O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
Na verdade, eu não li nenhum relato de problema de latência com esses mods até agora.
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.757
Pontos
603
Pra mim os novos recursos de FSR estão um pouco confusos, deixa eu ver se entendi:

1) fsr= um recurso que pode ser ativado in-game, que deve ser pre programado pelos dev pra renderizar o jogo em uma resolução menor, fazer upscaling, e entregar a resolução alvo no seu monitor. Amd super resolution seria a versão 'inferior' ativada via driver, e a versão fidelityFx super Resolution é implementada ingame.
2) fsr2 = igual o anterior, mas com melhoria no codigo-font? seria isso?
3) fsr3= aí que fica confuso: é um recurso de de frame gen que requer que o fsr2 esteja no game? nao tem melhoria no recurso de upscaling, é isso?
4) hypr-rx= um conjunto de recursos ativados ao mesmo tempo, que pode estar ou não programado ingame, sendo ativação via drive opcional, e para tal, requer gpu amd serie 7000.
1703094234198.png
<https://www.amd.com/pt/technologies/hypr-rx>

5) O framegen do fsr3 seria algo exclusivo da serie de gpu rx 7000, porém a amd voltou atrás e funcionará também na serie rx 6000. A parte upscaling do fsr3 aparentemente funciona na rx 590 e acima, porém se o framegen depende da tecnologia fsr2 pra funcionar, porque chamar de fsr3 sem framegen? upscaling do fsr3 tbm foi melhorado em relação ao 2? na nota do digital foundry, diz-se que pra framegen funcionar, é usado upscaling do fsr2 apenas...qual a diferença do fsr3 e do fluid motion frames?

(...) A diferença que se segue é que o DLSS 3 pode efetuar a criação de fotogramas a partir de qualquer tipo de informação - resolução nativa, DLSS, XeSS e até FSR 2. Gera fotogramas interpolados a partir de qualquer tipo de imagem de base que lhe seja fornecida. O FSR3 da AMD não é tão flexível, pois funciona apenas com o upscaling do FSR2. (...)
<https://www.eurogamer.pt/digitalfou...3-frame-generation-taking-the-fight-to-dlss-3>

6) O que os mods recentes que tao saindo aí conseguiram fazer que nem a amd nem a nvidia conseguiram/quiseram?

ENTENDI TUDO ERRADO?
 
Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.520
Reações
42.418
Pontos
1.074
Pra mim os novos recursos de FSR estão um pouco confusos, deixa eu ver se entendi:

1) fsr= um recurso que pode ser ativado in-game, que deve ser pre programado pelos dev pra renderizar o jogo em uma resolução menor, fazer upscaling, e entregar a resolução alvo no seu monitor. Amd super resolution seria a versão 'inferior' ativada via driver, e a versão fidelityFx super Resolution é implementada ingame.
2) fsr2 = igual o anterior, mas com melhoria no codigo-font? seria isso?
3) fsr3= aí que fica confuso: é um recurso de de frame gen que requer que o fsr2 esteja no game? nao tem melhoria no recurso de upscaling, é isso?
4) hypr-rx= um conjunto de recursos ativados ao mesmo tempo, que pode estar ou não programado ingame, sendo ativação via drive opcional, e para tal, requer gpu amd serie 7000.
Visualizar anexo 365176
<https://www.amd.com/pt/technologies/hypr-rx>

5) O framegen do fsr3 seria algo exclusivo da serie de gpu rx 7000, porém a amd voltou atrás e funcionará também na serie rx 6000. A parte upscaling do fsr3 aparentemente funciona na rx 590 e acima, porém se o framegen depende da tecnologia fsr2 pra funcionar, porque chamar de fsr3 sem framegen? upscaling do fsr3 tbm foi melhorado em relação ao 2? na nota do digital foundry, diz-se que pra framegen funcionar, é usado upscaling do fsr2 apenas...qual a diferença do fsr3 e do fluid motion frames?

