O Focus é mais "mal acabado". Não que seja ruim, o meu não tem nada batendo. O tecido da alavanca de câmbio rasgou por fadiga. De resto não tem nada mal encaixado ou tosco, só que é mais plástico duro e interior com menos qualidade em relação ao City. É um ponto decepcionante, visto o preço. O City ganha de muito no quesito conforto e acabamento. Os dois tem regulagem de altura e profundidade do volante, mas o conforto dos bancos do City é muito superior.
Sou suspeito pra falar se gostei do CVT porque não gosto de carro automático. Mas as repostas são boas, se a versão que você pegar for a com borboleta no volante. No modo sport é um pouco menos sofrível na rodovia.
Quase toda semana eu faço 25km de rodovia pista simples, e as borboletas pra "passar marcha" são fundamentais. Se não tivesse eu ia passar bastante raiva, e acho que só tem na versão EXL. Nas retomadas tranquilas da cidade ele dá conta, o delay é aceitável, até bom pra CVT. Mas na estrada não gostei. Vale a pena um test drive.
Falando nisso, o Focus poderia ter 6 marchas, IMHO. O motor entrega muito torque em baixa rotação, acho que com 1500rpm tem 80% do torque total, então no quesito direção, prazer de dirigir e estabilidade o Focus ganha, e ganha de muito. Dá pra andar de quinta marcha com 40km/h com tranquilidade.
Só a ré que arranha pra carai, mas o câmbio encaixa bem. Por isso que eu tinha falado que são duas propostas diferentes.