidade de imagem de um Dreamcast em uma tubosa normal, sem VGA?

Conectei o meu via s-video e confesso que esperava mais...existe outra solução que valha a pena?
Mod RGB.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Amigos a um mês atrás ganhei uma Sony de 38" infelizmente ela tem um defeito que afeta todas as entradas de vídeo, já tentei consertar mais não achei o defeito.:ksnif

A TV é gigante, nunca tinha visto uma de 38", pesa mais de 100kg :keehk

Um detalhe é que o menu da TV, o OSD não é afetado pelo defeito, minha suspeita é que o processador de vídeo dela esteja com problemas.



20230909_134710 (1) - Copia.jpg

20230927_114220 - Copia.jpg
 

L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.416
Reações
17.238
Pontos
353
Amigos a um mês atrás ganhei uma Sony de 38" infelizmente ela tem um defeito que afeta todas as entradas de vídeo, já tentei consertar mais não achei o defeito.:ksnif

A TV é gigante, nunca tinha visto uma de 38", pesa mais de 100kg :keehk

Um detalhe é que o menu da TV, o OSD não é afetado pelo defeito, minha suspeita é que o processador de vídeo dela esteja com problemas.



Visualizar anexo 354080

Visualizar anexo 354081

Qual a tensão da sua rede? A pouco tempo eu consegui uma dessas e estou com o mesmo problema.

A minha no caso é um problema do circuito de "auto focus" que não funciona corretamente em 220V.

Isso está documentado no boletim técnico do modelo da minha.

Se não me engano é um modelo diferente da sua estou na rua e não posso confirmar agora.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Qual a tensão da sua rede? A pouco tempo eu consegui uma dessas e estou com o mesmo problema.

A minha no caso é um problema do circuito de "auto focus" que não funciona corretamente em 220V.

Isso está documentado no boletim técnico do modelo da minha.

Se não me engano é um modelo diferente da sua estou na rua e não posso confirmar agora.
Aqui é 220V, porém tem dias que chega no máximo a 205V, tensão lixo demais.


Você pode me mandar esse boletim?
 

gantzz

Veterano
Mensagens
139
Reações
497
Pontos
148
Galera pergunta meio off topic mas nao queria abrir um tópico só pra isso

Como extrair a melhor qualidade de imagem de um Dreamcast em uma tubosa normal, sem VGA?

Conectei o meu via s-video e confesso que esperava mais...existe outra solução que valha a pena?
Tenho vontade de comprar o conversor VGA para Componente da Jasnet para usar também em uma tv de tubo sem progressive scan. Pena que é caro.

 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.055
Reações
6.854
Pontos
453
Tenho vontade de comprar o conversor VGA para Componente da Jasnet para usar também em uma tv de tubo sem progressive scan. Pena que é caro.


Estou de olho nele. Pena que existe poucos videos sobre no youtube, queria saber mais sobre a compatibilidade dos jogos

Acho que sai mais barato que uma gbsc
 

Phoenix89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
836
Reações
987
Pontos
784
Amigos a um mês atrás ganhei uma Sony de 38" infelizmente ela tem um defeito que afeta todas as entradas de vídeo, já tentei consertar mais não achei o defeito.:ksnif

A TV é gigante, nunca tinha visto uma de 38", pesa mais de 100kg :keehk

Um detalhe é que o menu da TV, o OSD não é afetado pelo defeito, minha suspeita é que o processador de vídeo dela esteja com problemas.