(...) A diferença que se segue é que o DLSS 3 pode efetuar a criação de fotogramas a partir de qualquer tipo de informação - resolução nativa, DLSS, XeSS e até FSR 2. Gera fotogramas interpolados a partir de qualquer tipo de imagem de base que lhe seja fornecida. O FSR3 da AMD não é tão flexível, pois funciona apenas com o upscaling do FSR2. (...)
<https://www.eurogamer.pt/digitalfou...3-frame-generation-taking-the-fight-to-dlss-3>

6) O que os mods recentes que tao saindo aí conseguiram fazer que nem a amd nem a nvidia conseguiram/quiseram?

ENTENDI TUDO ERRADO?
FSR3 é um conjunto de ferramentas agora basicamente, nele tem o próprio FSR3, que é o upscaler e o Frame generator.

O anti Lag e o Hyper RX são funções via driver pra melhorar o desempenho e latencia até onde eu sei
 


RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.297
Reações
3.796
Pontos
1.039
Pra mim os novos recursos de FSR estão um pouco confusos, deixa eu ver se entendi:

1) fsr= um recurso que pode ser ativado in-game, que deve ser pre programado pelos dev pra renderizar o jogo em uma resolução menor, fazer upscaling, e entregar a resolução alvo no seu monitor. Amd super resolution seria a versão 'inferior' ativada via driver, e a versão fidelityFx super Resolution é implementada ingame.
2) fsr2 = igual o anterior, mas com melhoria no codigo-font? seria isso?
3) fsr3= aí que fica confuso: é um recurso de de frame gen que requer que o fsr2 esteja no game? nao tem melhoria no recurso de upscaling, é isso?
4) hypr-rx= um conjunto de recursos ativados ao mesmo tempo, que pode estar ou não programado ingame, sendo ativação via drive opcional, e para tal, requer gpu amd serie 7000.
Visualizar anexo 365176
<https://www.amd.com/pt/technologies/hypr-rx>

5) O framegen do fsr3 seria algo exclusivo da serie de gpu rx 7000, porém a amd voltou atrás e funcionará também na serie rx 6000. A parte upscaling do fsr3 aparentemente funciona na rx 590 e acima, porém se o framegen depende da tecnologia fsr2 pra funcionar, porque chamar de fsr3 sem framegen? upscaling do fsr3 tbm foi melhorado em relação ao 2? na nota do digital foundry, diz-se que pra framegen funcionar, é usado upscaling do fsr2 apenas...qual a diferença do fsr3 e do fluid motion frames?

(...) A diferença que se segue é que o DLSS 3 pode efetuar a criação de fotogramas a partir de qualquer tipo de informação - resolução nativa, DLSS, XeSS e até FSR 2. Gera fotogramas interpolados a partir de qualquer tipo de imagem de base que lhe seja fornecida. O FSR3 da AMD não é tão flexível, pois funciona apenas com o upscaling do FSR2. (...)
<https://www.eurogamer.pt/digitalfou...3-frame-generation-taking-the-fight-to-dlss-3>

6) O que os mods recentes que tao saindo aí conseguiram fazer que nem a amd nem a nvidia conseguiram/quiseram?

ENTENDI TUDO ERRADO?

FSR3 é igual ao FSR2 + Frame Generation, então não dá pra ter o 3 sem ter o 2. A vantagem é que usa a última versão do FSR 2, acho que é a 2.2, que produz uma qualidade de imagem considerávelmente melhor do que a 2.0 e a 2.1.

Os mods recentes visam ativar o FSR3 em jogos que suportam o DLSS 3.5 mas ainda não receberam suporte oficial ao FSR3. Isso beneficia placas da Nvidia que não suportam frame generation (linhas RTX 3000 e RTX 2000 por exemplo). Acho que esses mods funcionam em placas da AMD.
 
Ultima Edição:

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.955
Reações
14.874
Pontos
1.054
Começando a sair mod pra colocar FSR3 no lugar de DLSS FG - só que ainda precisa ter placa da Nvidia. Questão de tempo pra chegar pra todo mundo.


Gtx 1660 super conseguirá ter geração de frames com esse mod aí ? O cara que fez o mod disse se qualquer jogo com com suporte a DLSS (mesmo sendo o DLSS 1) seria compativel com esse mod ?

O ruim pelo que li é que o frame generation das placas rtx 40xx só funciona bem sem input lag caso o jogo já faça 60 fps sem o frame generarion e e por conta disso mesmo com esse mod placas de videos que rodam os jogos há 30 fps enfrentariam esse problema do input lag não é ?
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.297
Reações
3.796
Pontos
1.039
Gtx 1660 super conseguirá ter geração de frames com esse mod aí ? O cara que fez o mod disse se qualquer jogo com com suporte a DLSS (mesmo sendo o DLSS 1) seria compativel com esse mod ?

O ruim pelo que li é que o frame generation das placas rtx 40xx só funciona bem sem input lag caso o jogo já faça 60 fps sem o frame generarion e e por conta disso mesmo com esse mod placas de videos que rodam os jogos há 30 fps enfrentariam esse problema do input lag não é ?

Não, pra série GTX 1000 a única esperança é o FSR3 ser adicionado aos jogos. Pelo que estou vendo esses mods são só para as RTX 3000 e RTX 2000 que suportam ao menos o DLSS.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.955
Reações
14.874
Pontos
1.054
Não, pra série GTX 1000 a única esperança é o FSR3 ser adicionado aos jogos. Pelo que estou vendo esses mods são só para as RTX 3000 e RTX 2000 que suportam ao menos o DLSS.

Jogos lançados há 2 anos para trás dificilmente terão a adição do FSR3 e por conta disso o melhor seria ter a rtx 2060 pois a maioria dos jogos de uns 5 anos para cá já tem suporte a DLSS 1 não é ?

OBS: jogos que me refiro acima são jogos AA ou AAA , nada de indie
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Falando em AMD, eu vendi a minha RTX 3070 Asus KO e agora só estou com a RX6600M no meu pc principal.
Ano que vem vou passar o ano com ela, eu não vendi por conta do que o @rodrigoxm49 falou no topico da nvidia, mas por outros motivos.
Quero ver algum amdista vir falar que sou hater da amd, sendo que não tenho nenhum ódio por usar amd, só acho as features da nvidia melhores, mas o preço não ajuda (o que é uma critica contra a nvidia), mas os drivers da nvidia ainda são levemente superiores.
Mas estou bem feliz com a rx6600 aqui, pra mim essa série pra frente são as melhores, pq como comentei acima, polaris que queime no inferno.
Plaquinha boa demais a 6600. Acho excelente pra quem quer jogar qlq coisa e gastar pouco.

Jogos lançados há 2 anos para trás dificilmente terão a adição do FSR3 e por conta disso o melhor seria ter a rtx 2060 pois a maioria dos jogos de uns 5 anos para cá já tem suporte a DLSS 1 não é ?

OBS: jogos que me refiro acima são jogos AA ou AAA , nada de indie
Lembra que eu te falei pra fazer esforço, guardar grana e não pegar uma 1660 e esperar poder pegar uma RTX? Pq eu sabia que vc ia ter que trocar agora de qlq jeito. Eu to com 2 clientes na mesma. Não me ouviram e agora tão tendo que upar de novo.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.955
Reações
14.874
Pontos
1.054
Plaquinha boa demais a 6600. Acho excelente pra quem quer jogar qlq coisa e gastar pouco.


Lembra que eu te falei pra fazer esforço, guardar grana e não pegar uma 1660 e esperar poder pegar uma RTX? Pq eu sabia que vc ia ter que trocar agora de qlq jeito. Eu to com 2 clientes na mesma. Não me ouviram e agora tão tendo que upar de novo.

eu peguei a gtx 1660 super em novembro do ano passado após o o fim do boom dos mineradores
 