Visualizar anexo 354080

Visualizar anexo 354081


Caramba! Deve ser um espetáculo ter uma dessas funcionando, espero que consiga conserta-la. Na época delas, tive uma de Trinitron de 29 e a TV era um show a parte. Hoje: Pelo peso, conseguir tirar ela do lugar sozinho e espaço/distância, a de 21 fica perfeita.
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
125
Reações
85
Pontos
53
mas não há uma segunda opinião aí não?
exatamente... difícil (não dar mais jeito)... ou o cara não manjava muito ou fica caro demais o conserto, ou terminou de matar a placa mesmo... tipo o cara ligar com a chupeta fora do tubo (pra ver o que acontece) e fritar a placa...
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
125
Reações
85
Pontos
53
em outro que disse q consertava
As vezes viu rapidamente alguns vídeos no youtube e achou que seria fácil (achou que teriam placas de sobra pra comprar e trocar) kkkkk
Ou talvez possa me ajudar com esse problema
Provavelmente um capacitor pequeno de 2,2uF (em alguns modelos fica próximo de um CI grande) troque mesmo que dê bom na leitura... esse é um defeito muito conhecido destes modelos... (as vezes ele é de uma cor verde metálico bem diferente dos outros... outras vezes ele é marrom) se não achar me avise que mando um vídeo aqui.
que afeta todas as entradas de vídeo,
Consiga um esquema do modelo exato.
veja que é quase certo que todas as entradas fazem várias ramificações e no final vão terminar quase que no mesmo ponto, e seguem pelo mesmo circuito depois disso.
Acredito que seu defeito deva estar deste ponto (onde elas se encontram) em diante.
Ter o OSD (que vai via RGB) funcionando já muito bom, principalmente se usarem chips distintos para as funções, neste caso ainda salvaria fazer um MOD RGB nela.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
As vezes viu rapidamente alguns vídeos no youtube e achou que seria fácil (achou que teriam placas de sobra pra comprar e trocar) kkkkk

Provavelmente um capacitor pequeno de 2,2uF (em alguns modelos fica próximo de um CI grande) troque mesmo que dê bom na leitura... esse é um defeito muito conhecido destes modelos... (as vezes ele é de uma cor verde metálico bem diferente dos outros... outras vezes ele é marrom) se não achar me avise que mando um vídeo aqui.

Consiga um esquema do modelo exato.
veja que é quase certo que todas as entradas fazem várias ramificações e no final vão terminar quase que no mesmo ponto, e seguem pelo mesmo circuito depois disso.
Acredito que seu defeito deva estar deste ponto (onde elas se encontram) em diante.
Ter o OSD (que vai via RGB) funcionando já muito bom, principalmente se usarem chips distintos para as funções, neste caso ainda salvaria fazer um MOD RGB nela.
Eu tenho o esquema, minha suspeita esta na placa que processa o sinal que é enviado pelo circuito que faz o chaveamento das entradas, esse chassi BA6 não faz RGB, infelizmente.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
O defeito em questão que vc fala é este "chiado verde" certo? é que não o vi na ultima imagem.
Parece que ela dá umas "piscadas" também... e neste caso pode ser solda fria.
Sim, no vídeo ele começa a falhar e depois fica verde, já ressoldei a placa toda e não resolveu.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.055
Reações
6.854
Pontos
453
VGA > GBSC > Componente

Estive pesquisando e achei bem interessante essa solução, mas fiquei com uma dúvida em relação a resolução

Minha tv nao suporta 480p e pelo que andei lendo essa resolução é travada no dreamcast pelo VGA

Sabe dizer se a GBSC converte o sinal pra 480i pra pegar na tubosa?
 

Olmeca

Bam-bam-bam
Mensagens
246
Reações
157
Pontos
478
Estive pesquisando e achei bem interessante essa solução, mas fiquei com uma dúvida em relação a resolução

Minha tv nao suporta 480p e pelo que andei lendo essa resolução é travada no dreamcast pelo VGA

Sabe dizer se a GBSC converte o sinal pra 480i pra pegar na tubosa?
o gbsc faz melhor. desce de 480p para 240p.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.773
Reações
13.848
Pontos
803
Entao pessoal, minha sony trintiron 21' esta esta forma, faz esses estalos e desliga em seguida

antes mesmo com os estalos ela continuava ligada mas depois de levar na assistencia nem ficar ligada por mais de 5min ela fica mais

esse da assistencia falou q nao tem a peça e varias outras assistencias ja fui e ninguem trabalha mais com crt

alguem teria uma ideia do que seja e onde eu poderia comprar a peça?

 
Ultima Edição:

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
125
Reações
85
Pontos
53
Entao pessoal, minha sony trintiron 21' esta esta forma, faz esses estalos e desliga em seguida

antes mesmo com os estalos ela continuava ligada mas depois de levar na assistencia nem ficar ligada por mais de 5min ela fica mais

esse da assistencia falou q nao tem a pessoa e varias outras assistencias ja fui e ninguem trabalha mais com crt

alguem teria uma ideia do que seja e onde eu poderia comprar a peça?