D

Deleted member 120622

Deus me livre cara, essa série tb tem os piores drivers de todos os tempos.
Eu tive a rx570 e todas as minhas criticas contra a amd foram por que tive essa linha polaris.
Pra mim foi a linha amaldiçoada da amd.
Eu até peguei uma RX550 na epoca da crise de mineração, a unica que dava pra comprar, mesmos problemas.
Hoje tenho uma rx6600, ainda vejo um bug aqui e ali, mas nada tão grave e todos contornáveis ou que não estragam a experiência, muito melhor de longe.
Curiosamente, essa série funciona melhor no Linux do que no Windows. Os drivers do Windows são uma aberração.
Linux com AMD tudo funciona lindamente. Eu tenho uma R9 380 que no Windows com driver legacy fica um show de stutter na maioria dos jogos, crashes e os c***lh0, no Linux simplesmente funciona, só usar o último mesa driver com dxvk e ggwp. Depois que a Valve entrou na jogada com o Proton a coisa andou demais.

Até minha RX6600 achei que ficou melhor no Linux do que no Windows, mas nem se compara com a R9 380. As polaris são a mesma situação.

Plaquinha boa demais a 6600. Acho excelente pra quem quer jogar qlq coisa e gastar pouco.


Lembra que eu te falei pra fazer esforço, guardar grana e não pegar uma 1660 e esperar poder pegar uma RTX? Pq eu sabia que vc ia ter que trocar agora de qlq jeito. Eu to com 2 clientes na mesma. Não me ouviram e agora tão tendo que upar de novo.
Concordo, RX6600 baita placa, comprei na indicação dos amigos aqui do fórum e não me arrependi.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.221
Reações
7.521
Pontos
283
Não, pra série GTX 1000 a única esperança é o FSR3 ser adicionado aos jogos. Pelo que estou vendo esses mods são só para as RTX 3000 e RTX 2000 que suportam ao menos o DLSS.

Só um adendo, a 1660 é da mesma arquitetura da RTX 2000. Até suportam Ray tracing, mas como não possuem Tensor Cores, não rodam o DLSS.

A 1660 Super é uma 2060 sem Tensor Cores.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.297
Reações
3.796
Pontos
1.039
Jogos lançados há 2 anos para trás dificilmente terão a adição do FSR3 e por conta disso o melhor seria ter a rtx 2060 pois a maioria dos jogos de uns 5 anos para cá já tem suporte a DLSS 1 não é ?

OBS: jogos que me refiro acima são jogos AA ou AAA , nada de indie

Sim, mas DLSS 2 no caso, a primeira versão do DLSS não era tão boa.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.221
Reações
7.521
Pontos
283
Que decepção, a RX 7600 XT é apenas uma 7600 com 16 GB de VRAM e clocks um pouco mais altos. Antes todos esperavam ser uma placa abaixo da 7700 XT, usando o N32.

 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
Que decepção, a RX 7600 XT é apenas uma 7600 com 16 GB de VRAM e clocks um pouco mais altos. Antes todos esperaram ser uma placa abaixo da 7700 XT, usando o N32.



Decepção não digo, dada a demanda por placas com 16GB, mas podia simplesmente ter metido como 7600 16GB e pronto.

Mas o espaço pra uma 7700 continua vago, de qualquer forma.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.655
Reações
180.616
Pontos
1.514
Atualmente estou com uma RX 6750 XT desde novembro do ano passado. Está combando com um Ryzen 5700X, ou seja, full AMD.


Isso depois de anos com a dupla Intel e Nvidia...


Gostei bastante do Adrenalin, masssss... tive problemas de stutterings aleatórios (o mais chato deles, eu resolvi) e vi pela net que é relativamente comum ter que fazer ajustes em Radeons... a placa é bem cavalinha pra faixa de preço dela (de 2k a 1.9k mais ou menos) mas continuo recomendando Nvidia. Lembro que eu não precisava ficar procurando tutorial pra fazer ajustes em Geforces... a única Geforce realmente ruim que eu tive foi a da linha FX lá em 2003, mas as placas eram ruins mesmo!

De todo modo, a 6750 XT pelo poder bruto, 12GB de VRAM e tudo mais, é um dos melhores CxB do mercado BR, isso se não se importar com Ray Tracing e dependendo do cenário, fazer ajustes finos!