Putz... teria que abrir e dar uma olhada se acha alguma solda estranha onde o cara possa ter mexido...
pode ser que ele só tenha quebrado o cabo da chupeta do flyback...
pode ser que deixou a chupeta frouxa demais (com o tempo algumas ficam flácidas) ou ter rasgado a chupeta... furado etc...
alguma coisa ele fez, pois se antes funcionava e agora não...
uma dica seria tentar trocar a chupeta ou usar uma cola seladora pra grudar bem a chupeta
me indicaram esta (brascola brascoved silicone alta temperatura vermelho acetico), mas nunca testei.
pode ser que ela está entrando em proteção somente por vazar muita alta tensão...
tentar colar a chupeta poderia excluir isso.
*alguns casos a alta tensão faz um caminho para fugir... ou na borracha, e as vezes uns risquinhos no vidro mesmo.
Dizem que uma lixadinha de leve no vidro remove estes risquinhos (se for o caso).
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.434
Reações
2.178
Pontos
703
Fala pessoal,

Arrumei uma Toshiba aqui bacana, com entrada componente, mas tá com esse defeito aí... Sabem se é fácil arrumar? O som tbm tá mto baixo.... A melhor q tive aqui em questão de imagem, gostei mto... Mas peguei barato na esperança de arrumar...

8ac53c9d-5e82-48e9-aeb3-49ab0f2fb3e9.jpg
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
125
Reações
85
Pontos
53
Fala pessoal,

Arrumei uma Toshiba aqui bacana, com entrada componente, mas tá com esse defeito aí... Sabem se é fácil arrumar? O som tbm tá mto baixo.... A melhor q tive aqui em questão de imagem, gostei mto... Mas peguei barato na esperança de arrumar...

Visualizar anexo 355819
defeito crônico e conhecido... normalmente capacitor de 100uf x 35v perto do CI de saída vertical.
mas...
pra facilitar:
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.590
Pontos
614
Entao pessoal, minha sony trintiron 21' esta esta forma, faz esses estalos e desliga em seguida

antes mesmo com os estalos ela continuava ligada mas depois de levar na assistencia nem ficar ligada por mais de 5min ela fica mais

esse da assistencia falou q nao tem a peça e varias outras assistencias ja fui e ninguem trabalha mais com crt

alguem teria uma ideia do que seja e onde eu poderia comprar a peça?


Teria que abrir e mostrar como tá o flyback da TV, a parte da fonte.. Pra ver se tem algo visual pra te falar.
Ligando é capaz de ver onde tá tendo fuga, daí dá pra ver o local certo.
Só toma os cuidados necessários ao fazer isso.
 

L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.416
Reações
17.238
Pontos
353
Eu não costumo fotografar meus reparos mas pretendo mudar este hábito.

Estou reparando uma TV Sanyo de 20" com problema no vertical e vou postar a imagem abaixo como curiosidade.

Será que não foi algum designer, artista ou dev da sega que vendo o :ksonic em uma tubosa com problemas no vertical que se inspirou para o visual moderno do sonic?

 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Amigos a um mês atrás ganhei uma Sony de 38" infelizmente ela tem um defeito que afeta todas as entradas de vídeo, já tentei consertar mais não achei o defeito.:ksnif

A TV é gigante, nunca tinha visto uma de 38", pesa mais de 100kg :keehk

Um detalhe é que o menu da TV, o OSD não é afetado pelo defeito, minha suspeita é que o processador de vídeo dela esteja com problemas.



Visualizar anexo 354080

Visualizar anexo 354081

Consegui consertar a TV pessoal, realmente o defeito era na placa do processador, um amigo me enviou outra e a TV esta perfeita, agora é aproveitar a grandona

 

NicoNicotina

Bam-bam-bam
Mensagens
169
Reações
136
Pontos
468
Ajuda com esse problema aqui bizarro:

Eu desmontei uma Cineral TC-1432U que estava com problema ao ligar (o tubo energizava, mas nada de imagem) e deixei quieta num canto. Fui ligar agora pra testar e simplesmente aconteceu isso aqui que não sei explicar, junto de um barulho alto de descarga elétrica:
20231114_185016.jpeg

Alguém sabe se o tubo foi pro saco ou se tem jeito de consertar?
 
Topo Fundo