Como estou no time vermelho, vou acompanhar o tópico agora.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Atualmente estou com uma RX 6750 XT desde novembro do ano passado. Está combando com um Ryzen 5700X, ou seja, full AMD.


Isso depois de anos com a dupla Intel e Nvidia...


Gostei bastante do Adrenalin, masssss... tive problemas de stutterings aleatórios (o mais chato deles, eu resolvi) e vi pela net que é relativamente comum ter que fazer ajustes em Radeons... a placa é bem cavalinha pra faixa de preço dela (de 2k a 1.9k mais ou menos) mas continuo recomendando Nvidia. Lembro que eu não precisava ficar procurando tutorial pra fazer ajustes em Geforces... a única Geforce realmente ruim que eu tive foi a da linha FX lá em 2003, mas as placas eram ruins mesmo!

De todo modo, a 6750 XT pelo poder bruto, 12GB de VRAM e tudo mais, é um dos melhores CxB do mercado BR, isso se não se importar com Ray Tracing e dependendo do cenário, fazer ajustes finos!


Como estou no time vermelho, vou acompanhar o tópico agora.
Vc ativou o resizable bar na bios da placa mãe? Quando o conjunto é full amd, ele dá um baita boost e pode reduzir o stuttering.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.655
Reações
180.616
Pontos
1.514
Vc ativou o resizable bar na bios da placa mãe? Quando o conjunto é full amd, ele dá um baita boost e pode reduzir o stuttering.

Sim

Ativei... e cheguei a ter uma leve piora quando estava com uma mobo B450 kkkkk


Tem tutoriais que até mandam desativar o acesso a memória via adrenalin... quando eu estava com a B450, consegui eliminar as engasgadas no NFS HP Remaster ajustando na BIOS aquele PBO e o Boost. No GTA V eu tirei as engasgadas ativano o vsync total no jogo. E assim vai...


Hj estou com uma B550 e ainda não precisei ajustar nada, embora tenha experimentado stuttering aleatório no NFS Unbound no Ultra mesmo com FPS nas alturas!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
Mas na bios esta como resizable bar, se eu falar pra ele ativar esse "troço" ai, ele não vai saber do que eu estou falando.

Tá? A AMD orientou as fabricantes a colocar na Bios como SAM, não como Resizable Bar.

:klolwtf

Mas é aquela, né? Orienta, mas não tem como obrigar.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.397
Reações
10.764
Pontos
703
Gostei bastante do Adrenalin, masssss... tive problemas de stutterings aleatórios (o mais chato deles, eu resolvi) e vi pela net que é relativamente comum ter que fazer ajustes em Radeons... a placa é bem cavalinha pra faixa de preço dela (de 2k a 1.9k mais ou menos) mas continuo recomendando Nvidia. Lembro que eu não precisava ficar procurando tutorial pra fazer ajustes em Geforces... a única Geforce realmente ruim que eu tive foi a da linha FX lá em 2003, mas as placas eram ruins mesmo!

poderia falar mais sobre?

poxa, isso é uma coisa que sou grilado já tem um boooom tempo. Eu tenho stutterings até em jogos onde me sobra performance, mesmo que meu CPU seja fraco (1700). O @LucianoBraga já havia me falado em outro tópico que era tudo na conta do processador mesmo, mas mesmo assim fiquei com dúvidas que tenha algo errado aqui. Exemplo: jogando Pillars Of Eternity, que é um jogo bastante leve, eu travo o FPS em 60 e mesmo assim tenho umas travadas nojentas andando pelo mapa. Se setar 120, também. É só um exemplo, isso acontece aqui em vários jogos velhos/leves ou bem optimizados. Tenho minhas dúvidas até que ponto isso aí é coisa da GPU e não do CPU.

são raros os jogos em que eu tenha a sensação de fluídez aqui, mesmo com vsync e a porra toda. Por diversas vezes eu pensei em abrir um tópico perguntando para o pessoal qual a melhor maneira de obter fluidez nos jogos, mas #resolviesperar até que eu consiga trocar essa carroça de CPU e ver qualé. Sei que tem diversas configs do Adrenaline, travar FPS no Riva, Vsync do jogo ligado ou não...
por falar em Adrenalin, uma vez baixei o Forza Horizon 3 piratão que o Adrenalin não reconhecia no painel... resultado: o jogo rodava liso liso liso, uma delícia de jogar.

vi o vídeo daquele Rodrigo Baltar, também. Ele testou o Witcher 3 em placas da AMD e Nvidia e reclamou que o jogo não parecia fluído nas placas do lado vermelho. Não pretendo mais ter GPUs da AMD.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
poderia falar mais sobre?

poxa, isso é uma coisa que sou grilado já tem um boooom tempo. Eu tenho stutterings até em jogos onde me sobra performance, mesmo que meu CPU seja fraco (1700). O @LucianoBraga já havia me falado em outro tópico que era tudo na conta do processador mesmo, mas mesmo assim fiquei com dúvidas que tenha algo errado aqui. Exemplo: jogando Pillars Of Eternity, que é um jogo bastante leve, eu travo o FPS em 60 e mesmo assim tenho umas travadas nojentas andando pelo mapa. Se setar 120, também. É só um exemplo, isso acontece aqui em vários jogos velhos/leves ou bem optimizados. Tenho minhas dúvidas até que ponto isso aí é coisa da GPU e não do CPU.

são raros os jogos em que eu tenha a sensação de fluídez aqui, mesmo com vsync e a porra toda. Por diversas vezes eu pensei em abrir um tópico perguntando para o pessoal qual a melhor maneira de obter fluidez nos jogos, mas #resolviesperar até que eu consiga trocar essa carroça de CPU e ver qualé. Sei que tem diversas configs do Adrenaline, travar FPS no Riva, Vsync do jogo ligado ou não...
por falar em Adrenalin, uma vez baixei o Forza Horizon 3 piratão que o Adrenalin não reconhecia no painel... resultado: o jogo rodava liso liso liso, uma delícia de jogar.

vi o vídeo daquele Rodrigo Baltar, também. Ele testou o Witcher 3 em placas da AMD e Nvidia e reclamou que o jogo não parecia fluído nas placas do lado vermelho. Não pretendo mais ter GPUs da AMD.

Bichão, jogo nativo é uma coisa, emulação é um monstro completamente diferente. Você consegue se virar com IPC baixo em jogo nativo com processador forte em multithreading, em emulador nem fodendo.

PoE II é um jogo conhecido por ter problemas com scaling de CPU e eu acho que nunca foi consertado.
 

Nux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.881
Reações
5.318
Pontos
453
Tenho uma RX 6750 XT OC também

Tenho jogado muitos indies ou jogos mais antigos como Guacamelee, Vermintide 2 e Divinity 2

O único que tenho sentido algo parecido com stuttering é o Vermintide 2. Um amigo que tem uma RX 6600 também reclamou

Não sei se é do jogo ou algo das AMDs. Depois do post do pessoal vou até dar uma investigada
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.655
Reações
180.616
Pontos
1.514
poderia falar mais sobre?

poxa, isso é uma coisa que sou grilado já tem um boooom tempo. Eu tenho stutterings até em jogos onde me sobra performance, mesmo que meu CPU seja fraco (1700). O @LucianoBraga já havia me falado em outro tópico que era tudo na conta do processador mesmo, mas mesmo assim fiquei com dúvidas que tenha algo errado aqui. Exemplo: jogando Pillars Of Eternity, que é um jogo bastante leve, eu travo o FPS em 60 e mesmo assim tenho umas travadas nojentas andando pelo mapa. Se setar 120, também. É só um exemplo, isso acontece aqui em vários jogos velhos/leves ou bem optimizados. Tenho minhas dúvidas até que ponto isso aí é coisa da GPU e não do CPU.

são raros os jogos em que eu tenha a sensação de fluídez aqui, mesmo com vsync e a porra toda. Por diversas vezes eu pensei em abrir um tópico perguntando para o pessoal qual a melhor maneira de obter fluidez nos jogos, mas #resolviesperar até que eu consiga trocar essa carroça de CPU e ver qualé. Sei que tem diversas configs do Adrenaline, travar FPS no Riva, Vsync do jogo ligado ou não...
por falar em Adrenalin, uma vez baixei o Forza Horizon 3 piratão que o Adrenalin não reconhecia no painel... resultado: o jogo rodava liso liso liso, uma delícia de jogar.

vi o vídeo daquele Rodrigo Baltar, também. Ele testou o Witcher 3 em placas da AMD e Nvidia e reclamou que o jogo não parecia fluído nas placas do lado vermelho. Não pretendo mais ter GPUs da AMD.


é foda viu


E acredite, tive muito menos stutterings no NFS Hot Pursuit Remastered no combo 6750XT + i7 2700K do que 6750 XT + R7 5700X no padrão kkkkkk e a dupla GTX 980 + i7 2700k performava melhor, mais liso hahaha


E no caso deste jogo em específico, era de lua, as vezes não dava stutterings, aí numa nova jogatina, o problema voltava, o jogo agarrava!

No caso do GTA V, sem vsync ativado dentro do jogo, era um festival de quedas bruscas, passando dentro de túnel então... mesmo com freesync ativo. Tive que ligar o vsync dentro do jogo.

Detalhe, jogo velho e remaster de jogo de 2010.



No caso do Need For Speed HPR, quando usava a B450 Gaming da Gigabyte, lá no AMD Overclocking eu ajustei o PBO em AUTO, Curve Optimizer em -15 e boost clock override em +200, as engasgadas sumiram completamente. Antes, era aleatório, podia abrir o jogo e nao dar nada, ou voltar o problema numa outra vez que abria! O mesmo acontecia quando eu fazia ajustes no Adrenalin, o problema sumia e depois voltava!


Com a B550 não precisei mexer em nada ainda. Mas o que mais tem é tutorial pela net pra tentar resolver as engasgadas. E pelo que vi, é comum em configs AMD.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Sim

Ativei... e cheguei a ter uma leve piora quando estava com uma mobo B450 kkkkk


Tem tutoriais que até mandam desativar o acesso a memória via adrenalin... quando eu estava com a B450, consegui eliminar as engasgadas no NFS HP Remaster ajustando na BIOS aquele PBO e o Boost. No GTA V eu tirei as engasgadas ativano o vsync total no jogo. E assim vai...


Hj estou com uma B550 e ainda não precisei ajustar nada, embora tenha experimentado stuttering aleatório no NFS Unbound no Ultra mesmo com FPS nas alturas!
Cê acredita que eu tive experiencia parecida? Eu já tive duas B450 e passei pra frente, peguei uma B550 e tudo começou a funcionar melhor?
Parece que a bios das B450 que tinham um tamanho insuficiente para a atualização e algumas até foram obrigadas a simplificar, a atualização para as gerações seguintes ficaram cagadas, quando era a primeira bios que não era simplificada, tudo funcionava melhor, mas depois que começaram a atualizar e o menu ficou parecendo tela de mdos, ficou um lixo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.852
Reações
11.596
Pontos
1.344
Não sabia que B550 tem performance melhor que B450. Aqui uso um Ryzen 5700X com um B450. E aqui daquelas que o Timpas citou com a atualização o menu da placa mãe ficou com o visual simplificado, a MSI chama essa versão simplificada de click bios.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Com a B550 não precisei mexer em nada ainda. Mas o que mais tem é tutorial pela net pra tentar resolver as engasgadas. E pelo que vi, é comum em configs AMD.
Vou te falar que não é só em amd não.
Eu estava antes com a RTX 3070 e no final fantasy 7 remake dlc da yuffie, o jogo dava stutterring pra c***lh0 ao ponto de uma parte especifica do jogo, ele dar crash por excesso de stuttering e não importava o que eu fizesse, reduzindo ou não as configs, ele não me deixava de jeito nenhuma passar de uma parte da dlc.
Desinstalei, instalei de novo, atualizei drivers, removi usando DDU, mexi nas configs do driver da nvidia e nada.
Eu tinha a RX 6600 guardada aqui e fui testar o dlc do ff7, resultado? Rodou bem mais suave, ainda vi um stuttering aqui e ali, mas beeeeeem menos que na RTX 3070 e consegui passar da parte que dava crash na 3070 de primeira e nem deu stutterring nessa parte pra tu ter uma ideia.
No caso do final fantasy 7 é por que ele come uma memoria violenta mesmo em 1080p, o uso normal dele é sempre batendo ali 7000MB mesmo se deixar no low na rx6600, só que a 3070 por algo muito estranho o uso mesmo no low ficava em 7800MB, ou seja, ficava no limite da ram dela e acredito que quando dava o pico de 8000MB, o crash acontecia.
Resident evil 4 remake era a mesma coisa na rtx 3070 comendo muita vram, quando chega na ilha é um inferno de tanto stuttering, mas na rx6600 foi bem mais suave, parecia algo crônico da 3070.
Por isso me deu raiva e quero mandar logo uma placa de 20Gb de vram pra ver se para essa putaria.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
Não sabia que B550 tem performance melhor que B450. Aqui uso um Ryzen 5700X com um B450. E aqui daquelas que o Timpas citou com a atualização o menu da placa mãe ficou com o visual simplificado, a MSI chama essa versão simplificada de click bios.

Não tem. O que pode haver é implementação ruim da B450, mas não é que o B550 por si só representa melhoria de desempenho.
Maior diferença da B550 pra B450 é que a primeira é PCIe 4.0. O resto é o usual, B550 suporta mais portas usb 3/3.1/3.2 - desde que a integradora coloque as portas - e Wi-FI 6, Ethernet 2.5G, etc
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Outra dica que dou, eu fiz isso na nvidia e alguns jogos realmente melhoraram e outros só amenizaram os stutterings, mas no caso do ff7 não resolveu, mas foi deletando os arquivos de shader cache.

Vc acessa nas pastas %AppData%\Local\AMD, %AppData%\LocalLow\AMD (EX: C:\Users\SEU USUARIO\AppData\local)

Deleta todas os arquivos que estiverem nas pastas com o nome de cache, principalmente a DXcache.
Quando vc rodar o jogo novamente, ele vai dar muito stuttering, mas por que ele esta refazendo os shaders, depois de um tempo jogando ele normaliza.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.655
Reações
180.616
Pontos
1.514
Não tem. O que pode haver é implementação ruim da B450, mas não é que o B550 por si só representa melhoria de desempenho.
Maior diferença da B550 pra B450 é que a primeira é PCIe 4.0. O resto é o usual, B550 suporta mais portas usb 3/3.1/3.2 - desde que a integradora coloque as portas - e Wi-FI 6, Ethernet 2.5G, etc


entao, no Cinebench inclusive os cores ficavam abaixo da média e dava uma pontuaçao bem baixa... vi um caso desse com outra pessoa assim que eu comprei a mobo B450.

Realmente tive que fazer ajustes... com a MSI B550 Gaming Plus, ficou bem melhor e os cores subiam mais. E as travadas do NFS desapareceram mesmo sem mexer com PBO e a pontuaçao no Cinebench subiu assim como no benchmark do CPU-Z que passou a ter a pontuaçao correta no multicore!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.393
Reações
176.047
Pontos
2.234
entao, no Cinebench inclusive os cores ficavam abaixo da média e dava uma pontuaçao bem baixa... vi um caso desse com outra pessoa assim que eu comprei a mobo B450.

Realmente tive que fazer ajustes... com a MSI B550 Gaming Plus, ficou bem melhor e os cores subiam mais. E as travadas do NFS desapareceram mesmo sem mexer com PBO e a pontuaçao no Cinebench subiu assim como no benchmark do CPU-Z que passou a ter a pontuaçao correta no multicore!

Alguma limitação você tinha, de repente alguma limitação de VRM, mas não era o chipset.
 
Topo Fundo